Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

Gabriel 07/02/2023

Uma descoberta, uma aprendizagem
Clarice Lispector em "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres" apresenta ao leitor uma protagonista chamada Lorelay ou simplesmente Lóri. Ela, como ocorre nas narrativas de Clarice, envolve-se numa descoberta de si mesma através de uma aprendizagem diante do amor pretenso na figura de Ulisses.
Em meio a episódios de epifania com o uso do discurso indireto livre, introspecção, análise psicológica e subjetividade, mostra-se uma mulher que, em seus pensamentos, busca, com receio de viver e de sentir, o amor.
A narrativa mostra justamente a aprendizagem para que Lóri e Ulisses possam ter um ao outro, o que não é nada fácil, pois ambos tem de superar a si mesmos.
Uma leitura excelente e que eu recomendaria a todos, principalmente para aqueles que gostam de se perder nos turbilhões de pensamentos de Clarice.

Ibson 07/02/2023

um livros prazeroso.
Esse livros é muito prazeroso, Clarice me encanta com a sua forma de escrever, ela não somente escreve, ela põe sentimentos e nesse livro Clarice passa uma dica de como viver. Me identifiquei muito com a Lóri mesmo eu sendo homem, a suas crises existências muito eu. Enfim o livro é maravilho.

Eric35 05/02/2023

uma verdadeira poesia em prosa, clarisse mostra mais uma vez sua habilidade de beber das mais diversas fontes e delas criar algo totalmente único e especial que nenhum outro seria capaz.
a jornada de autoconhecimento de lóri é presente em partes na vida de cada um, pois todos temos um que de divindade em nós mesmos

Mari 01/02/2023

Incrível
Toda vez eu me surpreendo com a escrita da Clarice e em como ela é intensa nas palavras, não consigo pensar em outro adjetivo que não seja genial para ela, em poucas páginas ela consegue descrever exatamente como a gente se sente.

psinathaliahenriques 30/01/2023

Maravilhoso
CLARICE É SEMPRE SURPREENDENTE. O LIVRO É SOBRE O EU, UM EU COMPLETO. É BRILHANTE A CONSTRUÇÃO DE UMA PERSONAGEM LIDANDO COM SUAS PRÓPRIAS QUESTOES PROFUNDAS E EXISTÊNCIAS E ENTENDENDO QUE ELA PRECISA SER COMPLETA PARA SI.
A AUTORA VAI TRAZER COMO ESSAS QUESTÕES SÃO ESPERADAS NO CORPO. SE CONHECER PASSA PELO CORPO.
É UM LIVRO LINDO ??

Laris 29/01/2023

Ah Clarice?
A forma como o livro inicia e termina nos deixa impactados e se perguntando sobre a vida. Um livro realmente sobre aprendizados. Ah Clarice como sou apaixonada pela forma que você escreve.

Rebeca 27/01/2023

Há uma Lori dentro de toda mulher
Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres conta os conflitos emocionais e mentais de uma mulher chamada Loreley (Lori). Ela é a pessoa que não vê sentido no que faz, não entende o porquê de estar viva, e quer a todo momento entender o que se passa dentro de si, coisa muito difícil de acontecer. Conhece então o professor de filosofia Ulisses, quem a instiga a pensar ainda mais sobre si, mas que também lhe desperta o amor. Sem saber o que está acontecendo, se deve se entregar ou não a Ulisses ou como encontrar uma alegria consistente, acompanhamos ela nesse momento de percepção de si, dentro de si. O que é muito interessante, porque há uma Lori dentro de cada uma de nós, estamos sempre nos perguntamos onde é o lugar certo, o que faremos de bom, o que faremos de nós, o porquê de estar vivo, quais as razões, se entregar ou não para o amor? Lori descobre que só depois de amar a si, e entender a si, encontrar o eu dela e com ele se harmonizar, é que ela será capaz de desfrutar dos prazeres que é o amor. O amor por Ulisses.

Patricia 27/01/2023

Resenha publicada em: https://leiturasdapati.wordpress.com/2023/01/27/uma-aprendizagem-ou-o-livro-dos-prazeres-clarice-lispector/

Essa foi a primeira vez que li um livro da Clarice sem ser obrigada e eu achei maravilhoso, suave, quase como uma melodia. Ela tem uma escrita profunda e poética.

Priscila322 25/01/2023

Incrivel
Já tinho lido Clarice, mas é a primeira vez que realmente leio Clarice
Uma autora sensacional, com uma escrita impressionante e fluida .

Seus personagens são tão vivos e reais que sentimos como se estivéssemos vendo uma história real. E a saudade que dá terminar de ler este livro não tem tamanho.

Amei conhecer Lori e Ulisses, amei a história dos dois e a entrega de Lori aos poucos para Ulisses.

Lindo demais, que romance lindo.

vivi.martins 25/01/2023

? amo a escrita da Clarice
Lóri, a protagonista do livro, faz uma longa viagem no mais profundo de si mesma e chega à consciência total de ser.

?Ser-se o que se é, era grande de mais e incontrolável?

confesso que não gostei muito do personagem Ulisses, mas isso não prejudicou muito a minha leitura.

recomendo pra todos que estão dispostos a refletir sobre o amor e que querem aprender a ter coragem de estar vivo.

*aviso: tem muito fluxo de consciência nesse livro, então se vc n gosta disso ou acha entediante/confuso, não recomendaria esse livro pra vc

Júlia 24/01/2023

Não tenho muito o que comentar, apenas que é um livro que não recomendaria a qualquer pessoa. O restante só se entende lendo. Eu te amo, Clarice Lispector.

Dani 24/01/2023

Te amo Clarice te amo
que leitura espetacular, cheia de descobertas. Eu sinto que esse livro assim como todos da Clarice tem que ser lido sem pressa, apreciando cada capítulo e voltando algumas vezes porque sempre tem partes que ganham novos significados. O jeito que a Clarice escreve sobre sentimentos e sobre se descobrir e entrar em sua intimidade é simplesmente incrível, esse com ctz é um livro pra você descansar sua alma e descobrir mais sobre vc. Nota mil, com ctz quero ler mais livros dessa escritora fenomenal que é a Clarice! ??

Clara 24/01/2023

Eu....
Quem sou Eu?
Já parou para pensar?
Muitas vezes nos escondemos e passamos por muito tempo vivendo por viver e, chegamos a um momento em que nos desconhecemos.

Devemos nos abrir e nos conhecer.

Amarmos a nós mesmos antes de amarmos por inteiro o outro.

gabrixela 23/01/2023

delicado e cruel
É tão difícil falar sobre sentimentos, do que a gente sente dentro, dos milhões de pensamentos que temos por minuto e é ainda mais impressionante como Clarice os retrata.
Parágrafos enormes que detalhavam de forma delicada a crueldade que eh viver, que eh se sentir vivo, que eh pensar sobre si, sobre os outros, sobre o amor, sobre a rotina. A maneira que os dias áridos e os dias de graça de Lóri foram retratados é acima de tudo, belo, a amplitude com que Clarice explica o que eh sentir-se sufocada e presa dentro de si.
Uma cena em específico me intrigou, quando Lóri enfim reune coragem para interagir com uma pessoa qualquer no ponto de ônibus e então sente-se felicíssima por ter elogiado vestido da moça, e em seguida se entristece rapidamente pela conexão rasa e rápida que teve com a moça sem nome, com sede de conexões fortes e profundas. A complexidade do que somos, de forma delicada e crua em uma obra incrível.
Amei a experiência!