O pão da amizade

O pão da amizade Darien Gee




Resenhas - O pão da amizade


39 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Joice (Jojo) 22/07/2011

A primeira pergunta que me fiz quando peguei "O Pão da Amizade" para ler foi: Como um pão vai mudar a vida das pessoas? Com a leitura desse livro maravilhoso, eu descobri como, e ainda tive muito no que pensar.

"O Pão da Amizade" é dividido em capítulos "normais", onde narra a história dos protagonistas (Julia, Hannah, Mark, Livvy, Eddie e Madaleine), e em capítulos "especiais", onde abre um parêntese para contar a história de um outro personagem que pode ou não aparecer posteriormente na história principal. Isso parece cansativo, mas na verdade confere um bom ritmo ao texto, que por si só já é ótimo.

Os personagens também são muito bons: carismáticos e envolventes. A princípio, fiquei me perguntando como a autora faria para trabalhar tantos personagens, mas ela o faz, e de forma bastante íntima até. Em menos de 20 páginas, nos flagramos já completamente envolvidos com a trama de cada um. E é fácil transportar as lições que cada personagem apreende com nossas próprias vidas, algo como "Escola dos Sabores". Será que isso pode ser uma característica de livros sobre comida?

Aliás, acredito que para quem goste de cozinhar, o livro tem um tempero a mais. Há várias receitas do Pão da Amizade no final, a quem possa interessar.

Amei o livro. Ele é mais que diversão, é um livro que nos faz crescer como fermento. Recomendo totalmente!
*Rô Bernas 09/06/2012minha estante
Amei sua resenha e amei mais ainda sua última frase...copiei e coloquei na minha..te dando os créditos, claro rsss


Bruninha.Azevedo 31/08/2016minha estante
Jojo, eu estava em dúvida se comprava, porque não conheço a autora, mas como gostei muito da capa, li a sinopse e me interessei, por isso, vim dar uma olhada no Skoob pra saber o que estavam falando dele. E você me fez ter vontade de lê-lo. Obrigada!


Andressaanss 22/09/2022minha estante
Você conseguiu tirar as palavras da minha boca, esse é realmente uns dos meus livros favoritos. Não conseguiria resumi-lo tão bem :)




Ceile.Dutra 19/09/2011

Resenha retirada do meu blog Este Já Li (www.estejali.com)
O Pão da Amizade mostra, simultaneamente, o dia-a-dia de algumas pessoas da pequena cidade de Avalon. Todas essas pessoas lidam com algum tipo de perda e como reagem ou enfrentam esta perda, ou simplesmente o que não fazem para superar a dor, é o que o livro foca.

O Pão da Amizade – a receita mesmo - chega para mudar toda a história do lugar, e principalmente de Hannah, Madeline, Julia e Mark – os principais personagens da história (ou os que mais me prenderam).
Após as três mulheres se conhecerem, elas vão, dia após dia, mudando, se redescobrindo. Não dá para pontuar um momento de virada das personagens, pois é a rotina que as fazem mudar, encarar de fato a vida e não mais se deixarem levar pelos fatos, sem ditar regras.
O livro também mostra como pequenos atos individuais podem ser transformados quando feitos em conjunto e podem fazer a diferença na vida das pessoas.

Superação e perdão são palavras-chave do livro.

A leitura no início é um pouco confusa, pois quando uma estória começa a ficar interessante, surge outro capítulo com um novo personagem e essa sensação dura até nos acostumarmos com o ritmo e logo temos (de uma outra perspectiva) a continuação da estória.
No geral, ela é muito bem narrada, com diálogos que levam à lembrança de uma personagem, permitindo que, aos poucos, entendamos suas perdas e certos porquês.

Darien Gee soube deixar bem leve e terno o drama da rotina de seus personagens, o que fiquei admirada, pois ela conta sobre perdas muito grandes – o filho, o casamento, o gosto de viver – e não nos sentimos angustiados, mas sim motivados a continuar lendo e torcer por um belo desfecho (que acontece!)

E ainda no final, tem umas receitas com o Pão da Amizade.
Dica: Não leiam de estômao vazio. É de dar água na boca ^^

Crica 28/03/2017minha estante
Parece que vc gostou do livro então não entendi porquê uma estrela só


Wanessa 10/11/2017minha estante
Tmb n entendi!




Lilian 24/02/2023

Leve e delicioso!
A narrativa é simples e envolvente e nos deixa com água na boca a cada fornada de pão. É um livro sem complicações. A história é cheia de ternura e delicadeza e mostra que todas as pessoas têm problemas para lidar, como cada uma reage a eles a seu tempo e a sua maneira e que, no final, é tudo questão de resiliência e superação. É uma história bem contada, sobre o cotidiano e os sentimentos de moradores de uma pequena cidade; é tão acolhedor que parece que somos parte daquele mundo.

site: https://lilianfreitas.com
Vivis.Faria 24/02/2023minha estante
Amei a sua resenha literária. Deu vontade de ler o licro,vou ver a sinopse dele


Lilian 24/02/2023minha estante
Que alegria, leia mesmo! É uma leitura muito gostosa.




Giovanna 01/06/2021

Simplesmente maravilhoso
Que livro gostoso! Tão envolvente!

Esse livro nos apresenta várias personagens, tendo 3 como as principais: Julia, Hannah e Madeline. Desde o início da leitura eu fui me apegando a cada uma delas e torcendo para um final feliz. Cada uma tem uma história, carregando a sua cruz e encontram através do pão da amizade meios de mudarem suas próprias vidas.

O livro é bem escrito fechando todas as prontas no final. Realmente amei e recomendo para quem deseja ter uma leitura leve.
LuLu 02/06/2021minha estante
Eu adorei esse livro!


Giovanna 02/06/2021minha estante
Ele é muito bom! Agradeço a indicação. ?




Idma 09/07/2021

Calmaria
Ganhei esse livro de uma amiga muito querida - e que ama cozinhar!
Uma história calma, que se desenrola devagar, mas é tb cheia de cenas reconfortantes. Me identifiquei com alguns personagens, com suas dores, e me irritei com outros tbm. Quer dizer, tudo bem q Júlia viveu uma tragédia, mas ela n era a única sofrendo e por isso sua maneira de agir e afastar pessoas que a amavam, me irritou bastante. Mas felizmente, através de uma amizade improvável e incrível, ela consegue abrir seu coração novamente. E, afinal, cada um tem sua forma de lidar com a dor; O importante é estar disposto a se superar, e tbm ter pessoas ao nosso lado, que ficam do nosso lado nos momentos difíceis - que nos amam de verdade. Porque a vida é isso, um emaranhado de imprevistos, uns bons e outros ruins, com o qual precisamos aprender a lidar.
Minha única dificuldade foi o fato de a autora alternar mto entre personagens, pois eu acabava me perdendo. Gostaria q ela tivesse sido um pouco mais objetiva tbm, em alguns momentos. Mas, de toda forma, é uma obra meiga, que nos faz sentir como se lendo um diário de uma vizinhança... e , de quebra, tem várias receitinhas legais! hahaha!
obs: Te amo, amiga! obrigada por ser essa amizade, improvável e incrível para mim! ??
Bárbara 09/07/2021minha estante
???????????




Veronica 06/05/2012

Sensacional!
Quando vi esse livro na livraria pensei que seria mais um que leria e que gostaria, mas não foi exatamente isso que aconteceu. Ganhei de presente de amigo secreto e como tinha alguns outros livros na frente ele ficou para a virada de ano novo de 2011 para 2012. Devorei!
Julia, sua família e os novos amigos nos levam para uma história que poderia ser bem real, sofri junto com a protagonista e suas amigas. O que mais mexeu comigo foi a Operação Pão da Amizade. Impressionante como as pessoas se uniram de um modo que não era esperado e de uma maneira mais emocionante ainda!
Terminei a leitura querendo fazer o pão da amizade para meus amigos e distribuir o livro. Darien Gee descreveu a amizade entre pessoas diferentes pode dar certo e ser para sempre!
Quando terminei nem preciso falar que este livro se tornou um dos meus favoritos!
Miloca 06/07/2012minha estante
Ru, sua linda, amei o presente! Te amo!




Fer Kaczynski 19/12/2014

Delicioso!
Livros sobre o cotidiano sempre me encantam por sua simplicidade e mensagens geralmente muito positivas que são um deleite entre um livro mais pesado e dramático que costumo ler, sempre tenho livros assim, já para intercalar com minhas leituras mais “sérias”.


O pão da amizade já é encantador pela capa, belíssima, a sinopse também chama a atenção, comprei já sabendo o que esperar e acertei.

Leia mais em:

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/11/resenha-o-pao-da-amizade-jenna-black.html
Chellot 19/12/2014minha estante
Muito bom esse livro. Fiquei com vontade de provar do pão, mas esqueci de anotar a receita.




Leninha Sempre Romântica 01/08/2011

Darien Geen escreve com a simplicidade, a beleza e a empatia de quem nos é próximo afetivamente. Tudo em seu estilo evoca sentimento.
O Pão da Amizade é um livro comovente. Através das experiências vividas pelos personagens, o texto cria uma comunicação próxima do leitor. Sendo assim, cada uma das histórias contadas sugere contato, conexão.
O drama da mãe que, ao perder o filho, recusa-se a perdoar gerando consequências dolorosas para si e sua família; na história de uma mulher e o seu casamento em crise; no caso de uma senhora e os seus traumas antigos; e nos novos laços de amizade que se formam.
Cada conflito existente no livro vem de uma ação do passado, e a autora atinge o leitor, tornando-o também parte da história.
Ao estabelecer o elo entre o leitor e a história contada, a autora nos convence de que a narrativa faz sentido. Isto é, convence-nos de que o sentido do pão é muito mais metafórico do que literal. O Pão nada mais é do que uma ponte de ligação entre pessoas diferentes, unidas em prol de um ato cotidiano e comum como o de cozinhar.
É notável o percurso do Pão pela cidade de Avalon como agente de mudanças a formar uma grande corrente de união e amizade. Sendo assim, o livro projeta no Pão significados que vão além da necessidade alimentar. O que se aplaca é a fome afetiva e o que se busca é a nutrição da alma. No tocar, no fazer, no misturar, no sovar, no fatiar o Pão, dá-se forma ao que se faz. Evocam-se sentimentos, lembranças de eventos significativos que, ao serem vivenciados na memória, abrem caminhos para a cura emocional.


Enfim, o Pão da Amizade é um livro que nos faz repensar nossos valores, nos pega pela mão e nos conduz à reflexão. E assim, ponderamos sobre nossos erros. Lembramo-nos das pessoas que deixamos para trás e nas palavras que deixamos de dizer. Uma leitura pela qual se aprende o valor do perdão, a importância de fechar um ciclo para abrir outro, a amar sem julgar os atos cometidos. Especialmente, aprende-se a tomar posição na vida a despeito das críticas alheias.
O Pão da Amizade e a sua mensagem permanecem no leitor mesmo após o término da leitura.

Por tudo isso, é um livro tocante. Não à toa, é para se ler com o coração aberto e espírito livre.

Uma obra original, de grande valor reflexivo e especial interesse para os leitores apaixonados pela vida.
Da minha parte, senti-me convidada a fazer o Pão e a propagar, entre os meus, o sabor da amizade por meio de um ato simples: o de seguir as receitas ao final do livro.

comentários(0)comente



Erika 11/04/2024

O que eu achei?
Esse livro começou bom, ficou morno e terminou muito bem, embora claro previsível. Estava doente nesses últimos dias então foi bem complicado ler todos os dias, alguns me arrastei, tentei, mas não fui pra frente infelizmente, agora que melhorei que consegui ler mais e terminar. Recomendo a leitura por ser algo bem tranquilo e bom de se ler após um suspense. Achei engraçado que no meio do livro (que comprei em um sebo) ter uma receita de torta ?? não vou começar pq vai que vira uma corrente né ? Hahahah
comentários(0)comente



*Rô Bernas 09/06/2012

Deliciosamente encantador!
Uma estória comovente e reflexiva. A autora conta a história das personagens principais (Julia, Hannah e Madeline) e entre alguns capítulos, aparecem alguns personagen secundários...moradores de Avalon, que podem ou não aparecer no decorrer da história principal...confesso que não vi muito sentido nessa parte, mas nem isso conseguiu tirar o encanto do livro.

Uma trama bem construida, regada de drama, crescimento pessoal, amor e muita...muita amizade. O que um simples ato pode desencadear...amei do início ao fim. Um livro que com certeza vai ficar na lembrança e que vale muito a pena ser lido.

"Ele é mais que diversão, é um livro que nos faz crescer como fermento." (by resenha da Joice)
comentários(0)comente



Ana 08/10/2011

O pão da amizade
Darien Gee faz sua estréia com o pé direito. O pão da amizade é escrito de forma confiante e convincente, característica presente nas obras de grandes autores. Ela nos transporta a cidade de Avalon, onde consegue apresentar ao leitor cada personagem de forma única e bem peculiar.
O livro encanta já no primeiro contato, pois possui uma capa que representa muito bem o seu conteúdo. A história tem uma ternura que conseguiu alcançar meu ser já nas primeiras páginas e a maneira como fala de questões e sentimentos presentes no dia-a-dia faz com que uma reflexão sobre a vida seja inevitável. No decorrer da leitura me peguei fazendo diversas comparações entre as situações vividas pelos personagens e as que vivenciei sendo protagonista ou apenas espectadora. A forma como Darien faz com que a união aconteça a partir das tragédias torna a presença da amizade um laço valioso que deve ser cuidado dia após dia assim como o pão.
A leitura flui de uma maneira maravilhosa, leve e envolvente, tendo como principal característica uma viagem de um personagem ao outro, criando um elo entre os acontecimentos e a vida de cada um. A história de cada morador da cidade passa a ser importante e decisiva para as ações que irão surgir no futuro. Além disso a idéia de que um simples presente pudesse interferir de forma significativa na vida de todos enche a historia de um delicioso mistério e uma busca incessante por respostas começa.
É extremamente difícil largar o livro sem ler as próximas paginas e descobrir os próximos acontecimentos, fazendo com que a ligação entre livro e leitor seja única e indissolúvel até o final. A semelhança entre a realidade e a história contada no livro traz uma avalanche de sentimentos onde rir, chorar, sonhar e se emocionar são meros acontecimentos diante da grande vontade de poder fazer parte da trama.
A medida em que o final se aproximava tentei prolongar ao máximo a leitura, pois não queria me afastar do lugar mais terno que conheci. Ao virar a última pagina é impossível não sentir saudade dos personagens e uma profunda tristeza por ter chegado ao fim.
Durante toda a leitura fui tomada por sensações que me levaram até mesmo a sentir o aroma do pão e ficar com água na boca imaginando cada fatia sendo compartilhada. A vontade foi tanta que assim que conclui o livro não resisti e fui fazer parte desta encantadora corrente. Fiz o pão e compartilhei com todos aqueles que fazem parte da minha vida, junto com pitadas de amor, respeito e felicidade.
Na minha opinião o livro resgata valores que estavam esquecidos e faz com que cresça osentimento de amizade e união, trazendo junto a esperança de que um gesto pode mudar o mundo.
comentários(0)comente



Lidiane 22/07/2011

Darien Gee tem um estilo claro e envolvente, que faz da leitura um prazer. Ela faz da leitura um maravilhoso diálogo, onde cada personagem se torna real e próximo. É uma escrita madura que revela a sabedoria de quem tem algo pra dizer e sabe como fazê-lo. É fácil esquecer o mundo, e viver nas aconchegantes linhas de seu livro.
O pão da amizade é lindo e encantador, uma história de superação, união e solidariedade. É tocante a forma como uma história de uma simplicidade notável, consegue mexer com a alma e fazer pensar sobre as pequenas coisas que são, na verdade, tudo que de fato importa.
A história é contada por diferentes ângulos, temos consciência do que está acontecendo com vários personagens e da repercussão das ações deles. Ela vai conquistando e envolvendo o leitor a cada página, na medida em que os personagens vão sendo apresentados. Tudo é de forma muito suave e real, as descobertas são contínuas, e pouco a pouco conhecemos a vida e a alma de cada componente dessa comovente história.
Gostaria de ter visto um pouco mais sobre Leon Ydara. Ele teve tão poucas páginas, mas revelando um amor tão lindo, que queria ter podido vê-lo mais uma vez
comentários(0)comente



Livy 26/07/2011

Encantador!
Visite o blog http://nomundodoslivros.blogspot.com

Encantador. Não havia forma de começar esta resenha, sem antes deixar um adjetivo que classificasse o livro. Aliás, classificá-lo como encantador não basta.

O Pão da Amizade tem uma narrativa envolvente e arrebatadora. Não há como não mergulhar nos personagens e suas vidas. Não se trata de uma história onde os personagens são perfeitos e nada aprendem, pelo contrário. Eles são muito reais, com seus defeitos, pecados, erros e acertos. Mas o que mais impressiona é esta humanidade, este calor humano, estes erros e sentimentos que são descritos com tanta precisão e maestria. Todos tem seus medos e anseios, mas crescem, amadurecem e mudam suas visões conforme a trama se desenrola. Todos encaram as adversidades que os tranformam em pessoas melhores e mais conscientes.

Um fator interessante é que a autora, Darien Gee, soube conduzir muito bem todos os personagens e não há uma única ponta solta que nos faça questionar certas atitudes ou acontecimentos. Outro ponto interessantíssimo é que ela soube muito bem como amarrar início, meio e fim, com uma história onde todos têm profundidade, personalidade e coesão. Nada é por acaso, tudo tem um motivo. Cada diálogo, situação e vivência tem seu lugar no enrredo. Outro fator muito bem colocado no livro são as pequenas histórias (pequenas visões que temos de como o Pão da Amizade está se espalhando pela cidade e sua influência) de membros da comunidade, que vemos entre um capítulo e outro. Mas que não são por acaso, pois de uma forma ou de outra, estas pessoas terão um papel direto ou indireto no decorrer da história.
O livro não nos mostra apenas a história de Julia, Gracie e Mark Evarts. Ou de Hannah Wang e Madeline (a dona da famosa casa de chás, que se torna o ponto oficial de amizade entre Julia, Hannah e ela, além de lugar especial onde o Pão da Amizade faz toda a diferença). Se trata da história da comunidade que compõe Avalon, a cidade onde vivem. Da união inusitada entre pessoas que nem ao menos conversavam ou realmente se conheciam.

Como um pão pode transformar a vida dessas pessoas? Como um pequeno gesto pode mudar suas histórias? Como um simples alimento pode contruir uma amizade? Reconstruir um lar? Isso tudo acontece, graças ao Pão da Amizade. Muitas pessoas o veem como uma praga, afinal imagine a situação: você recebe um saco Ziplog com a massa fermentada. Você deve cuidar desta massa, apertando, acrescentando ingredientes, etc. durante dez dias e depois dividir esta massa em três, assando uma parte e colocando as duas restantes em novos sacos Ziplog e os doando a amigos. Imagine a situação que se alastra pela cidade? Em pouco tempo haverá milhares de pães espalhados. Mas imagine que você pode modificar a receita, acrescentar coisas das quais você gosta, dar de presente, discutir gostos e criar laços de amizade. Alguns o encarariam como um milagre, uma terapia. Seja como for, uma praga ou um milagre, o Pão da Amizade transforma a vida de todos os habitantes da cidade, começando como algo pequeno e ingênuo e se tornando algo grandioso, de proporções surpreendentes.

Darien Gee escreve com precisão e de forma tão gostosa, que é como estarmos saboreando o próprio Pão da Amizade. Sua forma de escrever nos transmite ternura e seu livro é um retrato de como o amor e as amizades podem operar mudanças maravilhosas em nossas vidas. Elementos básicos foram usados, mas foram justamente estes pontos que tornaram o livro tão atrativo e encantador. A culinária está presente em todo o livro, e é uma delicia saborear cada estrofe. Os sentimentos são o motor para os acontecimentos, e temas como amor, casamento, filhos, perdas, traição, raiva, dores, sofrimentos, comida, familia, superação, amor próprio e amizade, são os que compõe o livro. O que vemos é que a esperança é o que move todos os personagens e toda uma comunidade, e que a união e a solidariedade podem transformar tudo. Algo que poderia ser um trantorno pode se tornar algo muito bom, e de onde menos esperamos é de onde vem todas as nossas respostas. Cada descoberta, cada sentimento, cada dor é narrada de forma que nos mostra como a vida é preciosa.
Resumindo: Darien Gee sabe medir, assim como uma ótima cozinheira, cada sentimento, cada acontecimento e cada personagem, misturando tudo em uma narrativa sensacional. O resultado é um livro que tem uma história contada na medida certa, uma leitura da qual você não irá querer largar até o final. O Pão da Amizade tem uma história inesquecível, tão deliciosa quanto o próprio nome. A sensação que tive ao ler o livro é indescrítivel e ao terminá-lo tive a impressão de estar deixando para trás uma grande amizade, da qual sempre sentirei saudades. A história é intensa e calorosa, tão saborosa e verdadeira que nos faz querer mais.
comentários(0)comente



CooltureNews 22/07/2011

Por: Junior Nascimento
Postado no Coolture News

Através de uma ação inédita no Brasil da Lua de Papel e da Livraria Cultura, onde foram selecionados 50 leitores para ler e avaliar a cópia não revisada do livro “O Pão da Amizade” da escritora havaiana Darien Gee antes de seu lançamento oficial. Essa iniciativa inovadora teve como objetivo oferecer aos leitores do gênero a mesma oportunidade de jornalistas. Eu fui um dos selecionados e fiquei em 9° lugar na promoção, o que me rendeu vários prêmios. Para saber mais sobre essa ação assim como ler o que os demais participantes escreveram sobre o livro basta acessar o Portal de Informação da Livraria Cultura

Depois de muito tempo lendo livros de romance voltado para o publico mais jovem, ou seja, com uma narrativa mais simples, definitivamente estava precisando ler um livro com uma narrativa mais complexa e ainda sim melhor. Apesar de o titulo dar a impressão de ser um livro estilo auto-ajuda, a autora consegue transmitir mais do que isso, afinal se trata de uma grande história onde podemos tirar vários exemplos para aplicar em nossas vidas.

A principio fiquei um tanto receoso, afinal quem nunca em sua vida recebeu ou presenciou alguém recebendo esse tipo de corrente, só em casa acho que já vieram umas três receitas de pães e bolos com a mesma premissa. Porém o livro fala de muito mais do que uma simples receita de pão. Convivo com casos de depressão na família e é impossível não se colocar no lugar de alguns personagens em seus dramas pessoais. O livro consegue atingir todas faixas etárias.

Achei extremamente interessante a forma com que o livro começa, apresentando os personagens através de capítulos e nos dando somente frações de seus passados, para depois de um tempo percebemos como as histórias estão conectadas, e assim tendo uma visão mais ampla de todo o drama que eles enfrentaram e ainda enfrentam, a cada página a expectativa aumentava consideravelmente pela espera do momento onde tais personagens se encontrariam. Isso tudo fez com que eu lesse o livro muito rápido, afinal eu devorava os capítulos esperando a continuação do anterior, e isso não acontecia somente com um personagem, foi com todos. Outro fator positivo, foi disponibilizar no livro a receita e as variações do Pão da Amizade, afinal é impossível ler o livro e a forma com quem os personagens descrevem o sabor do pão e não ter vontade de provar. Estou completamente doido para provar desse bendito pão.

O que considerei um ponto positivo agora a pouco é justamente o único que tem um lado negativo, a princípio me senti perdido entre todas essas tramas paralelas, a autora nos apresenta muitos personagens, e como disse anteriormente, estava me acostumando a ler livros onde a narrativa é mais linear. Devido a isso, e ao perfil dos atuais leitores, os mesmos podem ficar um pouco desanimado para continuar a leitura. Porém no decorrer da história isso deixa de ser um problema, e é exatamente isso que torna a leitura agradável e diferente de tudo o que tem aparecido nas prateleiras ultimamente.

Poucos autores, conseguem fazer uso desse estilo de escrita que Darien Gee utilizou sem parecer algo forçado, e com isso a autora acaba de ganhar mais um fã, e pelo que pude descobrir ela possui outros livros, os quais estou com muita vontade de ler, e espero que mantenha o mesmo estilo de “O pão da amizade”.
comentários(0)comente



Laura 23/12/2011

O pão da amizade - Darien Gee
Livro muito bem escrito e bastante tocante. Com personagens carismáticos e palpáveis, é um livro em que você faz você acreditar que aquilo tudo pode acontecer com você, seu vizinho, seu familiar. O que o faz acreditar no tema principal do livro que é o recomeço, a esperança. Bastante interessante, ainda mais quando se considera toda a construção da dinamica envolvendo o pão. Caso a autora consiga fazer algo tão fantastico quanto, estarei esperando.
comentários(0)comente



39 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR