O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Gustavo 15/04/2013

UM GRANDE E APRESSADO RESUMO!
O livro nada mais é do uma coletania de artigos rápidos e desconexos dos mitos gregos. Não há uma narrativa coerente, nem um estudo de como a mitologia era importante para os crentes antigos. Cada capitulo traz uma rápida descrição de um mito, seu parentesco com outros deuses e/ou uma resumida narração de sua historia.
Vale o preço que se paga em um livro de R$10,00 que se encontra numa banca de jornal.
Viviane 09/11/2015minha estante
Quando li a proposta do livro me apressei em comprar imaginando se tratar de um livro completo sobre mitologia greco-romana apenas, daí apareceu uma promoção imperdível e comprei toda feliz e achando que era algum livro que contasse mesmo a origem, as histórias, os romances e guerras. Enfim, queria um resumo histórico das lendas, algo como um livro de história mesmo, apesar de não haver comprovação disso. Ledo engano.
O livro chegou e já me desapontei, percebi antes de abrir que não teria nem metade da metade dos mitos que desejava saber mais, mas imaginei que tivesse uma continuação ou algo assim.
Li os primeiros contos ( porque nada mais é do que isso ) e folhei por cima, percebendo assim as lendas nórdicas , entre outras e só então percebi que o livro (fino demais pro meu gosto) era não só uma obra "completíssima" da mitologia greco-romana que imaginei, era também uma obra completíssima de todos os heróis famosos, lendas, artefatos e tudo mais da toodaa a mitologia!!!
Olha, nunca me desapontei tanto com um livro, e sou do tipo que não reclama ou abandona nada, mas esse livro nada mais é que uma coletânea de contos , algo que eu posso fazer retirando os contos da internet e imprimindo, com a diferença que o meu livro seria muito mais completo.
Pra quem tem acesso a net hoje, não recomendo a compra, é perda de tempo, uma pesquisa rápida, um site de contos e lendas tem mais conteúdo que o livro.

Ana Salafica 26/07/2022

A leitura se torna um tanto arrastada pela grande quantidade de informações e personalidades condensadas em poucas páginas. Apesar de ser "o livro de ouro da mitologia", o que mais vemos aqui é mitologia greco-romana, o que me faz pensar no porquê o autor não focou o livro inteiramente nela. O que vemos de mitologia egípcia, hindu e nórdica é tão breve que parece só estar ali para cumprir uma cota (talvez não chegue nem a 50 páginas para cobrir essas três). Então se seu interesse for em conhecer mais dos mitos gregos, esse livro pode ser uma boa pedida, mas se estiver buscando conhecer mais de outras mitologia, creio que essa não seja a melhor fonte.

Rodrigo 14/06/2013

Um livro muito interessante para quem gosta de mitologia não só grega, mas romana e nórdica. Traz uma série de histórias que contam os principais acontecimentos e, mostram as principais personagens cada uma com sua devida importância.
Confesso que fiquei um pouco frustrado, pois, o livro aborda mais o lado romano da história que não me agrada muito, mas ainda assim, a leitura é bastante proveitosa!

Rony 08/03/2022

Mais para um compêndio de literatura greco-romana
Esse livro tem várias narrativas mitológicas, tiradas em parte dos autores gregos e latinos. Eu particularmente tive alguns momentos meio desconfortáveis porque o autor usa o nome latino das divindades gregas e cria algumas duplicidades. Outro ponto é a visão de "superioridade cristã" que aparece meio nas entrelinhas inicialmente e no final fica mais explícito. No geral, é bem interessante para se abrir à literatura clássica. O autor traz uns três a quatro capítulos para falar rapidamente da mitologia egípcia, hindu, nórdica e céltica. Recomendo com as ressalvas de uma visão tendenciosa nos julgamentos das narrativas.

Romario.Lima 25/12/2016

Resumido
O livro é bom porém, muito resumido apenas um compilado de algumas histórias, não se aprofundando em nenhuma delas.

Silvinha.Teles 28/01/2017

Bom, mas...
Bem resumido, abordagens superficial.

Henrique 29/06/2017

Livro da mitologia
Este livro conta milhares de historias mitologicas como a Medusa e de seres mitologicos como os Centauros, Gorgonas, Ninfas Faunos a Esfinge ...
Ah poderia ficar o dia inteiro falando disso.

Filino 29/09/2021

Um ótimo guia para histórias atemporais
Essa obra é preciosa. Em 41 capítulos, apresenta relatos acerca de personagens que povoam nosso imaginário e constituem o pano de fundo da própria cultura ocidental. A mitologia greco-romana é apresentada aqui em histórias curtas, de um modo bastante atraente e instrutivo para qualquer tipo de leitor - do leigo ao acadêmico. Há somente que se tomar cuidado com os nomes dos deuses e dos heróis - a denominação mais corrente é a romana. Há, ainda, textos sobre a própria mitologia em si, além de partes dedicadas à mitologia nórdica, aos Vedas e aos druidas.

Como não poderia deixar de ser, infelizmente, tratando-se de uma obra da Martin Claret que data da primeira década dos anos 2000, os erros de ortografia abundam nessa edição. Tirando isso, vale a pena. Há ainda bonitas ilustrações e fotografias de obras de arte que retratam os personagens imorredouros cujas histórias povoam as páginas desse livro.

Guilherme909 14/06/2022

Mitologia
Um livro muito gostoso de se ler
Para aqueles que amam. Mitos, deuses, epopéias, enigmas e tudo relacionado ao mundo clássico adorará cada centímetro das páginas desses livros. Um compilado de diversas histórias (mitos) numa linguagem fácil e interessante. Vamos entrando num mundo sobrenatural.

Vale apena ler esse livro

Bruno 12/07/2022

Atemporal
Eu já havia lido a edição anterior (O Livro de Ouro da Mitologia) mas a Martin Claret conseguiu deixar o que já era magnífico, ainda melhor. Esteticamente o livro está mitológico e seu conteúdo está ainda mais rico. A narrativa de Thomas Bulfinch é algo extremamente educativa pela riqueza nos detalhes sem abandonar a simplicidade nas palavras. Um adendo deve ser feito à um apêndice muito rico de artigos de diversos segmentos da sociedade (direito, arte, educação) apresentando a influência que o mito ainda hoje exerce na sociedade. Magnífico, atemporal.

História Nerd 03/07/2018

Bom pra quem deseja saber mais sobre mitos!
As religiões antigas não desapareceram por completo. As figuras mitológicas são o pilar da cultura ocidental. Histórias passadas de geração em geração, onde belas ninfas e corajosos heróis veem seus destinos nas mãos de caprichosos deuses
Encontramos os clássicos mitos de Midas, Orfeu e Eurídice, Prometeu e Pandora, Cupido e Psique, Eco e Narciso, Medusa, Perseu, Hércules, Zoroastro, Elfos, Druidas, Thor, Valhala, Valquírias, Pégaso, Centauros, Fênix, Basilisco, Unicórnio etc.

Alberto 19/12/2018

O livro de pedregulho da mitologia
- Um trabalho ruim de edição e péssimo de revisão, onde letras sumirem é permitido.

- A parte da mitologia romana é a mais chata. Muito mal escrita, ou problemas mais uma vez com a edição. Algumas histórias nessa parte são boas, e acabam servindo como incentivo para continuar lendo.

- Os últimos capítulos são os mais interessantes, escritos de maneira mais objetiva e onde mitologias como a nórdica são abordadas. Porém os erros de edição são tantos que espero que ninguém tenha sido pago por esse desserviço. Chamar de "livro de ouro da mitologia" é muito pretensão do marketing.

Alan Martins 15/01/2019

Uma introdução a diversos mitos
Título: O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis
Autores: Thomas Bulfinch
Editora: Agir
Ano: 2014
Páginas: 360
Tradução: David Jardim Júnior

“O amor não pode conviver com a desconfiança.” (BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis. Agir, 2014, p. 93)

Os mitos acompanham o ser humano desde os tempos mais remotos, sempre despertando a curiosidade, o medo e a imaginação. Nesse livro Thomas Bulfinch reconta inúmeros mitos de diversas partes do mundo, com maior ênfase na mitologia greco-romana.

Banqueiro erudito
Thomas Bulfinch nasceu na cidade de Newton, Massachusetts, em 1796. Sua família não era muito rica, porém, possuía muitos contatos, o que possibilitou com que Thomas estudasse nas prestigiadas Boston Latin School e Phillips Exeter Academy, antes de ingressar em Harvard, onde se graduou em 1814.

Ele lecionou na Latin School por algum tempo, até conseguir um emprego em um banco. Apesar de não ter sido um “grande emprego”, o salário era bom e Thomas, que nunca se casou, tinha tempo para escrever após o expediente.

Além da mitologia greco-romana, o autor estudou a mitologia de diversos povos e culturas. Seus trabalhos sobre mitologia mais conhecidos são: ‘The age of fable, or stories of gods and heroes’ (1855); ‘The age of chivalry, or legends of King Arthur’ (1858); e ‘Legends of charlemagne, or romance of the Middle Ages’ (1863). O autor faleceu em 1867, aos setenta anos.

“O sexo feminino desempenha importante papel na mitologia grega, quer quanto ao número de personalidades interessantes, quer pelo valor dos atos praticados.” p. 180

Universo dos mitos
Como eu disse anteriormente, Thomas Bulfinch reconta inúmeros mitos, alguns orientais, egípcios, nórdicos, falando, também, um pouco sobre os druidas e Beowulf. O grande foco do livro é a mitologia greco-romana, onde diversos deuses são apresentados, com maiores detalhes.

Bulfinch sempre cita algum poeta clássico, como John Milton, dando exemplos de como tal autor utilizou determinado mito em sua poesia. Vale ressaltar que até mesmo Camões é citado, pois há uma influência mitológica em sua obra ‘Os Lusíadas’, e não é tão comum ver autores anglo-saxões citando colegas lusófonos.

Quem não conhece muito sobre mitologia e quer aprender um pouco mais, encontrará em ‘O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis’ uma boa introdução, que lhe dará certo conhecimento, por vezes superficial, porém suficiente para não ficar perdido ao encontrar citações em outras obras. Bulfinch até faz um resumo sobre obras clássicas, como ‘Ilíada’, ‘Odisseia’ e ‘Eneida’, afinal o livro não fala apenas sobre deuses, mas também sobre heróis.

“Assim, sejam quais forem os males que nos ameacem, a esperança não nos deixa inteiramente; e, enquanto a tivermos, nenhum mal nos torna inteiramente desgraçados.” p. 24

Nada profundo
Quem procura um livro profundo sobre mitologias, pode ficar decepcionado. O autor apresenta os temas de maneira superficial, como se fosse um resumo, uma apresentação. Se o seu interesse for a mitologia greco-romana, você sairá um pouco mais satisfeito, caso contrário, não crie grandes expectativas.

Um ponto negativo é a mistura de nomes gregos e latinos, que pode fazer o leitor se confundir. Como Bulfinch estudou a língua latina, ele costuma usar os nomes latinos dos deuses, por exemplo: Júpiter=Zeus; Plutão=Hades; Miverva=Atena. Quem preza pelos nomes gregos, terá outra decepção.

Apesar de tudo, o livro é bastante didático, nada complicado. A escrita de Bulfinch é agradável e ele até se atreve, em certos momentos, a dar seu ponto de vista. Seu conhecimento sobre mitologia foi fortemente influenciado por Ovídio e Virgílio.

Ao ler o título desse livro, até parece se tratar do “guia definitivo sobre mitologia”, o que seria um engano. Por ser uma obra publicada por um selo do Grupo Ediouro, a parte “livro de ouro” vem do Ediouro. É uma boa leitura, todavia, sem grande profundidade nos assuntos tratados.

“As almas não morrem jamais, mas sempre deixam uma morada para passar a outra.” Citando Ovídio, p. 278

Sobre a edição
Edição comum. Brochura, capa sem orelhas, miolo em papel offset (branco). É um livro de tamanho fora do comum, sendo maior que edições em capa dura. Dessa forma, cabem mais palavras e linhas nas páginas; se fosse uma edição de tamanho padrão, talvez o livro tivesse quatrocentas páginas, ou mais. É uma edição bem simples e frágil, meio molenga, mas não custa caro.

Tradução de David Jardim Júnior, que utiliza uma linguagem um pouco mais rebuscada, não muito erudita, porém longe de ser simplista. Essa tradução já está no mercado desde os anos 1980, e é um bom trabalho. Entretanto, parece que a editora não quis ter o trabalho de revisá-la, já que a ortografia não está atualizada, assim como algumas notas de rodapé. Como se trata de uma tradução do século XX, algumas notas fazem alusão a esse século. Porém a minha edição é de 2014 e as notas continuam fazendo alusão ao século passado, como se ainda estivéssemos nele. Faltou muito capricho aí, parece até preguiça. Cadê a revisão?

Há diversas pinturas espalhadas ao longo do livro, que ilustram o assunto abordado em cada capítulo. Isso é bem legal.

“Os gregos acreditavam que a Terra fosse chata e redonda, e que seu país ocupava o centro da Terra, sendo seu ponto central, por sua vez, o Monte Olimpo, residência dos deuses, ou Delfos, tão famoso por seu oráculo.” p. 13

Conclusão
Se você já leu outras obras sobre mitologia e possui certo conhecimento sobre o assunto, talvez ‘O livro de ouro da mitologia’ não seja o livro mais indicado, já que seu autor, Thomas Bulfinch, não aborda os mitos de maneira aprofundada. Os capítulos são apenas superficiais, funcionando como uma introdução para aqueles que ainda não conhecem muito sobre mitologia. O foco principal é a mitologia greco-romana, que toma boa parte do livro, entretanto outras mitologias também são apresentadas, como a egípcia, a nórdica, oriental, e há um capítulo que fala sobre os druidas — são mitologias apresentadas de maneira mais resumida ainda. Bulfinch, por ter estudado latim, utiliza os nomes latinos, equivalentes dos deuses gregos, o que pode deixar muita gente decepcionada, e gerar confusão. Uma leitura nada complicada, pois o livro é bastante didático e a tradução ajuda. A edição é bem simples e a editora poderia ter feito um trabalho de revisão melhor, atualizando a ortografia e algumas notas de rodapé. Não espere um livro profundo, mas sim uma boa introdução, para leitores iniciantes. Se esse for seu caso, vale a pena.

“Como o nome do deus significa tudo, Pã passou a ser considerado símbolo do universo e personificação da natureza, e mais tarde, enfim, foi olhado como representante de todos os deuses e do próprio paganismo.” p. 167

Minha nota (de 0 a 5): 3,5

Alan Martins

Visite meu blog!

site: https://anatomiadapalavra.com/2019/01/15/minhas-leituras-102-o-livro-de-ouro-da-mitologia-thomas-bulfinch/

Crislaine Ruano 29/05/2019

A dicionário da mitologia greco-romana
Para quem tem familiaridade com nomes como Zeus, Afrodite, Atena e Hades poderá sentir um pouquinho de dificuldade nas primeiras páginas, pois o autor em sua maioria aborda os deuses com a típica nomenclatura romana o que nos leva a nomes como Júpiter, Vênus, Minerva e Plutão, entre outros.

Um livro que pode ser considerado base para que gosta do assunto, pois contém os principais contos e lendas da mitologia greco-romana.

Marcus Oliver 08/07/2019

Médio, mas interessante
É um livro didático com a maioria dos mitos gregos e serve de base para futuras leituras, mas tem uma escrita um pouco devagar. Um livro para se ler uma vez e as vezes consultar em uma dúvida, porém não é o melhor livro sobre mitologia grega.