Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

Hiroshyy 08/12/2022

N sei se gostei muito das histórias e dos dramas q havia na história,n era a quelas q me prendia e me fazia pensar ?ahh vou ler até acabar?mas sabe gostei até,foi um +/- !!

Gabriel.Faria 03/12/2022

Excelente leitura
Fui teletransportador para o início do século passado nessa leitura. Pude relembrar como era a vida sem muita tecnologia, sem e-mail, WhatsApp e até mesmo o telefone. Como era a vivência das famílias. Relembrar que as pessoas comiam todos juntos à mesa, e no quanto a tecnologia tem impactado as nossas vidas. No início, a tendência é sempre que a casa fique cheia com os filhos. Com o passar do tempo, cada um vai atrás dos seus sonhos e, aquela casa que antes era cheia e alegre fica vazia e triste. Devem existir muitas Lola?s sofrendo por aí. Talvez, até dentro de nossas famílias. Foi uma leitura muito prazeirosa!

murilohsi 02/12/2022

saudades
esse livro me faz sentir um aconchego tão grande... sei lá, sinto falta dele. foi um dos livros que eu mais gostei, a história é super bem escrito e levinha de ler

Sem estante 02/12/2022

Devoção e amor incondicional
Um livro que mostra claramente quão forte o amor de uma mãe pode ser e quão implacável o tempo é. Dona Lola viveu devotada à família e um a um viu os seus partirem quer seja indo atrás de seus sonhos e vontades quer seja tendo sido reclamados pela morte. Ela viveu intensamente tudo o que lhe ocorria, apesar do sofrimento nunca deu as costas para os fatos que se sucediam.

Lutou bravamente para que os filhos tivessem o melhor e viu quase todos realizarem seus sonhos. Com o tempo a passar os que eram seis no fim se tornou apenas ela e sua saudade, a devoção e amor pelos filhos e a solidão resignada de seus últimos tempos.

Um livro maravilhoso, escrito de uma forma tão humana que parece que estamos sentados cara a cara com dona Lola e ela contando tudo que se passava. Todos deveriam ler pelo menos uma vez.

johan 23/11/2022

Uma história deprimente e emocionante! Ao decorrer do livro é mostrado o sacrifício de D. Lola para dar uma vida boa aos seus filhos e também nos ensina muitas lições que devemos levar para a vida.

Caio 17/11/2022

Um livro sensível que, tendo a São Paulo da primeira metade do século XX como pano de fundo, com suas duas revoluções (a de 1924 e a de 1932), nos apresenta a uma família - e à própria vida - em processo. Acompanhamos o crescimento dos filhos, os sacrifícios, as angústias, os pequenos e grandiosos alentos, a felicidade dos momentos singelos. A memória dos Lemos faz pulsar a de cada família exatamente naquilo que reconhecemos como universal nas nossas singularidades. Um livro, enfim, sobre a travessia da vida e seus (des)caminhos.

Micheli.Maclin 13/11/2022

Vida de mãe
O livro faz pensar sobre nossos desejos sobre o futuro dos nossos filhos e as vontades e desejos deles. Amor e acolhimento de mãe são as lições de D. Lola.

téfi 03/11/2022

Eu li por conta de um trabalho que tinha que fazer para a escola. Confesso que não gosto muito desse tipo de histórias, porém, nada mal.
Se eu fosse a protagonista, juro que eu só chorava e não conseguiria seguir minha vida com tanta tristeza acontecendo ao meu redor.

Júlia 16/10/2022

bem família tradicional kk
é o livro favorito da minha mãe, li por indicação dela e gostei bastante. óbvio que não concordo com muita coisa q tem nele mas é um livro top q mostra o cotidiano de uma família, mais pela visão da mãe

Nanda 07/10/2022

Éramos seis
Uma história extremamente linda e triste, a história dessa mãe guerreira é exemplar e acredito que não seja muito diferente do que acontece com a maioria das famílias. Como é lindo valorizarmos nossas mães. Lembrarei dessa história por um bom tempo!

"Me diga uma coisa. O que não se perde neste mundo? Tudo se perde.
- o dinheiro, a honra, o nome, o marido, os filhos, a mocidade, a beleza, os cabelos, os dentes, a vista, o ouvido... O que mais? Os bens terrenos como a casa que a gente gosta, as joias, o gato de estimação, a mobília, mãe, pai, irmãos, amigos. Não se pode perder tudo? Até uma perna ou um braço a gente pode perder na hora de atravessar uma rua. Tudo o que a gente mais quer bem perde. Por que orgulho então? Orgulho é pra gente besta, pros burros, já disse."

cadáver 02/10/2022

planejo ver a novela
tinha potencial mas aí ficou previsível e extenuante! mtos detalhes e nem bem contados, tem uns marcos históricos importantes mas n vai mto além disso.

Cat Lu 30/09/2022

Eram seis, agora só sobrou um
Dona Lola é quem conta essa história. Mãe de quatro crianças, que vemos crescer durante o livro; pobre e muito trabalhadora. Lola é a representação da mulher de classe baixa da época, e ainda é muito identificável. Durante todo o livro, D. Lola só faz uma coisa: se sacrificar por seus filhos. Ela é o ideal de mãe, e tudo que ela faz é por eles.

Os acontecimentos são muito tristes. Contudo, não sofri com a personagem como acontece quando leio outros livros; entendi a dor dela (que é muito bem retratada), mas não a senti (com exceção do final, que me deixou bem triste). Mas acho que foi uma coisa minha, já que todos que já leram falam que acharam o livro muito emocionante.

É uma boa leitura. Os acontecimentos não são tão extraordinários, já que retratam a luta de uma família de baixa renda, o que está no cotidiano de muita gente. Mesmo assim, não é uma leitura chata nem monótona. As personagens são muito familiares, o que faz com que a história seja simples de se envolver.

Recomendo para quem quer uma leitura simples e cheia de sentimento.

amy 25/09/2022

Sensível, encantador, delicado
Éramos seis conta a história da família Abílio de Lemos ao longo dos anos, suas comemorações, mudanças, sonhos que vêm e vão, pessoas que vem e vão.

Luana 12/09/2022

O livro conta uma história um pouco diferente da novela de 2019 (e acho a versão da novela melhor), mas a crítica em relação à política que acontece dentro do livro é muito mais desenvolvida.

Acredito que se a obra fosse mais atual, Dupré não seria tão subjetiva nas críticas ao sexismo e machismo que as mulheres sofrem dentro de casa, mas trazendo para o contexto dela, foi uma ótima estratégia para alcançar mais público e criticar essa problemática.