Essencial Kafka

Essencial Kafka Franz Kafka

Resenhas - Essencial Franz Kafka

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Catarina410 18/05/2024

"É ridículo como você coloca arreios em si mesmo para este mundo."
Releitura maravilhosa desta coletânea de contos! Estava com saudades das palavras de Kafka.
É uma experiência completamente diferente ler estes pelas segundas e terceiras vezes.
O veredicto revelou-se uma surpresa, assim como O cavaleiro do balde tomou formas que eu não esperava que tomasse.
Um abutre e Um fratricídio foram grandes impactos.
Desista! e Diante da lei, Um artista da fome e A ponte, todos singulares.
Contos, aforismos e novela admiráveis, valem cada segundo que passamos em suas leituras!

nflucaa 06/05/2024

?O poeta da alienação?
Excelente coletânea de contos. Cada conto tem uma introdução excelente escrita pelo tradutor Modesto Carone, especialista na obra do autor. O livro também tem uma introdução do mesmo Carone, traçando um perfil rápido da vida e obra do Kafka. Gostei do modo como ele descreveu o Kafka, ?o poeta da alienação?. O grande resumo dessa coletânea foi trazido já na introdução: ?o espantoso, em Kafka, é que o espantoso não espanta ninguém? (Günther Anders).

Essa é sua característica e traço principal. Os que mais gostei foram:

- O veredicto;
- Um artista da fome (meu favorito junto com o próximo);
- Na colônia penal (meu favorito);
- Diante da lei;
- O cavaleiro do balde;
- O abutre;
- A ponte;
- Desista

Ao fim ainda temos alguns aforismos, dos quais gostei pouco ou quase nada, e a novela A metamorfose, clássico absoluto, pra mim o melhor texto da coletânea.

lilaselle 26/04/2024

Que experiência deliciosa! É um compilado de textos, em sua maioria, curtos, mas com muito a dizer. Não é uma leitura fácil, precisei reler algumas vezes, ainda assim é fascinante adentrar a mente de Kafka, complexa e inteligente.
Meus textos favoritos: O Veredicto, Na Colônia Penal, Um Relatório Para Uma Academia, Aforismos.

Jadie 24/04/2024

Excelente
A seleção das obras é ótima e os comentários de Carone são bastante interessantes, mas são recheados de spoilers, então recomendo ler depois do conto em si. Quanto à escrita de Kafka não tem o que dizer, é excelente

Dilalilac 08/04/2024

É, eu realmente não funciono bem com contos...
Apesar de amar demais A Metamorfose e Carta ao Pai, esse livro não funcionou comigo. Mas vou defendê-lo: Não gosto de livros de contos. É raríssimo eu gostar de livro de contos.
Mas vou analisar conto a conto.
? O Veredicto
Gostei da ideia da crítica infundada ao suposto descaráter, o final é interessante, mas me pareceu apenas um degrau para o que veio a ser A Metamorfose.
? O Artista da Fome
Gostei da ideia oposta ao que o público acreditava, mas não me cativou.
? Na Colônia Penal
Apesar de indigesto, difícil de ler pelo teor pesado, esse eu gostei bastante. Tinha horas que eu quase fechava os olhos pra não ter que ler certas descrições, porém o final me agradou muito, bem reflexivo.
? Diante da Lei
Interessante, mas me lembrou uma espécie de esboço raso de O Deserto dos Tártaros.
? Um Relatório para uma Academia
Gostei da ideia, mas não me prendeu.
? O Cavaleiro do Balde
Ah, esse eu gostei. Foi lúdico, visualmente agradável, interessante.
? O Fratricídio
Esse eu não achei nada, já tinha lido antes e esquecido completamente, e nem faz tanto tempo.
? O Abutre
Apesar de interessante, carecia muito mais desenvolvimento.
? A Ponte
Não gostei, não me prendeu.
? Na Galeria
Esse nem me pareceu uma história, só uma descrição.
? Pequena Fábula
Ah, esse eu gostei. É bem curtinho, tipo... Uma parágrafo, mas me lembrou da infância e tem reflexão e eu facilmente colocaria em frase de perfil.
? Uma Mensagem Imperial
Interessante, mas merecia polimento.
? Desista!
Bem simples, curto, mas bem legal.
? Aforismos
São várias frases soltas do Kafka, gostei de ler, mas difícil avaliar. São 109 frases, umas gostei bem mais que outras. Várias muito boas.
? A Metamorfose
Dispensa avaliação, é um favorito meu.

Pedro 21/03/2024

Antes de fazer a resenha, deixo os créditos ao modesto Carone, o maior tradutor de Kafka, leitura obrigatória para entender o mundo contemporâneo, a leitura não é clara, algo tão típico do mundo contemporâneo, ele é um gênio, uma pena ser reconhecido de forma tardia

evrdenchantd 02/03/2024

Essencial
NOSSA FRANZ KAFKA SEU DOIDO EU TE AMO
bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

Lisboa Richthofen 14/02/2024

Essencial
Vou falar brevemente sobre alguns dos meus textos favoritos que compõem essa edição:

O Veredito -- um ótimo texto, que conversa com as questões familiares do Kafka em relação ao seu pai.

Na Colônia Penal -- vai perfilar, em certa medida, o teor dos grandes romances de Kafka. Produzido concomitantemente a O Processo (1914), podemos destacar algumas semelhanças, principalmente no fato de em ambas as narrativas o condenado não saber o motivo da condenação. De acordo com Modesto Carone, essa é uma novela que desempenha papel essencial no desenvolvimento estrutural da arte kafkiana.

A Metamorfose -- não há muito o que se falar que já não tenha sido dito. Na minha opinião, a obra prima do autor tcheco e uma das maiores novelas da história da literatura. Uma narrativa redonda e concisa, que mistura o fantástico com o realista de forma magistral e provoca grandes reflexões no leitor sobre as metáforas relativas à invalidez do indivíduo e aos relacionamentos familiares baseados em interesse.

Essa edição conta ainda com 109 aforismos de autoria do Kafka.
"Uma gaiola saiu à procura de um pássaro."

prspedro 13/02/2024

Quem gosta de Kafka pode agradecer...
...ao tradutor e comentarista desse volume Essencial!

Modesto Carone fez uma ótima seleção de textos de Kafka, suficiente para se ter contato com diversas fases e facetas de sua obra.

Reúne diversos formatos: contos, pequenos ensaios de uma ou duas páginas, pensamentos de apenas um parágrafo e até uma lista relativamente longa de aforismos, finalizando com a incrível Metamorfose. Essa variação torna a leitura dinâmica, divertida para quem gosta de explorar a forma na escrita e, ao mesmo tempo, causa um estranhamento que combina perfeitamente com o conteúdo dos textos kafkianos.

Passa, além disso, por diversos temas típicos de kafka, dando uma boa noção sobre as principais inquietações e motivos que o moviam.

Em dois sentidos, o nome desse volume é preciso: essencial.

Primeiro, porque traz um bom resumo de forma e conteudo que poderemos encontrar na obra de Kafka.

Segundo, porque os comentários de Carone são claros, diretos, cheios de referências e vão fundo nas relações entre os textos, seus temas e como eles refletem a vivência de Kafka e seu modo de escrever.

Li Kafka na época da faculdade e, dez anos depois, voltei a ele para um trabalho de pós-graduação. Graças a Modesto Carone, me aprofundei na obra, o que me trouxe reflexões muito além das que eu procurava para a a monografia.

Por isso: obrigado!

gentilvete 11/02/2024

Gostei muito mesmo!! Explorar a vida do Kafka através do detalhamento da editora penguin só me vez gostar mais ainda do autor. Sem mencionar os maravilhosos aforismos deixados para as partes finais do livro, a coletânea de histórias (tiradas principalmente do livro de contos ?Um médico rural?) são estonteantes.
Ellen Seokjin 12/02/2024minha estante
Sempre tive dúvida se esse livro valeria a pena

Ellen Seokjin 12/02/2024minha estante
Os textos da penguin são muito bons mesmo

Gi Santos 02/02/2024

É uma coletânea de crônicas muito boa, primeiro porque os textos são curtos e a leitura é gostosa e segundo porque a cada nova história, é possível adentrar um pouco mais no universo complexo de realidade e fantasia que Kafka constrói nas suas narrativas. É um bom começo pra quem nunca leu Kafka e quer começar.

skuser02844 22/01/2024

Amo demais Kafka ??
Contos incríveis, alguns muitos sútil e outros que permanecem comigo até hoje.
Adoro escrita de Kafka, direta e crua! E as tais ideias e reflexões por trás de seus contos? são de acrescentar em nossas realidades! Ameii
Dou um aval para os contos ?O abutre, O artista da fome e Na colonial penal!? Claro também para sua novela/conto, A Metarmofose!

Bohlke 28/12/2023

Kafka sem dúvidas é um gênio da literatura, por mais que o mesmo não era intitulado um revolucionário ele acaba revolucionando muito em suas obras. " Essencial "de Franz Kafka, é uma obra que nos traz alguns contos de Kafka, todos nos trazem algo para se pensar, percebe-se que muitas dessas obras uma boa parte dos personagens destaques possuem um fim trágico, muitos desses contos possuem mensagens para refletir e até mesmo criticar algo. Kafka sem dúvida pensa em cada detalhe, fazendo essa obra ser uma das melhores dele.

Rafael 02/12/2023

Não tenho nem o que dizer, que livro perfeito pra conhecer Kafka. Aqui tem várias obras incríveis dele, além de A metamorfose

FlAvia 07/09/2023

Maravilhoso
Eu adorei. várias histórias num só livro, infelizmente o livro não é meu (da escola?)
gostaria muito de te-lo na minha estante. li a metamorfose em um dia, uma leitura que prende, me senti dentro da história. fez com que eu ficasse olhando a parede do banheiro durante meu banho todo questionando tudo e nada ao mesmo tempo. é kafka li (mais um) livro que me destrói o cérebro. ótimo!
só queria saber o que aconteceu com a Ana, irmã do Gregor que apareceu uma vez e sumiu.

1 | 2 | 3 | 4 | 5