A dama de espadas

A dama de espadas Alexander Púchkin

Resenhas - A Dama de Espadas

Catarina 29/06/2022

Uma boa distração
Um conto ou novela (para mim parece mais um conto) que não é maravilhoso. Mas uma boa distração, uma história leve. Lê-se numa tarde.

Bom para quem está com ressaca literária! Com dificuldades para se concentrar na leitura. Pois é bem curto e , nesta edição, a fonte é muito confortável e as linhas bem espaçadas.

Reader Za 22/06/2022

A dama de espadas ??
Um livro rápido, inteligente e com um final inesperado.
Poderia ser um romance russo de 600 páginas, cheio de intrigas, jogatina, romances proibidos, bailes e fofocas, mas Pushkin foi genialmente direto e soube contar a história em 80 páginas ?????

Dias de Leitores 19/06/2022

Uma boa leitura
Leitura mais rápida da minha vida, li em 2 horas, fácil, leve e prazerosa, o segredo me prendeu até o fim.

Gabi 17/06/2022

Obra que foi transformada em ópera por Tchaikovsky
Conto escrito por Alexandre Pushkin em 1833 e publicado pela primeira vez em 1834, "A dama de espadas" explora temas como a obsessão e a ganância. Em uma roda de jogos, um ambicioso homem escuta sobre o misterioso segredo de uma condessa que sempre vence os jogos de cartas. Em busca de aumentar a sua fortuna, ele se propõe a descobrir o segredo, sem se importar com as consequências de seus atos.

stardust 12/06/2022

***
Uma leitura rápida e gostosa para quem está com dificuldade de ler.
O final me fez rir um pouco, que velha sacana KKKKKK.

Lucy 12/06/2022

Três, sete, às/dama
Livro curtinho, sem tanto aprofundamento, leve e engraçado, ótimo para quem quer sair da ressaca literária.

Duas ideias fixas não podem coexistir no mundo moral, da mesma forma que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no mundo físico.
- 73

Jessica 04/06/2022

"Duas ideias não podem coexistir no mundo moral, da mesma forma que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no mundo físico".

Bel 02/06/2022

É novela ou conto?
Um livro super super breve, acho legal pra quem quer ler um clássico sem cansar.

A história é simples e previsível em certo modo, os personagens não são explorados e tudo acontece muito muito rápido.

A linha do tempo é quebrada então essa parte dificulta um pouco a compreensão mas nada de mais também.

Thais.Carvalho 24/05/2022

Uma história curta sobre uma senhora que conseguiu acertar no baralho 3 apostas seguidas, graças a um segredo que lhe foi confidenciado. Isso gera a ganância de outras pessoas, tempos depois, que tentam descobrir seu segredo.
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Valentin 21/05/2022

Intrigante
Uma leitura bem rápida com um mistério russo de 1799. Talvez considerada como um conto, o desenrolar é bem simples e sem muitas reviravoltas. Não conhecia o autor, mas parece que é um clássico da literatura russa.
Indicado para uma leitura rápida.

Jamyle Dionísio 12/05/2022

Pushkin, o Grande
Dostoievski é o grande queridinho da literatura russa. Ao menos no Brasil. Não questiono a preferência. Sou da turma que aprendeu a pronunciar Raskolnikov sem gaguejar antes dos quinze anos.

Na Rússia, porém, o grande amado é mesmo Pushkin. Talvez seja um problema de tradução, pois Puskhin é mais conhecido pela poesia que, dizem, pode transformar ambientes e pessoas quando recitada. Como eu não entendo russo, só me resta acreditar.

Pushkin tem uma história curiosa. De origem nobre, fez sucesso ainda em vida. Seu trisavô era negro, africano, trazido à Russia como cativo. Sua filha, dizem, inspirou a descrição física de Anna Karenina, de Tolstoi. Morreu num duelo aos 37 anos.

A edição da @editora34 reúne alguns contos e poesias. Começa pelo conto inacabado ?O Negro de Pedro o Grande?, que narra a história de seu trisavô, ofertado ao tsar pelo sultão de Constantinopla.

Mas o melhor da coletânea é mesmo ?A Dama de Espadas?.

A dinâmica da alta sociedade russa do século XVIII temperada por intervenções do sobrenatural, o caos e descontrole da vida representados pelo delírio da jogatina? Tem coisa melhor do que uma combinação dessas?

(Nos livros, é claro)

@chadepalavra
Dhewyd 12/05/2022minha estante
Comecei os russo com Ana Kariênina, e o próximo será os irmãos Karamazov! Não conhecia esse autor russo!

Biaa Fabulosa 02/05/2022

Razoávelmente bom
Eu gostei do livro, achei a história meio confusa, nao tinha muita noção de tempo da história, as vezes era passado depois presente, eu fiquei um pouco perdida, mas pode ser apenas falta de interpretação minha

Alyne.Queiroz 01/05/2022

Bobinho
Criei muita expectativa por já ter ouvido muitos elogios ao autor, o livro é um conto, super curto e muito bobinho, por ser tão curto os personagens não são bem construídos, e a história fica sem pé nem cabeça, e no fim nem entendi bem qual a moral da história

Bosque.ma 22/04/2022

Qual o sentido????? Sendo completamente sincera!!!!
o livro tem 80 páginas e que sim tem uma história que é interessante mas é algo que você tem que prestar muita atenção pelo fato da narrativa ser confusa você consegue sim entender oq está acontecendo no universo do livro,tem um plot twist que sim eu acharia muito bom se tivesse um desenvolvimento até pq acontece esse plot twist mas não tem um motivo ou algo que explique o por que aconteceu,e uma história que eu realmente não esperava gostar mas gostei um pouco sim!mas é uma leitura que não me agregou nada a mais do que estresse,não tem tantos detalhes dos personagens (sim eu entendo que e um livro curto mas acho que poderia SIM ter um desenvolvimento melhor)

Luísa Anjos 05/04/2022

ótima história, mas poderia ser mais desenvolvida
depois de algumas tentativas, eu finalmente consegui concluir uma obra russa. e acho que foi uma boa porta de entrada, porque fiquei cativada a ler mais títulos do autor e também da própria rússia.

essa história é breve, pode ser lida de uma só vez. a premissa apresenta um jovem que, numa roda de amigos em volta de uma mesa de jogatinas, descobre a história de uma velha condessa que sempre ganhava todos os jogos de cartas, pois guardava consigo um truque que garantia vitória todas as vezes. ele parte em busca dessa condessa e não há obstáculo físico ou moral que pare sua ambição. o jovem vai longe demais para conseguir o que quer, sem pensar nas consequências que pode desencadear com sua curiosidade febril.

fiquei até mais envolvida e impressionada do que julguei que ficaria, mas não dou 5 estrelas porque, sinceramente, esse enredo poderia render muito mais do que breves oitenta páginas. a leitura vale bastante e quero logo ler mais desse escritor.