O Vampiro Lestat

O Vampiro Lestat Anne Rice

Resenhas - O Vampiro Lestat

Bruno 13/02/2011

Anne Rice - O Vampiro Lestat
O segundo livro das Crônicas Vampirescas, intitulado "O Vampiro Lestat" foi publicado em 1984 e a história começa exatamente nessa época, com o já conhecido Lestat criando coragem para sair de seu esconderijo e ver as mudanças na sociedade.

O Vampiro então decide escrever um livro sobre sua história e somos transportados à França pré-Revolução. Dezenas de citações histórias são feitas, como Mozart, Diderot e a enciclopédia, Voltaire e sutilmente o virtuoso Paganini.

Em Páris acontece boa parte da história e como Lestat se torna um vampiro, com características emocionais parecidas com as de Louis. Na verdade, em alguns trechos, parece que Anne pegou a personagem Louis, mudou o nome e algumas poucas características e criou o Lestat daquele livro. E, como já era de se esperar, a crise existencial permanece como um dos principais focos

Um dos melhores momentos do livro é sobre os Filhos das Trevas, que Rice usou sabiamente para, ao meu ver, criticar antigos dogmas sociais, culturais e religiosos, mostrando o atraso de um povo devido a crenças e mitos repassados por séculos.

Diferentemente do primeiro livro das Cronicas Vampirescas, O Vampiro Lestat flui muito melhor, apesar de alguns baixos na história que chegaram ao entediante, e tem várias peculiaridades, como a lenda dos primeiros vampiros, e dos Antigos, que mal precisam beber sangue para se sustentar.

Interessante é ver, resumidamente, a história da Entrevista com o Vampiro do ponto de vista do Lestat, e fica a dúvida de qual dos vampiros estava falando a verdade, e ainda temos um reencontro entre Lestat e Louis no final do livro, assim como a deixa para a sequência, A Rainha dos Condenados.
Nina 23/03/2018minha estante
undefined

Dudasssss 14/12/2023

Mil vezes melhor que entrevista com vampiro
Anne Rice construiu um universo fantástico e sem nenhuma ponta solta.

Lestat você sempre foi meu favorito.
Aline Teodosio @leituras.da.aline 17/12/2023minha estante
Ele tbm sempre foi meu favorito. Esse livro tava na minha meta desse ano, mas acabou que não deu tempo. Próximo ano pego ele sim ou sim.

Sephiroth 09/02/2011

E hoje é o dia do grande Sabá
Mas tenho pena de sua sina
Você não vai resistir ao senhor da noite
Ele não sabe o que é piedade
Ele têm prazer com a sua dor
Mesmo apaixonado, vai te caçar
E com êxtase te esmagar
Só a morte vai te libertar
Não vá dizer que eu não vim avisar.
Vadislau 05/11/2016minha estante
Pois É... Mauricio, gostaria ver o que posso vir a te "ajudar"...?

Dominique 06/08/2009

Delirante...
Vampiro Lestat é sem sombra de dúvidas muito melhor que "Entrevista com um vampiro".

Lestat nasceu para brilhar no século XXI com certeza, ao som do rock pesado e do ofuscante brilho dos holofotes de um palco. O vampiro consegue ser engraçado, misterioso, sedutor, apaixonado, inteligente... tudoooo ao mesmo tempo. É também um pervertido, safado, pois se apaixonou por todos os vampiros (sim, sim, do sexo masculino) do livro. Akasha e Marius são outros dois personagens brilhantes, que adorei.

Consegui, finalmente, entender as motivações de Lestat ao omitir seus conhecimentos de Louis e Claudia.

Enfim, foi meio cansativo terminá-lo, mas adorei o final bombástico.

Mandark 06/08/2009minha estante
^^ Finalmente alguém que compartilhe da mesma opinião que eu... Lesta é realmente muito melhor que o "Entrevista"... =]

^^ Que bom que vc finalmente o terminou!!! xD

Glauber † Binho 15/12/2009minha estante
realmente o vampiro Lestat é bem melhor que o entrevista mais paginas mais personagens vc fica empolgado doido para chegar ao final e o livro contado por Lestat foi ótimo tivemos outra visão do primeiro livro

Evelyn 01/04/2011minha estante
A questão de se apaixonar... bem, o único que ele era apaixonado mesmo era Nicholas. Quando ele fala em se apaixonar, na verdade é de uma maneira um pouco filosófica. Ele se apaixona pelas vítimas dele, por exemplo. Ele fica fascinado, respeita... ou seja, é um ponto mais filosófico.

Zooiioo0 08/07/2021

Depois de alguns anos da publicação do livro "Entrevista Com o Vampiro" com participação de Louis, Lestat acorda em meados de 1983 e se vê injustiçado por seu amigo vampiro o ter descrito como um ser vil e egoísta. Em sua solidão e revolta, Lestat resolve publicar uma autobiografia contando sua história e a de todos os vampiros com o qual ele teve contato. No meio da publicação deste livro ele forma uma banda de rock com o intuito de se mostrar para os mortais e reunir os outros vampiros escondidos entre os humanos.

Anne Rice ao escrever esse livro criou personagens muito reais e com histórias densas. A narrativa do livro se dá em primeira pessoa e enquanto o protagonista conta sua história e suas motivações há diversas camadas de história e pulos temporais. O livro se inicia em Nova Orleans do século XX, indo para a França do século XVIII, depois para a era de Alexandre e indo até os primeiros reinos egípcios.
Um dos assuntos muito presente durante o desenrolar da história é a percepção da passagem do tempo quanto seres imortais, as mudanças culturais e religiosas, o conhecimento humano que é passado de gerações. Ao meu ver, Anne Rice conseguiu explorar essa temática com muita propriedade, apresentando pensamentos e costumes de cada época e trazendo reflexões de como isso impacta nos dias atuais.

Achei esse livro muito lento e bem denso para ler. Houve momentos em que eu tive vontade de pular páginas tamanha a monotonia em algumas cenas. Após a leitura eu concluí que isso era necessário para se transmitir a sensação do tempo interminável de um imortal. Tive essa sensação em muitas partes do livro.
Apesar da densidade da leitura, me prendi no universo criado por Anne e quero continuar a saga. Os personagens são incríveis e cada um tem uma parte muito importante na história.

Se você tiver tempo, recomendo a leitura. Obra cheia de reviravoltas inimagináveis e recheada de reflexões e críticas sociais.

“- Se você teme tanto assim o poder de Deus - eu disse -, então os ensinamentos da Igreja não lhe são conhecidos. Você deve saber que as formas da bondade mudam com o tempo, que existem santos em todas as épocas sob o céu. [...]
Nos tempos antigos havia mártires que apagavam as chamas que procuravam queimá-los, místicos que levitavam no ar enquanto ouviam a voz de Deus. Mas assim como o mundo mudou, também mudaram os santos. [...]
E assim também é com o mal, é óbvio. Ele muda de forma”. (Pág. 197).
Vanessa.Cristina 12/07/2021minha estante
Perfeito!

Rodrigo 02/08/2012

O melhor livro da autora na minha opinião.
Marcinho 02/01/2013minha estante
Sem sombra de dúvida Anne Rice caprichou nesse segundo livro. Também acho o melhor que ela fez!

Letícia 26/07/2009

Anne Rice é, sem dúvidas, a Rainha dos Vampiros, assim como Bram Stoker é o rei. O modo como os vampiros são retratados nos livros dela, cheios de ódio, amor, medo, luxúria me fascinam desde a primeira vez que os li.
Lestat, digamos assim, é o seu príncipe. Um moleque inconsequente que nos leva à paixão a primeira vista. Ela ama a todos de um modo incondicional, mas mesmo assim é extremamente egocêntrico. Seus comentários no livros são os melhores, ele diverte de um jeito tanto sombrio e por isso esse é o meu livro preferido da Anne Rice.

vic 10/01/2010

...e depois de anos dormindo...ele acorda.
Mais forte,poderoso e lindo do que nunca,o vampiro Lestat é acordado pelo rock sombrio de adolescentes,que logo,se tornam uma só banda.
The Vampire Lestat.
Lestat vê o livro a Entrevista com o Vampiro,e,afim de contar ao mundo quem ele realmente é...escreve sua vida...desde de quando era humano...quando se tornou vampiro...contou de suas paixões...decepções...medos...sonhos...amores...e vitimas.
E depois de lançada essa biografia,discos do grupo The Vampire Lestat saem nas vitrines.Mostrando uma banda que promete ter um vocalista vampiro.
Com todos os holofotes,reporters,noticias,olhares e corações virados para ele,Lestat,sem se importar com todas as ameaças que vem recebendo de outros vampiros,diz ao mundo como é o verdadeiro vampiro.Conta suas regras,historia e fraquesas em suas letras sombrias e profudas.
E sem medo,sobe ao palco com sua banda e uma multidão de fãs loucos de pláteia.
Até que...A Rainha surge.Despertada pelas músicas do belo vampiro...e então...

bem...dizer que eu só amei esse livro eh uma mentira.pq sinto como se estivesse apaixonada...um eterno frenesi louco...cheio de amor,beleza e sangue.

Liu Lestat 16/08/2009

Perfeição.
Eu fico até sem graça de falar desse livro. Conheci o vampiro Lestat quando assisti o filme Rainha dos Condenados. E enlouqueci depois!

Corri atrás do DVD, trilha sonora, fotos, vídeos, absolutamente tudo sobre Lestat. Até que descobri os livros, e nossa, eu devo ter aborrecido tanta gente falando disso...

Li "Entrevista com Vampiro" e adorei. E me prendi mais ainda ao personagem Lestat. Me sinto representada quando o vejo, e além do que sou, sinto que o que me falta eu facilmente encontro em Lestat.

Quase como uma paixonite eu procurei o segundo livro, e ganhei O vampiro Lestat. Eu demorei horrores para terminar de ler, porque a cada página que avançava, eu recuava duas, só para reler e reviver a cena.

Anne Rice é uma mestra. Só ela consegue unir França do séc. XVII e anos 80, de uma forma que é impossível não prender o leitor.

Lestat é meu livro preferido, meu ponto de referência, meu modo de classificar as outras obras. É simplesmente único.

V. 15/04/2009

Ugh...
Insuportável.
Eu tentei ler uma, duas, três vezes e não consegui de jeito nenhum... E olha que gosto muito do Lestat, que é uma figura entre os vampiros da Anne Rice, mas, definitivamente, esse livro não passa.

Kety 05/02/2010

Lestat
Lestat era um humano corajoso, com um sonho de tornar-se ator, até que de forma repentina viu-se transformado em um vampiro cheio de conflitos,vivendo entre humanos, protegendo os humanos os quais ele amava e em busca da origem da sua espécie, mesmo que para isso fosse necessário separar-se dos que ele gostava. Os séculos moldaram Lestat até que após um longo "sono" e isolamento, ele resolveu realizar o seu antigo sonho humano, estar no palco e receber os aplausos da platéia, mesmo que para isso ele colacasse sua imortalidade e a dos que ele amava em perigo, porém havia uma Rainha que o protegia.

O livro é muito bom, porém achei a narrativa um pouco lenta.

Manô 20/06/2010

Bem interessante!
Antes de ler Lestat, eu já havia lido e assistido Entrevista com o Vampiro e também assistido A Rainha dos Condenados.

Além deste livro apresentar a criação e a vida de Lestat, apresenta a forma como ele conheceu outros vampiros como Armand, Marius e nos dá uma ideia do que ele aprontou para acordar a Rainha dos Condenados.

O livro também conta a parte de Entrevista com o Vampiro vista pelos olhos de Lestat e o curioso é que, lendo (ou assistindo) Entrevista antes, temos a impressão de que Lestat é um vampiro mesquinho e que Louis é a pobre vítima. Essa impressão muda bastante ao lermos Lestat.

O fato é que, antes de Entrevista com o Vampiro, muita água (ou sangue) rolou. Por isso eu indico a leitura deste ótimo livro.

Lara 10/05/2010

O vampiro Lestat é como se fosse muitas histórias em um único livro. Tenho a mesma sensação com todos os livros da Anne Rice. Tantas cenas me marcaram... Os lobos, Magnus e sua loucura, Gabrielle e sua conexão com a natureza selvagem, os vampiros de Paris, a busca por Marius, o encontro com Akasha na ilha grega, e perceber como Louis não compreendia a verdadeira natureza de Lestat e finalmente, Akasha se levantando no séc. XX. É fantástico.

Mariana 24/07/2010

"Quero sua adoração no momento em que eu cravar meus dentes."
O Vampiro Lestat – Anne Rice
Nesse segundo e emocionante volume das Crônicas Vampirescas, a deusa do gótico moderno nos mostra a história de Lestat de Lioncourt, desde seus tempos de humano na França e sua relação não muito boa com seus pais. Lestat era um homem corajoso e destemido, que para salvar sua família e as pessoas próximas a si, caçou e matou oito lobos sozinho, apenas com a ajuda de seus cães. Infeliz com sua vida, ele foge do campo com seu melhor amigo e amante Nick, para ser ator. Lestat é carismático e cativa todos que o conhecem, rapidamente vira um ator prestigiado e alvo de inveja de Nick.
Lestat começa a reparar em um homem estranho que sempre está presente na platéia de suas peças, mas nosso protagonista nunca consegue ver o rosto do tal homem. Até que, este homem se releva para Lestat como sendo o vampiro Magnus, e o transforma. Magnus se mata, deixando todo o seu dinheiro para Lestat, mas não deu explicação nenhuma sobre como viver estando morto. Solitário, Lestat transforma sua mãe Gabrielle em vampira e esta passa a ser sua também amante, e mais tarde ele também transforma Nick, que não agüenta esse tipo de existência e prefere morrer.
Lestat desafia a crença de outros vampiros que vivem no cemitério próximo, conhecendo Armand – poderoso e mais antigo vampiro que ele já conheceu. Armand representa perigo, mas Lestat é inexplicavelmente atraído por ele.
O vampiro resolve ir atrás de outros vampiros, ainda mais antigos que Armand, para descobrir o sentido de tudo, a existência de sua espécie e como surgiu o primeiro vampiro. Ele corre pelo mundo, depois de ser abandonado por Gabrielle, em busca de Marius – criador de Armand e o vampiro mais antigo que ele já ouviu falar. Após muita procura sem sucesso, ele desisti de tudo e se enterra. Lestat é desenterrado por Marius, que finalmente, dá alguma explicação de sua existência ao nosso vampiro favorito e mostra Aqueles Que Devem Ser Conservados, o pai e mãe de todos os vampiros: Enkil e Akasha. Aqueles Que Devem Ser Conservados estão petrificados há anos e ficam sob os cuidados de Marius.
Incrivelmente, a música de Lestat desperta Akasha, quando ele está tocando seu violino. Lestat bebe o poderoso sangue da Mãe de todos os vampiros e se torna um imortal. Vampiros podem ser mortos pelo sol ou pelo fogo, mas quem bebe o sangue de Akasha, não morre nunca. Quem bebe pode passar por todas as torturas possíveis, sair à luz do sol, pegar fogo e mesmo assim não morrerá, no máximo ficará queimado por um tempo.
Então Lestat vai em busca de uma família no Novo Mundo e cria Luis e Cláudia, história que você pode conferir em “Entrevista com o vampiro”, o primeiro volume das Crônicas. Cláudia odiava Lestat por ele a ter transformado enquanto ela ainda era uma criança, sem lhe dar a oportunidade de ter uma vida. Como vingança, ela tenta matar Lestat, mas como o vampiro já havia bebido o sangue de Akasha, ele apenas ficou mais fraco por um tempo. Cláudia é morta por Armand e os outros vampiros que viviam no cemitério e agora tinham o Teatro dos Vampiros, em Paris.
Durante muito tempo, Lestat fica fraco por causa do atentado de Claudia. Quando se recupera, o vampiro cria sua banda de rock e faz sucesso pelo mundo todo. Mas com uma coisa ele não contava: o fato de sua música libertar Akasha de uma vez por todas, que mata Enkil e dá início em seus planos escabrosos, nos quais Lestat está incluído. É aí que começa o próximo volume das Crônicas vampirescas – A Rainha dos Condenados.
Enfim, este livro é a história de Lestat e sua busca por um sentido para sua existência de vampiro. Anne Rice nos dá muito mais do que uma excelente ficção, ela nos remete a tempos antigos, envolvendo a história real de nosso mundo com o sobrenatural. Não é um livro para qualquer um, devo dizer. Impactante e muitíssimo bem escrito, O Vampiro Lestat recebeu cinco estrelas e ótimas recomendações de minha parte. Ao meu ver, o melhor volume da série. Não tem como não se apaixonar por toda a maldade de Lestat e não se deixar levar por sua sedutora decadência vampírica.
Aproveito tudo isso para pedir, implorar, suplicar que a tia Arroz volte a escrever sobre esses seres fantásticos que aprendemos a amar.
> Aqui está um dos meus trechos favoritos do livro:
“Fiz meus dentes cortarem a ponta de minha língua até sentir a dor e o gosto de sangue quente. Em seguida, curvando-me para baixo, deixei que o sangue caísse em pequenas gotículas cintilantes sobre seus lábios. Seus olhos se abriram. Fitaram-me, brilhantes e de cor azul-violeta. O sangue jorrou para sua boca aberta e, devagar, ela ergueu a cabeça para encontrar-se com meu beijo. Minha língua transformou-se na dela. Seus lábios estavam frios. Meus lábios estavam frios. Mas o sangue estava quente e jorrava entre nós.”
É, acho que escrevi demais rs. Agradeço se alguém teve a paciência de ler isso tudo.

Jotagê 03/10/2010minha estante
"Rainha das resenhas ataca outra vez"

Como sempre, Marie arrasou nesta resenha. Só cuidado: Você postou bastante spoilers nesta resenha. Mesmo assim, tá ótima.

Beijos.

Mariana 08/10/2010minha estante
kkkkkkkkkkkkkkk Obrigada Guga ^^
É verdade, coloquei muitos spoilers. Entretanto, se tratando de Anne Rice, acho que nenhum spoiler é motivo para não ler seus livros.Simplesmente não vi como falar de O Vampiro Lestat sem contar algumas partes do livro. Mesmo assim, eu deveria ter colocado um aviso de spoiler antes para que as pessoas que não são curiosas como eu, não leiam. Me desculpe.
Obrigada pelos comentários *-*
Bjinhos!

Jotagê 10/10/2010minha estante
Relax, Marie.
Quando estava lendo "Crepúsculo", eu mesmo procurei spoilers de "Amanhecer"! HAHAHA'!
Sua resenha ficou ótima.
Kisses! ;*

Mariana 17/10/2010minha estante
HAUHAUHSU Acho que é impossível não procurar por spoiler de Amanhecer quando se lê Crepúsculo! Pelo menos pra quem gosta...
Obrigada mais uma vez ^^
Beijão!

JH 02/02/2011

Impossível falar de O Vampiro Lestat sem mencionar seu predecessor, Entrevista com o Vampiro. Não apenas por ser a continuação da saga que iniciou-se com a narrativa de Louis, mas também porque as duas histórias são intimamente entrelaçadas. Neste segundo volume das Crônicas Vampirescas, os eventos ocorridos em Entrevista com o Vampiro são retomados, mas agora relatados pelo prisma de Lestat, que inicia sua história revelando ter estado enterrado por mais de 50 anos depois de ter visto Louis pela última vez.
Sentindo-se injustiçado ao acordar e descobrir que o outro vampiro havia produzido um livro com a história da família que formavam, juntamente com Cláudia, Lestat decidiu renovar a idéia, de forma mais ousada, e lançar sua própria autobiografia, enquanto experimentava a adorável volta do espírito livre do seu século agora nos anos 80.
O livro, então, relata toda a longa vida de Lestat até o presente, e revela um personagem um pouco distinto daquele percebido por Louis: uma criatura que descobriu muito mais do que revelava, e que possuía um amor imenso pelos humanos, ao ponto de influenciar toda uma geração de vampiros a aproximar-se da sociedade e dos costumes das épocas, ao invés de viverem proscritos e escondidos em lugares lúgubres, o que deu início a uma nova forma de “mal”.
Contudo, apesar de tão próximos, os dois livros são tão distintos entre si quanto seus protagonistas. Entrevista com o Vampiro é claustrofóbico, repleto de dúvidas e divagações, com poucos personagens, características físicas pouco detalhadas e personalidades pouco compreendidas, tal qual seu introspectivo narrador,Louis; ao passo que O Vampiro Lestat tem um caráter exuberante, fantástico, floreado e revelador, tudo o que torma sua leitura facilmente envolvente, semelhante à natureza de seu “autor”. E, mais uma vez como ocorre com os seus protagonistas, os livros não podem ser separados, de modo que a leitura de um torna diretamente obrigatória a leitura do outro, complementando-se assim.

Quando Lestat termina suas memórias e retorna a 1984, transcende o mais inesperado grau de ousadia que um ser das trevas jamais alcançou: torna-se um rockstar para que, através de sua música, de sua autobiografia e de sua própria imagem de vampiro auto-confesso, o universo dos imortais tal qual conhecia fosse escancarado e finalmente deixasse de existir apenas à margem da vida mortal. Mas este é o vampiro Lestat – o “novo mal” dos séculos, eternamente renovado, sempre brincando entre os humanos, no limiar do perigo, contrário a toda razão.
Então, como desfecho de seus planos, Louis e Gabrielle voltam para os seus braços, para juntos lutarem contra a fúria daqueles outros de sua espécie, indignados com a sua inescrupulosidade. Além do que, uma estranha força mística parece ter sido despertada pelos fatos, trazendo a iminente morte a Lestat em seu leito.
E “O sol se erguera no horizonte”. Fim de mais uma noite.