Entre Quatro Paredes

Resenhas - Entre Quatro Paredes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lista de Livros 19/05/2023

Lista de Livros: Entre quatro paredes, de Jean-Paul Sartre
“— Eu não posso suportar que estejam esperando alguma coisa de mim. Me dá logo vontade de fazer tudo ao contrário.”
“— Tudo é uma armadilha. Mas que me importa? Eu também sou uma armadilha.”
“— Então, é isto o inferno. Eu não poderia acreditar... Vocês se lembram: enxofre, fornalhas, grelhas... Ah! Que piada. Não precisa de nada disso: o inferno são os Outros.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2023/04/entre-quatro-paredes-de-jean-paul-sartre.html

13marcioricardo 06/11/2022

Um dócil inferno torturante.
Peça de teatro onde encontramos a famosa frase de Sartre, " O inferno são os outros ". É uma reflexão sobre identidade e de como o nosso eu depende dos outros. Gostei da nova noção de inferno que o filósofo francês introduziu na obra e do triângulo desenvolvido entre os personagens.

Aribra 18/09/2009

Peça teatral em que três pessoas encontram-se trancadas em uma sala, elas sabem, você aos poucos vai sabendo, que estão mortas. Vem seu enterro, acompanham as vidas dos outros que continuam... Enfim, aos poucos vão se dando conta que estão trancados na sala e apenas os três, ninguém entra ninguém sai. Discutem banalidades, disputam espaço, olham o seu ex-mundo se desmontando e se desfazendo a partir do momento que todos os seus convivas os esquecem. Então começam a dar-se conta da dependência um do outro. Esta dependência vai crescendo de tal forma que os três formam um triângulo interdependente impossível de desfazer ao ponto de quando se vêm livres da sala, preferem trancá-la novamente e ficarem juntos. A peça é simples e bem curta e trata da percepção angustiante de que só somos alguém a partir do momento que temos alguém para projetarmos nosso EU.

Renan 15/02/2022

O Inferno é aqui
"O inferno são os outros", disse Gracin, um dos personagens da peça "Entre Quarto Paredes", de Jean-Paul Sartre. O inferno são os outros... O que é o "inferno"? O que são "os outros"?

Nesse excepcional texto teatral, Sartre se consagrou, definitivamente, como um dramaturgo exemplar, além de exímio intelectual, filósofo e pensador. Sua versão da teoria existencialista (numa tradição que vinha desde Kierkegaard) fica evidenciada aqui, com uma ilustração narrativa de mestre.

A peça: três pessoas distintas, Gracin, Inês e Estelle, que não se conhecem, são postas em uma sala para ficarem juntas por toda a eternidade, no "pós-vida". Todas comentaram graves erros em vida, então são condenadas nessa espécie de "inferno" à eternidade aprisionada, junto às outras pessoas. Aqui é o cerne da questão. As outras pessoas.

O tal "inferno" não é um lugar sombrio com diabretes, estacas, fogo, ou qualquer objeto causador de dor. Não, o inferno são os outros. O julgamento punitivo e castrador do outro, a opinião do outro, a presença do outro! E o pior, não é possível se livrar do outro, pois já estão mortos; a única maneira de lidar com isso é suportar.

Essa metonímia da nossa sociedade não passa despercebida. No final, nós estamos presos, sempre com algum "outro" nos atormentando de alguma maneira, em algum espaço social. Sartre escreveu, em sua segunda peça, uma obra prima, tão primorosa quanto sua filosofia. Leitura absolutamente recomendada.
lele 16/02/2022minha estante
uau arrasou demaiss!! maravilhosa resenhaa ?

Bianca.Arede 20/02/2022minha estante
que resenha maravilhosa!

Dan 16/03/2023

Uma boa leitura!
Interessante leitura para ser feita antes entrar nos escritos mais densamente filosóficos de Sartre!

LiviaKuga 13/01/2009

Um ótimo livro. Como ele é feito para teatro, é muito fácil de ler, e é engraçado. Acredito que uma das frases + importantes que Sartre satiriza é "O inferno são os Outros". Achei o livro bem interessante, e me fez pensar um pouco sobre as nossas atitudes e influências que elas fazem.
Mércia 07/06/2015minha estante
Li o livro em pouquíssimo tempo, deitei na cama e em meia hora li tudo. Gostei bastante, pois nos faz pensar o quanto as pessoas tem influência sobre nós, o que pensam a nosso respeito, o que esperam que nós sejamos. E imagine viver eternamente com pessoas diferentes de nós, nos julgando o tempo todo, apontando os nossos erros, é realmente um inferno.

02/07/2023

me lembrou bastante "condenada" do chuck palahniuk, mas escrito de forma decente e bem feita. interessante como claramente, o inferno são sempre os outros, até que nos afete de tal forma que o espelho nos faz perceber que na verdade o inferno somos nós mesmos...

Serena 12/12/2012

Quem é o carrasco?
O inferno são os outros nasce aqui, mas o que precede os outros são as nossas máscaras. Somos, antes de tudo, nossos próprios carrascos, tentamos provar a nós mesmos o quanto valemos a pena, o quanto nossa persona heróica e virtuosa é a que prevalece sobre todas as outras. Mas, um zumbido persistente canta nossa mediocridade, no sentido stricto da palavra, comum, um entre milhões.
Desesperados, damos o poder da guilhotina e do julgamento para o outro, porque precisamos dele, precisamos que, se não há convencimento para nós mesmos, que possamos talvez convencê-lo.
Neste cenário encontramos Inês, Garcin e Estelle, num ciclo que não se finda.

djenifer.schneider 10/05/2023

Viagem.
Sinceramente, eu gostei bastante desse conto. Ele é bem curtinho e pode ser interpretado de diversas maneiras diferentes.

O conto começa devagar, com apenas diálogos entre pessoas desconhecidas e você se pergunta o tempo inteiro o que está acontecendo, além de teorizar acerca disso.

Porém, conforme o conto vai se desenvolvendo mais personagens aparecem e as coisas ficam mais claras, confirmando se você estava certo ou não.

É uma história que te faz refletir sobre muito e que possui um plot bem perturbador. Eu recomendaria para quem tem um estômago mais forte, pois existem cenas bem explícitas.

Nota 4 pra Sartre, aquele que se inspirou em Kafka.

Amaurijbarros 18/01/2021

O Inferno São os Outros
Difícil quando se pensa que os olhares estão me censurando ou me julgando.
Uma vida com base no que outros pensam não é vida e sim uma prisão.
Leiam, recomendo.

Raiane 15/05/2010

"Vou te dar o que eu puder. Não é lá muita coisa. Eu não vou te amar: eu te conheço demais pra isso"
O inferno de Sartre é um cenário facilmente imaginável, no qual a punição é psíquica. Não há castigo pior do que o julgamento alheio, daí o inferno ser os "Outros". Garcin, Estelle e Inês se conhecem tanto, que mal conseguem conviver "entre quatro paredes".
Leitura incrível!

Nessa 01/05/2013

A vida que não deu certo
O verdadeiro inferno é a vida que não deu certo. Sartre começa a fazer sentido de um jeito assombroso. Quando você finalmente se dá conta de seus demônios, eles não te abandonam mais. Esse é o problema de olhar no abismo: ele pode olhar de volta para você.

A cada movimento dos ponteiros do relógio parece ficar mais acentuada essa lógica. Tentativas desesperadas de desviar do trajeto são pura tolice quando todos os nervos já foram expostos, quando o outro veio até você para mostrar, consciente ou inconscientemente, aquilo que você tenta coagular.

Con[viver] nem sempre é tarefa fácil e embora alguns prefiram muitas vezes o exílio, ninguém é ilha. A grande questão é: conseguimos viver com nós mesmos? Se você não é bom, é mau. É demasiado preto ou branco, não? Uma mesa é uma mesa.

Ousaria então dizer que o inferno sartriano na Terra é nossa própria consciência.

Babs 13/09/2020

Foi bom ler esse depois de ?o que é existencialismo?, deu pra entender melhor o contexto e o que foi dito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5