O Diário de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - O Diário de Anne Frank

Carol Pilar 22/08/2020

O Diário de Anne Frank
Esse foi um livro que eu demorei um bom tempo para terminar, não porque a leitura não seja boa, ou o próprio livro. Mas porque são uma sequência de dias, alguns bem curtos e outros bem longos, mas conforme se passam esses dias, meses e anos, acompanhamos o crescimento de Anne, a mudança tanto emocional e mental, como física. É uma leitura muito boa mesmo, um clássico que todos deveríamos ler pelo menos uma vez na vida. Foi uma leitura com uma mistura de partes, ou dias, alegres, tristes, felizes, irritados e várias outras emoções, mas também uma leitura gratificante.

Lua 05/02/2022minha estante
Desculpe-me pelo erro de ortografia.
Brigar***

João Paulo Morais 23/05/2020

Triste.
É incrível a capacidade do homem de cometer barbaridades. Um livro que te permite enxergar de perto uma das piores épocas da história da humanidade.

agirauds 16/08/2021minha estante
rt no que você disse mona

Marjory.Justino 17/05/2024

O Diário de Anne Frank
Anne Frank escreveu este diário entre 12 de junho de 1942 e 1° de agosto de 1944, ela morreu provavelmente no final de fevereiro ou início de março de 1945, pelos nazistas. Otto Frank, o pai de Anne, foi o único dos oito a sobreviver, que morreu em 1980.

Ivania 16/09/2023

Querida Kitty
A Literatura é uma das artes que nos permite conhecer diversos locais e culturas, viver vidas e mortes sem sair do conforto de um sofá quentinho. Todavia, alguns lugares são mais difíceis de se estar que outros.
Esse livro é um deles, até porque não se trata de uma princesa feérica em um universo fictício lutando por seu povo, estamos falando de uma adolescente de 13 anos vivendo uma das maiores mazelas da humanidade moderna justamente por ser quem é.
Em várias partes da narrativa eu me apeguei ao papel de Kitty e me vi divertida, irritada e até desgostosa com o microambiente do anexo. As brigas do casal Van Daan, as esquisitices do Dussel e os dramas adolescentes da Anne, bem como sua história de amor. Por isso às vezes fou difícil voltar para o macro e entender o que de fato todos ali estavam passando.
Esse é um livro triste e difícil, porém nos mostra o poder que a escrita tem em dar voz e melhorar caminhos.
Apesar de saber que não ocorreu, eu queria muito que a Anne soubesse que enfim se tornou uma grande escritora, ainda que tenha partido.

Bela 22/10/2020

Vivenciar todos os sentimentos da Anne
Com certeza essa é uma das coisas que você vai sentir muito forte ao lê, nossa habilidade de se por no lugar do próximo aqui está muito forte, principalmente pela escrita cativante da Anne, que faz você entrar na história de uma forma surpreendente com certeza esse é um livro que recomendo muito.
Mmmmmmmmm0 22/10/2020minha estante
????

Mariana113 30/04/2021

Mds q livro
Não achei que esse livro era tão incrível assim--
Choro no livro = favoritado ??

Cerqueira10 28/01/2021

Annelies M. Frank
O diário de Anne Frank foi uma leitura que já tinha iniciado há anos, mas não consegui concluir, provavelmente por não estar preparada na época.
Reiniciei agora e sou grata por conseguir ler no momento em que tenho capacidade para compreendê-la, não em seu total porque é muito complexa, mas em grande parte, acredito eu.
Anne através de seus relatos deixa muito perceptível a sua evolução, crescimento e maturidade durante os dois anos em que ficou escondida, fiquei admirada por sua autocrítica construtiva sendo que tinha apenas 14 anos! É um livro que me marcou muito, por mostrar também as nuances de ser uma adolescente com problemas com os pais, paixão e desejos descobertos nessa idade. Tudo isso enquanto convivia com o medo de ser descoberta, enviada aos campos e morta.
É uma leitura que serve para reafirmar o fato de que devemos aprender com o passado, para que situações como essa não se repitam no futuro.
Evynlyn 28/01/2021minha estante
Meu sonho é ler este livro !

Cerqueira10 28/01/2021minha estante
A leitura é muito válida!

Evynlyn 28/01/2021minha estante

kovrozk 07/08/2022

eu tô simplesmente abalado emocionalmente por esse livro, não imaginava q iria me destruir nesse nível ?
makkkjkj 07/08/2022minha estante
eu fiquei asim

Christian Oliveira 25/12/2023

Todos deveriam ler a Kitty
Estou sem palavras. Imaginei que a história pudesse me tocar, mas não da forma como tocou.

Por se tratar de um diário, achei que não seria possível me aprofundar assim como faria em uma narrativa regular com começo, meio e fim. Mas o que ocorreu foi totalmente o contrário. Isso meio que mostra que Anne realmente poderia se tornar uma grande escritora.

Eu entrei demais no ambiente em que ela descrevia e pude entender melhor a dor que relatava em certos momentos. Li a história depois de ter vivido a pandemia do Coronavirus e isso meio que me ajudou a sentir algo próximo que ela viveu presa no anexo, criando uma conexão e ainda maior empatia (apesar de que só a história contada em si já é capaz de criar essa empatia).

Me ajudou a entender melhor a visão daqueles que foram perseguidos, suas opiniões e suposições sobre o futuro. Gostei demais de ver os acontecimentos históricos pelos olhos dela, como declarações de alguns líderes da época e até mesmo o Dia D.

Momentos onde era falado sobre esperança me tocavam forte, me deixando muito emocionado, fazendo com que eu parasse um pouco a leitura. Uma das datas que me marcou bastante foi 5 de abril de 1944. Foi quando eu não pude segurar as lágrimas.

Foi uma experiência única ler esse livro, pois eu também tenho um Journal (diário). Fiz esse Journal por indicação da minha psicóloga. Meio que o ato de escrever um diário nos ajuda a nos conhecermos melhor e amadurecermos como pessoa. Por isso ao ler, imaginei que ela teria um desenvolvimento incrível.

Vemos um ser humano em sua maior essência. Com suas qualidades e defeitos. Entendendo a si mesmo e o mundo ao seu redor em um cenário totalmente caótico, ainda mais para uma menina de 13-15 anos.

Tenho que dizer que o posfácio me fez desabar também. Não sei, pelo fato de serem pessoas reais e que tivemos um "contato" muito próximo pelos relatos de Anne, meio que uma intimidade, saber o que aconteceu com eles e seus fins trágicos me deixou profundamente abalado.

Saber que Hanneli sobreviveu todo esse tempo e que foi morrer só em 2022 me tocou um pouco também, pois significa que ela pôde ler o relato que Anne menciona ela e pede por sua vida e bem estar, se arrependendo de algumas atitudes com ela.

Com certeza é um livro que de vez em quando vou estar revisitando, até porque se trata de um documento histórico. Recomendo a todos sem exceção.
Leitorconvicto 25/12/2023minha estante
Sempre q lembro desse livro ficou impressionado com a anne

laurencfav 14/03/2021

Emocionante
Escrita cansativa, o que é super compreensível já que se trata de um diário, mas em compensação os capítulos são curtos.
Pensei em dar 3,5 mas por conta das lindas frases e questionamentos de Anne resolvi dar 4,0.
Pretendo fazer uma releitura futuramente para poder marcar minhas frases favoritas pois esqueci de marcar dessa vez.

P.S.: é muito curioso ver a Anne dizendo que queria se tornar alguém que fosse lembrada, mal ela sabia que teria uma enorme importância na história e na literatura até os dias de hoje.

Bruno236 30/04/2021

Uma menina além do seu tempo...
O que dizer dessa menina? Simplesmente surreal a mentalidade e a maturidade que ela ganha quando vai para o anexo.

É até difícil acreditar que uma garotinha de apenas 14 anos pode ter a visão de mundo e personalidade que ela tinha.

@Vivi 15/04/2020

Incrível saber a história de vida de uma garota em plena Segunda Guerra Mundial, e sua convivência com mais 7 pessoas em um anexo. Muito emocionante...