Xamã Noah Gordon

Resenhas - Xamã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Maria Tereza 13/08/2013

Envolvente
É um livro envolvente e emocionante. Consegue prender sua atenção e despertar a vontade de ler mais e mais. O interessante do livro é perceber como a profissão deve ser algo que te motiva, deve ser aquilo que você faz por prazer e porque quando isso acontece, o trabalho é bem feito, é confiável.

Glaucia Luna 30/07/2012

Xamã: século XIX, EUA, continente americano, o autor nos conta as lutas causadas pela mistura de raças, destruição de populações indígenas, perseguições sociais e escravidão. Novamente o Dr. Cole (protagonista junto com o filho enteado Xamã) apaixonado pela ex-amante de um bandido, adota o filho dela e se torna pai de Xamã, um menino surdo. Por Xamã chega-se a conhecer os problemas da deficiência auditiva. O autor também nos leva a conhecer o caráter fantástico do menino, e o que se passa com a ciência nas universidades de medicina e dos primeiros hospitais da época e e do mundo. Uma obra para ser lida mais de uma vez.

Li 06/09/2011

Muito bom, mas "O físico" é melhor!!

Fiquei em dúvida se dava 3 ou 4 estrelas ao livro... "Xamã" é muito cansativo, mais pela história secundária, a guerra de secessão norte americana, que pelo corpo do texto mesmo.
Noah Gordon continua a ótima narrativa começada em "O físico" e fabrica outros Rob J. Coles tão interessantes quanto o primeiro e mulheres não menos importantes e fortes para os acompanharem, como Mary, lá da idade média!!

Livro bom para quem gosta de romances históricos (e de história da medicina também)!!

gigia 20/06/2011

Só um comentário.
Muito bom porém muito cansativo.

doc leão 02/05/2011

História razoável, mas sem o brilhantismo de "O Físico"
O livro começa bem descrevendo situações dos índios americanos e um médico rural que aprende muito com eles. A história entretanto torna-se meio enfadonha, com descrição superficial da Guerra de Secessão. O filho surdo do médico, torna-se médico também e retorna para sua cidade natal para substituir o pai morto por tifo. Casa-se com sua antiga paixão e terminará seus dias como médico rural. Uma história longa para descrever episódios bastante comuns da vida cotidiana rural americana à época da guerra civil. De 0 a 10 dei 7.

Erica Kodaira 09/02/2011

Gostei muito, mas meu preferido continua sendo O Físico. Achei a leitura desse livro mais arrastada e não gostei nada da esposa do primeiro Rob J.
O referido Xama~ do título êh um personagem interessante, mas pouco trabalhado. Alias, todos são interessantes, inclusive o seu irmão Alex. Pena que ele ficou relegado a um papel bem secundário.

Danni Flauto 25/01/2011

Xamã
História de um médico do século XIX? Deve ser bem chatinho. Foi isso que pensei ao pegar esse livro emprestado de uma médica conhecia da minha mãe. Eu estava bem errada. É um livro bem interessante e mostra como foi a guerra da secessão de uma visão diferente da dos livros didáticos e de história. É como se estivéssemos, realmente, lendo o diário de alguém que enfrentou isso. Afinal, apesar de grande parte da história vir do diário de um dos personagens, ainda era um personagem que não estava realmente vivendo aquilo.
O livro mostra como acontecia o crescimento das cidades, como lidavam com as dificuldades, dinheiro, preconceitos; e, ainda, como desde os inicio da “civilização” da América, os medos e receios de uma população eram usadas como arma política (como sempre).

Laís Andrade 02/12/2010

Magia e ciência
O livro "Xamã" escrito por Noah Gordon, é o segundo numa trilogia na qual sucede "O físico" e antecede "A escolha da Dra. Cole". Nesta trilogia somos apresentados a família Cole que tem a tradição de trilharem o caminho da medicina e em que todos os primogênitos recebem o nome de Robert Judson Cole. Porém nesta família existe o "dom" que é passado de geração a geração, em que a pessoa que o possui pode pressentir a morte de outra apenas ao tocá-la. No livro "Xamã", que é ambientado no século XIX, somo apresentados a Rob J. Cole que assim como seus anteapassados possui o "dom" e é estudante de medicina. Rob é um jovem escocês que muda-se para uma cidadezinha na qual conhece uma tribo de sauks e a xamã desta tribo, a Makwa-Ikwa, o ensina sobre tradições indígenas. No decorrer da história o personagem se envolve com outros e conhece sua esposa Sarah com quem tem um filho, Robert Judson Cole, que após uma doença fica surdo. Porém esse garoto herdou o "dom" e apesar da sua deficiência ele consegue tornar-se um médico. Um livro recheado de magia, aventura, medicina e que não possui uma história comum com proposta de um problema, solução e o clássico desfecho do "felizes para sempre". Durante a história o leitor se perde e esquece que o livro tem um final, pois os personagens tornam-se reais e envolventes. O autor consegue transmitir com muita sabedoria aspectos reais da história dos EUA e da evolução da medicina, pontuando também aspectos da cultura indígena dos sauks.

Fábio Valeta 14/09/2010

Outro bom livro de Noah Gordon, embora não tão bom quanto "O Físico" e "O ultimo judeu" (os dois outros livros dele que li).
O autor consegue fazer descrições bem detalhadas sem ser entediante e seus conhecimentos conhecimentos sobre a história da medicina são sempre bem vindos.

O único porém em relação a seus livros seria uma falta de aprofundamento na personalidade de seus personagens. Seus personagens principais parecem muito uns com os outros. Mas fora isso, é um excelente escritor de ficção histórica.

Lilica 31/08/2010

Mais uma história de amor a medicina
Este é o segundo livro da trilogia de Noah Gordan, ainda que não seja tão brilhante quanto O Físico, é impossível não se apaixonar pela história de superação e amor a uma vocação. E mais uma vez é uma história para resgatar nos que são médicos, o orgulho mais primitivo desta profissão. Aos que não são médicos, representa um relato da evolução desta ciencia, mais uma história de amor, de superação, de crença e fé no homem.

Shana 05/06/2010

Xamã
Um livro excelente com uma narrativa muito rica em detalhes, tão bom quanto o Físico, primeiro volume da trilogia. A história é contada a partir do enfoque de dois excelentes médicos, pessoas realmente envolvidas na arte de curar. Homens de vidas simples que apesar de terem vivido em pleno século XIX são livres de preconceitos e não se deixam levar pelas convenções sociais. Interessantíssimo também na medida em que relata as agruras da Medicina em tratar seus pacientes, a inexistência da anestesia, instalações impróprias, ausência de recursos e falta de higiene. Amei!!!

Bia Cris 26/10/2009

Detalhes..
Muito longo e muitos detalhes... O final é maravilhoso!!! Uma mensagem muito linda!

Inlectus 16/06/2009

Boa leitura.
Texto agradavel, estória interessante e de rica cultura, com bom toque de história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5