The Picture of Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - The Picture of Dorian Gray

Furlan3 11/07/2023

Eu já tinha lido esse livro antes, mas nunca essa edição, e valeu muito a pena! Porém recomendo ela como releitura mais do que primeira leitura. Todos os adendos feitos no início, a ênfase na importância histórica do livro contando seu impacto, as diferenças de edições, nos fazem realmente entender como um livro pode ser politicamente poderoso!

isabela.ibrahim 05/07/2023

"the artist's life was his most piece of art."
Que livro!! Eu realmente gostei muito desse livro, e eu simplesmente amo a escrita do Oscar Wilde. A história é incrível e fluída, além de eu achar a história muito interessante. Mas eu só não dei cinco estrelas porque tem alguns pontos que eu não gostei ao longo do livro: O fato de o Oscar Wlide ser machista, gente! Tem umas frases muito inacreditáveis e que fiquei revoltada, falando que a mulher não tem nada pra dizer e que qualquer merd@ que o homem faz, é sempre por um bom motivo. E sim, eu sei que também é por conta da época. Mas o livro em si é incrível!!

Laura 28/06/2023

The Picture of Dorian Gray
Amazing book, but that are some miss information. A suppose the original book is more complete. I read it for school.

Gabi books 24/06/2023

Favoritado
Demorei anos para pegar e ler a versão em inglês, e amei muito. A escrita e os ensinamentos de Oscar Wilde inspiram as nossas mentes até os dias de hoje.

Amanda Bonfim 15/06/2023

Eu simplesmente amei essa história! Li a versão adaptada em inglês para um trabalho da faculdade. Devido ao tempo que tinha, optei por essa edição (mais curta, porém muito boa)! Para quem está em um nível intermediário de inglês e está se imergindo no mundo da leitura, esse é um ótimo livro! Super recomendo! Agora, estou com vontade de ler a versão completa, sem censuras, o texto integral. Vou esperar apenas um tempo, para a (re)leitura ser mais proveitosa. De tudo o que refleti, fiquei divagando na fragilidade que é a vida... é fugaz, é rápida e se não soubermos vivê-la, podemos perder muita coisa!

gabytes 09/06/2023

Minha resenha + comprida é sobre um livro que n gostei haha
O critério que usei pra avaliar o livro foi a minha experiência de leitura, e não o meu julgamento sobre a qualidade do livro. Outra observação importante é que eu, sem saber, li a versão censurada. Não sei até que ponto as duas versões se divergem, portanto isso pode ou não fazer uma GRANDE diferença na minha opinião final. E como não tenho interesse de ler novamente, ficaria contente se alguem que leu as duas versões quisesse comentar as diferenças mais relevantes.

Bom, eu conheci o personagem Dorian Gray por meio de uma adaptação de TV, então já tinha uma certa ideia sobre sua personalidade narcisista, seu estilo de vida hedonista, etc.
Desde então tive curiosidade de conhecer sua "história de origem", e o que o moldou no que ele é. Lendo, descobri que não foi o "que" o moldou, e sim, "quem". Não existiria o Dorian Gray na sua forma mais desprezível sem mais 2 personagens centrais: o Basil e o Lorde Henry.
O Basil seria o que mais se aproxima de uma "boa influência" na vida de Dorian. Já o Lorde Henry, a má influência, foi a figura por quem Dorian se sentiu mais instigado. Essa reflexão sobre a verdadeira natureza do Dorian (se ele teria ou não se tornado naquilo sem a influência desses personagens), e as partes relacionadas diretamente à pintura foram os únicos pontos positivos pra mim.

O motivo principal da leitura ter sido tão sacrificante pra mim, foram os personagens. Não tem jeito melhor de dizer isso, mas os achei insuportáveis, ou não gostei da maneira que alguns foram retratados.

O Dorian primeiramente, soa constantemente como um garotinho mimado que faz pirraça quando não consegue o que quer. Ele mal tem personalidade e opinião própria, realmente se tornou um produto da "experiência" do lorde Henry.

O Lorde Henry é o mais insuportável de todos, sei que esse era o papel dele na trama, mas não deixa de ser massante passar a maior parte do livro lendo suas divagações filosóficas cínicas e por muitas vezes, misóginas. Eu revirava os olhos toda vez que ele começava a falar, principalmente sobre mulheres. Entendo que esse é o reflexo do pensamento na época, mas volto a dizer que páginas e páginas da mesma coisa fica cansativo.

Já a minha impressão sobre o Basil, vou dar o benefício da dúvida, pois quero acreditar que a versão reeditada que li cortou ou modificou muitos diálogos significativos relacionados ao seu sentimento por Dorian. A tensão romântica estava implícita, mas pela "fama" do livro eu estava esperando que fosse algo mais claro. Até que houve uma espécie de "declaração", e ele basicamente admitiu que idolatrava o Dorian pela sua ARTE. Isso me deu a impressão do Basil ser tão egoísta quanto o próprio Dorian em relação à Sybil (amar apenas o ideal artístico, não a pessoa em si).

Uma pena que li a versão incompleta, não acho que seja um livro ruim, pelo contrário, acredito que muitos o ame pelos mesmos motivos que eu não gostei (espero que não pela misoginia, mas pela complexidade dos personagens kkk)

Milly86 14/04/2023

The picture
O homem que matou a própria alma de tão horrível que ela era.

Esse livro nos ensina que as nossas ações dizem muito mais sobre nós, do que a nossa própria aparência.

A beleza se perde quando olhamos para a alma de uma pessoa.

Amei a escrita super fácil de comprender, recomendo pra quem já tem um nível médio de inglês.
É uma história bem curta e resumida da original, mas vale super a pena.

Lara 06/04/2023

Releitura de um dos meus favoritos. Incrível como em cada leitura, descobrimos coisas novas. A meta da próxima releitura é ler o texto original, não ?censurado?.

Roxie 31/03/2023

Dorian gray
Quando eu comecei eu tava morrendo de medo de não entender o livro pq além de ser clássico eu peguei a versão em inglês, mas acabei não tento tanta dificuldade em entender o contexto, tirando uma frase ou outra que era mais complexa. eu dei 3,5 pq eu peguei a versão censurada e senti que isso me deixou com dúvidas, talvez eu leia a versão sem censura um dia pra ver se tem bastante diferença.

alicezocas 22/03/2023

Eu li uma versão adaptada em inglês pra mim escola, mas me interessei muito na ideia do livro, mas foi tudo tão rápido que eu nem consegui acompanhar direito, mas deve ter sido pq o livro adaptado tem pouquinhas páginas...

Gonçalez_ 13/03/2023

Muito bommmm
Um clássico que Faz seu nome, gos
tei muito da história e da escrita msm
esperando uma coisa e recebendo uma
completamente diferente. Li em inglês e
confesso que foi mais fácil do que
esperado.

elske 05/03/2023

Resenha
?O retrato de Dorian Gray? foi publicado em 1891. Para mim, é geralmente fascinante poder ler um livro escrito há mais de cem anos, e com esse não foi diferente. Ao longo de todo o texto, há reflexões filosóficas sobre arte, beleza, sociedade, e a vida. Os diálogos são naturais e bem escritos ? Oscar Wilde parece ter um talento para escrevê-los, e deve ter usado-o também nas várias peças de teatro que produziu.

O livro é permeado por um humor irônico, especialmente na presença do personagem Lord Henry Wotton, ou Harry. Este é um homem da alta sociedade e um filósofo mundano, cheio de epigramas sobre a vida. Porém, seus ditos contém muita ironia e deveriam sempre ser tomados com um grão de sal; por vezes, ele parece um personagem de Machado de Assis.

Harry é o melhor amigo e confidente de Dorian Gray, o protagonista da história, um rapaz de 20 anos dotado de uma beleza extraordinária e traços delicados. O pintor Basil Hallward, inspirado por essa beleza, procura captá-la num retrato de corpo inteiro do jovem; talentosíssimo, Basil consegue replicar de forma exata a imagem de Dorian na sua pintura. E, influenciado pelas falas de Harry sobre o valor da juventude e da beleza, Dorian deseja permanecer belo e jovem para sempre, como se ele fosse o quadro pintado que permanece o mesmo, e o quadro fosse uma pessoa que envelhece.

E esse é o começo da história e o problema de Dorian: o rapaz não envelhece fisicamente, permanece com o mesmo rosto limpo e puro dos seus 20 anos, enquanto a sua figura no quadro reproduz os efeitos do tempo e dos ?pecados? de Dorian. Ao descobrir isso, Dorian trata de esconder o quadro das vistas de todos. Assim, ao longo da história, a pintura vai adquirindo um aspecto feio, sujo, horrendo até, com um sorriso maldoso, mãos manchadas de sangue, e um olhar sarcástico e desdenhoso, à medida que Dorian vai realizando atos cruéis ele próprio: com sua influência sobre as pessoas, Dorian provoca a degradação, a desonra e até a morte de quem dele se aproxima. Isso porque o ?eterno jovem? tem uma visão de mundo hedonista e busca o prazer dos sentidos, através de meios criticados pela sociedade, como drogas e bordéis, e arrasta seus amigos consigo. E, ao contrário dos outros, Dorian não recebe os efeitos de seus atos no seu corpo: ele permanece belo e puro aos olhos da sociedade, e apenas o seu retrato fica progressivamente mais horrendo, sujo, e com uma aparência má.

Inicialmente, o livro parece mais ser um romance psicológico e quase psicanalítico (Freud deve tê-lo lido), mas aos poucos a história vai se tornando mais um horror fantástico, com as consequências dos atos de Dorian sobre as pessoas ao seu redor e a progressiva degeneração do seu retrato, que se torna horrível de ver, ao contrário de Dorian, sempre lindo e com um poder quase mágico de atração sobre qualquer um.

Para concluir, fico com uma pergunta: mesmo sabendo de todas as maldades que Dorian fez, será que, ao vê-lo, também não nos sentiríamos atraídos por ele, com sua beleza e juventude, como todas as pessoas que se relacionam com ele, e o perdoaríamos?

hobbitusille 28/02/2023

Minha carteirinha gay atualizada com sucesso
Não posso ser um gay completo sem ter "leu o retrato de dorian gray" no meu currículo, então estou feliz que tirei isso da minha lista e minha carteirinha de homosexual está atualizada :)

brincadeiras a parte, finalmente li dorian gray e felizmente posso dizer gostei bastante.

sinto que ler a versão sem censura antes da versão oficial foi realmente uma boa ideia, mas eu acho que a versão final e censurada, por ser maior, vai ser um melhor completamento e talvez até uma versão melhor (menos pelo óbvio fato de ser censurada.). pretendo ler essa versão no futuro também, e então poderei comparar melhor e ter uma noção e conhecimento mais amplo do livro.

Debora411 23/02/2023

The Picture of Dorian Gray
Maravilhoso. Uma história intrigante, muito bem escrito, do começo ao fim. Lord Henry foi meu personagem preferido, com diálogos muito interessantes e cheios de ironia. Ótima leitura!