Persuasão

Persuasão Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Andréa 25/01/2024

Tenho uma dúvida ?
Não sei se o meu livro prefeiro de Jane Austen é Orgulho e Preconceito ou Persuasão... aí que dúvida cruel! Já li duas vezes ambos e não consigo me decidir...kkkkk
Becky24 25/01/2024minha estante
O da minha mãe é orgulho e preconceito e o meu é persuasão kkkkk tenta por um em primeiro lugar e o outro no segundo lugar

Andréa 29/01/2024minha estante
Tá difícil decidir ... kkkkk

Merci0 24/01/2024

Persuasão
Primeiro livro da Janne Austin que eu li, não conhecia a história e demorei pra entender de quem e quando falava, achei que falta diálogo entre os personagens, quando finalmente eles se reencontraram era só descrição das conversas e não conversas em si.

Depois de um tempo a história até andou, mas senti falta dos diálogos e situações constrangedoras.

Eliane406 23/01/2024

O efeito da sugestão
?Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos emocionais ou simbólicos pra induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação.

?Sutilmente levantada essa retórica por Jane Austen durante a narrativa de seus personagens, cada um engendrado em suas ações, mantendo a linha que leva cada um a seu destino social, com o amadurecimento de seus ideais.

?O livro de Austen foi escrito durante o período em que esteve enferma, enfermidade esta que resultou em sua morte, dando margem a um romance mais curto e menos elaborado do que Mansfield Park e Emma e foi o último romance completo a ser publicado.

?O romance é bastante original, e é o primeiro em que a personagem feminina principal já não é tão jovem, Anne Eliot tem 28 anos; a "biógrafa Claire Tomalin caracteriza o livro como um ?presente para ela mesma, para Miss Sharp, para Cassandra, para Martha Lloyd... para todas as mulheres que tinham perdido suas chances na vida e que nunca desistiram de uma segunda primavera". É um romance maduro e com construções diferentes de seus personagens, tanto para mulher, quanto para o homem, mostrando uma nova perspectiva social. O livro, também mantêm uma relação com a Abadia de Northhanger voltando ao mesmo espaço narrativo.

?O Capitão Wentworth é um dos muitos oficiais navais da história, que ascenderam socialmente por mérito ou sorte, e não por herança. Ele marca um tempo em que muitas raízes sociais foram mudadas, tais como as do antigo rico, Sir Walter, que dá lugar ao novo rico, como Wentworth. O sucesso dos dois personagens irmãos de Austen na Marinha Real é particularmente significativo para a época.

?1 ano em Leitura Compartilhada lendo a obra de Jane Austen.

Paola322 23/01/2024

Eu sou muitoooo suspeita pra falar sobre qualquer escrita da jane austen pq sou simplesmente obcecada por tudo que sei sobre essa mulher. ela é a única escritora prolixa (a época justifica) que eu amo e defendo.
nesse caso, achei que demorou muito pra engatar entre os dois principais, tanto que lá pelas tantas eu já nem tinha mais certeza de eles ficavam juntos mesmo ou não. mas como tudo que jane escreveu foi perfeito, esse também foi. essa demora, pra mim, super justifica com todo o ocorrido do livro. tudo que o wentworth precisou passar pra avaliar o que ele realmente queria pra vida dele. e a anne pra entender que só ela realmente sabe o que era necessário em sua própria vida. e no fim, deu tudo certo.
TE AMO JANE AUSTEN!

Lisia1 23/01/2024

Expectativas não supridas!
Me decepcionei, a leitura ficou muito mecânica e não fluía, sendo que gosto bastante do gênero, foi com altas expectativas e não atendeu

evellysh 22/01/2024

No geral é um bom livro, mas inicialmente achei que não fosse me apegar a leitura, são muitos detalhes desnecessários. Tive a sensação de que o maior tempo de desenvolvimento foi dado a família da protagonista e não a ela em si.

Alguns pontos não foram desenrolados, senti falta de um desfecho, porque tratava-se de um plano ?contra? a honra do pai dela e que não foi descoberto por outros. Outro ponto também foi a relação da irmã mais velha e do pai, tornou-se insignificante com o andamento do livro (o que compreendo já que eram usurpadores), mas a verdade é que uma parte muito curta da escrita foi dedicada ao reencontro do amor de Anne, dois únicos capítulos mostrando eles confessando que se gostavam e casando, achei fraco, visto que o acontecimento de uma das coadjuvantes recebeu atenção por mais de um capítulo.

De todo modo, com o avançar da leitura perde-se aquela parte chata de nomenclaturas e explicações familiares. O enredo no geral é bom, dá pra sentir alegria, raiva e desespero.

assibely 22/01/2024

Amei o livro, desde o começo, foi uma leitura tranquila. Consegui visualizar bem os lugares e me identificar com a Anne. Amei o final também

GiovannaFlwabs 22/01/2024

Segundo livro da Jane Austen que tenho o prazer de ler, por ser um dos últimos escritos por ela, muito mais complexo e intenso que Orgulho e Preconceito, mas com o mesmo quentinho no coração ao final da leitura

Roberto.Vasconcelos 21/01/2024

2° lugar no pódio Austen
Persuasão é bem mais simples e menos elaborado que outros livros da Jane Austen, mas ele consegue ser encantador.

É uma história sobre amor , e como as suposições e influências/manipulações podem levar a decisões ruins.
Aqui temos vários personagens que são completamente horríveis, egoístas, vaidosos, cheios de preconceitos e orgulho que fazem contraste com a Anne que é melancólica mas sempre disposta a ajudar e se sacrificar pelos outros.

Persuasão não chegou a destronar " orgulho e preconceito" mas foi o que mais gostei depois dele.
Uma leitura prazerosa , um romance sem aquele lenga-lenga meloso e com um toque de crítica social.

Jullinha :) 21/01/2024

Nunca entendo os livros da Jane Austen, não sei se as edições que eu leio tem traduções muito ruins ou a escrita é realmente muito cansativa e complicada.
Apesar de não compreender muito bem os detalhes da história, consegui acompanhar o enredo e entender o final.

Povidaiko 21/01/2024

Uma das ótimas obras de Jane Austen
Escolhi esse livro para ser a minha primeira leitura de 2024 por ser um livro curto. Me surpreendi.
Não é o primeiro livro de Jane Austen que eu leio, já tinha lido "Orgulho e preconceito". Agora adiciono mais um a coleção.
Comecei lendo o livro achando que não poderia acabar gostando de Anne e Wentworth tanto quando eu gosto da Elizabeth e Mr. Darcy e me apaixonei pelos dois, o jeito da Anne uma jovem tão bondosa e certa das suas decisões e Wentworth que mesmo depois da rejeição dela (Anne) continuou apaixonado por ela mesmo depois de 8 anos. Peguei um carinho muito grande pelos personagens e o livro nos mostra que se for para ser, vai ser.

Recomendo Persuasão para qualquer pessoa que tiver a oportunidade de ler essa obra.
Stella 21/01/2024minha estante
Amo tanto! Um dos meus favoritos dela

DAbora277 20/01/2024

VICIANTE
Que livro incrível! A escrita é tão bem desenvolvida que a leitura fica super fluida! Os personagens são bem desenvolvidos, a trama se entrelaça de uma maneira muito natural e prende completamente a atenção do leitor. Eu decorei esse livro, não conseguia desgrudar dele. Um romance lindo, um casal encantador. Todas as voltar dadas até o enlace do casal tornam a história interessantíssima.
Sem spoiler? A DECLARAÇÃO DO MOCINHO PARA A MOCINHA É DE ARRANCAR SUSPIROS!!

Julia5048 19/01/2024

O começo é lento por se tratar de uma leitura de outra época, mas não desista!
A história me prendeu muito e eu ficava a todo momento pensando em como se desenrolaria.
Bom, é Jane Austen, então não há mais o que dizer.
É um romance de época perfeito.