Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

Priscila 22/04/2024

Eramos Seis
Ganhei esse livro da escola no ano passado e tava parado pegando pó na minha estante KKKKKKK. Até que dei uma chance para ler e me surpreendi demais!!!!!!
A história, sim, é mais parada, porém esse é o propósito, retratar uma família normal junto de seu cotidiano. Me conectei com TODOS os personagens e chorei junto sim!!
Muito bom.

arthur1249 19/04/2024

I'd give all I have honey, if you could stay like that
Eu li esse livro pra escola e não me surpreendi porque a escola só escolhe livro chato pra gente ler???

Apesar de ter algumas cenas bonitinhas, eu achei a história MUITO chata em grande parte do livro

Era maçante e alguns dos monólogos da Dona Lola se estendiam demais

E eu sei que esse livro retrata a realidade, mas mesmo assim foi muito triste ver todo o esforço da Lola só pra ela ter aquele final

Tatiana Siqueira 04/04/2024

Éramos seis
Sucesso de público, conseguimos entender o sucesso lendo o livro. Bem escrito e com personagens aparentemente simples,mas com muitas camadas complexas. Vale a pena a leitura

Madame Marisa 01/04/2024

Eu amo esse livro! Quantas lembranças. Foi a segunda vez que li, na primeira vez, eu tinha 10 anos. No entanto hoje, sendo mãe, minha percepção foi muito maia intensa.
Que vida penosa, a da dona Lola. Uma mãe dedicada, esposa devota, viveu para família. Travalhou ate o ultimo minuto, tudo pelos filhos. E quem viveu pra ela?
Relações familiares são tão complexas.
Uma mãe que simplesmente amou. Amou e sofreu!

laviniax 30/03/2024

Minha mãe
Te amo dona lola, ainda vou dar muito orgulho à senhora!! um livro extremamente palpável (não tem ninguém que não conheça uma dona lola), emocionante e delicado. deveria ser mais aclamado pois é uma obra prima, as adaptações foram competentes à altura dessa história tão forte e ao mesmo tempo tão acolhedora, exatamente como o colo de uma mãe como dona lola.

Sabrina 28/03/2024

Terminei com o coração apertado, triste? tão bonitinho e doloroso, assim como a vida é. Conta a luta de uma família para sobreviver a pobreza e ter um futuro melhor, o crescimento dos filhos, as escolhas de cada um, as batalhas pela vida e a solidão, bem no estilo novelão. Não a toa foi gravada e regravada para televisão. Ainda como pano de fundo aborda o contexto histórico de sp na década de 20/30/40, as revoluções, o progresso da cidade, o papel da mulher na sociedade à época? vale ler com lencinho na mão.

Clara 26/03/2024

Lindo!
Amo esses livros de historinhas de família, acho tão aconchegante, apesar de que essa está longe de ser uma história totalmente feliz, conta a história de uma família que as poucos se afasta, ou pela morte ou por simplesmente se tornarem adultos. Senti muita pena da dona Lola e da solidão que ela sentia cada vez mais, uma mãe realmente faz tudo pela família e muitas vezes termina só...
De qualquer forma, a escrita é bem leve e fluída, um livro muito gostosinho de ler

gabi_rp 21/03/2024

A história de uma família cruzada com a do Brasil
Lindo livro sobre a história de uma família paulistana contada pelo ponto de vista da sua matriarca, Dona Lola.

Você consegue identificar o passar dos anos na vida da família com as fases que conhecemos da história do Brasil.

Uma reflexão impactante sobre o que realmente importa nessa vida, por mais que não tenhamos controle sobre o destino de cada um de nós.

Moony 20/03/2024

História da Vida
Esta será a resenha mais difícil de escrever. São tantos sentimentos por este livro. Posso iniciar dizendo o quanto essa releitura (segunda vez que leio) foi impactante, mais que a primeira vez que o li (lá em 2019).

Acho que todos conhecem a história de "Éramos Seis": uma mulher, sozinha na velhice, narrando toda sua vida com a família e os amigos. D. Lola, a narradora, é casada com Júlio e eles tem 4 filhos. Lola vai narrando suas lutas para criar os filhos, para sobreviverem numa cidade grande como São Paulo e num país cheio de desigualdades e injustiças. De 1914 a 1942, o livro trás cada batalha, cada sofrimento, cada lágrima derramada por D. Lola e por cada brasileiro desse período e, diria, até dos dias atuais. O livro pode ser datado, mas a história é atemporal.

Dois personagens muito importantes na história é a casa e os doces que a família Lemos recebe. A Casa é a grande conquista e isso reflete um período onde ter um teto era o que valia. Você poderia perder o emprego, por exemplo, mas ainda bem que tinha onde dormir. A Casa era a proteção da família e das memórias deles. A concretização de um lar. E aqui escrevo Casa com letra maiúscula porque ela é um personagem muito importante, tanto que o comprovante de pagamento da casa virou quadro. E o outro personagem importante são os doces que a mãe da Lola envia para ela e sua família. Eles marcam o tempo: no início, são seis doces, um para cada membro da família; no final, é só um.

Maria José Dupré conseguiu mostrar que a vida não segue como queremos nem como desejamos. Nem mesmo uma mãe pode escolher o destino dos filhos, por mais que isso doa.

Ler "Éramos Seis" trás muita emoção e reflexão. O leitor conhece uma São Paulo se modificando e conhece fatos da História da cidade e do país. Reler depois de assistir a última adaptação para a TV teve um gostinho a mais: cada parágrafo do livro se passava uma cena na minha cabeça. Aliás, a adaptação da novela foi excelente, com passagens bem similares.

Este é um dos meus livros favoritos da vida. Todos deveriam ler.

ingrid968 16/03/2024

Leitura gostosa, calma e saudosa
Amei essa leitura, muito gostosa, calma e saudosa. Parece que li a história da minha avó vivendo a vida dos anos 1900, uma viagem no tempo! Gostei muito do desenvolvimento dos personagens, principalmente dos filhos de D. Lola, todos com características que amei e odiei. Fiquei curiosa em resgatar os fatos históricos que são citados no livro (guerras/revoluções da época). Também amei ler a história pela narração de D. Lola, que mulher incrível e querida ?

Kamyle6 04/03/2024

Uma relíquia brasileira!
"Quanto mais velha eu ia ficando, mais forte me sentia contra as vicissitudes e as tormentas à minha volta; com o tempo, vamos aprendendo melhor os conflitos da vida; a própria vida vai nos ensinando a viver melhor, a compreender melhor e a sentir melhor. É a sabedoria da idade."

Me embrenhei profundamente na história desse livro. Aqui acompanhamos a vida de uma família no início do século 20; onde São Paulo ainda não era uma grande cidade; passavam seus dias na bela casa tão querida por todos, criando memórias. Seja na felicidade ou na dificuldade, eles eram seis.