Deus, Casamento e Família

Deus, Casamento e Família Andreas Köstenberger

Resenhas - Deus: Casamento e Família

Uemerson 06/02/2021

Acadêmico, mas não profundo
Muito conteúdo, organização ruim, mas com algumas boas pérolas pelo meio.
Apesar de ser acadêmico, não há uma boa sequência lógica (nem organização) nos assuntos, e pouca profundidade mesmo sendo um livro de muitas páginas. Ainda assim, consegue-se garimpar insights excelentes em muitos capítulos e o principal, nas notas de rodapé/referências.
Senti como se estivesse lendo um trabalho de mestrado, muita pesquisa, chato, sem opinião própria, mas com referências bibliográficas que podem fazer a diferença, pois não vai encontrar em outro lugar.

Kelvin 20/11/2020

O livro retrata vários aspectos acerca do termo: Família e Casamento.
Em alguns pontos há afirmações teológicas e em outros pontos menos conclusivos, apresenta argumentações para as possibilidades de interpretações bíblicas.

O livro é um estudo bíblico e acadêmico sobre o tema. E serve de uma boa base e norte sobre vários assuntos sobre está temática.

Entre os assuntos estão:
- Panorama pelo AT e NT sobre casamento
- Panorama pelo AT e NT sobre família e seus membros
- Ter ou não filhos (métodos anticoncepcional, adoção, etc...) / Educação de filhos
- Solteiros
- Homossexualidade
- Divórcio e Novo casamento
- Critérios para a liderança da igreja (1 Timóteo e Tito)
- Relações entre família e igreja

Maciel 07/03/2014

Vivemos uma crise no que diz respeito ao casamento e à família e somente com um retorno ao fundamento das Escrituras poderemos ter a esperança de recuperar essas instituições. A fim de fornecer um tratamento bíblico e integrado desses temas, os autores examinam o que a Bíblia diz sobre os propósitos que Deus tem para homem e mulher tanto no casamento quanto na vida familiar. Essa análise abrange tópicos como casamento, criação de filhos, solteirismo, homossexualidade, divórcio, novo casamento, contracepção, aborto, o papel de cada sexo e liderança no lar. Portanto, este livro é essencial para todos que buscam uma visão bíblica e uma resposta para os complexos desafios que nossa cultura lança às intenções de Deus para o casamento e a família.

Ao final da obra os autores prepararam um guia de estudo que facilita o aprendizado e é ideal para estudos em pequenos grupos.

Wesley 11/11/2013

Andréas J. kostenberger é professor de ética cristã e coordenador do programa de mestrado e doutorado no Southeastern Baptist Theological Seminary. Autor prolífico e reconhecido estudioso evangélico, ele também é editor do periódico Journal of the Evangelical Theological Society.
David W. Jones e professor de ética cristã e coordenador do programa de mestrado e doutorado no Southeastern Baptist Theological. Já escreveu outras obras na área de ética cristã, entre elas reforming the morality of Usury: A Study of the Differences that Separated the Protestant reformers. Também serviu como editor associado do periódico The Journal for Biblical Manhood and Womanhood.
Esta obra de Andréas J. kostenberger e David W. Jones, exalta a importância dos fundamentos bíblicos para o casamento, em uma civilização que tem a necessidade de saber o que é “casamento“ e “família”.
Nesta obra, enxergamos que o casamento e a família estão sofrendo constantes ataques, Andréas J. kostenberger e David W. Jones afirmam: “Se Deus, o Criado, instituiu de fato o casamento e família, conforme a Bíblia ensina, e se há um ser maligno chamado Satanás que guerreia contra os propósitos Criadores de Deus neste mundo, não se deve causar espanto que os alicerces divinos dessas instituições estejam sobre ataque cerrado nos últimos anos” (p.21). O livro também relata a confusão nos dias de hoje sobre os papéis dos sexos, Andréas J. kostenberger e David W. Jones diz que: “Muitos homens e mulheres não tem mais conceitos de masculinidade e feminilidade e, como resultado, perderam completamente a identidade de seres humanos conforme Deus nos criou, isto é, homem e mulher”, “Esses poucos exemplos ilustram um fato perturbador: o preço que o mundo cobra pelo abandono dos fundamentos bíblicos de casamento e família é, de fato, exorbitante” (p.22).
Andréas J. kostenberger e David W. Jones falam sobre a vontade de Deus em unir o homem à mulher: “Deus tomou a iniciativa de criar uma companheira humana compatível para o homem. Por esse motivo, podemos afirmar que o casamento foi idéia de Deus e que foi Deus quem criou a mulher, segundo sua vontade soberana, como “ajudadora adequada” para o homem” (p.30). Submissão é outro ponto abordado nesta obra, Andréas J. kostenberger e David W. Jones afirmam: “o modelo bíblico para o casamento de complementaridade caracterizada pelo amor, na qual marido e mulher são parceiros que valorizam e respeitam um ao outro e na qual a esposa responde de forma inteligente à liderança exercida em amor pelo marido” (p.71).
Andréas J. kostenberger e David W. Jones também concluem que o conceito mais adequado para casamento é de aliança eles enfatizam que: “Concluímos que o conceito bíblico de casamento é descrito mais adequadamente como aliança (ou instituição estabelecida na criação com características pactuais), o vinculo sagrado entre um homem e uma, instituído por Deus e firmado diante dele (ainda que o casal não reconheça isso), consumado, normalmente, pela relação sexual. (p.87).
Outro ponto que os autores tratam no livro é ter ou não ter filhos, Andréas J. kostenberger e David W. Jones mostram sua posição contra o aborto: “As escrituras não aprovam o aborto, tanto em razão de seu ensino geral acerca do valor da vida humana quanto em função de passagens específicas” (p.128). Em relação à educação dos filhos os autores afirmam que o estudo da Palavra de Deus e o culto são melhor método para educar os filhos, Andréas J. kostenberger e David W. Jones afirmam que: “Embora seja proveitoso para nossos filhos receber ensino na escola dominical ou em outros programas semelhantes, os pais cristãos nunca devem delegar a outros a responsabilidade de ensinar a Bíblia aos filhos nem abdicar dessa tarefa. Como líder do lar, o pai deve assumir a responsabilidade de conduzir os filhos a Cristo e incentiva-los no caminho do discipulado cristão. Isso inclui ler e estudar as Escrituras juntos, cantar e orar juntos, enfrentar desafios e adversidades (bem como sucesso e vitórias) juntos como família em espírito de fé e confiança em Cristo” (p.166).
Andréas J. kostenberger e David W. Jones afiram que o solteirismo não é um dom de todos apenas ao um grupo seleto em contraste com a igreja católica que exige o celibato de todos os seus ministros, Andréas J. kostenberger e David W. Jones dizem que: “Uma vez que, em sua concepção, os lideres da igreja não corporificam Cristo em sentido sacramental (ministrando a missa segundo os padrões do culto sacerdotal do Antigo Testamento), não há necessidade de ser absterem de relações sexuais a fim de permanecerem ritualmente puros. O solteirismo é considerado, portanto, um dom de Deus concedido a um grupo seleto, e não um requisito para todos os ministros” (p.181).
O livro deixa claro que o plano de Deus para o homem é o casamento, porém a homossexualidade vem aumento a cada dia na cultura contemporânea, Andréas J. kostenberger e David W. Jones enfatizam que a família constituída por Deus e formada através da relação do homem unir-se a mulher e os dois será uma só carne (Gn 2.24), Andréas J. kostenberger e David W. Jones também escrevem: “Quando comparada com o padrão bíblico de casamento nos capítulos iniciais de Gênesis, a homossexualidade fica aquém desse padrão em diversos aspectos” (p.204).
Em relação ao divorcio os autores Andréas J. kostenberger e David W. Jones escrevem: “Embora tanto Jesus quanto Paulo tenham defendido energicamente o ideal bíblico de matrimônio monógamo e vitalício, ambos trataram da possibilidade de divorcio e novo casamento. Como veremos abaixo porém, apesar de haver consenso de que o casamento monógamo e vitalício corresponde ao ideal, não há concordância geral entre cristãos bíblicos quanto às Escrituras permitirem ou não o divórcio e novo casamento em determinadas circunstâncias. (p.233).
Quanto às qualificações para liderança na igreja, Andréas J. kostenberger e David W. Jones se firmam no texto de 1Tm 3.1-13, que é a principal passagem sobre o assunto, eles estão de pleno acordo que, “exige-se que presbíteros e diáconos sejam “maridos de uma só mulher” que os presbíteros mantenham os filhos sob controle com todo o respeito (1Tm 3.4; cf. Tt 1.6); e que governem bem a própria casa (1Tm 3.4), pois, de acordo com Paulo, “se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus” (p.271). A uma ligação entra família e ministério, e as obrigações do marido torna-se requisitos essências para quem aspira ao cargo de presbítero ou pastor.
Com tudo aquilo que lemos e estudos sobre o casamento e a família nesta obra de Andréas J. kostenberger e David W. Jones, estou satisfeito com os autores e recomendo a leitura dessa obra a todos os colegas de ministério e a todos os irmãos da igreja, pois vivemos em dias difíceis onde transformaram a verdade e mentira e mentira em verdade, antigamente a sociedade tinha um padrão de ética e conduta, mas ao longo do tempo isso também se perdeu com a visão da pós-modernidade.
Estou de pleno acordo com os autores Andréas J. kostenberger e David W. Jones quando afirmam que: “Deus tomou a iniciativa de criar uma companheira humana compatível para o homem. Por esse motivo, podemos afirmar que o casamento foi idéia de Deus e que foi Deus quem criou a mulher, segundo sua vontade soberana, como “ajudadora adequada” para o homem” (p.30), que ideal bíblico de matrimônio é: “monógamo e vitalício” (p.233), e com os requisitos para aqueles que aspiram ao ministério cf. (1Tm 3.1-13).
Os autores também são bem claros na idéia que a família segundo a Palavra de Deus é formada pela união do homem com a mulher baseado em (Gn 2.24), e não de um relacionamento homossexual, estou de pleno acordo com os autores Andréas J. kostenberger e David W. Jones em afirmarem isso de acordo com a Palavra de Deus, pois o conceito de família e alguns países têm mudado infelizmente, porém nós como portadores da Verdade e com a missão de anunciar o evangelho de Cristo não podemos ficar calado diante dessa prática pecaminosa que vem crescendo em nosso meio.
Espero que essa obra de Andréas J. kostenberger e David W. Jones posa abençoar a vida de meus irmãos e enriquecer o conhecimento de cada um deles e reforçar a ideia de casamento e família segundo a Palavra de Deus em suas vidas como fez na minha.