O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Jany 30/12/2013

Esperiencia Mitologica
Antes de le-lo eu ja amava mitologia grega, mas agora que terminei estou mais apaixonada ainda, pois adquiri mais conhecimento sobre o assunto e mesmo que nada disso exista, er bom ter uma imaginaçao que te leve alem do sofrido mundo real...

Gabriel Cavalcante 19/10/2013

Ótimo livro, sempre tive curiosidade em aprender um pouco sobre mitologia, esse livro saciou a minha vontade. A mitologia grega é sensacional, a nórdica é muito boa também.

Livreiro Bruno 17/10/2013

A origem dos maiores mitos do ocidente
Thomas Bulfinch é, desde 1855 até hoje, um dos maiores nomes quando se trata do estudo de mitologia, principalmente greco-romana. Sua obra máxima "The age of fable" é referência acadêmica por todo o mundo, trazida a nós, brasileiros, nesta obra da editora Ediouro, que já sofreu algumas alterações de edição, incluindo uma nova capa.

No livro, que conta com mais de 400 páginas, encontramos contos da mitologia dos principais deuses e heróis que muitos conhecem apenas pelo nome. Entre eles estão Hércules, Pandora e Perseu.
Na obra, Bulfinch nos conta "uma versão" dos contos, pois, como muitos sabem, não existe nenhum "conto definitivo sobre mito X" e com isto ele nos abre espaço para conhecer muitas outras estórias da mitologia.
Nos dois primeiros terços do livro Bulfinch nos conta exclusivamente contos da mitologia greco-romana, tendo, na última parte, breves capítulos dedicados à mitologia oriental, egípcia e nórdica, inclusos aí os contos do Dalai Lama e do Martelo de Tor.

Eis uma pedida certeira para estudiosos de mitologia, poesia clássica e filosofia. Também para aquele seu irmão ou namorada que adorou a série "Percy Jackson e os Olimpianos" (breve neste blog) e tá doido para conhecer mais sobre os personagens à que a série faz referência. Também um bom presente para os pais que nos contaram tantas vezes as estórias sobre Hércules e outros deuses e heróis mitológicos.

AVISO DO LIVREIRO: Existem outras edições do mesmo livro ainda em circulação pelo mercado, como a própria primeira edição da Ediouro publicada no século passado que tem uma capa preta com as estátuas de Apolo e Vênus, diferente da edição de 2009 que traz Netuno na capa. Outra edição, também da Ediouro, é uma versão de luxo do mesmo título em capa dura e colorido. Por fim, pode-se encontrar uma edição de bolso da obra, publicada pela Ed. Martin Claret, que traz o mesmo texto, porém, sem as mesmas imagens e fotografias.

Para ler e xingar "Fúria de titãs".

site: http://livreirobruno.blogspot.com.br/2011/05/o-livro-de-ouro-da-mitologia.html

José 12/09/2013

Minha bibioteca
Este vai fazer parte de minha biblioteca pessoal, um livro que recomendo e sempre gosto de ler novamente
Belas estórias, contos, personagens...acho este livro brilhante.

Vicky 05/08/2013

O livro de Ouro da Mitologia de Thomas Bulfinch.
O foco desse livro é a mitologia grego-romana, mas também conta um pouco sobre a mitologia oriental, hindu e nórdica. Para quem gosta de estudar a Antiguidade Clássica é de ótima ajuda.
Ótimo livro :)

Beto 03/08/2013

Mitologia - Histórias de deuses e heróis.
Bom livro, com linguagem clara e de fácil compreensão.

"-Agora-disse a Sibila-, arma-te de toda a tua coragem, pois dela vais precisar.

Desceu à caverna, e Enéias acompanhou-a. Antes do limiar do inferno, passaram por um grupo de seres, que a Sibila revelou serem os Pesares, as vingativas Ansiedades, as pálidas Enfermidades, a melancólica Velhice, o Medo e a Fome que induzem ao crime, o Cansaço, a Miséria e a Morte, formas horríveis de serem vistas."

"No centro do universo (ensinava Pitágoras) havia um fogo central, o princípio da vida, que era cercado pela Terra, pela Lua, pelo Sol e pelos cinco planetas. As distâncias dos vários corpos celestes entre si eram concebidas para corresponder às proporções da escala musical. Os corpos celestes, com os deuses que os habitavam, executavam, segundo se supunha, uma dança coral em torno do ponto central, "não sem cantos". É a essa doutrina que Shakespeare faz alusão, quando Lourenzo ensina astronomia a Jessica, à sua moda:

Olha, Jessica, como a superficie

Do céu de ouro é toda revestida.

Mesmo a menor esfera que contemplas

Em seu rolar entoa, como os anjos,

Um canto que acalenta o querubim,

Essa harmonia as almas imortais

Ouvem, porém ouvi-la não podemos

Sem despirmos o invólucro mortal.

MERCADOR DE VENEZA"

Guilherme Peres 29/07/2013

Batalhas épicas.
O livro trata de toda a história relacionada aos deuses; é um livro realmente fascinante por contar as histórias mitológicas sobre cada personagem na mitologia como os grandes heróis Thor (o deus do trovão), Odin (o pai de todos os deuses) e Perseu (o matador de medusa). Há também batalhas épicas como a grande guerra de Tróia, por exemplo.
A minha crítica a esse livro é que cada personagem e história têm o seu papel no desenvolvimento da sociedade, por isso esse livro é ótimo. Pois quando você lê, adquire conhecimento sobre coisas que nem sabia sobre a mitologia.
Concluindo, esse livro é ótimo para ser lido!!!!

Snow White 19/04/2012minha estante
Veja o Grupo Turma 606 e participe

lucas 11/05/2012minha estante
Gostei muito da sua resenha.

Raquel 12/05/2012minha estante
Gostei, Guilherme! Eu também adoro mitologia e tenho esse livro para consulta na minha estante! Mas, na verdade, os filmes não se baseiam nesse livro especificamente, mas em vários livros e narrativas orais que vão passando de geração em geração. As histórias da mitologia grega são recontadas há muuuuuito tempo, por diferentes meios e de diferentes maneiras.

Felipe 30/11/2012minha estante
(-:

Shirlei.Stachin 22/07/2013

O Livro de Ouro da Mitologia
A guerra de Tróia, Hércules, Minerva, Midas, as divindades rurais, a mitologia oriental e nórdica, os druidas são alguns dos temas tratados nessa obra.
O leitor ficará fascinado com as mais encantadoras histórias e adquirirá conhecimentos indispensáveis à sua formação cultural.
O autor, Thomas Bulfinch pensou nesta obra para desvendar alguns mistérios sobre a mitologia grega.

Rodrigo 14/06/2013

Um livro muito interessante para quem gosta de mitologia não só grega, mas romana e nórdica. Traz uma série de histórias que contam os principais acontecimentos e, mostram as principais personagens cada uma com sua devida importância.
Confesso que fiquei um pouco frustrado, pois, o livro aborda mais o lado romano da história que não me agrada muito, mas ainda assim, a leitura é bastante proveitosa!

Leticia 03/06/2013

Ótimo livro.
Não sei dizer quantas vezes assisti quando criança o filme "Hércules" da Disney e desde aquela época sou fascinada pela mitologia grega e romana. Decidi comprar recentemente "O Livro de Ouro da Mitologia". O livro é excelente, de início ele nos mostra quem são os principais deuses de maneira bem didática e depois vai nos contando sobre as histórias dos deuses e heróis. Além da mitologia grega, também encontra-se no livro bem rapidamente a mitologia egípcia, nórdica e hindu. O livro é ótimo para aqueles que querem conhecer o incrível mundo da mitologia grega.

Flora 08/05/2013

O livro de ouro da mitologia
O livro de ouro da mitologia foi um livro que eu realmente demorei para chegar ao fim. Talvez pelo grau de detalhamento das estórias, que são, muitas vezes, interdependentes. Fiquei impressionada ao saber o quanto a civilização grega nos influenciou e o quanto continua nos influenciando! A série "harry potter" então que o diga! Pomo de ouro, Minerva, Fênix,... são alguns dos mitos reinterpretados por J.K Rowling. Achei o livro bom para trazer uma visão geral sobre o assunto, não só no que diz respeito à mitologia grega, mas também romana, nórdica e egípcia. No entanto, para quem quiser ler uma versão mais aprofundada, recomendo a leitura das obras clássicas, como a Ilíada e a Odisseia, por exemplo- que, na minha opinião, devem ser melhor narradas em seus respectivos livros,se comparadas ao "livro de ouro da mitologia".

Toni Nando 06/05/2013

muito interessante
livro muito bom, quem gosta de mitologia esse livro faz uma viagem em varias histórias mitológicas do passado, um resumão de tudo que já ouvimos, excelente para quem gosta de história. recomendado !

Amanda 18/04/2013

Você é mesmo fã de mitologia?
Há tempos gostaria de ler algo e me aprofundar mais em histórias mitológicas por pura curiosidade, pois gosto muito do assunto. Daí que surgiu a oportunidade de pegar emprestado esse livro.
Ao ler o mesmo, não sabia que existia tanta mitologia no mundo, nele são citadas as mitologias grega, romana, nórdica e os heróis da antiguidade. As histórias que mais me prenderam foram as de Odin, Tor e Loki (nórdica), já no fim do livro. O autor fez um ótimo trabalho ao dividir as partes do livro de acordo com as crenças, ficou uma coisa bem explicadinha, e evitou que as histórias fossem confundidas, já que as gregas e as romanas são quase iguais.
Indico o livro para quem REALMENTE tem curiosidade de aprender um pouco sobre deuses, heróis e criaturas, pois o livro é extenso e as histórias são parecidas, e a leitura pode se tornar um pouco chata se você não estiver interessado.

Gustavo 15/04/2013

UM GRANDE E APRESSADO RESUMO!
O livro nada mais é do uma coletania de artigos rápidos e desconexos dos mitos gregos. Não há uma narrativa coerente, nem um estudo de como a mitologia era importante para os crentes antigos. Cada capitulo traz uma rápida descrição de um mito, seu parentesco com outros deuses e/ou uma resumida narração de sua historia.
Vale o preço que se paga em um livro de R$10,00 que se encontra numa banca de jornal.
Viviane 09/11/2015minha estante
Quando li a proposta do livro me apressei em comprar imaginando se tratar de um livro completo sobre mitologia greco-romana apenas, daí apareceu uma promoção imperdível e comprei toda feliz e achando que era algum livro que contasse mesmo a origem, as histórias, os romances e guerras. Enfim, queria um resumo histórico das lendas, algo como um livro de história mesmo, apesar de não haver comprovação disso. Ledo engano.
O livro chegou e já me desapontei, percebi antes de abrir que não teria nem metade da metade dos mitos que desejava saber mais, mas imaginei que tivesse uma continuação ou algo assim.
Li os primeiros contos ( porque nada mais é do que isso ) e folhei por cima, percebendo assim as lendas nórdicas , entre outras e só então percebi que o livro (fino demais pro meu gosto) era não só uma obra "completíssima" da mitologia greco-romana que imaginei, era também uma obra completíssima de todos os heróis famosos, lendas, artefatos e tudo mais da toodaa a mitologia!!!
Olha, nunca me desapontei tanto com um livro, e sou do tipo que não reclama ou abandona nada, mas esse livro nada mais é que uma coletânea de contos , algo que eu posso fazer retirando os contos da internet e imprimindo, com a diferença que o meu livro seria muito mais completo.
Pra quem tem acesso a net hoje, não recomendo a compra, é perda de tempo, uma pesquisa rápida, um site de contos e lendas tem mais conteúdo que o livro.