O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Olívia Saldanha 17/11/2020

Ótima introdução a mitologia greco-romana.
Chega a ser impressionante o fato de sua primeira publicação ter sido em 1855, ou seja há 165 anos atrás, pois a leveza de sua narrativa transparece ter sido escrita em tempos mais próximos. Thomas Bulfinch tinha como seu principal escopo a popularização e maior acessibilidade aos contos mitológicos, para que qualquer pessoa, ainda que não fosse um estudioso do gênero, pudesse se aventurar nas histórias que outrora foram consideradas a gênesis da humanidade, e posso garantir obteve completo êxito em tais pretensões.
A obra subdivide-se da seguinte maneira: os 2/3 iniciais são dedicados exclusivamente aos mitos helênicos e romanos, e o terço e final concentrado em explicar quais foram as fontes utilizadas para pesquisa, os poetas que inspiraram as narrativas, e, por fim, breves noções dos mitos egípcios, nórdicos, hindus e celtas.
Por ter se proposto a abranger tantas histórias diversas o livro não se aprofunda nestas, por exemplo ele cita apenas de forma superficial os doze trabalhos de Hércules, ou a história de Teseu, apesar de que dá grande destaque a Ilíada e a Odisséia.
O livro traz um panorama geral sobre diversos mitos contados pela humanidade, então, se você está inciando no mundo da mitologia esse livro é uma boa introdução, mas caso você já saiba muito sobre os mitos talvez se decepcione um pouco com a superficialidade das histórias.
Pessoalmente, achei a experiência muito gratificante, e confesso que fiquei surpresa com o potencial criativo de nossos ancestrais, existia mito para tudo, do porquê existem amoras vermelhas, como nasceu o Eco (ou a Eco já que esta era uma nifa tagarela), qual a origem das aranhas, e de diversas espécies de aves. Uma frase que me marcou muito foi a seguinte:
“Às vezes, em nossos momentos de poesia, sentimo-nos inclinados a lamentar a mudança ocorrida e achar que, com a substituição, o coração perdeu tanto quanto o cérebro ganhou”.

Amanda Cabral 15/12/2020

Bagunçado
Sendo bem honesta, já introdução confundiu tudo. O autor utiliza os nomes dos deuses romanos (e entre parênteses os nomes gregos e afins), mas no final da mesma, ecoste um subtítulo com o nome de "divindades romanas (???)". Então se até aquele momento, lemos usando os nomes romanos, porque uma outra parte dedicada a este mesmo assunto?

Além disso, em alguns textos, o autor se refere ao mesmo Deus com o nome romano no início e no meio, do nada, utiliza o nome grego. Isso torna a leitura lenta e mais complicada num momento em que pessoas com uma memória ruim (como a minha), precisam ficar voltando no inicio para procurar os nomes gregos e romanos.

Para um futura edição, caso algum dia um ser de luz resolva ajudar, seria incrivel uma tabelinha com o nome grego e o seu respectivo romano.

Reclamações a parte, não é de todo mal, as histórias são interessantes e até que bem explicadas, não parece que foram varios contos jogados, houve uma preocupação. Principalmente na parte de deuses gregos/romanos.

Vivi 16/12/2020

E depois de 26 dias termino essa obra. Não , não é um calhamaço mas são vários nomes, aventuras deuses( as) e semi- deuses ( as) alguns heróis e por ai vai que mereciam ser conhecidos ( degustados).
Sempre quis saber mais sobre mitologia. Alguns coisas vi em ambas as faculdades e outros de passagem em livros ou filmes mas nada tão preciso.
Alguns em nem sabia que existiam e outros vi por outras perspectivas na psicólogia em em histórias.
Esse livro é de uma linguagem mega simples é bem um resumo do geral . Temos tanto mitologia grega quanto romana e todas tem excelentes explicações. Realmente perfeito pra quem tem curiosidades quanto ao assunto e tem medo de pegar livros que dão a volta ao mundo com chatices.
Mais que indico!

Myne 26/12/2020

As histórias são muito boas, mas o livro é entediante e arrastado

@GabsBITS 28/12/2020

Livro de ouro da mitologia ROMANA!
O livro em si é muito bom, acorda várias historias conhecidas e desconhecidas da mitologia romana (que basicamente é a grega, com pequenas alterações e deuses com nomes de planetas). O que me inocmoda em dois fatores:
1. Eu sou mais familiarizado com os nomes gregos dos deuses, semi-deuses, etc. e creio ser de maior conhecimento popular essas versões (posso estar enganado) e, embora faça-se a ligação dos nomes e deuses no início do livro, torna-se maçante a quantidade extensiva de nomes que se tornaram esquecíveis para mim quando fui ler de fato as narrativas.
2. Até onde sei o livro chama-se "Livro de Ouro da Mitologia", mas deixam as demais mitologias (nórdica, hindu, ...) para o fim, de forma muito rasa, fazendo parte de menos de 10% do livro enquanto o restante dá foco total à mitologia em sua forma romana e poucas ligações com as demais, que ele aborda em certo ponto, mas fica por isso mesmo e não é mencionada a ligação mais até o fim do livro entre algumas religiões/mitologias.
Se for adquirir tal livro, ler ou passar o olho, saiba que estará levando uma quantidade enorme de histórias romanas interessantes, aprender novas lendas e tirar lições das mesmas, mas o resumo é isso, se quiser algo mais aprofundado de MITOLOGIA procure livros específicos pra cada uma como Mitologia Nórdica do Neil Gaiman (apesar de ser uma interpretação do mesmo, as histórias são muito bem narradas).
No mais vale a leitura, pelo menos uma vez, pra depois ficar guardado na estante para eventuais consultas de tempos em tempos!

Susan.Kelle 29/12/2020

Incrivel saber um pouco mais sobre a mitologia romana, mas confesso que a parte final quando sabemos um pouco mais sobre outras direntes mitologias me foi mais interessante. E, confesso, a maneira do autor variar a cada frase os nomes dos deuses (Jove, Jupiter, Zeus; Juno,Hera; etc) me deixou impaciente.

alexiamc 18/01/2021

Muito interessante!
Depois de ter lido todas as ficções com mitologia do Rick Riordan e do Neil Gaiman, senti que precisava de um livro com as versões originais dos mitos. Assim, encontrei esse livro, que aborda os mitos greco-romanos mais importantes, e alguns nórdicos, hindus, egípcios e celtas.
Eu o considero um excelente livro introdutório, mas senti falta de mais profundidade nas outras mitologias, diferentes da greco-romana. Pelo menos agora tenho uma ideia do que procurar!

Mikaelysousa 30/01/2021

Esperava mais...
Amo mitologia grega e foi por esse motivo que decidir ler o livro, e sinceramente me decepcionei muito, leitura muito arrastada e confusa. A parte boa do livro é as obras de artes relacionada a cada mito.

Sky 02/02/2021

Interessante
Eu li esse livro com o único objetivo de ler algo de mitologia grega sem ser Percy Jackson, sinceramente não me arrependo, por mais que a escrita de Rick Riordan me encante muito mais, eu gostei da forma que as histórias são contadas, são curtas o que te permite ler diversos capítulos sem cansar muito. Confesso que demorei muito para resolver esse livro, ele não era meu e pedi emprestado, mas justifico minha demora, com o fato de que eu estava escolhendo as histórias que leria primeiro, o que fez com que eu demorasse. É interessante e eu indico para quem gosta de mitologia e tem paciência para ler um livro com uma linguagem um pouco mais rebuscada

Esle 18/02/2021

Formidável
Um livro tão abrangente que nos mostra diversos aspectos de como as crenças de diversas regiões e religiões são criadas, as formas míticas que os homens encontraram para explicar os fenômenos naturais desconhecidos, crenças tão bem elaboradas que prendem nossa atenção e nos levam a questionar como teria sido viver naquela época. Um livro que em seus mais de 40 capítulos curtos e sucintos nos faz devorá-lo. Um livro que tanto pode ser apreciado lentamente quanto consumido em 1 dia.

Marcella 25/02/2021

Livro para consulta
Um excelente livro de consulta sobre mitologias, principalmente a grega, que é o foco do autor.
Temos aqui um compilado das principais histórias da Grécia antiga, contadas de forma resumida. O autor, inclusive, cita diversas obras que foram influenciadas ou que se referem a esses mitos, citando os trechos específicos. Outro ponto de destaque são os capítulos que explicam a Guerra de Tróia e seus personagens.
Além dos mitos gregos, há alguns capítulos separados para a mitologia nórdica, egípcia, oriental e alguns outros mitos modernos.
Indispensável para quem estuda o assunto.

jonasbrother16 07/03/2021

É bom. Mas de fato tem alguns defeitos. Primeiro que Bulfinch dá uma censurada nos mitos, tirando muitas partes de teor sexual ou muito violentas. Os contos ficam um pouco capados, mas não deixam de ser bonitos. Segundo que Bulfinch tem um viés cristão, o que explica um pouco do primeiro ponto, mas não achei que fosse uma coisa gritante. Na maior parte do livro eu me esquecia desse fato, só em alguns momentos isso aparece. Em terceiro lugar, alguns mitos são pouco detalhados, principalmente a parte expandida do livro, que trata de outras mitologias, essa deixa muito a desejar. E quarto, os apêndices são muito bons, exceto o que junta alguns ensaios sobre mitologia e cultura, que me pareceram redundantes (ou seja, que não expandem tanto o que Bulfinch já deixou bastante claro em sua ótima introdução), ou às vezes obscuros, acadêmicos demais. Alguns artigos aqui cairiam melhor numa revista científica do que num livro como esse. Mas é o que eu acho.

Beatriz.Nascimento 09/03/2021

Viajem pela Mitologia
Sabe aquele livro que aguça os sentidos e a imaginação?...
Que é uma viagem sem volta...
Foi exatamente nesse contexto que me deparei ao ler este livro.
A mitologia, seja Greco-romana, Nórdica, Egípcia ou qualquer outra, faz parte da literatura e compõe as grandes obras que aquecem as almas dos literatos, e também dos não-literatos. Não vou perguntar se o leitor gosta de mitologia, uma vez que ela compõe boa parte da base literária, o que torna impossível não ter contato com ela. Mas, para os amantes que querem mergulhar profundamente e conhecer os detalhes e a verdade nas história de heróis, deuses, semideuses e vilões, este é o livro certo!

Thomas Bulfinch trouxe neste livro as narrativas sobre as divindades da mitologia Greco-romana. Uma riqueza cultural em cada historieta que foi bem utilizada por Shakespeare, Chaucer, John Milton, Lorde Byron, Virgílio entre outros escritores que marcaram a história da literatura. Bulfinch acrescenta ao final das histórias partículas de poemas que fazem alusões a seus personagens, o que deixa tudo mais interessante e faz o leitor querer mergulhar em outras obras paralelas.

Zeus(Júpiter), Hera(Juno), Poseidon(Netuno), Hades(Plutão), e Apolo(Febo) são alguns dos grandes deuses que residem no Monte Olimpo, conhecidos por suas inclinações à paixão, à vingança, ao ciúmes, à inveja e à demonstração de poder aos mortais. Essas divindades se destacam pelos castigos proferidos as suas criações, como exemplo disso, a história de Dirce, esposa de um rei chamado Tebas, teve seus cabelos amarrados a um touro para que o animal a arrastasse até a morte; e Mársias, um mortal que desafiara Apolo para uma competição musical e foi esfolado vivo pelo deus-sol.

Muitas das lendas foram usadas para explicar fenômenos que ocorrem atualmente, como nomear as estrelas, os animais ou flores, geralmente levam o nome de um amante, como na história de Clítia. Uma ninfa aquática que apaixonada por Apolo, não era correspondida, por vários dias esteve contemplando-o desde o nascer até se por, e assim ficou sem beber e se alimentava das próprias lagrimas; até que se transformara em girassol, enraizando seus pés no chão. Tornou-se uma bela flor que se move de maneira a estar sempre voltada para o sol.

O leitor irá viajar pela grande guerra de Tróia, que foi um dos temas triunfais nas obras de Homero e Virgílio, onde temos as aventuras de Ulisses, Enéias, os soldados de Aquiles, chamados Mirmidões. Além do contexto bélico em que os deuses participam.

O autor também conta vários mitos da mitologia Nórdica, Oriental, Escandinava, Hindu entre outras, como a origem de Odin, e seu universo sustentado pela árvore Ygdrasil, pelas suas raízes deu origem a reinos como Jotunheim ( morada dos gigantes) e Asgard ( morada dos deuses). Também mitos sobre Buda, Dalai Lama, Zoroastros entre outros.

Espero que o leitor faça uma boa viagem através dos parágrafos desse ‘almanaque’, e desfrute cada lugar. Eu viajarei novamente, em breve.