Cai o Pano

Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

Lua | @lualiterato 18/10/2023

Releitura surpreendente
Reler (ouvindo por audiobook) os livros da Ágatha Christie tem sido uma experiência e tanto. Aqui, o mistério é grande ao ponto de nos fazer suspeitar de praticamente todos os personagens.

Melancia 18/10/2023

A velha que sempre se supera
Eu lembro o dia em que comprei meu primeiro livro da velha, naquela época eu não fazia ideia que tantos homicídios se tornariam tão recorrentes durante toda minha vida.
Chegar ao fim do meu detetive favorito (tirando o Sherlock do Benedict) ao mesmo tempo em que minha realidade mudava, nunca soou tão perfeitamente sincronizando.
Como se costume, comecei o livro duvidando da velha, e como já estabelecido, acabei ele me descabelando, gritando e talvez chorando.
Foi uma narrativa diferente, em que não se tratava exatamente sobre o crime e sim sobre o que sobreava ele; e ter o Basset tão perdido como eu, foi um bom arranjo narrativo.
Assim que acabei, minha primeira reação foi odiar o livro, mas a cada segundo que eu passava pensando nele, mas eu percebia que para mim, ele soava perfeito. Bem construído, que te enganava de propósito, que te surpreendia como nunca.
Posso ser muito tapada, mas eu amei.
Amei o Poirot em seu auge, na sua genialidade surreal.
Odiei a filha do Basset, que feministas desnecessária, mas uma cena dela e eu entrava lá e dava um tapa na fussa dela.
De resto,
Só me falta ler os 300 livros da velha que ainda estão por aí.

ManuelaNunes 15/10/2023

Explendido
AI MEU DEUS EU AMEIII DEMAIS
O começo foi bem chatinho confesso, mas
o final me surpreendeu muiito, tudo se encaixou direitinho e o assassino me surpreendeu demais pq nunca que eu imaginaria ter sido ele.
Ameiiiiiiiiiii

Serrão 14/10/2023

Mais uma história gostosinha da Agatha Christie. O seu último livro. E que livro!!
Na história o grande detetive Hercule Poirot está bem velho e debilitado fisicamente, mas com a mente bem aguçada, como ele mesmo diz. O mistério dessa vez, se passa em Styles, o mesmo lugar que se passa o primeiro livro da Agatha. E foi interessante ler sabendo disso, depois de ter feito uma breve pesquisa. O livro todo tem uma aurea de despedida, porque a Agatha escrever sabendo que seria seu ultimo livro, e pareceu muito que ela estava se representando como o Poirot nessa história.
Sobre o mistério, foi um dos mais mirabolantes e inimagináveis. Confesso que tinha todas as teorias do mundo, e acabou que quase todas elas foram meeio que verdade, mas o que estava por trás eu nunca poderia imaginar.
Enfim, mais um livro que me entreteu bastante. 4,5 de 5 ?
Pollyana38 18/10/2023minha estante
Meu livro favoritoooo, isso porque eu nem sabia que era premeditado que seria o último livro dela, muito bom

eu . 04/10/2023

Cai o pano
é um livro bem decente comparado aos outros da agatha, mas senti que demorou bem mais pra leitura engatar. fiquei bem triste que esse é o último caso do poirot, porque é difícil dizer adeus pra ele depois de tanto tempo. enfim, de forma geral eu gostei mas senti que podia ser mais fluido

mariana.oliveiragc 04/10/2023

Último caso de Poirot
Já li outros livros da Agatha Christie e confesso que esse foi mais do que eu esperava, me surpreendeu. Como esse é o último publicado (mas ela escreveu anos antes) recomendo conhecer outros casos de Poirot primeiro. Não é obrigatório, mas é interessante conhecer o estilo da autora.

Maria Santana 28/09/2023

Que caia logo o pano
Enrolei pra ler esse pois tinha um misto de vontade e medo de ver o fim do Poirot.
Demorei mt para comprar e quando comprei tentei começar em julho e só peguei mesmo pra ler agora no fim de setembro.
A história como sempre me prendeu do início ao fim pois Agatha tem uma escrita extremamente fluida e fácil de pegar,fiquei lendo sem parar madrugada a dentro e valeu a pena.
Minha crítica è pq demorou mt pra desenrolar, o crime só acontece faltando 50 páginas para acabar o livro,mais da metade è só sobre relações,ciúmes e jogos. Demorou demais pra acontecer de fato algo e por ser o livro de despedida do Poirot esperava mais cenas dele e um envolvimento ainda maior em tudo,mas aqui ele aparece pouquíssimo e o livro é mais sobre o Hastings,porém ainda assim não deixa de ser incrível por isso dei nota 3,5 o final foi mirabolante e praticamente impossível de se imaginar eu até pensei por um momento mas achei maluco demais e no fim realmente foi maluco. Recomendo pra tirar ressaca literária foi ótimo. Poirot viverá para sempre em meu coração e memória.

Fabio 04/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Lusitânia!
Esse eu só vou ler depois que encerrar todos os outos!

Lusiania0 04/10/2023minha estante
Obrigada Fábio :) Recomendo fazer isso mesmo ??

Sophia.ViganA 24/09/2023

Esse foi meu primeiro contato com a autora, não sei se foi o melhor livro para se começar mas eu amei muito, na minha opinião foi bem desenvolvido e foi uma das minhas leituras mais rápidas, eu fiquei viciada nesse livro, passava o dia com vontade de ler, agora quero mais livros dela

Bom, creio que é isso que tenho a dizer sem dar spoilers ou me alongar demais :)
Gabi 11/10/2023minha estante
Definitivamente não é o melhor pra iniciar Agatha, principalmente as histórias do Poirot, até porque,nesse livro em questão,ele não é a engrenagem principal da história, não é ele que movimenta a história,a história é sobre ele,mas não como ele mostrando os pontos. Se você ler outras histórias dele,vai perceber isso,de como ele é a principal peça,a peça central pra montar um quebra cabeça.

Mariana 21/09/2023

Confesso que achei a leitura um pouco cansativa comparado as demais obras de Agatha Christie. Mas quando chegou na explicação final ficou bem claro o quanto a trama foi bem construída e o quão fantástica é a mente do Poirot, está sempre a frente de todos.
Mas esse livro me deixou bem triste com a morte de Poirot, simplesmente não conseguia acreditar enquanto lia.
Trama fantástica e um adeus ao tão incrível e memorável personagem Hercule Poirot.

Duda 17/09/2023

Para quem nunca leu nada da Agatha Christie, acho que seja interessante conhecer os outros livros da autora, pois assim será possível aprender mais sobre a peculiar mente de um dos detetives mais importantes dela

Tamara Ferraz.As3Artes 17/09/2023

Um livro marcante
O livro é muito bom. Mas também é dolorido, pois é um adeus a Poirot. É surpreendente ver as pistas tão bem camufladas, ver Agatha nos conduzindo por um caminho e por outro a fim de montar a resolução surpreendente. Um livro marcante, do tipo de se ler uma vez e lembrar para sempre, mesmo que os detalhes se percam. É uma ótima leitura, além de ser rápida e envolvente.

Julinha 15/09/2023

Não acredito que a Agatha matou o Poirot. Ele não :((( Por mais que ele fosse chatinho às vezes, ele é um personagem memorável, vai sempre estar no meu coração. Ainda não li todos os livros da Agatha, mas pretendo ler! Relembrar os casos do inesquecível detetive Hercule Poirot :)
Esse livro, assim como todos os outros, é maravilhoso. Não consigo explicar como eu amo a escrita da Agatha, sempre tão fluída e intrigante. Mais uma obra prima da melhor escritora. Como sempre, fiquei chocada com o final, um dos pontos mais fortes da escritora. Recomendo demais esse e todos os outros livros da querida! Te amo Agatha, obrigada por ter escrito todas essas maravilhas ?

Vitoluca 15/09/2023

Que final inusitado
Muito bom e envolvente como todo livro da Agatha Christie, é um livro bem simples de leitura extremamente rápida, mas entrega muito mais do que parece