The Picture of Dorian Gray

The Picture of Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - The Picture of Dorian Gray

clrb 11/02/2013

Oscar Wilde é superestimado. Na falta de um Twitter, resolveu escrever um romance para compilar frases de efeito. Ainda assim, é justamente a elegância da escrita que leva a história nas costas - haja empatia pela personagens criadas por ele ou não.

Piter Keo 17/01/2013

How your best friend can be Devil himself
Apesar de alguns trechos um tanto cansativos com descrições detalhadas e desnecessárias dos interesses de Dorian, no geral a história é excelente e questiona a aristocracia londrina de diversas maneiras, discorrendo sobre questões voltadas à moral e à beleza.
E a figura de Lord Henry não se assemelha em parte a do próprio Diabo? Uma criatura que encanta com sua fala e convence qualquer um de que o superficial é na verdade o profundo. Dorian Gray era um rapaz inocente de grande beleza que teve sua vida amaldiçoada pela influência de Lord Henry. E Basil Hallward representa claramente a personificação do amor passional, irracional e não correspondido, mas ao final era o único de coração nobre.

crixeno 17/01/2013

Comentários
Foi o primeiro livro em inglês que me recordo ter lido. Excelente!!! Leia e vai gostar.

Ana Lucia 11/12/2012

Um livro bastante perturbador. O personagem principal é uma figura sombria e que deixa muitas dúvidas no ar.
Gostei da história e da construção da história.

- Ester Almeida 22/02/2011

Comentário
Ao pesquisar sobre a vida do autor, comecei por reparar em semelhanças entre ele e as personagens, como se Oscar Wilde as utilizasse para expressar as suas ideias e gostos. Dorian Gray é o seu principal retrato: rico, bonito – beleza que remete para o movimento dândi - e extravagante, não se importa com os rótulos que a sociedade lhe atribui. Para além disso, sofre uma desilusão amorosa, tal como Wilde. A personalidade libertina de Henry também não passa despercebida. Os seus pensamentos cínicos e hedonistas podem ser comparadas com os do autor.
Destaco que, resultado das influências que o rodeavam, Dorian tornou-se ambicioso em relação à sua beleza e juventude, pelo que não pode ser totalmente culpabilizado pelos seus actos.
É um óptimo livro, repleto de teorias filosóficas e com críticas à sociedade que podem ainda ser aplicadas à actualidade. No entanto, e para concluir, remeto para o trágico final que, em contraste com o restante livro, me decepcionou devido às minhas elevadas expectativas.

Camila_Andrade 28/04/2010

Eis um livro que é preciso ler muitas vezes ao longo da vida - quanto mais velho, maior o entendimento que se tem do que ocorre com o retrato.

Supernova 20/07/2009

Pederastia no limite!
O início é muito estranho, você é capaz de jurar que dois caras da alta sociedade britânica, um ricão e um pintor renomado, estão disputando o amor de um jovem rapaz bonito e tão ingênuo quanto um bambi saltidando feliz na floresta encantada.

Faz muita referência a essenciabilidade da beleza, a beleza acima de tudo e algumas vezes um preconceito nojento como em uma das falas do ricão pederasta: "A brown skin isn't fashionable and it won't suit you.", pg 9.

No desenrolar da trama, o livro começa a parecer com um seriado antigo que passava na FOX, "Contos da Cripta", onde eram narrados os casos mais bizarros de quinta categoria que se poderia inventar.

Um bom livro para treinar o idioma americano no nível aprendiz de iniciante.