The Picture of Dorian Gray

The Picture of Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - The Picture of Dorian Gray

Aline 16/11/2020

Uma leitura maravilhosa!
Meu primeiro contato com a escrita de Oscar Wilde e realmente sua escrita é belíssima.
A história é envolvente e cheia de críticas sociais e todas as passagens envolvem o leitor em um profundo estado de reflexão.
O enredo é cheio de significados profundos e lições que com certeza levarei para a vida.
Com certeza, um dia melhores livros que já li.

Mazi - @manuscrito.literario 20/09/2020

Quando quero muito a alguém,não digo nunca
o seu nome a ninguém.Seria como renunciar a uma parte dele.
Aprendi a amar o segredo.Parece ser a única coisa que pode tornar-nos
a vida moderna misteriosa ou maravilhosa.
A coisa mais vulgar nos parece deliciosa,se alguém no-la oculta.
Quando saio da cidade,não digo aos meus aonde eu vou.Se o fizesse,perderia
todo meu prazer.É um costume ridiculo,confesso-o,mas,de certo modo,parece
romantizar-nos grandemente a vida."

~Yumi 17/09/2020

?Because to influence a person is to give him one?s own soul
Engaging and intriguing!
Dorian made me reflect many times and I was shocked by his attitudes even knowing the story. Definitely recommend!

Ana Paula 06/09/2020

O preço da vaidade!
Livro maravilhoso, nos prende do começo ao fim, mostra a vaidade em todas as suas esferas e o impacto de atitudes extremas em uma sociedade sem valores forte.
Valeu cada página! ;)

Gi Alencar 30/07/2020

Um clássico é um clássico não é mesmo. Comecei a ler sem pretensão nenhuma e me surpreendi em cada página. Wilde nos apresenta uma história para ser refletida e lida várias vezes.

?When we blame ourselves, we feel that no one has a right to blame us.?

Carrara 27/06/2020

Um clássico é um clássico.
A história de Dorian Gray é fantástica, discuste os amores, os prazeres, a estética. A edição da Biblioteca Azul é linda, mas a quantidade de notas desconcentra um pouco e tem vários spoilers. Para quem nunca leu, recomendo uma edição mais simples.
Machado 27/06/2020minha estante
Realmente, o excesso de notas atrapalha e deixa, quem nunca leu, perdido.

Anjos 23/06/2020

Outro livro de pacto com o diabo, só que não se sabe quem é o diabo, ele não dá as caras (embora eu ache que ele esteve presente o tempo todo). Será que o simples fato de os pecados não estarem na aparência determinaram o personagem a viver em busca de prazer, ou essa era só a desculpa pra uma pessoa amoral desde sempre?

Neylane Naually 13/06/2020

To define is to limit.
Ler um clássico sempre traz ótimas consequências, e uma delas é o tanto de discussões, textos e resenhas que eles possuem. Ao terminar um clássico um novo mundo se abre pro leitor, e o livro se desdobra várias e várias vezes.

"The books that the world calls immoral are books that show the world its own shame."

Dorian Gray estava na minha lista de leitura desde 2013, quando adquiri meu exemplar em uma viagem que fiz aos EUA, vi uma edição e me apaixonei por ela, na época meu inglês não era tão fluente para que eu conseguisse ler Oscar Wilde sem muitas paradas, mas agora eu já consigo e foi uma leitura incrível, tanto que já peguei alguns ebooks do autor no kindle que estão de graça pra ler também.

"- What are you?
- To define is to limit."

A história desse livro não é nenhum mistério, enquanto Dorian Gray se mantém jovem e belo seu retrato, pintado pelo seu grande amigo Basil, vai envelhecendo e se tornando vil. Um ponto que eu destaco no livro é o quanto Dorian foi influenciado e como tudo teria sido evitado se ele não tivesse dado ouvidos ao infame Lord Henry, que enfia na cabeça do garoto que a beleza dele vai um dia acabar.

"The world is changed because you are made of ivory and gold. The curves of your lips rewrite history."

A escrita do Wilde é uau, incrível. O nível de inglês é bem alto pra esse livro porque além de ser bem formal, é inglês britânico clássico. Um fato sobre Dorian Gray é que o livro é o único romance de Wilde e fez com que ele fosse acusado de ser imoral, e como consequência da dura crítica o autor amenizou as referências homoeróticas a fim de simplificar a mensagem moral da história. Que ódio, né? Mas ainda assim o amor que Basil nutre por Dorian é bem explícito no texto, mesmo censurado.

“My dear Basil,” said Dorian, “what have you told me? Simply that you felt that you admired me too much. That is not even a compliment.”
“It was not intended as a compliment. It was a confession. Now that I have made it, something seems to have gone out of me. Perhaps one should never put one’s worship into words.”

Indico demais! É uma história rápida de ler, com uma escrita poética e muito bonita, você vai sentir pena da Sybil, se apaixonar pelo Dorian, amar o Basil, odiar Lord Henry e desejar achar um melhor amigo pintor que esteja apaixonado por você.

"I am tired of myself tonight. I should like to be somebody else."

Fer 27/05/2020

Um livro sensacional, que não deve ser apenas lido, mas também refletido sobre.

Duda 19/05/2020

Alma
Espero que as pessoa realmente tenham entendido a mensagem do livro. Oscar é um autor que deve ser apreciada por todas as gerações, é uma pena que ele se foi não sabendo o que esse livro representa nos dias de hoje.

Isa | @nocaminhoumlivro 17/02/2020

O retrato de Dorian Gray conta a história de um jovem que após ter seu quadro pintado por um amigo deseja que o quadro envelheça em seu lugar, e é o que acaba acontecendo.
O livro começa com Basil Hallward pintando o quadro de Dorian. Lord Henry, seu amigo, ao visitá-lo fica admirado com a beleza da pintura e pede para que Basil apresente-o a Dorian. Essa amizade leva Dorian Gray a sua ruína. Dorian vive como um imortal, enquanto isso sua pintura definha em seu porão.
O livro discute a oposição entre a vida privada e a vida pública, onde imagem pública é apenas um espectro do que é a verdadeira face do indivíduo, e que "por dentro" ele é decadente.
Dorian se apaixona, eventualmente, por Sybil Vane, uma atriz. Dorian se apaixona por sua performance, por suas personagens, apenas pelo que ela finge ser, ele não sabe nada sobre ela, não conhece sua família, e eles ficam noivos. Porém uma noite ela atua mal e ela diz que isso se dá pois agora sabe o que é amor. É como se o véu da "falácia" (a qual a ficção é muito atribuída) que cobria seu olhos inocentes desaparecesse e lá está Dorian, o amor da sua vida, o "real". O que ela não sabe é que o Dorian que todos conhecem, após o pacto, é apenas a sua imagem, não a realidade. Em um contraponto macabro, enquanto Sybil não quer mais "viver nas sombras", Dorian vive nelas, e é por isso que Sybil tem o seu trágico final.
A narrativa de #Wilde e sua incrível capacidade de criar diálogos instigantes é o que mais me manteve apegada ao livro. Algumas digressões não me agradaram, mas nada que me fizesse desgostar do livro.
#Doriangray é um livro a frente de seu tempo. Oscar Wilde se arriscou ao insinuar a homossexualidade de Dorian, Basil e Lord Henry. Por conta disso o autor e livro foram julgados em 1895, levando Wilde para prisão. 5 anos depois ele morre em Paris, aos 46 anos, sem dinheiro mas com a fama de um mártir, o rosto para o movimento em defesa aos direitos LGBT quase 70 anos depois (o antigo gay-rights movement).
Craig Rodwell, em 1967, abriu uma livraria gay em Nova York chamada Oscar Wilde Memorial Bookshop, que serviu como berço da primeira parada de gay pride após as revoltas de Stonewall em 1969.
Gostou da resenha? Segue a gente lá no instagram @nocaminhoumlivro e veja mais conteúdos como esse

Rodrigo de Lorenzi 03/02/2020

Easy to practice
A simplest version of The Picture of Dorian Gray for english language students. It's nice, but I want to read the real version now :)

Natália | @tracandolivros 20/04/2019

Qual o certo e qual o errado na vida?
Dorian Gray é um rapaz de beleza inestimável. Basil vê todo este poder na aparência do amigo e pede para pintar um quadro seu. Durante a pintura do retrato, Dorian conversa com Henry e na sua inocência é levado a acreditar que a juventude é a melhor parte da vida, nada mais é importante depois que se tornar velho e sua beleza desaparecer. Quando Basil termina o quadro, Dorian deseja que fosse possível que o retrato envelhecesse no lugar dele.⁣

Na ópera, Dorian vê uma atriz lindíssima, que consegue lhe transmitir todas as emoções. Ele se vê perdidamente apaixonado por ela. Na noite em que ele vai apresenta-la aos seus amigos, ela atua de uma maneira deplorável, e ele perde todo o seu amor por ela.⁣

Os anos vão passando na história e Dorian se torna uma pessoa cada vez mais egoísta até o ponto em que comete o maior erro de sua vida, a partir daí ele decide mudar. Mas é possível que ser bom no futuro limpe sua alma de todo o mal e pecado que ele cometeu no passado?⁣

Oscar Wilde faz muitos comentários sobre a sociedade. Sobre o certo e o errado, o que é o pecado. São tantos assuntos e divagações sobre a vida que a cada leitura se pode ver mais abertamente algumas de suas opiniões.⁣

A trama toda gira muito em torno de falar da vaidade, de como o físico e seu amor por sua própria imagem pode te transformar. Também tem muitos momentos em que é falado sobre a sexualidade, pois em várias cenas dá a entender que Dorian poderia estar saindo com outros homens. É tudo muito sútil, mas existe ali, tudo porque na época não se poderia falar sobre isso abertamente.⁣

Os assuntos comentados no livro são ainda muito atuais, e com certeza ainda mexe muito com a sociedade em geral, e a sua mania de se meter na vida dos outros.⁣

Dica rápida: Henry e Harry são a mesma pessoa. Henry é o nome e Harry o apelido!

site: https://www.instagram.com/p/BwfeA4YgbTL/