Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

Glória Virgínia 18/08/2022

Agora somos quatro mas éramos seis. Ou algo assim dito por Lola(sinto que já a conheço bem para chamar pelo apelido). A vida não foi tão boa com ela. Esse foi um dos livros que passou como um filme na minha cabeça. Eu não me senti participante dos eventos,mas, eu os assisti de perto. Foi emocionante, triste e intrigante na maior parte do tempo.
Ótima escrita, fiquei cansada em algumas partes porem, fluiu como água em sua maioria.

Noemy 17/08/2022

Um dos meus livros brasileiros preferidos: QUERO reler???
Este livro é um dos livros mais incríveis, mais bem feitos e um dos mais devastador que eu já li da literatura brasileira.
Sim provavelmente irei ler para ter o meu coração novamente despedaçado....
É aquele tipo de livro que compensa você sofrer, você lê e você ter aquela memória remoendo por dentro do seu cérebro...
Eu tenho um apego emocional com este livro pois foi um dos primeiros contatos que eu tive com esse tipo de leitura que é um romance parecido com tragédia.
Eu só recomendo a todos e espero que o Brasil inteiro Leia esse livro.
Ellen Fidelis - @geekerela_ 24/08/2022minha estante
Nossa só pela novela já era meio meio triste. Imagina o livro

Noemy 25/08/2022minha estante
É lindoooo

Isabel729 08/08/2022

Éramos seis é um livro clássico que te faz sentir empatia pelos personagens e em algum momento você se sente inserido dentro da obra, só isso já vale as cinco estrelas. Você se apega tanto à história que se esquece de que foi avisado que há um final melancólico, e olha que eu já tinha até assistido a novela.
Maravilhoso, recomendo.

Thalia 22/07/2022

A história me lembrou muito a série 'This is us' na qual conta a história de uma família, passando pela juventude dos pais, a infância dos filhos até atingirem a idade adulta e formarem sua nova família, a diferença está na perspectiva, em Éramos seis vemos a história sobre o olhar da mãe e na série cada capítulo mostra a perspectiva de um personagem diferente. São história bonitas porém melancólicas, que nos mostra a brevidade da vida.

Vitória 𪼠18/07/2022

A obra retrata a vida de Lola e sua família, desde a infância ate a vida adulta começando a ser contada no final de 1914. Se concentra em São Paulo e Itapetininga. O livro trás muitos acontecimentos importantes na historia brasileira como a gripe suína e a primeira guerra mundial sendo vistos e vividos por uma singela familia. Ademais aborda os desafios que a família enfrentava diariamente para conseguir o básico para viver.
A obra é narrada pela personagem Lola, feita em primeira pessoa. O livro possuí uma narração muito leve que nos trás a sensação de estarmos em uma roda de conversa e conhecêssemos os protagonistas, fator que nos trás grande conexão com os personagens. Contudo no começo pode ser complicado identificar quem ou com quem se fala, por isso tive que voltar algumas páginas para conseguir compreender. Na narração os personagens vão sendo descritos de maneira indireta, além de durante a trama acompanharmos o amadurecimento de cada membro da família ao longo dos anos e seu desenvolvimento.
Uma situação muito retratada no livro foi a submissão da mulher, cenário muito comum no século passado, século em que se passa a narrativa. Dela não poder sair sem autorização, ter a obrigação de servir o marido, ser obrigada a fazer coisas indesejadas, não poder u muito por ser tão esforçada e dedicada a seus filhos. Me emocionei com o final. Um dos meus livros favoritos.

12/07/2022

Nostálgico
Que livro... tocante, sensível. Resume-se unicamente ao amor incondicional de uma mãe, aos seus medos e sacrifícios pelos filhos.

Tenny 28/06/2022

MEU LIVRO FAVORITO DA SERIE VAGA-LUME
Minha mãe, meu irmão e eu sentaram-se juntos para ler este livro enquanto comprávamos os personagens com as pessoas que conhecíamos e a nos mesmos. Muitas lições de vida e família são ensinadas, além de reflexões profundas sobre a finitude da vida.

aline 18/06/2022

mãe quer dizer sacrifício
minha vó é a mãe mais mãe que conheço, tem uma crença ferrenha no sangue e nos laços estabelecidos por ele toda a vida. a tolerância absoluta, a gentileza, a cumplicidade. coisas que por mais que eu tente não consigo entender e que até me revoltam às vezes, ela faz quase como se fosse compelida por uma força etérea. éramos seis me fez enxergar pelo prisma dessa mãe que tenta a todo custo costurar os filhos na sua rotina pacata, árdua e com escassos momentos onde não há preocupação com dinheiro ou com saúde, onde se procura algum brilho de felicidade nas coisas simples. mas como a vida nos ensina e como ouvimos falar vez ou outra: as mães criam os filhos para o mundo. e invariavelmente, dona Lola, a protagonista, vê os seus se dispersando pelo tempo, convocados pelos seus próprios ideais e paixões. através da narrativa em primeira pessoa, o leitor sente a dor excruciante dessa mãe, que se pergunta muitas vezes se todo o seu sacrifício foi em vão ao ver-se sozinha já ao fim da vida, e que encontra consolo no entendimento de que seus filhos são felizes apesar de não terem seguido o caminho que ela imaginou para eles. o livro tem passagens lindas, com um forte teor religioso, e apesar de eu não ser ligada a nenhuma crença me emocionei muito (em parte por ter associado a protagonista à minha vó). a autora também introduz algumas discussões políticas pontuais, embora eu tenha sentido um certo tendencionismo entendi que ela estava sujeita ao pensamento de sua época. no geral, gostei muito da leitura e chorei horrores com o final.

Esther 15/06/2022

Excelente livro
Gostei muito desse livro. Conta sobre a vida de uma família de São Paulo com toda luta de quem conta as moedas para suprir suas necessidades.
Um livro muito importante de se ler, principalmente jovens de 20 e poucos que começaram a vida agora. Que precisam trabalhar e cuidar de suas famílias.
Achei muito bonita a escrita, com vocabulário de época, sendo possível imaginar muito bem o cenário e o jeito dos personagens.
Me surpreendi e vou recomendar a todos.

PRETO 13/06/2022

Apesar de fazer parte de uma coleção infanto-juvenil, li éramos seis somente depois de adulto, e não me arrependo disso, pelo contrário, já tendo uma bagagem de história vivida, surtiu um efeito muito melhor, ainda mais depois de ser pai. Livro lindo, onde d. Lola narra histórias de sua família, sem dúvida uma obra de arte nacional. Nota 10

Amanda 06/06/2022

Éramos Seis, de Maria José Dupré
Eu tinha 10 anos quando assisti a novela Éramos Seis (a versão do SBT). Muitas vezes acompanhada da minha vó. A capa do livro, da versão vagalume, também faz parte de minhas lembranças pois estava ali, na estante dela.

Ler ele agora foi uma mistura de emoções...

Acompanhar a história de Dona Lola não é fácil. Sua vida ao lado do marido e seus quatro filhos é marcada por muito amor e atenção da matriarca mas também muito trabalho, humildade, desapontamentos e perdas. Ler os pensamentos de Lola frente a sua luta em cada momento foi marcante pois me fez pensar em outras Lolas da minha vida.

Mas eu disse que foi uma mistura de emoções! Apesar de terminar com o olho mareado senti muita alegria em ler esse livro pois me levou a lembrar de quando acompanhei pela primeira vez essa história, numa época tão gostosa e ao lado de uma pessoa tão amada.