Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

Czarcesar 17/02/2023

Quase uma viagem no tempo. É muito triste, você sofre junto com os personagens, mas é realmente incrível

Italo 11/02/2023

Já não éramos seis, como um ano antes
Dolorido e melancólico: conta-se a história da família Lemos através do ponto de vista de dona Lola - submissa às vontades do marido detestável na qualidade de esposa e completamente devota aos filhos na qualidade de mãe. Numa linguagem maravilhosamente despretensiosa, somos guiados através dos anos pelas conquistas e perdas dessa família tendo não raramente panoramas históricos como plano de fundo; também temos um retrato competente da classe média, e vemo-lo na forma com a qual a família resiste em despedir a empregada da casa mesmo não tendo dinheiro sequer para comer ou nas eventuais falas racistas e classistas que reproduz. Há na construção de uma das personagens, e em suas atitudes e destino, um anticomunismo bem tacanho. O final do livro é bem emocionante, em especial um episódio um tanto anterior ao seu desfecho. Fica-se-nos um peso na mente, uma abertura no coração e um amargo duradouro na boca.

João Luiz Ramos 22/01/2023

Trágico e emocionante
O livro começa lindo, com todos os personagens cheios de sonhos e esperanças. Mas ao decorrer dele percebemos que o principal vilão é a própria vida. Recomendo demais!!

Elle.Marques 21/01/2023

Luta e sobrevivência
Éramos seis é um romance histórico/drama que acompanha a vida de uma família em um período de 30 anos, começando em 1924. O livro consegue perfeitamente mostrar a luta e sofrimento de uma família de baixa renda brasileira, e a autora não teve medo de explorar situações do cotidiano como a desvalorização dentro de casa, sistemas políticos (capitalismo e comunismo) e o processo de luto.

Beatriz 16/01/2023

História triste, mas palpável
Marido detestável, filhos detestáveis, memórias de uma São Paulo que conheço e desconheço. Através de D. Lola, entramos numa história que tanto vemos nos dias da família brasileira: casal monta família, vem os filhos, eles crescem, criam asas e voam. Conhecer a intimidade da família Lemos através de sua matriarca deixa o leitor reflexivo sobre as relações familiares que já estamos habituados, mas sem um acalento de momentos bons ou finais felizes. Apenas fragmentos de momentos alegres.

Sofhia.Schmoeller 15/01/2023

Éramos Seis
Gostei muito do livro, traz assuntos importantes, e a realidade de muitas famílias brasileiras. A escrita é fácil e te envolve, fazendo você conhecer mais os personagens.

5o005 15/01/2023

Finalmente terminei! Essa foi uma leitura demorada, pensei em abandonar várias vezes. Fiquei um ano sem ler, mas resolvi voltar a algumas semanas... É um livro muito emocionante e muito triste, mas acredito que vale a pena, pois me fez refletir sobre a vida...

Murilo.Barbosa 15/01/2023

Éramos seis
Que belezura de livro, encantador do começo ao fim, repleto de situações comoventes entre todos os personagens. Ao ler, senti como seu eu os conhecesse a todos e fossem da minha família, da minha roda de amizades ou pessoas que circulam o meio em que vivo.
Estou super ansioso para ler a continuação, o livro 'Dona Lola'.

Santosmalu 14/01/2023

Resenha ?
Éramos seis conta a história de Dona lola, uma mulher forte, batalhadora e que nunca desistiria de seus sonhos,principalmente de seus amados filhos, os quais que ela defendia com unhas e dentes!
Já seu marido Júlio com quem gerou seus quatro filhos: Carlos de nove, Alfredo de sete, Julinho de cinco é Isabel de dois anos no início da narrativa.
Júlio Abílio De Lemos é o famoso chefe da família tradicional brasileira, que, por trás de seu enredo ( sua morte ) deixa as coisas um tanto quanto pesadas para a família.
Uma família de classe baixa com a quantidade de filhos encontrados na Avenida Angélica, na capital paulista local onde a família viveu por 12 anos.
O livro apresenta contos reais para uma família real com problemas a serem resolvidos. As críticas sociais são importantes para o enredo do livro, quanto mais vc sabe mais fica pesado
( no meu ponto de vista)
Confesso que. Éramos seis faz parte da série de livros de fansatia" Vagalume " quando o livro foi lançado foi um choque para seu público alvo, que portanto já estavam acostumados a altas fantasias, para um livro de drama de família brasileira.
( um pouco pesado em alguns pontos)

Lorena1035 31/12/2022

Nunca vou esquecer
Eu li a uns 5 anos atrás e adorei, aí comprei de novo. A segunda leitura foi melhor ainda, quando li pela primeira vez não entendi direito a parte política e a história do Alfredo, hoje é meu preferido!

Sarah 30/12/2022

Que livro sensível e emocionante! Chorei em várias partes. Uma das melhores leituras que fiz este ano.

Vent 27/12/2022minha estante
É da série vagalume?? Tem uns mt bonsss dessa série

Lorena.Mireia 20/12/2022

Sacrifício e devoção maternal
Éramos Seis é um romance de Maria José Dupré que gerou diversas adaptações na teledramaturgia nacional.
Dona Lola, a narradora e mãe desta tradicional família composta por ela, seu esposo e seus quatro filhos, é o perfeito retrato maternal do nosso país: uma mulher batalhadora e inteiramente devotada à sua prole; alguém que não mede esforços para ver a felicidade dos seus filhos. O seu esposo, Júlio, é um pai rígido, conservador, mas que apesar de seus vícios e defeitos, ainda deixa transparecer em alguns momentos um centelho de sensibilidade. Carlos, o filho mais velho, é estudioso, responsável, ajuizado e o favorito da mãe. Alfredo é o oposto deste último; um filho rebelde que não tem apreço pelos estudos e que execra a rotina, gosta de se aventurar no desconhecido e ao crescer vai à luta dos ideias nos quais acredita. Julinho é o negociante da família, mostrando desde a tenra idade sua habilidade com as finanças. Isabel, a caçula, herdou o temperamento forte e a tenacidade do pai.
Dona Lola nos descreve os acontecimentos corriqueiros de sua família, os eventos felizes, as conquistas, os infortúnios e as inevitáveis vicissitudes da vida.
Portanto, é uma obra que suscita diversos pontos interessantes: o contraste entre a efervescente vida urbana e a pacata vida rural, a abnegação materna, os costumes que vigoravam em meados do século XX, a desigualdade social, e, sobretudo, a inexorável finitude humana.

Hiroshyy 08/12/2022

N sei se gostei muito das histórias e dos dramas q havia na história,n era a quelas q me prendia e me fazia pensar ?ahh vou ler até acabar?mas sabe gostei até,foi um +/- !!