Xamã

Xamã Noah Gordon

Resenhas - Xamã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

gcpina 06/06/2020

Muito bom! Leitura muito agradável e interessante, especialmente para quem gosta de história e das ciências médicas. É o segundo livro de uma trilogia imperdível, mas não se trata bem de uma ?continuação?, pois conta a história dos descendentes do protagonista do primeiro livro, passadas algumas gerações.

Claudia 06/03/2020

Gostei do livro, embora considere a parte da Guerra da Secessão um pouco longa, mas isso não desmerece o livro. Recomendo a leitura e no próximo mês vou para o último da trilogia.

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

O Xamã, Noah Gordon - Nota 7,5/10
Em o Xamã, Noah Gordon dá sequência à história da Família Cole, narrada em O Físico, e da sua relação com a medicina. O cenário é os Estados Unidos do século XIX, envolto em discussões envolvendo as populações indígenas, a escravidão, os dogmas religiosos e a Guerra da Secessão. A obra narra a história de dois médicos, Roberto Judson Cole, que possui o dom de sentir a morte chegando em seus pacientes, e Robert Jefferson Cole, um menino surdo, também conhecido como Xamã. Achei interessante a abordagem da relação (e conflitos) entre a medicina ocidental e o misticismo da curandeira. Em alguns momentos, a narrativa fica um pouco lenta, principalmente quando o autor se aprofunda no tema da Guerra da Secessão. No entanto, apesar de não superar O Físico, ainda assim é um ótimo romance histórico!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Beatriz3345 16/11/2018

Demorei mais do que imaginei para terminar esse livro. Na verdade fiquei postergando ele e lendo outros livros, mas infelizmente terminei e não sei se acontece com vocês mas, quando fico muito tempo com um livro parece que quando ele acaba fica faltando alguma coisa.
Xamã não é só um livro de literatura, é também uma aula de história dos EUA, com uma visão clara de como o racismo é podre e pode mover pessoas a matarem e se odiarem para defender essa barbaridade. Na verdade aprendi muita coisa básica sobre aquela época que não sabia.
A história se passa na maior parte do tempo dentro do diário de Rob. pai, você cria uma afinidade tão grande com a personagem que se esquece que a história continua fora das páginas do diário. Depois acompanhamos a história de Rob. filho, ambos ótimos médicos.
Um livro absolutamente maravilhoso. Primeiro livro do autor que li, mas com certeza não será o último.

Wannessa.Fagundes 05/05/2017

Continuação
Uma boa história com algumas referências do livro anterior porém com um novo conto.
Gostei muito e recomendo, ótima leitura.

Paula.Dantas 12/03/2017

Mesma linha de O Físico
Bom demais! Não é excelente! O Físico é excelente... essas trilogias dificilmente conseguem manter o mesmo nível. A história é bem interessante, dinâmica e nos faz refletir sobre preconceitos. São dois protagonistas muito bons e o enredo baseado em fatos e pessoas e até textos reais. Resultado de um trabalho àrduo e bem feito! Vale muito a pena ler. ( Leia O Físico antes para na dinastia Cole)

Darla 16/11/2016

Pra pensar...
Noah Gordon sempre trazendo ricas histórias...

Adorei o livro, especialmente por lembrar de um período em que a medicina tinha mais a ver com os poderes sobrenaturais do que com a ciência.

Binha.Lindner 05/05/2015

O que dizer?
Após ler O Físico ficou difícil para Xamã. Não me empolguei e li o livro todo porque tenho o terceiro livro da trilogia para ler ainda. E tive a impressão que não era o mesmo autor que estava escrevendo o livro. Parece que mudou o tom da narrativa.

Rita 30/01/2015

Xamã - A História de Um Médico No Século XIX
Esse livro não é especificamente uma continuação do livro "O físico". Na verdade, a história se passa várias gerações posteriores e em um cenário diferente, já que acontece nos EUA.
Na minha opinião, é uma história tão cativante quanto o livro "O físico". Muito rico em conhecimento, o autor deve tanto cuidado em pesquisar e ser fiel a história, que é fácil voltar no tempo e se imaginar naquela época e na pele daquelas pessoas.
É uma leitura simples, fácil e capaz de prender nossa atenção. Com o decorrer da leitura, passei a me sentir íntima da família Cole e da cidadezinha de Holden's Crossing, que deixou aquela saudade quando o livro acabou.

Caio César 26/07/2014

Xamã - Noah Gordon
Xamã conta a história de um médico no século XIX nos EUA, em plena Guerra de Secessão.

site: http://caiocesar5.blogspot.com.br/2014/07/xama-noah-gordon.html

Bruno T. 21/12/2013

Tão bom quanto "O físico"
Após ter lido a primeira metade do livro, achei que seu antecessor, "O físico", lhe era superior, provavelmente devido à temática medieval, mais atraente.
Concluída a leitura, reformulo minha avaliação: "Xamã" é tão bom quanto "O físico".
A história dos dois médicos, pai e filho, é muito bonita e prende a atenção do início ao fim, graças à forma simples e ao mesmo tempo cativante com a qual Noah Gordon desenvolve seu livro.
Certamente entre os melhores romances que li este ano.
newton16 04/11/2014minha estante
Bruno, e vc preferiu O físico ou Xamã?

Bruno T. 05/11/2014minha estante
Olá, Newton.
Na resenha, eu atribui um empate técnico (dentro da margem de erro da pesquisa, como diria o William Bonner) à disputa entre os dois livros.
Você está me pedindo para desempatar.... vamos lá: 51% para "O físico" e 49% para "Xamã" (a temática medieval fez a diferença).
Mas são dois excelentes livros: leia ambos.
Abç.

Bruno 02/11/2013

UMA BOA LEITURA, MAS NÃO SUPERA "O FÍSICO"
"Xamã" é incontestavelmente uma boa leitura, contudo não é capaz de superar a eletrizante epopéia do primeiro livro da saga dos Cole: "O físico" (resenha em: http://www.skoob.com.br/livro/resenhas/1774).

Aqui os passos da evolução da medicina também servem de plano de fundo da narrativa, mas desta vez a Europa medieval é trocada pelos Estados Unidos do século XIX.

Fugido da Escócia por perseguição política, Dr. Robert Judson Cole cruza o Atlântico em busca de uma terra para fincar raízes, exercer a medicina e constituir família (repassando o legado médico a seu primogênito de acordo com a tradição).

As dificuldades de adaptação do Dr. Cole nesta nova e desconhecida terra, suas experiências médicas, a conquista de amigos e inimigos, seu contato com os índios, sua atuação profissional e seus valores éticos são retratados com excelência por Noah Gordon.

Paralelo a isto o filho do Dr. Cole, Robert Jefferson Cole (Xamã) assume aos poucos a posição de protagonista da trama, retratado desde o nascimento até a maturidade, passando por tantos percalços quanto o pai mas com um objetivo diferente (se formar em medicina em meio a todas as suas adversidades pessoais e a outras inerentes ao seu tempo).

Segregação racial, exploração indígena, influência política, dogmas religiosos, readaptação, vingança, morte e guerra da secessão americana são apenas alguns dos temas tratados pelo autor nesta obra.

Por fim, aproveitando o parágrafo anterior e analisando em termos gerais penso que o grande pecado do autor foi justamente o excesso de tópicos polêmicos! Por vezes as narrativas se entrelaçam tanto que você acaba perdendo a empolgação de uma subtrama (que acabou ofuscada por outra!). Isto sem contar alguns momentos de tédio fruto de capítulos intermináveis que poderiam ter sido mais objetivos e dinâmicos.

Apesar dos pesares, caso você tenha lido o primeiro livro da série, vale a pena!
Bruno T. 21/12/2013minha estante
Gostei de sua resenha, que ressalta os temas polêmicos abordados pelo autor, apenas discordo do título, já que, na minha avaliação, ambos os livros são excelentes, situados num mesmo (elevado) patamar.

Bruno 22/12/2013minha estante
Olá xará,

Obrigado pelo comentário.

Talvez minha antipatia pela temática da guerra da secessão norte americana tenha influenciado no meu juízo de valor.

Mas tenho de confessar que depois de ler "A escolha da Dra. Cole" minhas impressões sobre "Xamã" melhoraram (quando considerada a trilogia como um todo o último livro é decepcionante).

Abraço.

Gustavo Mahler 08/01/2015minha estante
Eu comecei a ler agora... mas confesso que brochei, quando soube que o background do romance seria a guerra da secessão. Entendo a sua crítica por conta disso. rsrsrs MAs acredito que não seja livro ruim -- tomara que eu goste. :D

Bruno 09/11/2015minha estante
Olá Gustavo.

Espero que tenha gostado, depois conte o que achou.

Abraço.

Rosa Maria 22/10/2013

Judson Cole, mais homem do que médico ou "O homem médico"
Depois ... é preciso calma e tempo para fazer uma resenha tão boa quanto o romance !
À resenha ...
São 488 páginas de uma história de vida bem vivida.
O quando e o onde são relegados a segundo plano. A grandeza do ser preenche todos os espaços.Robert Judson Cole é antes de ser médico , um homem. Belíssimo ser . Homem belíssimo. Belíssimo médico homem.
Não a pressa na narrativa . Não há anciedade ou angustia . Robert Col é. Sendo , ele possui a segurança dos homens que sabem o que quer , o que é importante p'ra si sem desrespeitar o próximo e que busca sempre . Não perde o foco . Não é leviano. É fiel a si . É fiel a sua verdade.
A grandeza continua com a história, construção dos personagens , cenário , dramas paralelos, contraste entre o sec.XIX e o XXI. Soma-se tudo os fatos históricos e curiosidades na área da ciência.
Não é todo dia que a bagagem cultural de um leitor é ampliada de tal forma e de tão grande forma.

1 | 2 | 3 | 4 | 5