O que Lacan dizia das mulheres

O que Lacan dizia das mulheres Colette Soler

Resenhas - O Que Lacan Dizia Das Mulheres

Adriana Scarpin 18/12/2016

Na primeira parte Che Vuoi? a autora delineia os aspectos do que difere Lacan e Freud em relação às mulheres, o gozo fálico e Outro.
Na segunda parte, Clínica Diferencial, a autora aborda as diferenças entre histeria e feminilidade, o masoquismo e a mulher e a depressão e o feminino.
Na terceira parte a temática é sobre a mãe, como se dá no inconsciente, a angústia da mesma e a análise de caso sobre a Piggle de Winnicott (este que me fez intuir o quão psicanalítico e o filme Babadook).
Na quarta parte, Mulheres na Civilização, a autora trata da histérica na época da ciência, as diferenças da mulher para Balzac e Freud, as éticas sexuadas que mostram como para Freud anatomia é o destino e para Lacan as pessoas tem escolha, além do sentido do casamento na contemporaneidade.
Na quinta parte, Maldição, Soler define os tipos de amor através dos tempos e delimita a mulher sintoma e o homem-devastação.
Na sexta e última parte, A Análise, a autora perpassa o amor de transferência e as diferenças entre o homem com maior capacidade de ser "massificável", de se render a um líder e a mulher que tende a ser mais independente.
O livro encerra com um anexo sobre a sexuação lacaniana.