O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Aninha 13/09/2023

Esse livro foi uma experiência.

assim que postei que estava lendo, veio alguém elogia-lo e conforme eu lia só conseguia pensar que a leitura é realmente uma experiência única porque pouquíssima coisa nessas páginas me agradou.

apesar de ser intitulado como "o livro de ouro da mitologia", bem mais da metade é gasto apenas com histórias gregas que depois de um tempo tornam-se marcantes. apenas nas páginas finais o autor se dedica a outras mitologias, sendo a nórdica a segunda mais trabalhada.

isso me decepcionou bastante porque a mitologia grega/romana é sempre a mais comentada de modo que a maioria das pessoas já sabem as histórias. esperava deste livro um diferencial que só fui obter no final (e não vou dizer que não gostei, até porque achei as informações sobre a mitologia nórdica bem interessantes) e por estar tão nas últimas páginas, parece que as histórias foram passadas meio por cima - em contrapartida a maçante experiência grega.

o livro não é de todo ruim, claro. a escrita é fácil de entender e fluiu, tem algumas lendas interessantes... ele só não é um livro que me agrada.

Sonally.Cecilia 09/07/2022

Livro denso
Arrastei demais essa leitura, quase 6 meses. É uma leitura muito densa, quando se trata de mitologia são muitos nomes, muitos lugares, muitos links.... enfim, li todo de forma linear mas vou ficar usando como consulta.

Pedraish 05/03/2022

Antiquado em partes
Passei o livro inteiro gostando da maneira com que o autor retrata os mitos, sendo que 90% do livro é composto pela mitologia grega, com diversas outras mitologias jogadas no final sem propósito nenhum a não ser o de poder se gabar de apresentar múltiplas culturas em um livro, porém em alguns momentos, e especialmente no final eu fiquei muito confuso com a maneira em que o autor trata algumas tradições gregas e de outras culturas e mitos, em específico chegando até mesmo a chamar o paganismo céltico de ignorante em comparação ao evangelhismo, como se fosse possível determinar objetivamente o valor destas culturas, sendo que ele até mesmo dedica uma porção final do livro retratando como os evangelhistas subjulgaram estes "ignorantes", sendo que isto de maneira alguma possui alguma relação com a mitologia até então apresentada, o que me faz pensar que o que realmente é ignorante é a maneira com que um historiador e autor renomado, que conseguiu representar perfeitamente a mitologia grega, trata outras culturas diferentes como se fossem inferiores da sua.

Linne 31/12/2021

Não fluiu...
Basicamente terminei esse livro na raça por que já tem anos eu enrolando a leitura. Tenho ele desde 2014 ( é também me assustei) e comecei a leitura no mesmo ano.

Gosto muito de mitologia e achava que iria gostar da leitura (sqn). Achei a escrita maçante e às vezes um pouco confusa. Por isso resolvi ler capítulo por capítulo já que as histórias são independentes, uma ou outra que vão apresentar a mesma temática. E sim, eu não gosto de abandonar a leitura, porque no final eu posso descobrir uma obra prima ou passar raiva mesmo, mas pelo menos tentei.?

Amei ter referência de poemas de Byron, Milton e outros autores, mas mesmo assim ficou cansativo para mim e eu não tinha prazer em ler. Não foi uma leitura fluida ou que despertasse uma vontade de devorar o livro. E mesmo assim não acho um livro ruim, só não foi uma leitura que  funcionou comigo. Pode ser por momento, por estado de espírito ou por eu ter forçado a leitura.

Se você gosta de história e mitologia, leia esse livro. Ele merece uma chance. Só não espere um Percy Jackson da vida, por que não é.

Jorge 22/03/2022

Estimulante e Abrangente
Não esperava que este livro pudesse me fornecer tanto quanto forneceu. Muito abrangente com relação às grandes histórias do panteão greco-romano, este volume não é apenas um amontoado de explicações acerca dos deuses e heróis, mas algo muito melhor, uma coleção de tragédias e épicos clássicos.
O autor apenas introduz o mito da criação, para então nos contar inúmeras histórias, onde conheceremos os heróis e deuses de maneira mais detalhada ao longo do livro, além de citar muitos grandes poetas do séc XIX. Vale ressaltar as variadas ilustrações de pinturas e esculturas que acompanham a leitura.
Mais interessante são as designações romanas e latinas para os deuses, esta última eu desconhecia. Não fazia ideia de que Júpiter também chamava-se Jove.
Encerrando a arsenal greco-romano com os épicos da Ilíada Odisseia e Eneida, o autor ainda faz breve menção a outras culturas, entre essas, a nórdica, persa, hindu e outras...
Realmente, é o livro de ouro da mitologia. Você termina o livro conhecendo muito, mas muito mais do que antes.

Amanda Cabral 15/12/2020

Bagunçado
Sendo bem honesta, já introdução confundiu tudo. O autor utiliza os nomes dos deuses romanos (e entre parênteses os nomes gregos e afins), mas no final da mesma, ecoste um subtítulo com o nome de "divindades romanas (???)". Então se até aquele momento, lemos usando os nomes romanos, porque uma outra parte dedicada a este mesmo assunto?

Além disso, em alguns textos, o autor se refere ao mesmo Deus com o nome romano no início e no meio, do nada, utiliza o nome grego. Isso torna a leitura lenta e mais complicada num momento em que pessoas com uma memória ruim (como a minha), precisam ficar voltando no inicio para procurar os nomes gregos e romanos.

Para um futura edição, caso algum dia um ser de luz resolva ajudar, seria incrivel uma tabelinha com o nome grego e o seu respectivo romano.

Reclamações a parte, não é de todo mal, as histórias são interessantes e até que bem explicadas, não parece que foram varios contos jogados, houve uma preocupação. Principalmente na parte de deuses gregos/romanos.

Everson Rodrigues 18/12/2015

Análises descompensadas, mas leitura regular.
É interessante o modo didático que começa o livro e as análises sobre a mitologia grega prendem a atenção. As discussões sobre monstros mitológicos e sobre a origem da mitologia também são boas. Infelizmente o livro se propôs a discutir várias mitologias, mas foi tão breve em outras importantes como a egípcia que ficou meio frustrante. No mais, é uma leitura recomendada pra quem tem interesse no assunto e quer uma leitura leve.
Patricia.Paixao 27/01/2016minha estante
Achei que iria encontrar mais informacoes sobre a mitologia egipcia e seu politeismo fascinante.Mas fiquei descepcionada com isso.O autor poderia especificar "O livro de ouro da Mitologia Grega e Nordica",mas por 9.90 foi uma boa leitura.

thexanny 21/02/2023

O livro de ouro da mitologia
O livro é muito rico, além de contar muitos mitos, menciona vários autores, têm imagens o que ajuda bastante também. Como foi o primeiro livro que eu li de mitologia, ele cumpriu muito bem o que eu queria: um parâmetro da mitologia grega. O livro não é o mais completo, mas é um ótimo começo pra quem quer saber mais, te ajuda a entrar nesse universo mitológico.

Nena 07/11/2016

Para quem quer um resumão básico em um só livro, esse é o livro certo. Fala da mitologia grega, romana, guerra de troia, a odisseia de Ulísses, Pitágoras, mitologia oriental e nórdica. Tudo bem resumidão e com ilustrações. Ponto fraco: muito resumido, ilustrações em preto e branco e não cita as “coincidências” da vida de vários deuses com o cristianismo. Aliás, usou por mais de uma vez o termo “trevas do paganismo” referindo-se a uma religião muitíssimo mais antiga q o cristianismo, o q achei tremendamente desrespeitoso. Mas é um bom livro.
Vikevelyn 07/11/2016minha estante
Como sempre suas resenhas estão sensacionais (: vou ver se tem em pdf pq comprar um "resumao" nem compensa.

DouglasNickson 26/12/2016

Nem tão de ouro assim....
A proposta do livro e abordar as diversas mitologias, grega, romana, nórdica entre outras...
A ideia é boa, mas a execução nem tanto, o autor optou por não utilizar os nomes gregos, o que não gostei, é muito estranho ver ele chamando Zeus de Jupiter, Poseidon de Netuno, em certos momentos eu me perdia em saber de quem ele estava se referindo.

O Livro é muito resumido e tenta abordar historias de diversas divindades, porém tudo é altamente resumido e as historias são bem cansativas, a narrativa e meio entediante.

Talvez quem precise de um resumão sobre mitologia valha a pena esse livro, mas talvez algumas horas em uma wikipedia da vida seja mais proveitosa.

Bruna 02/05/2021

Resumidao
É o basicão sobre a mitologia, sobretudo grega. É legal pra ter uma visão geral sobre nomes dos personagens, seus relacionamentos e seus principais feitos. Mas as vezes é tãããão resumido que mal da pra entender direito o que rolou hahahah mas pra um primeiro overview eu curti.

Lindsey 23/03/2017

Fascinante
Hércules, Poseidon, Medusa, Apolo, Zeus.. provavelmente você já ouviu falar sobre esses deuses da mitologia, mas e Dafne, Actéon, Vertuno, Cadmo, Niso..? Além dos personagens abordados pela Disney, ou mais recentemente em Percy Jackson, existem muuuitas divindades mitológicas que são interessantíssimas. Isso se deve pelo fato de que na antiga Grécia (e depois Roma) a religião era baseada nesses mitos e seus heróis eram cultuados como deuses realmente. Assim como hoje você reza para Santo Antônio para tentar desencalhar, os gregos rezavam para Afrodite, a deusa da beleza e do amor. As histórias foram sendo passadas de geração a geração, influenciando tanto a religiosidade de outros povos, indo parar até em Dalai Lama, como também inspirando muitos pintores, músicos e autores, até hoje em dia, diga-se de passagem. Esse livro explica de onde tudo isso surgiu e suas principais curiosidades, e você passa a entender porque a mitologia ainda fascina tanta gente.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

Susan.Kelle 29/12/2020

Incrivel saber um pouco mais sobre a mitologia romana, mas confesso que a parte final quando sabemos um pouco mais sobre outras direntes mitologias me foi mais interessante. E, confesso, a maneira do autor variar a cada frase os nomes dos deuses (Jove, Jupiter, Zeus; Juno,Hera; etc) me deixou impaciente.

Dudu 30/11/2017

Mitologia em sua excelência
Conhecer a histórias e mitos dos deuses e heróis gregos/romanos é conhecer a nossa própria história e como do o próprio autor deste livro: a literatura necessita deste conhecimento para sua compreensão.
Thomas Bulfinch conta maravilhosamente cada história como se estivesse lá, explicando cada significado e algumas repercussões que cada ação tem.
Esta obra da Martin Claret é fabulosa em sua capa dura e ótimas ilustrações, sendo difícil a não leitura imediata deste obra tão rica.

Nícea 23/03/2018

O livro esta recheado de contos da cultura grega e de outras culturas com uma leitura gostosa e envolvente. Os capitulos sao independentes entao é possivrl passear pelo livro na ordem que bem entender. As histórias grrgas sao contadas em uma mescla com as poesias que citam os seus heróis. Nos capitulos finais o autor nos apresenta de forma geral um.pouco da mitologia oriental, abordanfo.o Himfu, as Castas, Buda e Dalai Lma. Também um resumo da mitologia nortica.