Persuasão

Persuasão Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Livia1272 05/01/2024

Como ninguém fala desse livro?
Simplesmente incrível a forma sutil e leve que jane austen descreve situações complexas. Amei toda a história do início ao fim, meu receio em relação à esse livro era de ele ser muito monótono, parado, e de dific8l compreensão mas fui surpreendida ao ver as cenas maravilhosas entre os protagonistas, minhas favoritas foram as que tiveram maior clima. E sobre os protagonistas, bem construídos com motivações validas , não são chatos , o ápice pra mim (e pra todos eu acho) é a carta do fim do livro.

Isa.liborio 04/01/2024

Minha primeira experiência com Jane Austen, e foi simplesmente impecável. O livro tem suas falhas, é claro, como pouco aprofundamento dos personagens - principalmente os principais-, mas ainda assim me cativou bastante. Ler sobre um amor verdadeiramente conquistado não tem preço.

Edianara.Lino 04/01/2024

História maravilhosa, mas péssima edição
"Você dilacera minha alma. Sou metade agonia, metade esperança. Não me diga que é tarde demais, que aqueles preciosos sentimentos se foram para sempre" (p.219).

A história é encantadora, ainda mais no meu caso que fiz uma releitura depois de tantos anos da primeira leitura. Poder rever e sentir de forma diferente cada palavra é maravilhoso.
Único ponto negativo é que está edição é péssima, com erros de digitação e pequenas machas de impressão por várias folhas. Achei a edição linda quando comprei e ainda mais por estar com um preço muito bom, contudo como dizem as vezes o barato sai caro.

Laryssa234 03/01/2024

Muito mais do que você imagina
Em boa parte do livro existe uma atmosfera melancólica, recolhida, taciturna. Sobre o livro paira algo pesado, que às vezes parece sufocar o leitor com um universo desesperadamente limitado - o universo apático e mirrado em que Anne vive. Seu mundo é uma prisão minúscula.
Não é uma tristeza ostensiva, trágica, de fazer chorar. É mais uma apatia; uma falta de cor e brilho. Nada, aqui, faz lembrar das páginas maravilhosamente vivas de Orgulho e Preconceito, por exemplo, que só faltam soltarem fogos de artifício mal você as abre.

Persuasão é o livro mais maduro de Jane Austen, se diferencia da atmosfera das outras obras da autora. Jane Austen, aqui, já era uma quarentona e tinha dominado com maestria quase inigualável a arte da sátira mais leve e cômica. O tom é sóbrio, a escrita é muitíssimo elaborada e a ênfase recai sobre o mundo interno da protagonista: Anne.

Anne no livro é uma mulher inteligente e doce. No original, Jane diz que ela tinha “elegance of mind” - ou seja, uma inteligência capaz de fazer distinções sutis e captar detalhes com a minúcia de um microscópio. Anne é capaz de entender as pessoas muito melhor do que elas próprias. Age como um oráculo universal; o recipiente e filtro de todas as picuinhas entre familiares e amigos. Tinha um caráter doce, meigo, potencialmente PASSIVO.

A palavra de Anne não tinha peso. Mal falava; quando falava ninguém lhe dava ouvidos. Anne sempre cedia. Era ignorada e desprezada pelos pais e irmãs. Com 27 anos de idade (para época já era um final de feira) continua bonita. Mas seu auge passou. Além disso estava completamente sozinha. Sua única amiga era Lady Russell.

Porém Lady Russell fora justamente a mulher que a tinha aconselhado, oito anos atrás, a não ficar com o sujeito pelo qual era loucamente apaixonada: Capitão Wentworth. Anne tinha se deixado PERSUADIR. E Lady Russel a havia aconselhado pois, na epoca, Wentworth era um pé-rapado, sem posição social, imprudente, passional demais e provavelmente instável. Lady Russell é prudente, tem um certo preconceito de classe e julga Wentworth como um doido varrido.
Anne perdoa Lady Russell mas se recusa a trocar com ela uma única palavra sobre o assunto, ficando completamente sozinha sobre o assunto mais importante de sua vida. Lady Russell era como sua segunda mãe, sua única figura de afeto a havia aconselhado a largar o homem que hoje em dia era rico.

Anne perdeu o tesão de viver, vivia no automático e se entregava à melancolia. Era pessimista e se fechava cada vez mais dentro de si. Ela é uma coadjuvante de sua própria história. “Persuasão”, no final das contas, pode ser lido como a história de uma Anne cuja palavra vai ganhando peso, muito aos poucos, e aos poucos ela se torna a protagonista de sua história. E de como a primavera pode nos surpreender com seu brilho e vigor.

O título “persuasão” não quer dizer só que Anne se deixou persuadir por Lady Russell. Na verdade a persuasão que mais importa é uma autopersuasão: Anne, sendo uma mulher inteligente e capaz passa ANOS criando defesas racionais contra a paixão desenfreada pelo capitão. A autopersuasão de Anne consiste em ela vencer as agonias e o medo da rejeição para se permitir ter esperança outra vez. Quando ela recita poesias em VOZ ALTA perto de Wentworth é o primeiro passo na libertação de sua voz.

Anne e Wentworth não estavam destinados a ficarem juntos. Não haveria como ela saber se os conselhos de Lady Russell estavam certos ou errados. Aliás logo no começo do livro a mãe Anne tinha se casado com um imbecil por um impulso apaixonado - exatamente como Anne queria ter feito. Paixão não garante nada, razão não garante nada, conselhos ou seguir os passos da mãe não garantem nada. Se Persuasão tem alguma mensagem, é esta: Anne poderia ter se lascado e ficado sozinha. Porque a vida real é assim.

Já Wentworth, amava Anne parcialmente por ela ter virtudes tradicionalmente feminis: docilidade, modéstia, sentimentos refinados.Mas ele queria dela a força, ousadia, ímpeto viril e rebelde que ele mesmo tinha. Não entrava em sua cabeça que a doce Anne não tivesse se rebelado contra Lady Russell. Então ele volta flertando com meio mundo e tratando Anne com frieza polida e discursos cínicos de como deveria ser a mulher perfeita. Também, Wentworth também precisava de uma autopersuasão.

Quando no clímax do livro, Anne resolve soltar a voz e fazer um discurso em voz alta para várias pessoas só para que Wentworth a ouvisse, ela diz algo que somente ele pudesse entender: “O único privilégio que reivindico para meu próprio sexo é o de amar por mais tempo quando se foi a existência ou a esperança”. Assim Wentworth deixa-lhe uma carta “suas PALAVRAS atravessa meu coração” No tempo de Anne homens e mulheres solteiros não poderiam nem ficar no mesmo quarto sozinhos, toques físicos em público eram impensáveis, então Anne sofre o livro inteiro na presença de Wentworth sem qualquer tipo de privacidade. Esse é seu drama.

Quando Wentworth ressentido com Anne diz a Louise diz-lhe: “vê essa avelã, com a casca dura e brilhante, mesmo depois de um outono rigoroso? Seja como ela” E Anne que escutou a conversa e decidiu fazer seu discurso, sabia que Wentworth usara a avelã para exemplificar Anne. Pois ela tinha continuado a amá-lo por oito longos anos sob o outono da completa desesperança. Anne tinha criado uma casca brilhante - porque ninguém sabia de seu sofrimento.

Anne era imensamente forte, ela não arreda o pé, não reclama. Ama, sofre, destrói-se por dentro mas continua forte. Por isso Anne o responde à altura. Ela ainda o amava. Ela não tinha arredado o pé. Nela o amor tinha sobrevivido a desesperança. É por isso que Wentworth não se aguenta e escreve a carta. É por isso que ele diz a Anne que suas palavras haviam transpassado-lhe a alma.

É por isso que o livro é um clássico eterno.
liagalathynius 14/01/2024minha estante
me convenceu a ler kkkj obrigada

Laryssa234 14/01/2024minha estante
Leia sim, as obras da Jane são incríveis.

Amos.Alves 02/01/2024

Essa história de Austen possui um enredo mais interessante que os anteriores que eu li (O&P e R&S). Por outro lado as personagens principais não me encantaram tanto quanto Elisabeth e Elinor, mas Anne é tão digna de admiração quanto as outras heroinas. Persuasão trás a discussão um tema interessante, até quando um amor pode durar, e mais que isso, será que homens e mulheres mantém o amor ao longo do tempo de modo similar?

Julinharuindadepura 01/01/2024

Quero engolir esse livro
Se tornou um dos meus livros de romance favoritos da vida, eu amei tudo!! As interações dele, os diálogos, os olhares. A carta no final meu deus oq foi aquil!?!?

Karina 31/12/2023

A little more
É um livro bom. Dá pra passar o tempo, com certeza.

Mas não é um livro tão interessante assim quando se compara com outros clássicos escritos por mulheres.

De qualquer forma, valeu a leitura!

Geovana.Gomes 31/12/2023

Quando eu analiso a minha experiências com os livros da Jane eu sempre chego a mesma conclusão: acabo gostando da história, mas o livro em si me irrita um pouco. E com esse livro não foi diferente.
Não gostei tanto da mocinha, achei ela completamente influenciável. Com relação ao casal quase nunca dá pra dizer alguma coisa porque quase não tem nada, mas no geral não me conquistou tanto quanto Elizabeth e Darcy.
O enredo em si é legal, mas tem muita enrolação, sei que é normal pro gênero e pra época que foi escrito, mas isso acaba atrapalhando minha leitura.

Lyvia 31/12/2023

Primeiro livro da autora que leio e tive dificuldades com a forma de escrita. A história é linda e entrega tudo o que um romance de época oferece.

connorsgf 30/12/2023

"sou metade agonia, metade esperança."
Honestamente, o ponto alto desse livro é a carta do wentworth, porque desde o começo ele foi muito morninho para mim e um tico entediante, com muitas informações, personagens chatos e narrativas que facilmente poderiam ser substituídas por mais momentos dos personagens principais e algo que me incomodou um pouco foi a falta de desenvolvimento da cena em que a anne e o capitão wentworth conversam sobre os sentimentos deles :( mas é um livro bom, sim, jane austen nunca decepciona, eu gostei bastante

Fabiana.Ribeiro 30/12/2023

Anne é uma personagem extremamente cativante, tanto que todos do contexto ( exceto sua família) são encantados por ela, e que foi persuadia a abrir mão de seu grande amor por conta de sua classe financeira.
Mesmo após 8 anos da separação, o amor de Anne por Frederick segue intacto e podemos acompanhar o reencontro e reaproximação do casal.
Obs.A carta de Frederick é lindíssima e retrata com profundidade o amor dele por Anne

Diagora.Liara 30/12/2023

Romance
Mais um romance envolvente, com uma personagem feminina bem diferente das demais escritas pela Jane!

Simone361 30/12/2023

Clássico
Uma história linda e apaixonante!
Melhor livro da Jane, sem dúvida!
A autora escreve de forma sutil críticas à sociedade da época de forma incrível e mostra uma personagem forte, sem precisar diminuir os homens. O respeito da Anne ao pai e a lady Russel, apesar dos defeitos dos mesmos ou da sociedade, é admirável.
Feminista de uma forma que não poderia ser muito enfática para não ser presa ou banida. Melhor escritora.