AIDS

AIDS Luiz Cláudio Cardoso
Luiz Cláudio Cardoso
Luiz Cláudio Cardoso

Resenhas - Aids: E Agora?

Clio0 03/07/2022

Aids: E Agora? é um livro infantil sobre cuidados com pessoas infectadas pela Aids, produzido na década de 90... e como tal, representa o pensamento da época sobre os pacientes e como deveriam ser tratados.

Quatro crianças se reúnem para falar sobre a situação de um casal de amigos que não aparecem mais para brincar. O motivo: o pai de um deles foi diagnosticado.

A história é quase que inteiramente feita em diálogos simples e instrucionais. Como não poderia deixar de ser, a ambientação é triste e não há verdadeiramente uma trama por seu próprio gênero.

Hoje, as informações já estão ultrapassadas; o que resta é a discussão sobre o preconceito em torno da situação. Pode ser lido pela curiosidade e só.

Martinha.Souza 21/05/2021

Comparativo
Não é um livro de prevenção, nem uma história verídica, mas podemos comparar como as pessoas viam a Aids na década de 90. Algumas coisas, podemos perceber que mudaram, hoje as pessoas são mais informadas, se cuidam mais, porém a discriminação continua a mesma, as pessoas continuam isolando os doentes.
A cura ainda não existe, mas os medicamentos prolongam muito mais a vida, hoje os doentes levam uma vida ?normal?.

Ana 28/01/2018

Um livro muito interessante, que mostra uma impressão do que seria descobrir que alguém próximo estaria com AIDS em pleno final da década de 80, quando tudo sobre a doença ainda era muito novo, e havia muita especulação e pouca informação.
Um grupo de jovens percebe que um vizinho está doente, e que anda sumido, e descobrem que esse vizinho contraiu o HIV. Com certa aflição, procuram saber tudo sobre o assunto, primeiro trocando idéias entre si, depois procurando especialistas. Ilustrações bonitas e de impacto. Indispensável, mesmo em pleno 2018.

Humberto Junior 13/04/2016

Desatualizado, mas importante
Aos olhos atuais o livro pode parecer (e está de fato) desatualizado. Mas à época de seu lançamento ele cumpriu uma missão valorosa: a de desmitificar a AIDS. Se hoje a doença não assusta tanto e podemos nos considerar bem informados sobre as formas de contágio e prevenção, o quadro era bem diferente no início dos anos 90. As pessoas acreditavam que se pegava AIDS através de picadas de mosquitos (como a dengue), através de talheres usados ou mesmo por ser usar o mesmo banheiro de um infectado. Existia um pavor sutil, mas generalizado e os doentes eram estigmatizados e vítimas dos mais variados preconceitos (ainda hoje há quem acredite que AIDS é doença de Homossexuais de Garotas de Programa, imagina naquela época).
Por isso é importante que, ao ler "AIDS, e agora?" tenhamos em mente que, apesar de desatualizado, ele cumpriu sua função a época, de informar e desmitificar muitos preconceitos que existiam.

site: www.habeasmentem.wordpress.com

*Jaque 06/08/2011

quem É que nunca conversou sobre esse tema aids bom eu li o livro mais achei que faltou informaçÂo a gente sabe o conteudo mais eu esperava mais essa linguagem pertence ao genero que È mal informado e que pra isso o que se precisa È de uma boa conversa afinal informação é tudo hoje em dia.

Lili 16/06/2011

Eu gostei + ou - do livro, pois não é o narrado que esta com aids, ou algum dos amigos.
Más eu gostei do livro, porque ensina um pouco mais sobre a AIDS.

Mellka 09/06/2011

Falta informação
É um livro muito ruim, pois falta:

*Informação
*Drama
*Sentido
*resumindo, precisa mudar tudo

Calil 31/05/2011

Esse livro é muito bom
Mais o que eu lir não foi esse,mais o resumo desse
mais ele é muito bom,a sua linguagem e não é muito formal,e assim facilita mais a leitura do livro
Ele fala , De um preconceito contra o pai de pedrinho,porque a população da rua desconfia dos pais de pedrinho ter aids,e faz um baixa-assinado para sai da rua,e assim os colega de pedrinho fica com duvida
e vai procurar sobre a doença,e assim eles conseguem quebra o preconceito e o livro estima agente para com essas intolerancias e preconceitos

luigi 02/05/2011

LEGAL LIVRO BEM INFORMATIVO
Bem um livro bom você aprende sobre imformações baiscas sobre a AIDS MASI IMPORTANTES.Eu gostei desse livro porque mistura o interesse dos jovens em intender o mundo da AIDS e como preveni-la ou como se pega e tudo inlustrado em uma situação de jovens e familia.

lai 27/04/2011

muitas informações
Eu achei o livro muito informativo pois, ele fala sobre a aids uma das doenças que é mais abrangente no mundo.
Além disso ele explica os sintomas dela as coisas que devem ser feitas para evitá-la e também explica como ela pode ser passada coisa que é algo de muitas discussões entre pessoas mal informadas.
Achei esse tema interresantíssimo para um livro e a forma como ele é posto em discursão também.
Po r fim gostei muito do livro, de seu tema e dos personagens um assunto que tem que ser ainda muito trabalhado!

vsc bibliotecária 09/04/2010

Indispensável!!!
Esse livro foi minha iluminação para entender o que é a AIDS no início da década de 90. Tbm me foi útil para um trabalho de biologia do ensino fundamental.

Aline 05/11/2009

Muito bom!
Fiquei até surpresa ao encontrar esse livro aqui! Eu o li quando estava no ginásio e meu grupo teve que fazer um teatro sobre ele. A história ficou marcada devido a peça que montamos, foi muito legal abordar o tema da Aids, falar sobre o preconceito e atuar como um dos personagens. Recomendo a todos os jovens!