O Piloto de Hitler

O Piloto de Hitler C. G. Sweeting

Resenhas - O Piloto de Hitler

Biblioteca Álvaro Guerra 22/02/2024

O Piloto de Hitler é um livro do historiador americano C.G. Sweeting, que narra a vida e a carreira de Hans Baur, o piloto pessoal de Adolf Hitler durante a ascensão e a queda do nazismo. O livro é baseado nos relatos de Baur, que sobreviveu à guerra e passou dez anos como prisioneiro na União Soviética. O livro revela aspectos da personalidade e dos hábitos de Hitler, bem como os bastidores de alguns dos momentos mais dramáticos da história, como o atentado de 20 de julho, o cerco de Berlim e o suicídio do Führer. O livro também mostra a paixão de Baur pela aviação, desde os seus primeiros voos na Primeira Guerra Mundial até os seus últimos na Segunda Guerra Mundial.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=472132&fonte=

CahFurlan.Mello 11/06/2023

Uau
Que livro!!!!
Saber por tudo o que passou e ainda sobreviver!!!! Esse sim considerado por mim herói!!! Pois ter um líder igual não é para qualquer um

Alexsandro9 28/03/2023

Excelente livro (para quem gosta do tema segunda guerra)
Livro é para quem gosta da história da Segunda Guerra. Conta desde o início do partido nazista até o fim e queda do terceiro Reich. Livro seria sobre a história do piloto de Hitler, Hans Baur, mas é apenas um coadjuvante no livro. Falando muito dos fatos da Segunda Guerra e principalmente narrando sobre Hitler. Achei neste ponto muito fraco a abordagem sobre Hans, mas livro te prende na parte histórica.

naomexenomeulivro 07/01/2022

Fantástico!
Um livro poderoso que conta detalhes sobre a vida de Hans Baur e como ele se tornou o piloto de confiança de Hitler.

Foi com Hans Baur no comando da aeronave que Hitler foi à Italia se reunir com Mussolini algumas vezes. Foi ele também que, a mando de Hitler, levou o ministro do exterior von Ribbentrop a Moscou para firmar o Pacto Nazi Soviético com Stalin que culminou com a invasão da Polônia e o início da 2a Guerra.

Hans Baur conviveu com Hitler de perto e testemunhou as principais decisões de Hitler na 2a Guerra.

Mais do que contar tudo isso, o autor nos leva diretamente para o front! Ler o Piloto de Hitler é conseguir ouvir o som dos aviões, escutar os exércitos os tiros, os bombardeios... é congelar no frio soviético, é estar dentro do bunker do Führer ouvindo seus gritos desesperados a cada derrota, é ouvir tudo o que Hitler e seus aliados conversavam.

É como se estivéssemos ali, presentes, na morte de Hitler e Eva Braun. É como se estivéssemos em fuga junto com Hans Baur. É como se tivéssemos vivido nas prisões e campos de trabalho soviéticos no pós guerra.

Uma experiência literária simplesmente incrível!

Jon Snow 07/11/2021

Imperdivel.
Eu não vou mentir, esse livro esta a cerca de 2 anos na minha prateleira, e sinceramente falando, eu não via muitos motivos para le-lo, há poucos meses li a biografia do Hitler de Ian Kershan( que é exepcional diga-se de passagem) então, para mim, eu já tinha tudo o que era pertinente a Hitler na minha mente, mas, ledo engano meus amigos, "o piloto de Hitler" te mostra um outro espectro da questão, Hans Baur, basicamente personifica o povo alemão em relação ao seu amor por Hitler, e de algum forma, acaba respondendo aquela velha pergunta, como um povo esclarecido como o alemão se deixou levar por esse genocida? com inteligencia! Aproveitando as circunstancias, e assim o imperio Nazista se formou, e levou a europa ao caos total durante longos 6 anos.
Em termos tencnicos o livro é otimo, dinamico, com fatos historicos acurados, por vezes diminuindo a perspectiva para Hans baur( dando destaque para a ultima parte do livro, que é simplesmente eletrizante)e em outros momentos expandindo os horizontes e me fazendo lembrar da biografia do Hitler, isso não é uma critica, na verdade é otimo, pois, alguem que esta desbravando tão só por esse livro, não fica em instancia alguma perdida com a evoluação dos fatos, e vós digo, obviamente faltam os detalhes, porem, o que importa dos acontencimentos esta aqui presente. Mas é claro, que quando menciono detalhes falo de batalhas e coisa do tipo, pois detalhes referentes aos voos e o voce mais vai ter, e que deleite poder acompanha essas historias, das personalides que estiveram no avião pilotado por Hans Baur, até o protagonista definitivo daquele momento da historia, sempre há uma curiosidade maravilhosa a ser resgatada. Obviamente o livro é pautado pelos anos vindouros da Alemanha Nazista, porem, a historia pregressa, e o depois tem seu destaque aqui( com menos paginas destindas e eles, porem maravilhosamente bem sintetizada)e não ficam para trás em relação as historias contadas.
No fim, "o Piloto de Hitler" e meio uma biografia meio um livro de historia, pois, sim, segue a vida desse personagem impar que foi Hans Baur, um heroi da primeira guerra, um homem leal, convicto, e excelente em suas funcões que até o fim de seus dias 1993 defendeu a imagem do Fuhrer, por isso não é em sua totalidade uma biografia, pois a todo momento existe uma sombra maior que ele pairando sobre nossas mentes enquanto lemos o livro, Adolf Hitler!
Uma leitura obrigatoria para amantes de historia e aviação, voce não vai se arrepender!

Paloma Oscar 04/10/2021

"A utopia prometida por Hitler"
O livro trás a tona através de fatos verídicos a face persuasiva de Hitler não só sobre uma nação, mas em especial sobre aqueles que estavam a sua volta. Hans Baur fez do nacional socialismo seu modo de vida, o que se por um lado lhe trouxe inúmeras honrarias, promoveu consequências devastadoras após a queda do 3° Reich. Um ponto forte da leitura que ainda não havia encontrado em livros da mesma temática, foi a descrição dos campos de trabalho sob o comando dos soviéticos para os quais os prisioneiros de guerra alemães foram enviados. Recomendo a leitura para aqueles que buscam a história com riqueza de detalhes!

Douglas 21/03/2021

Interessante
Uma leitura fluida que narra a segunda guerra mundial fora do convencional, trazendo consigo inúmeras lições desse episódio histórico - que parece muito distante da atualidade - porém ocorreu poucos anos atrás e possuímos marcas deixadas até hoje.

Jeferson.Schimingoski 09/11/2020

Hitler
Um livro com relatos de alguém que esteve sempre, literalmente, ao lado de Adolph Hitler desde sua chegada ao poder até sua queda. Vale a pena a leitura

Anderson Theodoro 13/10/2020

Ótima biografia
Rica em detalhes da vida cotidiana de um dos mais fiéis seguidores de Hitler. (Hans Baur)

Marcelha.Leone 11/09/2020

Baur foi o piloto oficial de Hitler no Terceiro Reich, assim como muitos alemães, idolatrava o Führen a ponto de ficar ao seu lado mesmo quando tudo estava perdido.
Piloto exímio, combatente da Primeira Guerra, Baur era o típico alemão do período mais sombrio da guerra.
Por vezes a leitura fica arrastada, mas vale como conhecimento histórico.

Anna 25/05/2020

Uma surpresa!
O livro oscila entre a história de Hans, os acontecimentos da guerra, juntamente com algumas pinceladas sobre aviação.
Sou entusiasta da Segunda Guerra e posso dizer que o livro é rico em detalhes históricos. Não tinha conhecimento sobre Hans, nem sobre aviação, inclusive pulei algumas frases e explicações técnicas, não tendo problema algum em seguir a leitura, que por sinal não se torna massante ou tediosa em momento algum!

Recomendo fortemente assistir a série do "Hitler's Circle of Evil" (Netflix) enquanto o lê, você conseguirá atribuir rostos a quase todos os personagens do livro!

Marcia Lopes 09/04/2020

Mais que um piloto de Hitler...
Leio pouco biografias, mas quando se trata da segunda guerra mundial e Hitler minha curiosidade aflora.
E esse livro é bem agradável de ler, vamos conhecendo o cotidiano de Hitler , sua vida, suas doenças através de Hans Bauer que foi mais que um piloto, foi um amigo, um braço direito e foi fiel a Hitler até o fim, por isso não acredito que ele não soubesse das atrocidades cometidas pelo tirano.
Além de fatos sobre o Hitler e sobre as guerras, Bauer fala bastante de avião e a história da aviação numa narrativa bem envolvente e o livro conta também com bastante fotos dele, de Hitler e alguns políticos da época.
A leitura e bem bacana, vale a pena ler.

Diego Rodrigues 14/03/2020

Uma leitura que serve de alerta
Nesse livro o historiador americano C. G. Sweeting, especializado em história da aviação mundial e considerado uma autoridade em história militar alemã, relata a vida de Hans Baur, o piloto particular de Adolf Hitler durante suas campanhas políticas e líder da SS na Segunda Guerra Mundial. O trabalho de pesquisa feito pelo autor para escrever esse livro é notável e como resultado temos um documentário muito bem arquitetado e rico em detalhes, trazendo fotos e entrevistas que ajudam a ilustrar o tenebroso período no qual os fatos relatados aqui se passaram. Como não poderia ser diferente, apesar de contar a história de Hans Baur o autor não se limita a escrever sobre a vida pessoal do piloto e vai muito além disso. Os horrores da Segunda Guerra Mundial já são conhecidos, mas aqui são retratados sob uma perspectiva diferente. E também temos vislumbres e detalhes da vida particular de Adolf Hitler, presenciados pelo piloto.

Mais do que uma biografia, "O Piloto de Hitler" é um documentário que serve como alerta para sociedade atual. Após a a derrota na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha sofria com as restrições impostas pelo Tratado de Versalhes e havia mergulhado em uma depressão pós-guerra profunda, gerando desemprego, fome e desesperança para seu povo. Foi então que Hitler surgiu com suas intensas campanhas políticas repletas de discursos enérgicos nos quais prometia dias melhores para o povo alemão. Se aproveitando de um momento de fraqueza e pessimismo que assolava o país, Hitler conseguiu aos poucos convencer mais e mais pessoas de que ele seria a única solução para reerguer toda a Alemanha. O povo alemão levou Hitler ao poder acreditando que ele seria a solução quando na verdade ele seria a destruição. Após chegar ao poder e recuperar a situação econômica do país conforme prometido, o que foi fundamental para ganhar o apoio praticamente total e despertar o sentimento nacionalista do povo, Hitler implantou o sistema nacional-socialista (conhecido como nazismo), caminho que levaria a Alemanha a Segunda Guerra Mundial e ao Holocausto.

Acompanhar a ascensão e queda da Alemanha de Hitler é muito interessante embora assustadora. A potência militar avassaladora do Terceiro Reich permitiu o rápido domínio de vários países e a expansão em larga escala do território alemão. O livro relata os principais episódios desse período, como a invasão da Polônia, Dinamarca, França e diversos outros países. O sucesso militar de Hitler nos primeiros anos como líder foi estrondoso mas logo as coisas viriam a se complicar. A Inglaterra foi o primeiro país a apresentar uma defesa eficiente e resistir a invasão alemã. Mesmo após esse impasse Hitler, subestimando o poder militar da União Soviética, declarou guerra ao país e ordenou o envio de tropas para o leste europeu, passando a lutar em duas grandes frentes. A Inglaterra logo começou a receber ajuda militar dos EUA, o que fez Hitler declarar guerra também aos norte-americanos. Na União Soviética, que também começava a receber apoio americano, o exército alemão começou a perder forças. Hitler não aceitava recuo nem rendição e obrigou seu exército a lutar até o fim em meio ao gelo soviético, o que resultou num dos episódios mais sangrentos da Segunda Guerra, a Batalha de Stalingrado, no qual as tropas alemãs que ocupavam a cidade começaram a ficar sem recursos e por fim se viram totalmente isoladas cercadas somente pelas tropas soviéticas. Os Aliados avançavam rapidamente e por lados diferentes, a Alemanha foi perdendo território em uma série de derrotas, a maioria delas resultado das ordens de Hitler, que discordava completamente das orientações dos líderes de campo que queriam recuar. E assim foi até a tomada de Berlim e a ocupação da Alemanha pelos Aliados. Hitler por fim se suicidou, assim como diversos líderes que não queriam morrer pelas mãos do inimigo.

Além de uma grande riqueza em detalhes sobre a aviação alemã, a obra traz também muitas informações militares sobre armas, tanques e estratégias de guerra como a famosa Blitzkrieg (guerra relâmpago), adotada pela Alemanha para dominar vários países da Europa. O livro é recheado de fotos e mapas, tem um índice onomástico bem organizado e eficiente para pesquisa rápida, e traz ainda uma tabela de equivalência de patentes que nos permite entender melhor a hierarquia do Terceiro Reich. Isso tudo faz de "O Piloto de Hitler" um documento muito interessante de se ter na estante para quem se interessa pelo assunto.

Biografia, documento histórico e militar, como se não bastasse tudo isso o livro também serve como um ensaio para tentar entender um pouco melhor a mente de Adolf Hitler e como ele conseguiu convencer até mesmo pessoas bem instruídas de que o nazismo era o caminho certo para reerguer a Alemanha. Como exemplo temos o próprio Hans Baur, que mesmo tendo visto de perto os horrores da Primeira Guerra e as cicatrizes que ela deixou em seu país, ainda assim seguiu Hitler até o fim. Mesmo após o suicídio do líder ditador e a queda do Terceiro Reich, mesmo depois de dez anos de sofrimento e tortura como prisioneiro dos soviéticos, o piloto permaneceu fiel a Hitler até o fim de sua vida. Afinal, Hans Baur foi só mais uma vítima de Hitler? Ou se aproveitou da liderança do ditador para deixar vir a tona seu lado mais obscuro que já existia em si antes mesmo de Hitler? Ou ele foi apenas negligente e conformista, se deixando levar pelo pensamento nacional-socialista? Essas são as perguntas que o livro nos deixa, não só em relação a Baur mas também a todo o povo alemão.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Alex 28/02/2020

Grande biografia
Livro incrível. Foi muito bom ver um outro lado do conflito, uma visão de dentro, de alguém ?não envolvido? diretamente no planejamento.

Pedro.FreiriaOliveira 18/08/2019

Bela história
Talvez o mais civil entre os generais do Fuhrer. Por estar sempre ao lado de Hitler, a história de Baur se confunde com o desenrolar da guerra, o que encanta quem se interessa por esse período, porém com uma visão um pouco menos militar do que é comum em livros sobre a 2a guerra. E para quem gosta de aviação, é apresentada uma linha cronológica cheia de detalhes sobre a evolução dessas máquinas durante os anos 20 a 40.