Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

iza 11/03/2023

Clarice sendo arrebatadora como sempre! apesar de ser uma leitura ?pesada?, que te faz pensar e questionar muitas coisas é um livro perfeito. me identifiquei com a lóri muitas vezes e isso me fez gostar mais ainda do livro. recomendo 100%, a obra da clarice é a mais triste e poética possível.

evellyn 27/02/2023

"amor será dar de presente um ao outro a própria solidão? pois é a coisa mais última que se pode dar de si."

Eduardo Ruaro 26/02/2023

Do ser e sobre como
Não posso deixar de denotar minha condição enquanto pessoa aficionada com antropologia e minha questão de ser trans, a partir dessa localização parto para falar sobre a resenha em si.
Clarice não narra uma história propriamente dita, mas uma aprendizagem sobre o mundo, minto, sobre o Ser no mundo, sem dúvida alguma trazendo a fenomenologia ontológica da forma mais simples já vista. Admirada por tantos estudiosos, de letras até antropologia, sociologia, psicologia e etc, a autora é simples em descrever o complexo, ou como ela mesma diz, o importante que não é dito.
Certas passagens trazem minha vivência pessoal como algo diretamente colaborativo, se a arte tem como objetivo nos fazer sentir algo, esse livro falha miseravelmente, pois nele não senti nada, apenas estive como Ser. Breves passagens abrindo portas que não sabia existir em meu coração, portas que ao serem transpassadas se desaparecem, pois são caminhos sem volta.
Essa foi a minha primeira experiência madura com Clarice e com toda a certeza não será a última, já estou ansiosa para continuar a jornada por essa autora que, felizmente, volta a ser comentada por republicação de suas obras.

Déborah 22/02/2023

Toda mulher tem uma Lóri dentro de si.
O livro retrata o cotidiano de Lóri, uma mulher sozinha, que está em busca de si, inicialmente perdida, que vê em Ulisses um ?deus grego?, que a instiga a buscar seu verdadeiro eu.

Pouco a pouco vemos Lóri se apaixonar por Ulisses, e também por si mesma. O livro é mais que um romance, é sobre uma mulher que decide se conhecer, e em meio a diversas crises existenciais, descobre um amor pela vida, um amor pelas pessoas, e por si mesma.

Uma mulher inicialmente perdida que evita a dor, que tem medo de viver, mas que aos poucos vai descobrindo que a dor faz parte da vida, e que não se deve ter medo de viver. Uma mulher que busca estar realizada em si, antes de aceitar estar com outra pessoa - pronta para amar outra pessoa.

O livro retrata uma mulher em busca de sua autonomia.

Escrito de forma sensível, forte e magnífica, temos aqui o melhor de Clarice Lispector. Eu não esperava por tudo o que recebi ao ler esse livro.

becxj 18/02/2023

Acho que criei muitas expectativas nesse livro e acabei me decepcionando. Eu daria uma nota menor, mas o final e a Lori em si salvaram ?

"Lóri suportava a luta porque Ulisses, na luta com ela, não era seu adversário: lutava por ela"

andy.meireles 15/02/2023

Muito bom, mas achei um pouco complicado de acompanhar
Eu adoro a escrita da clarice, amo a prosa dela e o jeito como ela dança com as palavras, realmente ela era muito única como escritora

já tinha lido outras obras dela, mas essa aqui eu achei um pouco difícil de acompanhar a narrativa em alguns momentos, admito acabei me perdendo no meio das várias crises existenciais da lóri kkkkkk

mas no geral eu gostei muito da história e das interações entre os a lori e o ulisses. o ?surrealismo mágico? da clarice é muito bom, apesar de eu ter tido que voltar várias vezes no mesmo parágrafo pra entender 100%, muito mais por minha culpa do que dela

Gisele Gusmão 14/02/2023

Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, Clarice Lispector
O livro trata da história de Lóri, uma pessoa de poucos amigos, que mora sozinha no Rio de Janeiro e é uma dedicada professora primária. Nasceu em uma família rica de Campos, cidade do interior do Rio de Janeiro, e quando mais jovem conheceu vários países. Ainda recebe mesada do pai que gasta com roupas para ela e, algumas vezes, para seus alunos. Conhece Ulisses, professor de filosofia e no início do relacionamento pensava em aprender um pouco de filosofia com ele, com o tempo vai se envolvendo muito com Ulisses. A trama do livro é a aprendizagem de Lóri para ser capaz de uma entrega completa a este amor. Os encontros com Ulisses são espaçados, no início Lóri não se importava muito se os encontros não mais ocorressem, depois a demora de novo contato de Ulisses a angustiava, mesmo assim não se sentia preparada para ter relações sexuais com ele, mesmo tendo tido experiências sexuais anteriores. O livro mergulha nos pensamentos e dificuldades de Lóri. Um livro difícil de ser lido como outros de Clarice Lispector, mas importante para entender alguns conflitos do ser humano.

Laís 13/02/2023

Eu tô feliz por ter feito essa releitura.
lembro de ter lido esse livro na faixa dos meus 13/14 anos e ter achado bom, mas não ter conseguido absorver nem a metade do que absorvi agora com meus 27 anos.
clarice é um ser à parte. ela É grandiosa! e digo é, no presente, porque ela continua viva. não mais de corpo, mas com certeza, de alma. ela continua vivíssima em cada obra.

bmax 12/02/2023

Incrível como a clarice tem essa capacidade de descrever sentimentos (principalmente os mais obscuros) tão bem.

não tinha contato com a escrita dela a muito tempo, e adorei o livro e as reflexões, é ótimo pra sair da zona de conforto nas leituras, super recomendo.

LivrosdaAri 10/02/2023

Eu sou mais forte do que eu
''Eu sou mais forte do que eu"

O livro vai falar sobre Lori, uma jovem com pouco mais de 25 anos e de Ulisses que em minha opinião deve ser mais velho em torno de seus 40 anos... Eles são apaixonados um pelo outro porém a Lori não consegue se entregar para Ulisses.. Ele como um grande cavalheiro a respeita e ensina a Lori a se encontrar, a ver o que ela precisa para ser o "eu", Lori se questiona sobre uma dor da qual ela não sabe qual é, sobre sua solitude e até mesmo a sua fé.

Eu acho que muitas mulheres se parecem com a Lori,inclusive eu sinto que estou perdida, que não sei quem sou, e vivo a busca dessa aprendizagem sobre a felicidade.

Esse livro me leu como ninguém, senti que estava me descrevendo enquanto conhecia do "eu" através de Lóri, peço a vocês, se permita a conhecer Clarice e ler suas obras, fica aqui então mais uma indicação de livros pra vocês, no qual me destruiu e me fez olhar pra dentro de mim de uma forma diferente.

Vale a pena ressaltar que esse livro Clarice não queria publicar de jeito nenhum, ela não gostava da história.. Acho engraçado ela ter essa opinião, pois foi um dos melhores e se não me engano o único que tem um final feliz.

Cristiane 10/02/2023

A complexidade de se abrir para o amor.
Clarice brilha mais uma vez em uma narrativa emocionante e envolvente, sobre uma mulher que enfrenta os conflitos de seus sentimentos, descobrindo as complexidades que envolvem o ato de se entregar para o primeiro amor.
É sobre compreender seus desejos, de como lidar com os mesmos. Como se entregar para o amor e tudo o que vem com ele.
Lori é uma jovem repleta de sentimentos por Ulisses, que crescem a cada dia mais, apertando seu peito e lhe causando incertezas.
Trata-se de como ela lidará com tudo isso, e se conseguirá a felicidade que almeja.
Descobrimento e entrega.
Clarice Lispector nunca errou em suas escritas.
Recomendo!

Lu 09/02/2023

Infelizmente a escrita de Clarice não é pra mim. Sinto um encomodo constante nas leituras que faço dela e sempre chego a conclusões completamente contrárias das interpretações que fazem dos livros dela. Realmente não consigo gostar

bestdalispector 08/02/2023

Clarice pra guardar no coração
Então, acho que o que mais me pegou nesse livro foi o fato de eu ter me identificando com Lóri. A vida é uma eterna aprendizagem, um ir e vir constante dentro da gente mesmo. Às vezes isso é tão dolorido, mas que jornada! Mais um da Clarice que vou guardar no coração.

O romance em si não me pegou tanto e nem acho que é SÓ sobre isso. Acho que é mais sobre a busca de si mesma do que qualquer outra coisa. Outra coisa que gosto na Clarice é que mesmo de um jeito estranho, ela parece que tinha o dom de traduzir o que a gente sente mas nunca conseguiu dizer.

É um livro bonito! ?

Paula 07/02/2023

Obra fascinante!
Mais um livro maravilhoso da nossa querida Clarice Lispector. Sem dúvida, essa leitura tem um significado e uma interpretação única para cada leitor. Super recomendo essa leitura!