Persuassion

Persuassion Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Nat Wissinievski 08/02/2024

Terceiro livro da Jane Austen que leio e estou cada vez mais apaixonada por essa escrita. Como uma pessoa ansiosa, às vezes fico irritada com a demora de se desenvolver algumas coisas, mas considerando costumes da época e esse aspecto novelesco que romances de época têm, é de se esperar essa demora. Entretanto, isso também faz com que você se apegue a alguns personagens e torça por eles. Anne, a protagonista, é minha favorita, muitos subestimam ela e a tratam como nada, mas ela é simplesmente a melhor. Confesso que seu par romântico, o capitão Wentworth é meio sem graça, tanto que constantemente esquecia o nome dele quando ia contar sobre a história pro meu namorado hahaha
A história no geral, eu gostei muito, gosto de reencontros amorosos e algumas intrigas. Nessa edição, existe um final alternativo que era o primeiro final quando Austen escreveu o livro, anos depois, ela trocou e acrescentou 2 capítulos e retirou esse capítulo final. Eu gostei mais do novo final, menos corrido e mais bem desenvolvido.

Thais.Barbosa 08/02/2024

VOCÊ TRESPASSA A MINHA ALMA!!!!
Eu achei tão lindico as migalhas amorosas :( Jane Austen não poderia ter definido essa história melhor do que esperança e agonia. me traumatizou com níveis irreais de amor masculino eu amei!!

Elle 08/02/2024

Descrição perfeita
Esse é o segundo livro da autora que leio como se estivesse apreciando a mais bela obra de arte do mundo. Sendo ele na visão melancólica da protagonista na maior parte, há um certo "tempero" em toda a melancolia de Anne Elliot descrita neste livro; ela, a autora, conseguiu descrever perfeitamente como funciona a cabeça das pessoas com mesmo temperamento de Anne (eu mesma sendo uma delas ksksks).

Geovvanna 06/02/2024

Não me cativou
"Apesar de ser um clássico e de algumas pessoas amarem a obra, não é tudo isso. Os personagens principais não me cativaram, e os secundários são chatos. A história é fraca, e a história é muita arrastada.

LisaSv 05/02/2024

A edição deixou muito a desejar, muitos e muitos erros de revisão, a ponto de atrapalhar a leitura. Além disso, a história tem um número incontável de personagens, todos com nomes parecidos, o que me confundiu bastante.
É a primeira vez que leio Jane Austen e confesso que me decepcionei. Não vou desistir dela, mas foi uma péssima primeira experiência ?
Sempre digo a mesma coisa para qualquer livro que não gosto: não foi pra mim, talvez seja pra você!

helo 05/02/2024

"estou dividido entre a agonia e a esperança"
Gostei muito mas não cheguei a favoritar, estranhei um pouco que nesse diferente dos outros, a protagonista tem muita pouca fala (não me incomodou mas estranhei no início)
achei o romance lindo e muito real também (real para a época)
odiei, sem brincadeira, TODA a família da anne, a coitada merece muito mais (menos o charles, o cunhado, achei o único sensato daql família)
e ja estava esperando algo do tipo sobre o sr elliot (jane nao muda a fórmula dos triângulos amorosos ne? como pode)

Vitoriasiq087 04/02/2024

Me desculpe quem ama os clássicos, mas acho que definitivamente não é pra mim, achei uma leitura MUITOOO demorada, de fato veio só acontecer o que esperávamos nos últimos capítulos e não tem uma profundidade nisso, é raso, rápido e previsível.

Pode ter sido pela edição que li, mas não gostei dessa leitura.

Carol 03/02/2024

Encantada!
Este livro me encantou. Confesso que eu não esperava muito dessa leitura, estava receosa por ser um livro clássico, e achava que talvez não me prendesse por ter uma escrita mais maçante ou algo assim, mas me surpreendi totalmente quando li, a escrita é leve e a história me conquistou. É um romance muito bem escrito que superou imensamente às minhas expectativas.

March1 03/02/2024

Por amar muito Orgulho e Preconceito, eu já tinha grande admiração pela autora. Mas Persuasão conseguiu atingir meu coração com uma força ainda maior.

A Jane (porque somos amigas íntimas, claro) escreve de forma tão sutil, tão elegante e ao mesmo tempo tão direta que é impressionante. Ela basicamente fala tudo o que precisa falar sem descer do salto. Se ela precisasse algum dia ofender alguém, eu imagino que ela faria sem grande esforço, sem nem pestanejar. Com certeza, uma mulher muito admirável e dona de uma inteligência com as palavras (e de modo geral, também) acima da média.

Agora, sobre o livro. Eu me pergunto, como uma obra que foi escrita há tampo tempo pode permanecer sendo surpreendente até hoje.

Eu achei essa leitura bem mais fácil até do que Orgulho e Preconceito, e eu gostei mais dos personagens também. A Anne é uma protagonista que, por causa da sua personalidade forte e ao mesmo tempo elegante, e da sua família bastante problemática (tema que a Jane parecia adorar), abre portas para muitas discussões.

O capitão conseguiu fazer com que eu me apaixonasse por ele, e a carta ... AI MEU DEUS A CARTA !!!!! Perco até a compostura!!!

Eu poderia falar sobre essa declaração absolutamente deslumbrante durante hooooras, mas não quero dar spoiler. Que tenha cada um a sua própria reação, mas a minha foi basicamente surtos e rebuliços kkkkkkkkkkkkk

Os romances onde o amor é demonstrado dessa forma profunda e delicada, e gentil tem todo o meu coração. Enfim, podem falar o que quiserem, mas para mim esse livro é sobre se apaixonar SIM. Apesar de não se tratar apenas sobre isso, claro.

AMEI
Estou apaixonada, estou trespassada (alguém pegou a referência??) e não vejo a hora de ler todos os outros livros da brilhante Jane Austen.

Maria1277 03/02/2024

Persuasão
Me aventurei em uma leitura mais clássica e me apaixonei? a história de Anne Elliot e do capitão Wentworth vale a pena ser lida e relida! Tenho uma nova autora favorita: Jane Austen

Tamy 02/02/2024

As consequências de deixar-se persuadir... ?
Até que ponto nos deixamos ser influenciados pelos outros? Até que ponto nos deixamos ser persuadidos? No caso de Anne Elliot, ela deixou-se ser levada a recusar o amor de sua vida - o capitão Frederick Wentworth - por conveniência social.

Apesar de ter feito tal recusa, o amor persiste e Anne não foi capaz de entregar-se a mais ninguém. Porém o destino fez questão de trazer Frederick novamente e junto com ele, todos os sentimentos que foram compartilhados pelo jovem casal, fazendo com que Anne se questione se ainda há amor da parte dele, porque para ela, nada mudou.

Com uma família totalmente inconveniente, que não demonstra interesse algum por Anne, essa jovem está disposta a viver esse amor e não irá ceder novamente a persuasão de outros, por mais queridos que sejam. Afinal, a vida está lhe dando outra chance e ela não pretende desperdiçá-la.

Um clássico romance da Jane Austen, que nos mostra a mente limitada de certas pessoas, o alto valor dado à posição que se ocupa na sociedade, em contraste com alguém que pensa diferente (nada radical, claro) e quer seguir um caminho diferente.

Larissagris 02/02/2024

PERSUASÃO (JANE AUSTEN)
A vaidade constituía a base e a essência do caráter de Sir Walter Elliot; vaidade pessoal e de posição.

Anne, cuja delicadeza de espírito e suavidade de temperamento a teriam valorizado entre pessoas de real discernimento, nada representava para o pai e a irmã - suas palavras não tinham o menor peso; sempre cedia no que lhe convinha. Era apenas Anne.

[...] pois é a singularidade que muitas vezes causa a pior parte de nossos sofrimentos [...]

Aos poucos foram travando conhecimento e, quando se conheceram, se apaixonaram rápida e profundamente. Difícil dizer qual deles vira mais perfeição no outro, ou qual o mais feliz, se ela, ao ouvir suas declarações e propostas, ou ele, vendo-as aceitas.

Estava convencida de que, submetida a todos os obstáculos da desaprovação em casa, a toda a ansiedade resultante de sua carreira, a todos os possíveis temores, esperas e desapontamentos, ainda assim teria sido uma mulher mais feliz mantendo o noivado do que fora ao sacrificá-lo.

Ser solicitada como um bem, embora de forma imprópria, é pelo menos melhor do que ser rejeitada como totalmente imprestável.

- Não há praticamente um único defeito físico que boas maneiras não consigam aos poucos harmonizar.

Mas, apesar de toda a sua experiência, julgava que devia se submeter ao sentimento de que uma outra lição lhe era necessária - a arte de reconhecer nossa própria insignificância fora de nosso próprio círculo.

Se alguma coisa desagradável acontece, os homens logo conseguem um meio de escapar [...]

Infelizmente, com todo o seu raciocínio descobriu que, para sentimentos tenazes, oito anos significam quase nada.

Ela o maltratara; abandonara-o e o desapontara; e o pior é que, ao fazer isso, mostrara fraqueza de caráter, o que seu próprio temperamento resoluto e confiante não podia suportar. Renunciara a ele para agradar aos outros. Fora resultado de uma insistente persuasão, resultado de fraqueza e timidez.

Nunca conversavam a sós, comunicavam-se apenas com a formalidade mínima exigida. Outrora representaram tanto um para o outro! Agora, nada! Houve uma época em que, apesar de haver tantas pessoas na sala de visitas de Uppercross, teriam achado difícil cessar de falar apenas um com o outro. [...] não poderiam existir dois corações mais francos, gostos mais semelhantes, sentimentos tão em uníssono, fisionomias mais amadas. Agora eram como estranhos; ou, antes, pior que estranhos, pois nunca poderiam estabelecer relações. Era um perpétuo afastamento.

O tamanho físico e a tristeza moral não têm com certeza qualquer proporção entre si. Uma forma ampla e volumosa tem tanto direito a estar profundamente aflita quanto o corpo mais gracioso do mundo.

- Mas detesto ouvi-lo falar assim, como um cavalheiro refinado, como se as mulheres fossem todas senhoras delicadas, em vez de criaturas racionais. Nenhuma de nós espera navegar em águas tranquilas a vida inteira.

O pior mal de um caráter excessivamente fraco e indeciso é que não se pode confiar nele! Nunca se pode estar certo se uma boa impressão será durável.

Mais alguns meses e a sala agora tão deserta, ocupada apenas pela sua mente silenciosa e pensativa, voltaria a se encher com tudo o que era alegre e feliz, tudo de vivo e brilhante no próspero amor, tudo o que existia de mais diferente de Anne Elliot!

Ah, acho que é sempre assim. Os hábitos de uma pessoa podem ser tão bons quanto os de outra, mas sempre preferimos os nossos.

Todos têm gosto particular com relação a ruídos assim como em outros assuntos. E os ruídos podem ser bastante inofensivos ou muito inquietantes, não devido à sua qualidade, mas sim à sua intensidade.

- Minha ideia de boa companhia, sr. Elliot, é a companhia de pessoas inteligentes e cultas, que sabem conversar. É isto o que eu chamo de boa companhia.

De vez em quando a natureza humana pode ser grandiosa em tempos de provação, mas, de um modo geral, é fraca, e ouve-se mais falar de impaciência e egoísmo que de perseverança e generosidade.

Sentia que podia confiar muito mais na sinceridade daqueles que por vezes pareciam dizer ou diziam coisas precipitadas ou descuidadas do que naqueles cuja presença de espírito nunca falhava, cuja língua nunca se enganava.

Não, não era lástima o que o coração de Anne sentia, mesmo a contragosto, fazendo-a corar ao pensar no capitão Wentworth livre e desimpedido. Sentia vergonha de investigar certos sentimentos. Assemelhavam-se demais à alegria, à insensata alegria!

Um homem não se recupera de uma tal devoção de alma por uma mulher assim! Não deve... não consegue.

As ruas de Bath nunca viram mais belos devaneios de amor e de eterna constância do que aqueles que ocuparam Anne no trajeto de Camden Place até Westgate Buildings. Quase bastou para espalhar perfume e pureza por todo o caminho.

- Não sou desses que negligenciam o poder reinante para me curvar diante do sol nascente.

- Sim sem dúvida não nos esquecemos tão rápido de vocês como vocês de nós. Talvez este seja mais nosso destino do que nosso mérito. Não podemos evitá-lo. Vivemos em casa, tranquilas, confinadas, e nossos sentimentos nos atormentam. Vocês são forçados a ter uma ocupação. Sempre têm uma profissão, atividades, alguma espécie de negócio para fazê-los voltar imediatamente ao mundo, e a contínua ocupação e mudança logo atenuam as impressões.

Não posso admitir que seja mais próprio da natureza masculina que da feminina ser inconstante e esquecer aqueles que amamos, no presente ou no passado. Creio no contrário. Creio numa verdadeira analogia entre nossa constituição física e mental. E que quando nosso corpo é mais forte, nossos sentimentos também o são, e somos também capazes de suportar os piores tratos e resistir às piores intempéries.

O homem é mais forte que a mulher, mas seus sentimentos são menos duradouros [...]

Os homens levaram todas as vantagens sobre nós ao contar sua própria história. A educação pertenceu-lhes em tão maior grau! A pena esteve em suas mãos. Não posso admitir que os livros provem alguma coisa.

Creio-os capazes de qualquer ação essencial, de qualquer sacrifício pela família, enquanto, se me permitir a expressão, enquanto tiverem um objetivo. Isto é, enquanto a mulher amada viver por eles. Só reivindico para o meu próprio sexo o privilégio (que não é muito invejável, não precisa cobiçá-lo) da maior duração do amor, quando a existência ou a esperança já não existem.

"Já não posso ouvir em silêncio. Preciso falar-lhe pelo meio que está ao meu alcance. Você me fere a alma: sou meio agonia, meio esperança. Não me diga que cheguei tarde demais, que sentimentos tão preciosos já desapareceram para sempre. Ofereço-me agora com um coração ainda mais seu do que há oito anos e meio, quando chegou quase a despedaçá-lo."

Lá vira todos os momentos de exaltação à mulher que perdera, e começara a lastimar o orgulho, a loucura, a insensatez do ressentimento que o impediram de tentar recuperá-la quando tornaram a se ver.

Como tantos outros homens importantes, diante da mudança de situação - acrescentou, com um sorriso -, também preciso tentar submeter minha mente à felicidade. Devo aprender a tolerar ser mais feliz do que mereço.

amandafffdo 01/02/2024

A senhorita rasga minha alma
Parafraseando Paulo Freire quando diz "é preciso que a leitura seja um ato de amor", faz-se necessário destacar que Jane Austen facilita incontáveis vezes o ato, o hábito, o fato.

Persuasão é um livro cheio de vida, fluido, duvidoso, divertido, contagiante. E tenho argumentação suficiente pra cada um dos adjetivos citados: cheio de vida uma vez que os personagens se descobrem lentamente, se observam, convivem. Fluido porque a escrita é tranquila e te transporta, às vezes te pergunta, te responde. Duvidoso à medida que achamos que tudo está resolvido desde o início sem esperar as reviravoltas que a narrativa dá. Divertido por causa da constante vaidade de seus atores - da percepção da protagonista e das intempéries dos demais. Contagiante porque você não quer largar o livro e, sabendo que ele tem apenas 250 páginas, se demora como se houvessem mais 1000.

Austen acende minha vontade de voltar no tempo e assistir as histórias, por ela contadas, de pertinho...

"Se nossos corpos são fortes, nossos sentimentos também são capazes de resistir ao tratamento mais rude e à mais forte tempestade."
Fabio 05/02/2024minha estante
Adorei a resenha, Amanda!!??