Cai o Pano

Thereza.Gomes 18/09/2024

Gostei muito do livro.
Gostei muito do livro.
Dou quatro estrelas.
Aliás, eu gosto de todos os livros desta autora.
Não esperava que o final fosse como foi, fiquei bem surpresa com o final!

Gabi 15/09/2024

Livro simplesmente perfeito e genial. Não tinha nem ideia do que tinha acontecido, mas eu tinha certeza que ia ser surpreendente, e foi.

Nathalia.Melo 14/09/2024

Genial! Que finalização de caso! Este foi o terceiro livro das histórias de Hercule Poirot que eu li e, entre todas, considero esta a mais inteligente! É impressionante a construção de caso que a Agatha fez. Além disso, a leitura é envolvente.

Maskyyk 14/09/2024

IMPREVISÍVEL
Literalmente NÃO TEM COMO ADIVINHAR OQ VAI ACONTECER, eu iniciei o livro com uma linha de raciocínio e quando terminei eu fiquei indignado por não ter pensado nessa possibilidade, tudo acontece em uma narrativa que realmente parece um pano por cima do problema real e, depois que você descobre o plot, você fica mais chocado ainda por causa do Poirot e do Hastings (digamos q eu tenha ficado mais ainda por causa da Judith com o Sr.Franklin)

Primeiro livro que eu li da Agatha Christie e já tenho mais 3 na minha estante pra ler ???

Aikamorah 13/09/2024

Agatha é uma querida
Sou muito suspeita a falar, pois amo os livros dela!

As histórias são viciantes e as vezes somos feitas de otárias, com detalhes e plot twist em todos os livros. Você até pode estar na direção certa mas sempre tem algo a mais para completar o mistério.

Não recomendo este livro para quem quer começar a ler as obras dela, pois este é o último caso de Hercule Poirot. Então leiam outras obras com ele, como detetive, que terá uma experiência ainda melhor e marcante. O final é emocionante ?

Foi uma releitura maravilhosa, apesar da correria do dia a dia.

Taci.Souza 13/09/2024

Como descrever minha experiência com esse livro sem enaltecer a genialidade de sua autora? Como oferecer uma opinião imparcial, quando sou completamente fascinada pela escrita de Ágatha Christie? A resposta é simples: não consigo.

"Cai o Pano" transporta o detetive ao lugar de sua primeira investigação, a Mansão Styles. Que tudo termine onde começou, eis a intenção de Agatha. Assim, somos presenteados com uma trama bem ao estilo da Dama do Crime, cheia de segredos, mistérios, suspeitos, reviravoltas e assassinatos.

Diferente do que vemos em outras obras, Poirot é colocado num papel de observador. Está preso a uma cadeira de rodas, sentindo o peso dos anos vividos e a incerteza de quantos anos ainda viverá. Mas, ainda que o corpo esteja bastante limitado, a mente segue tão afiada quando antes, fato que ele faz questão de repetir e Agatha faz questão de provar.

Nesse contexto, seguimos o fiel capitão Hastings assumindo o papel investigativo. Não tão astuto quanto seu amigo belga, mas verdadeiramente empenhado em ajudar Poirot a solucionar o que ele já considera seu último caso.

A medida que avançava na leitura, até consegui antever quem seriam os assassinados, mas em relação ao assassino, Agatha Christie não costuma permitir nenhum tipo de atencipação. A gente supõe, teoriza, deduz, só para descobrir que o culpado era alguém que nem sequer foi cogitado.

O ponto alto dessa trama, são as reviravoltas inesperadas do seu desfecho. O que me faz refletir sobre outra pergunta recorrente: tem como não amar o talento criativo de Agatha Christie? A resposta, simplesmente, é que não é possível.

Melissa.Aparecida 13/09/2024

Eu amei
É claro que o último romance policial da Agatha iria me agradar e surpreender assim como a grande maioria de seus escritos.

Ela não poderia ter dado um fim melhor para o maior personagem de todas as suas histórias, tudo foi simplesmente tão bem planejado, tão genial, que eu não consigo encontrar palavras para esse livro.

Agatha mostra nesse livro, porque ela tem o título de rainha do crime, e, volto a dizer, se ela cometesse um assassinato, sairia impune dele.

Nelson 31/08/2024

Resenha
Interessante esse livro, o último caso do Poirot, surpreendeu até o último momento, uma pena eu ainda não ter lido o primeiro caso dele, que acontece na mesma mansão do último caso.

carrilholet 30/08/2024

O último caso de Hercule Poirot foi no mínimo... frustrante.
Como sempre, a escrita da Agatha Christie é fluida, direta e interessante, mas no caso de Cai o Pano eu, honestamente, esperava mais. O livro demora bastante a ficar realmente interessante e por isso os primeiros 60% (169 páginas na versão que eu li) parecem simplesmente o Hastings andando pra lá e pra cá e tendo conversas aleatórias, sem saber exatamente o que está tentando descobrir, mas sabendo que tem que descobrir alguma coisa.

Sei muito bem que a intenção é encontrar o assassino ANTES de outro assassinato acontecer, mas é muito chato saber que desde o início o Poirot sabia tudo e só não queria contar pro capitão, sabe-se lá o porquê. Então basicamente a gente lê o personagem principal perdido o livro inteiro, enquanto nada acontece, e o velho já sabia de tudo.

O final e desfecho do caso são interessantes, mas é impossível apreciar por simplesmente as coisas terem sido resolvidas 100% sem a ajuda do cara que tava lá pra ajudar kkkkkkkkkkk. Basicamente o detetive podia nunca ter chamado o Hastings resolvido o caso da exata mesma maneira, mas acho que ele tava afim de brincar com o rapaz antes de ir de base. E no final só eles dois sabem o que aconteceu mesmo né. Enfim, esperava mais.

gioazev30 26/08/2024

O melhor livro de Agatha Christie
Admito que eu nao esperava de forma alguma o rumo que esse livro tomou e aqui a Agatha brilhou mais que nunca. Se eu xinguei ela? Claro que sim, ela quase me fez chorar! Mas cada palavra valeu a pena, e eu nao consigo acreditar que tive que me despedir do senhor Poirot tao rápido e subitamente.

steven. 22/08/2024

UAU!
Não acredito que o Hercules Poirot morreu mesmo sabendo que esse é o último livro da autora publicou na época, mas a história me prendeu bastante do começo ao fim para saber quem é o assassino e qual é relação entre ele e 5 assassinatos. Eu adoro não apenas a escrita dela porque é fluida e bem leve para ler sem pressa, assim como qualquer livro de Agatha que aparece os dois investigadores, Hastings e Poirot, cara, eles são incríveis que tem as mentes bem diferentes, opiniões, mas é impossível viver sem um ao outro.

Dani 21/08/2024

Que Finalmente Caia o Pano
Cai o Pano... É com certeza uma das melhores investigações e mistério que já li! "Somos todos potencialmente assassinos" com esse livro pude ver e entender tão profundamente o peso disso

carolismartins 21/08/2024

Boa leitura
Me entreteu bastante esta leitura. Durante os eventos, eu não fiz a menor idéia de quem poderia ter sido o assassino, e a lógica do final foi uma coisa que eu nunca teria imaginado.