Entre a mente e o coração

Entre a mente e o coração Lycia Barros

Resenhas - Entre a mente e o coração

1 | 2 | 3 | 4

Ende 12/10/2011

Serenidade e sensualidade
O livro de Lycia foi uma grande surpresa pra mim. Não é o tipo de leitura que eu faria normalmente, e comecei a lê-lo para conhecer melhor o trabalho desta colega incrível que faz muito pela nossa literatura divulgando nossos autores nacionais.
Quando comecei, não sabia do que se tratava, não havia lido o livro anterior - embora "Mente e Coração" seja autossuficente, ele é parte de uma série - e me deixei levar pela leitura. Rico é o típico carioca bon vivant cujo caminho é cruzado pela misteriosa missionária Ana. Mas ela tem segredos avassaladores, que nos farão questionar "e se acontecesse comigo?" várias vezes.

O livro, que faz parte da série "Despertares", tem como pano de fundo a religião dos protagonistas. No começo, a temática evangélica é bem leve, não chegando a incomodar um leitor que seja de outra religião ou que sequer acredite em Deus. Mas com o tempo, com os conflitos internos de Rico que surgem, com os movimentos de Ana pelo tabuleiro da trama, a Bíblia é cada vez mais evocada, e os valores - principalmente de Ana, uma dedicada missionária - saltam do didático para o impressionante. Tem coisas que os personagens fazem ou deixam de fazer por causa de suas crenças que me deixaram estupefato, pois mesmo conhecendo e tendo vários amigos evangélicos, aprendi muita coisa diferente do que eu acredito e além do que eu já sabia dos preceitos religiosos. Diferente de mim, que busco uma escrita "laica", Lycia escreve "religiosamente" e o faz com destreza e sabendo onde quer chegar. Seu vasto público-alvo com certeza se identificará.

Um dos grandes méritos de Lycia Barros no livro é escrever em primeira pessoa num protagonista narrador masculino. No geral, ela se saiu muito bem, e eu daria especial destaque à sensualidade do livro: tem horas que o leitor sobe pelas paredes junto com Rico, e Lycia o faz pois Ana guarda um segredo que vai muito além dos tabús da religião deles. E você, está preparado para desvendar o que é?
Ligia Paulino 12/10/2011minha estante
Como você em vários momentos da leitura eu também me questionava "e se fosse comigo?". É livro que nos faz realmente questionar muitos dos nossos atos e pensamentos!

Beijocas End.

Drika 08/09/2011

Inesquecível
A história traz de uma forma surpreendente a vida de Alderico, mais conhecido como Rico.

Em uma festa de casamento, cansado da badalação, ele se afasta de todos e fica observando de longe a movimentação das pessoas. Quando de repente aparece Ana (a personagem missionária que evangelizava na faculdade que Angelina estuda). Eles batem um papo, por sinal curto e inteligente. No fim se despedem e cada um vai para seu canto.

Rico se pega pensando naquela missionária simples e diferente. Seus pensamentos viajam, seus sentimentos se confundem. A vida ainda continua, porém... diferente. Já que Rico agora é um novo homem, assumiu uma nova postura, de "lindo e irresistível conquistador" para simplesmente "lindo e irresistível homem".

Nesse livro encontramos Arthur, um amigo totalmente "sem noção" de Rico, que fará de tudo para "trazer de volta" o antigo amigo que adorava baladas, mulheres e farras. Mas o cara, realmente quer levar uma vida certa e reta diante da sociedade, principalmente com as mulheres. Contudo, como nada é fácil na vida daqueles que querem acertar, surgem na vida do rapaz velhas tentações, como sua ex-namorada e diplomata Amália. A mulherzinha quer pegar o cara pelo bolso, mas Rico terá que provar que realmente mudou.

Rico ainda pensa naquela missionária da festa, Ana. Da mesma forma que o destino arma situações para afastarem um do outro, ele também se encarrega de fazer com que Ana apareça nos momentos e nos lugares mais inusitados. E o que ele não esperava acontecer, vem de uma forma simples, sutil e mansa... ele conhece o amor, o verdadeiro amor.

E é esse amor que fará com que eles dois sejam levados a tomar decisões tão difíceis, que nem mesmo nós leitores, poderíamos sugerir.

Os verdadeiros motivos, as verdadeiras razões, apenas são conhecidas no final. E que final!!! Pensei em n finais, errei todos! O final é surpreendente e me deixou boquiaberta.

Fiquei fascinada com a escrita da autora - que por sinal arrasou usando um homem para narrar - perfeita, direta, e apaixonante!

Sem dúvidas, foi um dos melhores livros de romance que li. A história é viva e o melhor de tudo: inesquecível! Os personagens são cativantes, fiquei apaixonada por Rico e Ana.

Enfim, o livro é lindo, e se você é emotivo(a) como eu, se prepare, pois vão rolar muitas lágrimas dos seus olhos. Entre a mente e o coração, me trouxe algo que jamais esquecerei, a certeza de que o amor é paciente, e nos leva a pensar que ele só é amor, se for capaz de sofrer, suportar tudo, perdoar e esperar.
Carol 21/11/2013minha estante
Nossa. Muito linda a sua resenha. Meus parabéns!

mila 01/11/2014minha estante
adorei a resenha; só me deu mas vontade de ler;li o primeiro livro A bandeja e simplesmente amei;não gosto muito de continuações mas esse eu tenho que ler.

Aline 24/05/2016

Só uma coisa a dizer desse livro: fuja, crente!
Janela Literária Cristã apresenta a resenha de "Entre a Mente e o Coração", de Lycia Barros:

Só uma palavra pode definir o que eu penso sobre essa obra de Lycia Barros: decepção. E não é ao quadrado, acho até que ao cubo seria pouco. O livro é um romance, que se fosse secular e com personagens seculares, poderia ser uma boa história de amor a lá Nicholas Sparks. O problema é quando a gente tenta contar uma história colocando preceitos e princípios bíblicos nela. E acredite, você precisa tomar MUITO CUIDADO quando você insere a Palavra de Deus em qualquer coisa que seja. Algo que infelizmente, a autora não tomou para si ao descrever a história de Rico e Ana.

Minha decepção se resume principalmente porque o primeiro livro da série chamado "A Bandeja" é o que podemos chamar de completo primor da literatura cristã brasileira (se é que essa categoria existe). Em "A Bandeja", Angelina se encanta por Rico e conseguimos visualizar que ela está caindo completamente nas mãos do inimigo. A cada capítulo sabemos o quanto ela está sendo dominada ao se entregar para aquele homem que não pensa em querer algo sério com ela. O livro traz grandes ensinamentos sobre relacionamentos com Deus no centro de tudo e enfatiza claramente o sexo apenas após o casamento.

"Entre a Mente e o Coração" conta uma história diferente do ponto de vista de Rico, aqui, ele aparentemente "se converte", assim como no final de "A Bandeja" e começa a conversar com a chefe dos missionários, Ana. Os dois se apaixonam perdidamente e começam a viver uma história de amor. Até aqui não temos nenhum problema, certo? Mesmo ele sendo um recém-convertido, nada impeça que ele se apaixone pela missionária. O problema está exatamente na construção desse relacionamento, o que temo ser um tremendo mau exemplo para as moçoilas que deram 5 estrelas para essa história no Skoob (o que foi a maçante maioria e tenho esperanças de que não sejam cristãs), sem ao menos tentar refletir claramente sobre ela.

A questão é que esta resenha não é um apanhado julgador do caráter dos personagens e sim o fato dos mesmos envolverem doutrinas bíblicas para justificar suas atitudes, mesmo não estando corretas assim. Sendo mais clara, que bom exemplo podemos tomar com uma história de uma missionária que aceita a estadia na casa do sujeito pelo qual ela está fortemente atraída? A Bíblia é clara quando enfatiza que devemos fugir das tentações da mocidade e neste caso, morar na casa do homem que gosta antes mesmo do casamento não seria uma boa saída, certo?

Rico, apesar de se dizer convertido, ainda tinha pensamentos completamente mundanos na sua cabeça, afirmava claramente o quanto achava que o corpo de Ana era delicioso e que ela não iria se "entregar" facilmente como as outras (ele falava, sem ao menos mencionar a palavra "casamento"), assim como ele também vivia atiçando a garota que dormia várias noites ao seu lado, deitada em seu peito. O pior é que Ana, ao invés de se ligar e fugir dessa cilada, achava fofo e engraçado quando Rico soltava algumas cantadas sujas sem ao menos ter algum tipo de arrependimento disso. Eu tentei largar esses preceitos de lado porque acreditava que a história iria mostrar que eles estavam errados e que Rico precisava se firmar mais na fé igual aconteceu com Angelina, o que não foi o ocorrido. Seguimos até o final com a ideia de que tudo foi normal e justificável.

Outro detalhe absurdo é que os desejos de Rico eram descritos de forma muito detalhada, me lembrou inclusive alguns livros seculares que já li, livros que podem ser até eróticos. Ao mesmo tempo que tudo isso ocorria, o casalzinho ás vezes se amassava de um jeito que pegava fogo e mesmo assim, Ana continuava com suas missões (ou ela é inocente ou bem hipócrita, por Deus). Entre essas indas e vindas, Ana revela um segredo que não me surpreendeu, mas acho que serviu para as jovens suspirarem pela situação amorosa do casalzinho. Esse segredo aliás, foi um dos grandes motivos que impediram Ana de poder finalizar com seu querido parceiro, acredito que se não fosse isso, teria acontecido.

É preocupante tudo isso no meio cristão. Eu não me incomodaria se esse livro fosse secular, porém, ele tem vários ensinamentos e passagens cristãs sendo que os protagonistas em nenhum momento se comportavam como tal ou se arrependiam do que faziam. Ana se questionava se agia corretamente só no sentido de dizer que estava com Rico e ao mesmo tempo, com um segredo fatal que escondia, ou seja, nem para ser sincera ela servia. É muito perigoso você tentar inserir ensinamentos do Senhor e não dar exemplo do que eles mostram. Se ele protege o sexo apenas depois do casamento, por que diabos uma garota vai morar sozinha na residência do seu interesse amoroso? Onde está o vigiai ali?

A obra tem uma narrativa muito bem desenvolvida e tecnicamente aceitável, porém, é uma tremenda bomba para qualquer jovem cristão. Você não deve se basear na história desse casal para sua vida, em nenhuma hipótese! Rico não é perfeito (como vi muitas resenhas afirmando) por amar a Deus e ser safado e bonitão! Ele apenas não se converteu da forma correta e NÃO AGE DE MANEIRA CERTA como um verdadeiro homem de Deus (igual o Dante). Estou bem triste e chateada, porque esperava MUITO dessa história, que ela fosse tão boa quanto a primeira, mas parece que a intenção da mesma era apenas chamar a atenção da mídia secular. Neste caso, era melhor ter feito uma obra secular do que colocar Deus no meio de tanta coisa errada.

site: https://www.facebook.com/janela.literaria.crista/
Dafne 03/04/2017minha estante
Obrigada por postar essa resenha. Com certeza fará muita gente pensar. Eu estava curiosa com os livros dessa escritora, mas já vi que tenho que ter cuidado.

É uma pena que seja assim...

Sara de Pinho 04/09/2012

Entre a mente e o coração, Lycia Barros
Alderico Schmitz, ou apenas Rico, é um cara que tem atributos desejados por muitos homens: beleza, bom emprego, mulheres se derretendo aos seus pés. E ele já gostou muito de ser assim, achando que isso fosse o bastante para uma boa vida. Porém, depois de um episódio doloroso, Rico se converte, e decide mudar sua vida dali em diante. E então ele conhece Ana, uma jovem missionária muito dedicada ao serviço que faz. Os dois se envolvem, provocando um no outro, sentimentos que eles achavam que nunca sentiriam por alguém. Mas, Ana carrega um segredo que pode mudar tudo, fazendo com que Rico tenha que decidir entre seguir o que diz sua mente ou seu coração.
Entre a mente e o coração, da querida e talentosa Lycia Barros, faz parte da Coleção Despertares.

Apesar de ser o segundo volume da supracitada coleção, Entre a mente e o coração não é uma continuação do primeiro livro (A bandeja - Qual pecado te seduz?). A história é independente, e apesar de alguns personagens estarem presentes nos dois livros (Rico, por exemplo, é um personagem muito importante em A bandeja), são dadas as explicações necessárias para o entendimento da história. Eu ainda não li A bandeja, e consegui entender Entre a mente e o coração numa boa. O chato é que você acaba lendo spoilers do primeiro, mas tudo bem.
A história deste livro é muito linda. É legal ver o envolvimento de Rico e Ana aos poucos se tornar um sentimento mais forte, e então ver os personagens se darem conta que o tal sentimento é amor. E verdadeiro. Porque é essa a mensagem que o livro traz de mais forte: o que é, realmente, o amor verdadeiro? Até onde é possível ir em nome deste sentimento? E tenha certeza de que Lycia Barros passa essa mensagem de forma clara, coerente e muito bonita.
A escrita da autora é muito cativante, e como eu percebi no outro livro que eu li dela (Uma herança de amor), flui de maneira natural. Nenhuma informação se perde na história, nada fica solto, todos os pontos ficam bem encaixados, dando sentido à trama. Outra coisa que é bem interessante, é que o livro é escrito em primeira pessoa, sendo Rico o narrador, e a autora não deixou nada a desejar nesse quesito. Os pensamentos, as atitudes e os desejos do personagem são tipicamente masculinos, e durante a leitura, fiquei pensando que a autora deve ter consultado muitos homens pra ficar tão por dentro deste mundo masculino. É tudo muito natural, e acho até que se não soubesse a autoria do livro, teria facilmente acreditado que se tratava de um escritor, não de uma escritora. Mais uma prova de que Lycia Barros tem excelência no que faz, e qual não é a minha satisfação, se tratando de uma escritora brasileira e cristã. Orgulho dobrado!
As mensagens bíblicas que o livro traz são muito pertinentes. Como Rico é recém-convertido, Ana acaba ensinado muita coisa pra ele, o que é muito bacana. Bons casais aprendem uns com os outros, discutem a palavra de Deus, oram juntos, e obedecem a Deus, e podemos ver isso no relacionamento de Ana e Rico, o que é muito edificante para nós cristãos. Pude aprender bastante com este livro, e sei que muitas pessoas não-cristãs que leram o livro também puderam aprender. É muito edificante. Pra mim, o livro bom é aquele que entretém, mas o livro ótimo é aquele que, além disso, ensina algo de bom. Se ensina algo a respeito de Deus, então é melhor ainda. É o caso de Entre a mente e o coração.
O segredo de Ana, pelo menos pra mim, foi totalmente imprevisível, mas depois que se descobre, tudo faz sentido. Prepare-se para chorar. Os últimos capítulos são emocionantes, e mesmo que as lágrimas atrapalhem a leitura, provavelmente você não vai conseguir parar de ler, nem de chorar. Mas, na minha opinião, isso só torna o livro ainda mais lindo.
Enfim... Entre a mente e o coração entrou fácil pra minha lista de favoritos. É um livro leve, porém com um história forte, que falou muito ao meu coração sobre amor verdadeiro, fé, e de como é possível e preciso confiar e descansar em Deus em qualquer circunstância. Tenho certeza que essa história falará ao seu coração também. Super indicado!

Resenha completa disponível em: http://eupensoeuconto.blogspot.com.br/2012/08/entreamenteocoracao.html

Janaina Vieira - Escritora 05/08/2011

O amor é a força transformadora da vida e do mundo. Para o Bem.
Na verdade, sou muito suspeita para opinar sobre este livro porque antes mesmo que o texto fosse escrito, eu já sabia qual seria o tema principal e qual seria o grande conflito a ser abordado. Spoiler gigante, aliás. Com certeza! Porém, a minha feliz surpresa foi o resultado final, que ficou muito além do que eu poderia ter imaginado!

E quando digo "surpresa" é apenas porque... porque... porque... Como dizer? Bem, a história de Rico é, ao mesmo tempo, real e tocante. É séria e profunda. É o desabrochar de uma flor no meio do deserto. É a transformação da crisálida, nascendo para a beleza. E nos leva a pensar sobre tantas questões, sobre tantos caminhos e descaminhos, sobre tantas ambiguidades que temos em nossa própria alma, que a leitura consegue remexer e literalmente chacoalhar as nossas "certezas" (aparentemente) civilizadas e (aparentemente) tão bem resolvidas.

O livro, em síntese, fala do amor. Sim, é um romance. Mas é um romance que consegue pôr à prova as nossa próprias certezas sobre o que é o bem e sobre o que é verdadeiramente o amor. Porque as pessoas dizem amar-se, claro. Estamos sempre amando alguém ou alguma coisa. Contudo, até que ponto o que nomeamos "amor" é amor de verdade? E até que ponto estamos dispostos a realmente dar amor e a receber amor, em via de mão dupla, em uma troca justa, voluntária, transparente e exata com o ser amado? O livro traz tudo isso à tona, e mais um pouco. E eu acho verdadeiramente impossível que alguém leia a história de Rico e continue a ser a mesma pessoa que era quando abriu a primeira página. Porque algo vai mudar, certamente. E é possível que a pessoa pense e repense sobre a qualidade e sobre a autenticidade do amor que já deu ou que já recebeu - fazendo, assim, uma comparação inevitável, porém completamente ambígua e até mesmo injusta consigo mesma. Mas, seja como for, é uma reflexão transformadora. Como a crisálida, da capa do livro.

Enfim, é um livro de peso, em todos os sentidos. Que merece, deve e precisa ser lido com a alma, com a mente e com o coração. E para que, acima de tudo, o leitor permita-se compreender a bela mensagem que está presente em cada página, em cada cena e em cada diálogo da história. Sim, uma surpreendente e belíssima mensagem!

Rose 05/09/2011minha estante
Linda resenha!

Fernanda740 03/07/2020

Surpreendente
Eu fiquei super emocionada com toda a história ..um amor lindo . que superar as diferenças de ambos..uma amor puro e verdadeiro ..encinar a perdoar a esperar em Deus e a cuidar do outro .a evangelizar..eu gostei muito

Lia 25/04/2020

Então...Rico...
Esse é o segundo livro da série Despertar e não podia ficar mais feliz pela existência desse livro. Tudo construido com sabedoria e o melhor plot de todos os três, mesmo eu amando muito o Dante.

Evy 26/03/2023

História linda
Nossa que livro maravilhoso!!

Eu já tinha amado o primeiro livro, mas acompanhar a evolução do Rico juntamente com Ana foi maravilhoso.
Amei como a escritora consegue inserir Deus no cotidiano, me senti tocada em muitas partes.
O romance de Ana e Rico é incrível, me apaixonei pelos dois.
Não vejo a hora de ler o terceiro livro

Priscila.Vercosa 10/03/2021

Empolgante!
Segundo livro da série Despertar, de Lycia Barros. Grandes surpresas estão por vir!
Atual, empolgante, vibrante, emocionante. Além disso, mostra como Deus é capaz de restaurar uma pessoa e transformar sua vida para sempre!

Ligia Paulino 30/09/2011

Emocionante, sem sobra de dúvida.
Olá pessoal!!

Estou ainda sem saber bem o que falar de Entre a mente e o coração, acho que é porque estou deixando a mente tomar conta e o certo seria deixar que o meu coração possa dizer para vocês o que achei desse livro. Já que ele bateu forte enquanto eu lia e me emocionava durante essa linda leitura.

Esse segundo livro não é uma continuação da história de Angelina, personagem principal do primeiro livro, A Bandeja - Qual Pecado de seduz?, e sim uma continuação do cenário em geral. No primeiro livro vemos tudo o que se passa com Angelina e Alderico ou o Rico *-* pelas palavras de Angelina. Já nesse segundo livro iremos acompanhar as reflexões de Rico, o livro é narrado em primeira pessoa e o que achei interessando é que a Lycia conseguiu captar os espirito masculino.

A descrição da Série Despertares já nos fala que o objetivo é mostrar nas palavras da querida Lycia os conflitos vividos por nós, perante a sociedade, o conceito do certo e o errado, os preconceitos que existem querendo ou não no nosso dia – dia, conflitos internos , aqueles do coração e os externos que já vimos acontecer ou que já ouvimos falar.

È engraçado poder relembrar que em muitos trechos não só desse segundo livro, mas do primeiro também que eu perdi as contas das tantas situações, momentos e emoções nas quais pude viver e vê-las se passando no livro através dos personagens e poder constatar que parece até que ela estava me observando e contou partes de momentos já vividos por através de Rico e Ana.

Eu não gosto de dar dicas do vem pela história, e por isso não direi qual o conflito que nesse segundo livro pude acompanhar, não seria justo da minha parte contar algo a vocês e acabar tirando o encanto que você leitor irá ter quando estiver lendo o livro. Só posso dizer que como eu fui surpreendida com o segredo que nos aguarda, você leitor, não tenho a menor dúvida que também ficará.

Uma leitura nada cansativa, na qual fiquei impressionada, comecei a ler na mesma hora em que recebi e terminei no dia seguinte. Não sei se todas as palavras que já disse tenham mostrado o quanto eu gostei, ou melhor o quanto eu me apaixonei em “Entre a mente e o coração”. Isso mesmo, em cada livro eu vivo uma aventura diferente, um amor diferente, uma decepção diferente, uma dose de alegria completamente diferente. E nesse livro eu pude viver uma pouquinho de cada um, me apaixonei por Rico, chorei quando pensei que nada do que eu imaginava iria acontecer, meu coração ficou partido a cada despedida, fiquei surpresa em muitos momentos, Pulei de alegria em muitos outros, compreendi que devemos transformar o nosso presente em algo bem melhor que nós desejávamos no passado e saber que a vida não deve ser desperdiçada, não espere que algo aconteça com sua vida para ver o quanto ela é valiosa, e que devemos transformar todos os dias de nossa vida, os mais belos possíveis para que posamos nos lembrar que vivemos sim e não nos arrependemos de nada. E que é melhor viver do que se lamentar de nunca ter arriscado. Os desafios nos aparecem para que possamos superá-los e é isso que devemos fazer e não sair correndo por medo de enfrentar o que é novo para nós.

Sem mais o que falar, acho que se eu digitar mais algumas palavras vou acabar dando dicas do que virá rsrs..

Lycia você é um queridona que desejo de coração tudo de bom, talentosa e encantadora, obrigada por estar mudando a minha vida, e me fazendo enxergar tudo de uma melhor perspectiva ao meu redor através de suas lindas palavras.

Beijocas ;**

Confiram outras resenhas no blog - http://ligiaeseumundo.blogspot.com/

Nadilma 09/05/2021

Já tinha lido o primeiro livro da série há alguns anos, encontrei a continuação por acaso no Kindle unlimited, e como valeu a pena...ver a transformação da vida de Rico( ele agir não conforme a sua vontade, mas a de Deus...com alguns deslizes, o toque de realidade para mostrar que não somos perfeitos), amei a Ana, como ela fez Rico passar pelo outro lado da ?moeda? e o melhor de tudo foi o plot, confesso que não esperava, foi emocionante!

Fran 16/06/2016

Cavando fundo
O livro é dividido em 4 partes, e só fui realmente gostar da história na 3° que é o momento em que o segredo da Ana ( o par romântico do Alderico) é revelado.
Durante a maior parte do livro, eu me irritei com o Rico. Por ser um cara com o passado tão complicado é de se esperar que ele tenha muitos problemas pra ser uma nova criatura. Mas o fato dele passar o livro achando que se a garota não quer ficar com ele só pode significar que ela tem outro, me fez querer socá-lo. Dois minutos e eu listo 100 razões para alguém não querer se casar, principalmente com Alderico. Ele pode ser bonito (muito bonito) mas não é a última Coca do deserto. E o fato de querer saber cada passo que ela dava, era tipo: vá se catar.
A Ana também deixa a desejar. Toda certinha, aceita se hospedar na casa de um solteiro que só pensa com a cabeça inferior? OI? É totalmente estranho.
Mas quando o livro chega na 3° parte, você simplesmente não quer desgrudar os olhos. O segredo, as reflexões, o desfecho são perfeitos.
Da série #Despertares foi o que menos gostei, mas ainda sim foi bom ler.
Aninha 16/06/2016minha estante
ah eu gostei tanto kkk'

Fran 16/06/2016minha estante
Na terceira parte eu não conseguia largar. Ficava ah meu Deus... VOLTA ANA. CORRE RICO. Mas #TeamDante kkk

Aninha 16/06/2016minha estante
kkk Ahhhh entendi agora! Sempre amei o Rico então... Por mim teria um quarto livro quando a Ana Morre, e o Dante também, e a Angelina e o Rico voltam ?

Fran 17/06/2016minha estante
Ual kkk dá uma fanfic das loucas. Quero muito o filme, ver quem vai dar vida a eles.

Rebeca.Silva 12/03/2021

Eu às 2h da manhã chorando com o final desse livro. Simplesmente perfeito.
A Ana é uma personagem forte e destemida em que me vi pensando que gostaria de ser como ela por diversas vezes, e a trama, o desenrolar da história, é incrível.
Fiquei impressionada com o segredo da Ana, não era nada do que eu imaginava.
O Rico é um personagem também muito fofo!

Priscila Nonato 13/04/2014

Que livro perfeito ,como a autora conseguiu escrever através dos olhos de um homem e fazer isso tão bem ? A historia me fez refletir sobre o amor .Esse amor entre Rico e Ana faz os "amores" atuais da nossa sociedade parecerem frágeis e fáceis demais .E mostra que o verdadeira amor tudo suporta .Várias vezes me coloquei no lugar de Rico e perguntei e se fosse comigo ?Acho que se fosse comigo não aceitaria ,não por falta de amor ,mas por achar essa "cruz" pesada demais pra minhas costas .Quando você escolhe uma pessoa pra casar , penso que nos tornamos uma só carne e por isso dividimos não só o presente mas também o passado , os problemas do nosso cônjuge.Mas admiro o personagem Rico pela sua atitude e percebo que é preciso ter muito fé pra isso.
Aninha 16/09/2015minha estante
Meu Ricoooo