Livro da vida

Livro da vida Santa Teresa de Jesus

Resenhas - Santa Teresa D'Ávila

DouglasCoelho 05/01/2022

Um tesouro espiritual
Sem dúvidas este foi um dos melhores livros que já li. Muito profundo e espiritual. Não há como lê-lo e não querer buscar a santidade. Quisera Sua Majestade que esta obra chegasse àqueles de seu bom grado. Louvado seja Deus.

Saulo115 06/03/2021

Humildade...
Comece pelo reconhecimento de que nada merecemos de bom... e dê glórias pela generosidade do Senhor para conosco!

Tórtoro 12/06/2011

A SANTA E O ECONOMISTA

“Na espiritualidade cristã, ela (Teresa D’Ávila) equivale ao que significam Copérnico na astronomia e Leonardo da Vinci nas artes plásticas”

No Livro da Vida, autobiografia de Santa Teresa D’Ávila, ela diz no capítulo 17 : “ Aqui me parece que vai bem, como se disse ao senhor, deixar-se de todo nos braços de Deus: se quiser levá-la ao céu, vá; se ao inferno, não tem problema, desde que vá com seu Bem; se a vida acabar totalmente, é isso que quer; se for para viver mil anos, isso também. Faça Sua Majestade como com uma coisa que lhe pertence, já não é sua, de si mesma, a alma. Foi dada totalmente ao Senhor. Despreocupe-se de tudo”.
É o mesmo que em outras palavras diz Eduardo Giannetti em seu livro Ilusão da alma – biografia de uma ideia fixa, quando conclui no capítulo 36 : “...dia a dia se insinuava e crescia em mim a convicção de que o que sou e o que faço podem não ter rigorosamente nada a ver com o que me sinto ser ou imagino estar fazendo”.
No primeiro caso, a alma entregue ao comando de Deus ( Sua Majestade), e no segundo, o corpo entregue às reações químicas do cérebro — “uma massa borrachuda e gosmenta alojada em nossos crânios na qual desponta o mistério de uma vida interior”.
E então fica a pergunta que não quer calar: Quem — ou o que — pilota quem ?
No primeiro livro, Santa Teresa não consegue entender como ela, “uma coisa ruim, baixa, miserável pouco humilde e muito atrevida que ousou decidir escrever coisas tão elevadas” pode gozar de contatos tão íntimos com o Cristo, o Espírito Santo e muitos outros Santos, afirmando ela que tudo acontece sem que nada tenha sido feito para merecer: “o que a pobre da alma com trabalho talvez de vinte anos de cansar o entendimento não conseguiu acumular, faz esse jardineiro celestial (Deus) em um instante”.
No segundo livro, Giannetti conta a história real de Joseph F. que se transformou de cidadão exemplar em pedófilo, após sofrer um tumor cerebral que mexeu com suas preferências sexuais e reduziu a pó a sua capacidade de autodomínio.
A angústia, diante do nosso pobre conhecimento, e impotência diante do futuro que nos espera, é o mesmo de Tereza e de Giannetti: ambos, santa e economista vivem nas mãos de forças/energias que desconhecem, mas que sabem poder, a qualquer momento, mudar suas vidas.
Algo tem que ser feito. Não podemos ficar calados, encolhidos como um caramujo, entregues à consciência oca e resignada do meramente existir.
Então eu sonho, faço de conta que tenho o controle total dos meus sentidos e apetites, emociono-me com delícias e tormentos, lembranças e desejos, ideias e sensações, e me satisfaço em saber que em todas as coisas que nos cercam, uns veem matéria, outros veem espírito: só não podemos deixar de ser.
Ian Régis 03/07/2017minha estante
Extraordinária sua resenha, isenta de julgamento, e com uma perspectiva comparativa muito original.

Dri 27/08/2021

Livro incrível, demorei a ler, cada pág foi lida e relida e anotada em minha alma... Deus falou muito comigo através de Santa Teresa e que Ele seja louvado por isso... Não queria que esse livro tivesse fim ????

Julio Cezar 26/01/2024

Obra pra reler várias vezes
A bibliografia de Teresa tem início com o "Livro da Vida", um registro autobiográfico, em que a santa revela os fenômenos místicos com que foi agraciada por Deus. Esta obra foi censurada pela Inquisição Espanhola, que não desejava que as carmelitas tivessem acesso a tais informações. Portanto, o "Caminho de Perfeição" era o primeiro escrito de Teresa que as monjas liam (por sinal, já comecei a lê-lo).

A obra nos faz enxergar o quão distantes da santidade estamos, porém, mais do que isso, nos faz desejar vivê-la (a santidade), algumas horas pelo amor a Nosso Senhor Jesus Cristo, outras por temor, diante das frequentes visões que são relatadas pela Santa.

Grato a Deus por me conduzir a essa leitura logo no início deste novo ano. Veio como um despertar para uma vida nova, saindo do comodismo e desejando agir com violência contra si mesmo.

Marquim 11/09/2022

Livro da vida
Com certeza, esta foi uma das minhas leituras favoritas deste ano. A princípio, eu achei a leitura um pouco difícil pela maneira de escrever de Santa Teresa de Ávila. No entanto, a empreitada foi de grande valia, uma vez que essa "dificuldade" possibilitou-me realizar uma leitura mais detida e apurada da vida dessa santa.

E isso foi muito bom. Muito bom mesmo, porque me identifiquei com muitos dos pensamentos dela. E fiquei feliz por ver que a santidade não depende de que eu realize alguma coisa por minhas próprias forças ou também de fazer tudo certo (e menciono isso porque Teresa se considerava uma grande pecadora). Depende, isso sim, de minha disponibilidade de acolher o amor gratuito de Deus por mim a cada dia de minha vida.

A seguir, alguns trechos de que gostei bastante. Vamos ler, galera!

"Procuremos então sempre olhar as virtudes e coisas boas que virmos nos outros e tapar os defeitos deles com nossos grandes pecados." (p. 124).
Um auxílio grande para não julgar nem condenar os que estão ao meu redor por suas ações.

"Servos sem utilidade somos, o que é que pensamos poder?" (p. 205).

"(O demônio) É amigo de mentiras e é a própria mentira: não fará pacto com quem anda na verdade." (p. 235).

"Não há alegria segura nem coisa sem mudança." (p. 339).

"Teve início em mim muito maior amor e confiança nesse Senhor ao vê-lo como alguém com quem tinha conversa tão frequente. Via que, ainda que fosse Deus, era Homem, que não se assusta com as fraquezas dos homens, que entende nossa composição miserável, sujeita a muitas quedas por causa do primeiro pecado que Ele veio para reparar. Posso conversar como com um amigo, ainda que seja o Senhor (...)." (p. 353).

"Se não o tivesse achado todo de uma vez (o lavrador que encontrou um tesouro maior do que o que poderia caber em seu ânimo), mas fossem lhe dando pouco a pouco e sustentando com o tesouro, viveria mais alegre do que sendo pobre e não custaria sua vida." (p. 367).
Assim Deus faz comigo: manifesta-se não de uma vez, mas pouco a pouco.

"Então, ia dizendo que é perigoso ir contando os anos que se teve de oração, pois ainda que haja humildade, parece que pode ficar um não sei quê de parecer que se merece algo pelo tempo servido." (p. 380).

"E foi de muito grande proveito para mim para não confiar muito em ninguém, porque não há quem seja constante, a não ser Deus." (p. 382).

Fabiane Brand 02/03/2022

Uma releitura muito agradável do Livro da Vida. A primeira leitura foi há cerca de 10 anos. Lembro de ser uma leitura difícil e demorada. Na segunda leitura, com mais experiências vividas, tornou-se uma leitura mais agradável, com muitas reflexões para a vida. Um livro que nos ensina ao longo da nossa vida. Recomendo muito a leitura.

Bruna 28/03/2023

Sobre a vida de Santa Teresa D'ávila
?O verdadeiro humilde sempre duvida das próprias virtudes e considera mais seguras as que vê no próximo.?

Amanda.Nowacki 22/09/2021

Tamanha humildade e perseverança
Em sua autobiografia é possível entender o porque Santa Teresa D'Avila é tão admirada e existem muitos que recorrem a seu socorro, foi uma santa que passou por grandes sofrimentos e provações, mas que nunca deixou de perseverar, sua humildade chega a nos deixar envergonhados com o tamanho de nossa soberba e falta de caridade, que possamos tê-la como exemplo hoje e sempre.

Aislany0 03/04/2023

100000 estrelas
Um dos meus livros preferidos que, inclusive, pretende reler esse ano. Santa Teresa nos mostra que, nessa vida, nunca é tarde para dar o nosso ?sim? à Deus.
Muito profundo, precisa de muita meditação para absorver totalmente, porém simples, santa Teresa (como uma boa sanguinea) leva muitos assuntos de maneira leve e engraçada. Não achei cansativo.

Wellington 01/09/2023

Livro da Vida – 9,5
Edith Stein, fenomenóloga e até então ateia, lê este livro aos 33 anos e se converte ao catolicismo, tornando-se freira carmelita. É a autobiografia de Santa Teresa D’Ávila, nascida espanhola em 1515, primeira mulher a ser reconhecida doutora da Igreja. Tal panorama, junto às minhas buscas de fé, me levaram a lê-lo.

Santa Teresa registrava memórias e pensamentos de forma corrida, em meio a atividades cotidianas, sem preocupar-se com gramática ou pontuação, de forma que o livro é parecido com como nós pensamos. Isso faz com que a experiência precise de tempo – ao menos para um teimoso como eu, afinal, Edith Stein levou apenas uma noite –, já que envolve preparação e compreensão.

Que seja ignorado o prefácio e as palavras modernas com fins financeiros: Santa Teresa D’Ávila não era uma feminista antes de seu tempo ou uma injustiçada perseguida, pois suas preocupações não eram com esse mundo terreno, mas com a vontade de Deus. Não podemos atribuir motivações e objetivos onde eles não cabem. Toda a sua vida teve este fim: agradá-Lo. E, para este fim, quis ela obedecer a confessores e amigos e registrar sua trajetória da moça simples, enérgica e vaidosa para a devota, caridosa e dedicada fundadora de mosteiros católicos.

Ao ler seus registros, compreende-se melhor do que realmente se trata a fé e os caminhos que nos levam a Deus.

site: https://www.instagram.com/escritosdeicaro/

Iza 13/10/2020

Faz jus ao título.É um livro que amplia o sentido da vida.
Não é apenas uma biografia. Se assim fosse já seria muito prazeroso conhecer e reviver a trajetória da santa Teresa de Jesus, ou santa Teresa dAvila, com seus percalços, sua busca incessante pelo caminho da fé. O que mais me chamou atenção foi sua humildade: ela nunca se sentia merecedora das graças que recebia e sempre se questionava o porquê de receber tantas dádivas. Sem Dúvidas, o ponto mais interessante do livro é a descrição sobre os graus da oração. Santa Teresa deixou um legado primoroso
ao relatar em linguagem acessível quais são os graus, ou as etapas, que nos permitem chegar mais próximo de Deus. É um livro único, como nossa vida. Talvez por isso faça jus ao nome.

Carol Marcilio 30/12/2019

Conhecendo Santa Teresa D'Ávila
Relata que a Santa era uma mulher determinada, corajosa, sonhadora, inteligentíssima! Sem dúvida uma grande mulher... Relata de modo resumido a vida dela e também o crescimento espiritual bem como suas experiências místicas. Dentre elas a experiência no inferno, e o que mais me chamou a atenção foi ela dizer que era muito melhor que ela merecia.
É inspirador! Mostra como com determinação podemos sim em Deus realizar os nossos sonhos!