Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

camila2170 29/07/2023

?já não éramos seis?
Um relato forte de uma mãe sofrida, dona lola.

O céu está sombrio e escuro, cinzento-escuro. O que foi minha vida em todos esses anos? Sacrifício e devotamento. E como viver sempre numa tarde assim de chuva, pesada de tris tezas. Mas não devo me lamentar; se fosse preciso recomeçar novamente, novamente faria da minha vida a mesma que foi de sacrifício e devoramento. Devo sentir-me feliz porque cada filho seguiu o caminho escolhido.

Cristina 20/07/2023

Li/ ouvi o audiobook por pura e espontânea pressão da escola ?, mas nao achei taooooo ruim assim
so esse inicio confuso

Clio0 18/07/2023

A magnum opus de Maria José Dupré traz em paralelo a formação de São Paulo como o coração do Brasil e a desagregação de uma típica família paulistana.

Ao mesmo tempo em que São Paulo ultrapassa os períodos de recessão e apogeu econômico acompanhados pela Revolução Constitucionalista, a família de Lola perde seu arrimo com a morte de Júlio. É a emancipação feminina que no Brasil nunca foi considerada pois nunca houve na história do país um período em que a mulher não trabalhasse, de forma que a grande virada não se dá com a personagem principal, mas com Isabel, sua filha que se envolve com um homem "separado"; o que pode parecer risível hoje, era acompanhado com escândalo até o fim da década de oitenta.

A morte do primogênito que realizaria o sonho brasileiro de ter um "doutor" na família. O sumiço de um filho, o afastamento de outro pela escalada social. Dupré expõe a história que todos têm e nada permanece sem dor e sacrifício.

Essa obra merece todos os láureos que recebeu.

A escrita é relativamente simples e pode ser facilmente entendida por crianças na faixa dos dez. Recomendo a todos.
Marcos Aurélio 18/07/2023minha estante
Ahhhhhhh a Série Vaga-Lume ????

Cris 18/07/2023minha estante
Assisti a novela quando passou no SBT. Quero ler o livro!

Clara.Duarte 16/07/2023

éramos seis - maria josé dupré
Fui arrebatada por esse livro. não consegui parar de ler. a história te prende muito e faz você se sentir parte dela. vibrei com as alegrias da família lemos e lamentei as tristezas junto com ela.
dona lola é uma protagonista maravilhosa, e apesar de ser uma mãe de família narrando sua vida no século XX, tenho a sensação que toda mulher carrega uma dona lola consigo.
extremamente cativante, melancólico e apaixonante. não sei mais o que dizer.

Alisson 27/06/2023

Esse livro foi escrito para os amantes do conservadorismo (o que não é o meu caso). Apresenta pai de família machista, D. de casa superprotetora e filhos mimados.
Mas, é preciso considerar a época em que foi escrito, é o que dizem.

olivkholin 27/06/2023

Chorei igual uma cadela
Eu amo e odeio esse livro. Foi um dos primeiros livros que me fez chorar como se não houvesse um amanhã.

Giulia Benício 18/06/2023

Belíssimo
Uma ótima leitura! Não me prendeu muito no começo, confesso, mas depois fui pegando o ritmo da leitura.
A história é muito bonita e melancólica ao mesmo tempo
O livro conta a história de uma mãe, seus filhos e seu marido e todas as dificuldades que a família passou.
Ele nos leva a refletirmos sobre a vida, o tempo, a partida e a perda de pessoas queridas, a solidão, o fim da vida.
De fato, é um daqueles livro para "sair da bolha"!

Paula 18/06/2023

Triste
Tenho 2 filhos pequenos e é impossível ler esse livro e não chorar. A gente sabe q os filhos crescem, vão embora e tudo muda, mas tenta ignorar e focar no agora. Foi doloroso ler.

Renata 12/06/2023

Tudo podia se
extinguir e morrer, mas a lembrança de cada um viveria comigo até a morte,
inextinguivelmente.

plucas2003 12/06/2023

Muito atual
É incrível a dinâmica da família média brasileira e esse livro de maneira bem emocional, nós mostra que muito daquilo ainda acontece. O livro é sensacional, a história prende mas senti que algumas partes poderiam ser mais bem desenvolvidas e detalhadas. Eu acho ainda mais sensacional a contradição capitalista escancarada nesse livro e ainda assim personagens tão cegos por falácias, inclusive Alfredo.

Wanderreis 03/06/2023

Ano da publicação original

1943

A história de Dona Lola e sua família, uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade do marido, Júlio, e dos quatro filhos.

JuSouza 28/05/2023

A história é marcada por reviravoltas, tragédias e momentos de esperança. Os personagens são retratados de forma realista, com suas virtudes, defeitos e dilemas pessoais. Dona Lola é uma figura cativante, uma mulher forte que enfrenta as dificuldades com coragem e determinação, sempre colocando o bem-estar de sua família em primeiro lugar.

Iris.Loureiro 27/05/2023

Éramos muito...
A princípio só começei a ler este livro por já ter virado (3 vezes) novela, mas nunca as assisti, então fui ver pela história original o por que das pessoas gostarem tanto. Ela é uma história simples, mas emocionante, e que mexe no coração, principalmente das mães.