Essencial Kafka

Resenhas - Essencial Franz Kafka

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luisa 18/07/2023

Literalmente essencial
Como resenhar Kafka? Sendo ele um mestre, genial, dono de uma mente brilhante. Kafka, o gênio que faz analogias e escreve realismo como ninguém. Minhas histórias favoritas foram, na ordem:
Um Artista da fome (a melhor e mais impressionante, na minha opinião)
O abutre e a ponte

GihdeVdd 09/07/2023

Sigo refletindo...
Kafka é um autor espetacular. Os seus contos são super densos, profundos e complexos e o mais incrível é que eles levam a diversas interpretações. Ao ler sua obra, sempre me dá uma sensação de "pera, o que eu acabei de ler?" e minha mente começa a tentar produzir interpretações das quais eu, por diversas vezes, sou incapaz de verbalizar ou descrever. Por esse motivo, devo fazer outras leituras para extrair mais significados dos textos (inclusive, vale destacar que, só não dei 5 estrelas, pois sinto que não compreendi o suficiente de todos os escritos, embora alguns estivessem mais claros para mim). Mas, enfim, sigo refletindo...
(Ah, e para finalizar de fato essa resenha, eu gostaria de deixar registrado o quão boa é essa edição, nossa! Os textos que precedem cada um dos contos foram uma ótima adição, pois eles enriqueceram demais a leitura).

Little Mary 10/06/2023

Kafka é medonho
Kafka parece ser um dos poucos, ou o único autor que alinha estilo do realismo com as situações mais irreais possíveis.
Um artista da fome, Na colônia penal e A metamorfose são os melhores exemplos.

Gustavo.leão.3D2Y 25/04/2023

Kafka né...
Essencial é uma coletânea de vários contos, crônicas, fábulas e até a novela "a metamorfose". Eu achei que a grande maioria teve um saldo positivo. Alguns eu achei meio lento no meio mas todos sempre acabaram de uma forma ótima, tanto pelo final quanto pela estrutura dos textos.

O veredicto: ?????
Um artista da fome: ????
Na colônia penal: ????
Diante da lei: ????
Um relatório para uma academia:?????
O cavaleiro do balde: ????
Um fatricídio: ???
O abutre: ????
A ponte: ???
Na galeria: ???
Pequena fábula: ?????
Uma mensagem imperial: ????
Desista!: ???
Aforismos: ?????
A metamorfose: ?????
isisfy 03/05/2023minha estante
Adorei as meias. ?

Gustavo.leão.3D2Y 07/05/2023minha estante
Kkkkkkkkk

pablalves 28/03/2023

Kafka produz muita coisa subjetiva. É uma leitura difícil, às vezes. Esse volume dispõe de alguns contos e a novela A Metamorfose. Gostei muito dessa última. O livro vale a pena.

Noany0 12/03/2023

?Metáforas fossilizadas, incômodo?
Meu primeiro real contato com Kafka, eu tinha lido uma parte de ?a metamorfose? a uns 5 anos atrás mas nem lembrava de fato, com as introduções excelentes e explícitas de Modesto Carone que fazem toda a diferença na experiência de leitura.
Uma coletânea de antologias para entrar no pensamento kafkiano (agora quero ler os romances) e ao mesmo tempo, a cada ?metáfora?, uma espécie de quebra-cabeça a entender.
Após tal leitura, na qual foi bastante complexa em algumas partes, admite-se e pode-se entender a genial literatura do autor, a amplitude de seus escritos, o ?realismo?,(melhor explicado por Carone) além dessa espécie de incômodo que se dá lendo Kafka, principalmente nas questões de alienação, a qual não está explícita no texto mas a cada na maioria das antologias sente-se cada vez mais presente.
Recomendo muito, principalmente aos curiosos acerca da genialidade do autor e aproveito pra falar minhas histórias favoritas contidas nessa coletânea: ?um artista da fome?; ?na colônia penal?; ?os aforismos? e principalmente ?a metamorfose?.

Isabella.Arrais 11/03/2023

Kafka
Tem que estar preparado psicologicamente pra se ler Kafka rs
Brincadeiras a parte, a escrita desse autor é muito boa e essa edição traz breves comentários sobre cada texto dele, da vontade de aprender o idioma do autor para ler na íntegra.
Vários contos do autor que essa edição traz e por último talvez, seu mais famoso texto: A metamorfose.
Gostei bastante de O Veredicto, Um artista da fome, Na colônia penal, Um relatório para uma academia, Um fratricídio e o Abutre, foram os meus preferidos, textos fortes mas com bons comentários trazidos nessa edição. O texto introdutório de A metamorfose é realmente muito bom, inclusive essa novela me tocou de várias formas, é realmente muito profunda e reflexiva principalmente em questões do trabalho no capitalismo e reflexões sobre as relações familiares. Leitura ótima.
Recomendo!

sofia alcure 06/03/2023

Kafka e sua genialidade
Algo que se mostra diferente de tudo que eu já conhecia, eu poderia falar, e falar muito, sobre cada parte do livro mas apenas me resta dizer para ler: não tem experiência igual.
A única coisa me incomodou foi as páginas introdutórias antes de cada conto, é basicamente um resumo da história (e em alguns casos junto com uma interpretação), o que em meu ver estraga o suspense e a curiosidade, talvez se fossem no final da história seria algo mais útil... Realmente desnecessário.
Entre os que mais gostei foram: "O veredicto", "Um artista da fome", "Pequena fábula", "Aforismos" e obviamente "A metamorfose", que condiz com sua reputação.

ana 29/01/2023

Esse livro foi meu primeiro contato com Kafka e é uma ótima opção. Ele traz uma coletânea de contos e novelas do autor de forma muito intimista e explicações extremamente enriquecedoras. Kafka trabalha muito bem com as metáforas e sentimentos desconfortáveis. Após a maioria das leituras eu fiquei parada olhando pro nada e pensando ? MEU DEUS ?. Os contos tocam em algo primitivo na gente e tocam em uma identificação meio abstrata com ele, ser um outsider, os ressentimentos com o pai, com a família e com a sociedade ( que é totalmente apática e alienada aos horrores que acontecem). A metamorfose faz jus em ser a mais famosa, o narrador como uma câmera foi perfeito, mas fora os dois mais conhecidos, me apeguei ao artista da fome, um relatório para uma academia e o cavaleiro e o balde. Enfim, com certeza vale a pena !
sofia alcure 09/02/2023minha estante
oii, desculpa incomodar. sabe me dizer se aí está "a metamorfose" completa (tipo original, sem alterações ou resumo sabe)?

ana 22/02/2023minha estante
Oie, não tem problema. Desculpa a demora, aliás. A penguin sempre faz umas alterações, mas comparei com a da Antofágica e o texto está completo !

ana 22/02/2023minha estante
Tem uma explicação pré-texto que indico só ler depois, mas fora isso segue normal

sofia alcure 22/02/2023minha estante
entendi, obrigada! estava insegura de comprar, mas até já compreiksksk... obrigada pelo esclarecimento:)

gabriela cardoso 10/01/2023

essencial kafka
amo kafka e já conhecia algumas histórias desta coletânea, ainda sim fui com bastante expectativa pra esse livro. algumas histórias foram ótimas e outras nem tanto, esperava mais.

Catarina410 08/01/2023

Impensável
Essa coletânea me proporcionou o primeiro contato que tive com as obras de Kafka.
Sua escrita é espetacular.
Lemos seus sentimentos e razões transcritos para o papel mas podemos compreender a essência do núcleo apresentado e interpretar de acordo com nossos respectivos saberes sob o mundo.
Franz Kafka escreveu para si, para seu pai, para suas familiaridades e para a concepção e interpretação alheia a seus remetentes.
Agradeço por sua intesidade e sobriedade, pelo ato de ter escrito e, principalmente, por ter proporcionado esta leitura.
sofia alcure 09/02/2023minha estante
oii, vc sabe se a metamorfose nesse livro está completa?

Catarina410 12/02/2023minha estante
Está sim! Se não me engano três partes

sofia alcure 12/02/2023minha estante
muito obrigada! estava insegura de comprar por isso... obrigada por esclarecer:)

Eduardo Mendes 30/12/2022

Sensação perturbadora e inquietante
Franz Kafka é um dos nomes mais importantes da literatura do século passado. Com textos com um viés pessimista, Kafka coloca seus personagens em situações incômodas e absurdas. O escritor tcheco aborda com frequência temas como deslocamento, alienação, e violência, tanto física quanto psicológica.

Esta edição, intitulada "Essencial", reúne algumas obras importantes do autor que eu já tinha lido, como os clássicos “A Metamorfose” e “Na Colônia Penal”, além de diversos outros textos interessantes. Pra citar alguns que merecem destaque, temos: “Um relatório para uma Academia”, o ótimo “Um artista da fome”, “O Abutre”, o conturbado “O Veredicto”, “O cavaleiro do Balde” que foi o meu preferido, além de muitos outros.

Kafka não precisa de muitas páginas para enclausurar seus leitores em situações angustiantes, e aqui não é diferente. Cada história, novela ou parábola do livro vem antecedido por um breve comentário do tradutor, que se esforça para entregar ao leitor os principais elementos literários e biográficos para uma melhor compreensão da narrativa, o que funciona bem em alguns casos e nem tanto em outros.

De qualquer forma, temos aqui um ótimo livro pra quem quer conhecer um pouco mais a fundo o pensamento de Kafka, que num primeiro momento parece ser um escritor “difícil de ler” por conta dos seus textos que parecem inacabados ou incompletos, mas são justamente nestas lacunas o leitor acha espaço para reflexões importantes acerca das nossas relações com os outros e com nós mesmos.

Ler Franz Kafka pra mim traz sempre uma sensação perturbadora e inquietante, cujo impacto aparece semanas ou até mesmo meses depois, quando você ainda se vê pensando no modo com o autor enxerga esse mundo quebrado e repleto de nuances estranhas.

site: https://jornadaliteraria.com.br/franz-kafka-essencial/

Mareufq 20/12/2022

Palavras cruas/ realistas
"Todos os sofrimentos ao nosso redor nós temos de sofrer. Temos não um corpo, mas um estilo de crescer, o que nos faz atravessar todas as dores, seja nesta ou naquela forma. (...)" (p. 205)

Coletânea de textos do autor. Sinceramente, eu gostei de maneira geral. Bom livro e seleção de textos (destaco aqui: o veredicto (p. 25); um artista da fome (p.43); Na colônia penal (p. 59); Um relatório para uma academia (p. 109); aforismos e a metamorfose), mas não entra para meus favoritos deste ano (gosto pessoal, não por ser de maneira alguma ruim). :)

Mareufq 09/02/2023minha estante
Acredito que o texto esteja na íntegra :) segundo o site que comprei, está.

sofia alcure 09/02/2023minha estante
entendi, muito obrigada! estou querendo comprar esse mas fiquei insegura em relação ao não ser o texto original... obrigada pelo o esclarecimento:)

Lucas1429 07/11/2022

O inusitado essencial
A prerrogativa política atual, em especial a comportamental da direita/elite brasileira, faz um contraponto ao público evidenciado por Kafka em maioria de suas obras. Geralmente são sempre estes as vítimas estruturais sistêmicas, incluindo o próprio, aqui não por falta de privilégios, mas o que essa sintomática o causava: a pressão profissional atrelada à familiar. Kafka, ao indicado, era congratulado pela veia jurídica e sem aplausos à verdadeira voracidade, a artística. Desestimulado em demasia pelo pai, faz da autocrítica o selo que o externaria anos depois de morto ao importante posto de porta-voz como entendedor dos espectros da alienação humana.

A edição reúne 15 textos, contendo contos, novelas, aforismos. A sua obra máxima também está lá, A Metamorfose, ou a desimportância de uma vida. A tradução, introdução e notas de Modesto Carone potencializa a alcunha de cosmopolita europeu que, vivo, Kafka esbravejava, mas internalizado de forma tímida. Sua força era transportar enredos repletos de incredulidades que também chocariam o leitor, e soariam incompletas aos seus muitos desfechos, para exemplificar ideários em sua literatura inusitada e essencial.

Destacarei meus escritos favoritos do compilado, eis:

O veredicto: destrincha uma culpabilização de um complexo de Épido às avessas, com o protagonista martirizado por um pai sem a percepção causal de opressão, tendo o filho uma autoindulgência em se sacrificar ao final como forma de penalização pessoal. Como citei, e é fato consumado, Kakfa não mantinha uma completa cordialidade paternal.

Um artista da fome: relato de um exibicionista corporal, que permanece por dias, meses, enjaulado em espaço público para observação coletiva e é logo substituído por um animal, que aparenta, em toda sua irracionalidade, manter maior interesse nas pessoas. Sinto uma pretensão à sólida crítica bem rasa das pessoas em como são interpretados atos políticos.

Na colônia penal: facilmente a melhor produção, em que se descreve um explorador que visita um espaço de penalizações a “criminosos”, ante qualquer defensiva, em que o condenado fica preso enquanto uma série complexa de engrenagens são calibradas e posteriormente, através de um rastelo e de uma série de agulhas, a sentença literalmente será marcada em seu corpo. Apresentado por um oficial, ele remete aos tempos áureos administrados por uma antiga mão de ferro, que normatizava as torturas como aparatos civilizatórios de eliminações dos mais fracos. Toda coincidência...

Diante da lei: aproveita a mensagem penal e interpretado como um excerto de “O Processo”, ou ainda uma parábola destacada, averiguando as falácias da justiça a quem convir.

A Ponte: também é um pequeno texto que elenca inúmeras interpretações, mas retém esta interessantíssima: sobre amores e expectativas românticas encerradas. O possível paralelo se dá pelos noivados infelizes que o autor desatou em sua curta vida.

A Metamorfose: a pena máxima! Diante de todos os meandros já explorados a seu respeito, na área da psicanálise, fantástica, social, a última é a mais reaproveitada, em que enaltece Gregor Samsa, já em primeira linha transformado em um inseto, praticamente conformado com o status presente, e, direcionando sua preocupação com o exterior, para além da sustentação familiar, pois era a única renda da casa. Após sua morte, são esses os primeiros a se aliviarem com o despacho do problema, repondo Samsa por planos que os beneficiassem. A Kakfa, resta representar o homem burocrático, esquecido por si próprio, invisibilizado pelos demais, que é a massa manobrada por qualquer outro em um estalar de dedos.

Ao final das leituras, não resta dúvidas que na sua tentativa da compressão humana, baseando-se tanto em seus tumultos pessoais e na visão de mundo, moldou o enfado característico de suas histórias e de seus representantes por uma via de mão reta - destacou o mais vulnerável e inundou de expectativas moralizantes, às vezes sem motivo aparente, para, graças a Max Brod, que decidiu publicar os manuscritos póstumos do amigo, nos regalar com suas metáforas de percepções e suas excentricidades de demonstração de uma estrutura de sociedade sempre em vias de ruir.

Lucas1429 17/02/2023minha estante
Oi, Sofia! "A Metamorfose" está inclusa de forma integral, sim!

sofia alcure 17/02/2023minha estante
muito obrigada, estava insegura de comprar a edição por isso... obrigada pelo esclarecimento:)

Ney Santos 27/10/2022

O livro reúne alguns dos trabalhos mais importantes e conhecidos do autor, que são contos e a novela 'A metamorfose'.

Trata-se de um dos maiores autores de todos os tempos, com textos atemporais e cheios de interpretações. Vale muito a pena adquirir, pois se trata de uma belíssima introdução à sua obra literária.

1 | 2 | 3 | 4 | 5