O Sr. Pip

O Sr. Pip Lloyd Jones

Resenhas - O Sr. Pip

Lídia 06/09/2010

O Sr. Pip
Esqueça as líderes de torcida. Nada de disputas pela popularidade. Ao invés de uma escola branca somos transportados para uma ilha chamada Bougainville em plena sua guerra civil na década de 1990.

Através dos olhos de Matilde, a narradora da história, somos apresentadas à essa sociedade esquecida pelo resto do mundo, onde todos os brancos da ilha fugiram durante o conflito. Todos menos um: o Sr. Watts, uma espécie de pária na ilha.

Na ausência de professor, as famílias concordam que o Sr. Watts ensine as crianças enquanto o bloqueio continua. Entretanto, o novo professor, desprovido de diploma, dá àquelas crianças algo que nenhuma educação formal poderia oferecer: a arte de aprender e conviver com todos à sua volta.

Lendo diariamente para seus atentos alunos trechos do livro "Grandes Esperanças", do clássico autor Charles Dickens, o professor Watts despertas nas crianças a curiosidade por um mundo nunca antes visto. Matilda começa a se identificar com o personagem princiapl, Pip, de uma forma que sua mãe nunca poderia imaginar... E é daí que surge muitas aventuras e confusões envoltos nesse simples nome.

Mas para mim, o que considero uma das cenas mais marcantes do livro é quando o Sr. Watts pede para que em cada dia da semana venha um pai, mãe, avó ou tia compartilhar para as crianças o seu conhecimento, o seu ser, colecionando assim fragmentos daquele mundo.

Com sua linguagem poética, seca e por vezes até sarcástica, "O Sr Pip" pode até ter um começo um pouco cansativo, mas nos prende de tal forma ao longo da história, que é impossível não citar as palavras do Sr. Watts:

"É impossível fingir que está lendo um livro. Seus olhos irão traí-lo. Assim como sua respiração. Uma pessoa fascinada por um livro simplesmente se esquece de respirar. A casa pode pegar fogo, e o leitor mergulhado num livro só erguerá os olhos quando o papel de paredes estiver em chamas."

Bem galera, espero que eu tenha transmitido para vocês como esse livro me cativou, porque ele realmente me surpreendeu de todas as formas.

silastorres 11/09/2010

perfeito.
sabe aqueles livros que você sem querer passa a conviver com os personagens, ess é um deles, minha namorada me apresentou esse pequeno fragmento da memória de Matilda, que me fez viajar por uma semana... ótimo.

o livro nos ensina muito sobre a vida e seus desprazeres, mas sempre nos lembrando que ainda existem pequenas esperanças.

está guardado na memória... posso dizer que para sempre.

daniel henrique 15/11/2011

Sr. Pip, Sr. Watts
Ganhei este livro de uma amiga muito querida, no último ano da faculdade, no final de 2010. Lembro que uma livraria da cidade que estava fechando suas portas foi à universidade vender os volumes por preços abaixo da faixa, e ela me presentou com "Sr. Pip" (não antes de eu insistir muito). Na dedicatória que ela escreveu na folha de rosto, dentre outras coisas, estão: "Daniel, você tem uma semana para ler este livro (é sério, tá?). Ah, e não finja que leu (isso tá na contracapa do livro rsrs)".
Infelizmente levei mais de um ano para por as mãos no livro, mas agora que o li, tenho muito o que agradecer à essa amiga, com quem já não falo há tanto tempo.
"Sr. Pip" é o tipo de livro que começa lento, com o que parece ser uma história bobinha, mas que, com o correr das páginas, vai ganhando uma dimensão e uma beleza literária incríveis! O livro fala, principalmente, sobre o amor pela literatura de um professor, que tenta passar um pouco das lições que aprendeu através de um livro de Charles Dickens (Grandes Esperanças), para seus alunos, numa ilha. As lições que ele ensina a elas, contudo, são transcendentes, e acompanham a vida de Matilda para sempre.
Uma história belíssima, "Sr. Pip" é um livro que merece ser, mais que lido, degustado.