O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch




Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia


318 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Paulo Henrique 13/10/2021

Resumo da mitologia
Um livro resumo sobre as histórias da mitologia, escrito anos atrás mas que até o momento não deixou de ser referência. Recomendo para quem quer se iniciar nesse mundo muito interessante dos deuses.
comentários(0)comente



Nícea 23/03/2018

O livro esta recheado de contos da cultura grega e de outras culturas com uma leitura gostosa e envolvente. Os capitulos sao independentes entao é possivrl passear pelo livro na ordem que bem entender. As histórias grrgas sao contadas em uma mescla com as poesias que citam os seus heróis. Nos capitulos finais o autor nos apresenta de forma geral um.pouco da mitologia oriental, abordanfo.o Himfu, as Castas, Buda e Dalai Lma. Também um resumo da mitologia nortica.
comentários(0)comente



Pedraish 05/03/2022

Antiquado em partes
Passei o livro inteiro gostando da maneira com que o autor retrata os mitos, sendo que 90% do livro é composto pela mitologia grega, com diversas outras mitologias jogadas no final sem propósito nenhum a não ser o de poder se gabar de apresentar múltiplas culturas em um livro, porém em alguns momentos, e especialmente no final eu fiquei muito confuso com a maneira em que o autor trata algumas tradições gregas e de outras culturas e mitos, em específico chegando até mesmo a chamar o paganismo céltico de ignorante em comparação ao evangelhismo, como se fosse possível determinar objetivamente o valor destas culturas, sendo que ele até mesmo dedica uma porção final do livro retratando como os evangelhistas subjulgaram estes "ignorantes", sendo que isto de maneira alguma possui alguma relação com a mitologia até então apresentada, o que me faz pensar que o que realmente é ignorante é a maneira com que um historiador e autor renomado, que conseguiu representar perfeitamente a mitologia grega, trata outras culturas diferentes como se fossem inferiores da sua.
comentários(0)comente



AdamLeles 30/04/2022

Meh
Não tenho muito o que dizer, é um livro sobre mitologia com histórias que já foram contadas de várias formas e meios diferentes, não são só gregas, mais também algumas histórias nórdicas, das mais famosas pelo menos, a diferença desse livro para os outros é o detalhe, a discrição e a forma como ele conta a história é muito boa, nota 7
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 13/02/2020

A guerra de Tróia, Hércules, Minerva, Midas, as divindades rurais, a mitologia oriental e nórdica, os druidas são alguns dos temas tratados nessa obra que conquistou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. O leitor ficará fascinado com as mais encantadoras histórias e adquirirá conhecimentos indispensáveis à sua formação cultural. O autor, Thomas Bulfinch pensou nesta obra para desvendar alguns mistérios sobre a mitologia grega. O livro conta a história de vários deuses e heróis da Grécia antiga.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8500006714
comentários(0)comente



Gio 20/03/2020

Muito bom
Eu amo mitologia então a leitura foi maravilhosa, li todo de uma vez e pretendo ler mais livros assim
comentários(0)comente



Gláucia 30/04/2011

O Livro de Ouro da Mitologia - Thomas Bulfinch
Livro obrigatório para quem gosta de livros que contenha temas mitológicos, serve de base para a compreensão de uma série desses livros da moda.
É um pouco cansativo por causa dos inúmeros nomes de deuses, semi deuses, heróis, ninfas... Chega uma hora que precisamos parar, respirar e voltar as páginas para lembrar quem é quem, quem é parente de quem. Um livro para ser lido, estudado e consultado para complementar leituras que tem o tema por base.
comentários(0)comente



Senna 23/06/2011

O Livro de Ouro da Mitologia
Duvido muito que alguém nunca tenha ouvido falar em qualquer mito Grego ou Romano, que não conheça a história de nenhum deus, ou mesmo o nome de vários deles.Rei de Midas, que pediu que tudo que tocasse, virasse ouro.

Na antiguidade a mitologia servia para dar explicações sobre a origem e o funcionamento das coisas no mundo, hoje em dia fazemos isso através da ciência, o que não impede que a mitologia se mantenha viva em nossa sociedade. São inúmeros deuses e deusas que até hoje se mostram presentes na nossa sociedade, sendo cultuados, adorados, estão vivos em histórias e festas como os jogos olímpicos. A cultura Grega se fez marcar de uma forma que nunca morreu, quem sabe será eterna.

O livro conta inúmeras histórias carregadas de significados que não deixam de ser atuais, não cabe questionamentos sobre a veracidade do conteúdo, o que vale é admirar a beleza e a imensa criatividade com que esses povos construíram um mundo imaginário em que Tudo faz sentido, tudo se fecha e parece tão óbvio quando não se tem domínio tecnológico e aparato científico para entender o verdadeiro funcionamento das coisas.

Às vezes penso que nós, da mesma forma que eles fizeram, defendemos tanto nosso ponto de vista científico e propagamos ele adiante, queremos que prevaleça para a posteridade. Mas será que um dia não descobrirão o "verdadeiro" funcionamento das coisas do mundo, e o nosso entendimento será então somente um punhado de histórias bonitas e que fazem algum sentido pra quem não sabia ' a verdade'? Será que um dia nossa ciência também será uma mitologia expressa em livros por uma nova civilização mais evoluida?

Importante destacar ainda que o livro não trata somente da mitologia Greco-romana, mas também fala um pouco sobre outras como a mitologia Nórdica, Oriental, Hindu, Egípcia...

comentários(0)comente



Rodrigo 14/06/2013

Um livro muito interessante para quem gosta de mitologia não só grega, mas romana e nórdica. Traz uma série de histórias que contam os principais acontecimentos e, mostram as principais personagens cada uma com sua devida importância.
Confesso que fiquei um pouco frustrado, pois, o livro aborda mais o lado romano da história que não me agrada muito, mas ainda assim, a leitura é bastante proveitosa!
comentários(0)comente



História Nerd 03/07/2018

Bom pra quem deseja saber mais sobre mitos!
As religiões antigas não desapareceram por completo. As figuras mitológicas são o pilar da cultura ocidental. Histórias passadas de geração em geração, onde belas ninfas e corajosos heróis veem seus destinos nas mãos de caprichosos deuses
.
.
Encontramos os clássicos mitos de Midas, Orfeu e Eurídice, Prometeu e Pandora, Cupido e Psique, Eco e Narciso, Medusa, Perseu, Hércules, Zoroastro, Elfos, Druidas, Thor, Valhala, Valquírias, Pégaso, Centauros, Fênix, Basilisco, Unicórnio etc.
comentários(0)comente



Samuel Valdevino 03/01/2022

Uma odisseia nos mitos romanos
O livro é excepcionalmente fantástico, ele mostra diversos contos das antigas tradições Greco-Romanas, com Deuses, Heróis, monstros, reis e donzelas, descrevendo minuciosamente cada detalhe delas.
Usando apenas uma palavra, é possível descrever esse livro de forma facílima: Completo.
O livro é completo, com as mais diversas histórias de deuses e mortais, desde as histórias contadas em Roma a até mesmo pequenas pontas da mitologia egípcia, hindu e nórdica, apresentando ao leitor, diversos acontecimentos fantásticos que excitam não só a imaginação, mas também o corpo e a alma inteira.
comentários(0)comente



Alberto 19/12/2018

O livro de pedregulho da mitologia
- Um trabalho ruim de edição e péssimo de revisão, onde letras sumirem é permitido.

- A parte da mitologia romana é a mais chata. Muito mal escrita, ou problemas mais uma vez com a edição. Algumas histórias nessa parte são boas, e acabam servindo como incentivo para continuar lendo.

- Os últimos capítulos são os mais interessantes, escritos de maneira mais objetiva e onde mitologias como a nórdica são abordadas. Porém os erros de edição são tantos que espero que ninguém tenha sido pago por esse desserviço. Chamar de "livro de ouro da mitologia" é muito pretensão do marketing.
comentários(0)comente



Alan Martins 15/01/2019

Uma introdução a diversos mitos
Título: O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis
Autores: Thomas Bulfinch
Editora: Agir
Ano: 2014
Páginas: 360
Tradução: David Jardim Júnior

“O amor não pode conviver com a desconfiança.” (BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis. Agir, 2014, p. 93)

Os mitos acompanham o ser humano desde os tempos mais remotos, sempre despertando a curiosidade, o medo e a imaginação. Nesse livro Thomas Bulfinch reconta inúmeros mitos de diversas partes do mundo, com maior ênfase na mitologia greco-romana.

Banqueiro erudito
Thomas Bulfinch nasceu na cidade de Newton, Massachusetts, em 1796. Sua família não era muito rica, porém, possuía muitos contatos, o que possibilitou com que Thomas estudasse nas prestigiadas Boston Latin School e Phillips Exeter Academy, antes de ingressar em Harvard, onde se graduou em 1814.

Ele lecionou na Latin School por algum tempo, até conseguir um emprego em um banco. Apesar de não ter sido um “grande emprego”, o salário era bom e Thomas, que nunca se casou, tinha tempo para escrever após o expediente.

Além da mitologia greco-romana, o autor estudou a mitologia de diversos povos e culturas. Seus trabalhos sobre mitologia mais conhecidos são: ‘The age of fable, or stories of gods and heroes’ (1855); ‘The age of chivalry, or legends of King Arthur’ (1858); e ‘Legends of charlemagne, or romance of the Middle Ages’ (1863). O autor faleceu em 1867, aos setenta anos.

“O sexo feminino desempenha importante papel na mitologia grega, quer quanto ao número de personalidades interessantes, quer pelo valor dos atos praticados.” p. 180

Universo dos mitos
Como eu disse anteriormente, Thomas Bulfinch reconta inúmeros mitos, alguns orientais, egípcios, nórdicos, falando, também, um pouco sobre os druidas e Beowulf. O grande foco do livro é a mitologia greco-romana, onde diversos deuses são apresentados, com maiores detalhes.

Bulfinch sempre cita algum poeta clássico, como John Milton, dando exemplos de como tal autor utilizou determinado mito em sua poesia. Vale ressaltar que até mesmo Camões é citado, pois há uma influência mitológica em sua obra ‘Os Lusíadas’, e não é tão comum ver autores anglo-saxões citando colegas lusófonos.

Quem não conhece muito sobre mitologia e quer aprender um pouco mais, encontrará em ‘O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis’ uma boa introdução, que lhe dará certo conhecimento, por vezes superficial, porém suficiente para não ficar perdido ao encontrar citações em outras obras. Bulfinch até faz um resumo sobre obras clássicas, como ‘Ilíada’, ‘Odisseia’ e ‘Eneida’, afinal o livro não fala apenas sobre deuses, mas também sobre heróis.

“Assim, sejam quais forem os males que nos ameacem, a esperança não nos deixa inteiramente; e, enquanto a tivermos, nenhum mal nos torna inteiramente desgraçados.” p. 24

Nada profundo
Quem procura um livro profundo sobre mitologias, pode ficar decepcionado. O autor apresenta os temas de maneira superficial, como se fosse um resumo, uma apresentação. Se o seu interesse for a mitologia greco-romana, você sairá um pouco mais satisfeito, caso contrário, não crie grandes expectativas.

Um ponto negativo é a mistura de nomes gregos e latinos, que pode fazer o leitor se confundir. Como Bulfinch estudou a língua latina, ele costuma usar os nomes latinos dos deuses, por exemplo: Júpiter=Zeus; Plutão=Hades; Miverva=Atena. Quem preza pelos nomes gregos, terá outra decepção.

Apesar de tudo, o livro é bastante didático, nada complicado. A escrita de Bulfinch é agradável e ele até se atreve, em certos momentos, a dar seu ponto de vista. Seu conhecimento sobre mitologia foi fortemente influenciado por Ovídio e Virgílio.

Ao ler o título desse livro, até parece se tratar do “guia definitivo sobre mitologia”, o que seria um engano. Por ser uma obra publicada por um selo do Grupo Ediouro, a parte “livro de ouro” vem do Ediouro. É uma boa leitura, todavia, sem grande profundidade nos assuntos tratados.

“As almas não morrem jamais, mas sempre deixam uma morada para passar a outra.” Citando Ovídio, p. 278

Sobre a edição
Edição comum. Brochura, capa sem orelhas, miolo em papel offset (branco). É um livro de tamanho fora do comum, sendo maior que edições em capa dura. Dessa forma, cabem mais palavras e linhas nas páginas; se fosse uma edição de tamanho padrão, talvez o livro tivesse quatrocentas páginas, ou mais. É uma edição bem simples e frágil, meio molenga, mas não custa caro.

Tradução de David Jardim Júnior, que utiliza uma linguagem um pouco mais rebuscada, não muito erudita, porém longe de ser simplista. Essa tradução já está no mercado desde os anos 1980, e é um bom trabalho. Entretanto, parece que a editora não quis ter o trabalho de revisá-la, já que a ortografia não está atualizada, assim como algumas notas de rodapé. Como se trata de uma tradução do século XX, algumas notas fazem alusão a esse século. Porém a minha edição é de 2014 e as notas continuam fazendo alusão ao século passado, como se ainda estivéssemos nele. Faltou muito capricho aí, parece até preguiça. Cadê a revisão?

Há diversas pinturas espalhadas ao longo do livro, que ilustram o assunto abordado em cada capítulo. Isso é bem legal.

“Os gregos acreditavam que a Terra fosse chata e redonda, e que seu país ocupava o centro da Terra, sendo seu ponto central, por sua vez, o Monte Olimpo, residência dos deuses, ou Delfos, tão famoso por seu oráculo.” p. 13

Conclusão
Se você já leu outras obras sobre mitologia e possui certo conhecimento sobre o assunto, talvez ‘O livro de ouro da mitologia’ não seja o livro mais indicado, já que seu autor, Thomas Bulfinch, não aborda os mitos de maneira aprofundada. Os capítulos são apenas superficiais, funcionando como uma introdução para aqueles que ainda não conhecem muito sobre mitologia. O foco principal é a mitologia greco-romana, que toma boa parte do livro, entretanto outras mitologias também são apresentadas, como a egípcia, a nórdica, oriental, e há um capítulo que fala sobre os druidas — são mitologias apresentadas de maneira mais resumida ainda. Bulfinch, por ter estudado latim, utiliza os nomes latinos, equivalentes dos deuses gregos, o que pode deixar muita gente decepcionada, e gerar confusão. Uma leitura nada complicada, pois o livro é bastante didático e a tradução ajuda. A edição é bem simples e a editora poderia ter feito um trabalho de revisão melhor, atualizando a ortografia e algumas notas de rodapé. Não espere um livro profundo, mas sim uma boa introdução, para leitores iniciantes. Se esse for seu caso, vale a pena.

“Como o nome do deus significa tudo, Pã passou a ser considerado símbolo do universo e personificação da natureza, e mais tarde, enfim, foi olhado como representante de todos os deuses e do próprio paganismo.” p. 167

Minha nota (de 0 a 5): 3,5

Alan Martins

Visite meu blog!

site: https://anatomiadapalavra.com/2019/01/15/minhas-leituras-102-o-livro-de-ouro-da-mitologia-thomas-bulfinch/
comentários(0)comente



Crislaine Ruano 29/05/2019

A dicionário da mitologia greco-romana
Para quem tem familiaridade com nomes como Zeus, Afrodite, Atena e Hades poderá sentir um pouquinho de dificuldade nas primeiras páginas, pois o autor em sua maioria aborda os deuses com a típica nomenclatura romana o que nos leva a nomes como Júpiter, Vênus, Minerva e Plutão, entre outros.

Um livro que pode ser considerado base para que gosta do assunto, pois contém os principais contos e lendas da mitologia greco-romana.
comentários(0)comente



Marcus Oliver 08/07/2019

Médio, mas interessante
É um livro didático com a maioria dos mitos gregos e serve de base para futuras leituras, mas tem uma escrita um pouco devagar. Um livro para se ler uma vez e as vezes consultar em uma dúvida, porém não é o melhor livro sobre mitologia grega.
comentários(0)comente



318 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR