Palestina

Palestina Joe Sacco

Resenhas - Palestina - Edição Especial

1 | 2 | 3 | 4

Paloma 22/10/2023

Muito bom! O traço, as expressões, os relatos... Esse formato de HQ reportagem nos coloca mesmo dentro daquela realidade, da tragédia, da vivência de constante terror de uma ocupação violenta.

Também gostei da autocrítica do autor: sua consciência de se perceber como um "carniceiro" por estar alí para coletar história, esperando que tenha sempre algo importante (talvez sangrento) acontecendo, querendo pegar algo impactante para a HQ que está criando, ao mesmo tempo ele se sente impotente quando perguntam pra ele de que adianta dar entrevista pra ele, em que vai ajudar na vida daquelas pessoas e ele reponde que não sabe dizer.

Acredito que a importância dessa obra está no fato de ela existir, de essas histórias serem contadas, e mais ainda, de serem desenhadas, o que torna ainda mais real e vivo os relatos e as pessoas.
Craotchky 23/10/2023minha estante
Muito interessante essa dimensão de autocrítica que você mencionou. Realmente é de se parar pra pensar...

Nath 23/10/2023minha estante
"?Perguntam pra ele de que adianta dar entrevista pra ele, de que vai ajudar na vida daquelas pessoas..?"

Paloma! Essa pergunta é o eterno embate do jornalista de guerra, mas TEM RESPOSTA!
E resposta CERTEIRA!

As reportagens de guerra (seja em formato de texto, vídeo, fotografia, quadrinho!) dão VOZ aos civis e a toda a população a mercê da violência do conflito feito pelos governantes!

Muitas vezes os civis o povo NÃO concordam com os atos violentos/bélicos do "governante", mas não tem como fugir da região e são obrigados a perecer no local do conflito! As reportagens de guerra são para dar voz e visibilidade a população que sofre nessas regiões.

Na maioria das vezes invisibilizaras pelo mundo! Infelizmente!

Através dessas reportagens, seja em texto, fotografia e até quadrinhos.. a denúncia será feita, o mundo não terá como fechar os olhos para o sofrimento civil dessa região e alguma ajuda humanitária internacional poderá ser feita.

Sou fotógrafa, formada em jornalismo, e por algum tempo eu me interessei em cobrir/ fotografar zonas de guerra e conflito. Mas acabei seguindo outro caminho (o caminho da arte) dentro da fotografia.
Hoje percebo q eu fiz o certo em não persistir no meu desejo de fotografar regiões de guerra, pois é preciso um preparo EMOCIONAL muito grande do profissional nessas regiões, se não não aguenta a pressão de registrar tanta violência..

Uma dica: procure no Google pelo nome Kevin Cárter!

Ele foi um famoso fotógrafo de guerra que cobriu a devastação da fome da população no Sudão, nos anos 90. Ele ganhou o prêmio Pulitzer (um dos maiores prêmios internacionais!), por fotografar uma criança pequena de colo quase falecendo de grave desnutrição no chão de um povoado, enquanto próximo a ela um abutre espreitava e esperava o falecimento para devora-la.. Uma foto das mais impactantes!

Mas ao mesmo tempo que ele ganhou o Pulitzer na época por essa foto, ele foi duramente questionado por pessoas do mundo todo do porque dele ter "preferido" fotografar ao invés de "socorrer" a criança na situação..

Mas se ele tivesse tentado "socorrer" a criança dando comida ou algo do tipo e deixado de fotografar , ela teria falecido de toda forma, devido a grave desnutrição no momento.. e a foto não seria feita e não rodaria o mundo não dando VOZ aquela grave situação de fome de um país inteiro!

Resultado: o fotógrafo o Kevin Cárter tirou a própria vida (sim. Se suicid0u ?) logo após ter ganhado o Pulitzer pela foto. Por não ter suportado emocionalmente o horror da situação fotografada e das pessoas o julgando ele tirou a própria vida ?

Como vc disse no final, essa HQ como veículo de denúncia de uma situação terrível real é muito importante só pelo fato de existir.

Paloma 23/10/2023minha estante
Riqueza de comentário Nath. Pois é, me deixou muito pensativa nos momentos em que ele era questionado sobre isso, mas o objetivo é exatamente esse: dar voz, apesar de não ser possível o jornalista remediar uma situação que foge do seu alcance.
Aí você deu o exemplo desse fotógrafo, que lembro sim dessa foto, só não sabia que ele cometeu suicídio depois disso, caramba!

Inclusive nessa HQ tbm há uma fotógrafo que ele encontra que esteve presente numa situação bem terrível, mas que não conseguiu registrar, não aguentou o peso emocional.

Paloma 23/10/2023minha estante
Pois é Felipe, achei muito verdadeiro e autêntico da parte do autor, ele de fato se implica na HQ como alguém só querendo ver aquilo e ter assunto pra criar o quadrinho, apesar de ter muita consciência e compreensão do lugar e da situação que está visitando.

Nath 23/10/2023minha estante
Hmm. Bom saber q tem na hq o conflito ético de um fotojornalista tb!

Vou procurar ler essa HQ o quanto antes, não li na minha época de faculdade ?

A propósito, na queima de estoque recente de $5 no site da Americanas, eu vi essa hq por $5, pasme!, mas quando eu cliquei para comprar já tinha esgotado ?
(Não consegui comprar NADA nessa queima! Kkkkkrying ?)

Sobre a foto icônica do Kevin Cárter, da criança desnutrida com o abutre no Sudão, bom saber q vc conhece a foto Paloma ! ??

É uma foto q TODO MUNDO deveria ver uma vez na vida, por mais triste e avassaladora q seja, para q não se repita novamente (apesar de q a gente sabe q é uma situação q ainda se repete nos países mais pobres da África, INFELIZMENTE ?)

Ainda sobre o Kevin Cárter, sim, ele se suicid0u após ganhar o Pulitzer pela foto!, pelas críticas q ele recebeu por ter "preferido" fazer a foto ao invés de "ajudar" (tem gente q é muito hipocrita, né? Kde esse povo dos países ricos q criticou, ajudar em alguma coisa a fora criticar um trabalho de denúncia jornalísticas né? ?) O Kevin Cárter se mat0u asfixiado após se trancar no próprio carro com a mangueira do escapamento ligada..

Aliás, tem um livro muito famoso sobre a história dele com mais outros 3 fotógrafos cobrindo o apartheid na África do Sul. O nome do livro é "O Clube do Bangue Bangue", escrito pelos dois únicos fotógrafos do grupo q sobreviveram..

há mais de 10 anos estou atrás desse livro, e está esgotado ha decadas!?
Dificílimo de achar!
Só achei na shopee usado por um colecionador por $160! ?
O livro foi lançado em 2003 pela cia das Letras! E desse livro, foi produzido um filme baseado com produção Hollywoodana em 2010! O filme é excelente aliás, super indico!

Se achares o livro pelas bibliotecas e sebos da vida agarra, Paloma! É TESOURO RARÍSSIMO de achar ?

Link do filme baseado no livro (caso se interesse):

Paloma 23/10/2023minha estante
Sim Nath, tbm vi ela nessa promo da Americanas, mas quando coloquei o cep não entregava pra cá ??

Que morte triste ??

Que interessante esse outro trabalho dele, quero assistir depois, obrigada pela indicação ?

ANDER CELES 22/10/2023

Uma leitura muito importante para a nossa época
Uma época extremamente propícia para ler este livro. E uma leitura tão, mas tão necessária.

Em vista dos acontecimentos atuais, da guerra entre Israel e o Hamas (ou de Israel contra os palestinos, indiscriminadamente), muita desinformação chega de todos os lados, e a maioria das pessoas começa a tomar lados (como se fosse preto no branco). Mas um lado tem pouco da sua história contata, e é o lado da Palestina. Porque quando a gente acompanha a grande mídia, só o lado de Israel é mostrado, e o quanto o Hamas é um grupo terrorista abjeto.

Mas aqui temos toda a explicação por trás de muitas das ações. Não apoio nenhum tipo de violência, mas ao longo dos anos os palestinos têm sofrido violências constantes, muita injustiça. É um inferno na terra a Faixa de Gaza, e o governo de Israel é o grande culpado por toda a desgraça ali.

É importante não relativizar a violência, principalmente contra civis inocentes, mas é importante a gente estudar a história para entender todo o panorama. Todo o panorama, não, nunca entenderemos. Principalmente quando nem estamos no local da tragédia. Mas pelo menos vamos entender melhor as situações e não ser só uma máquina reprodutora de opinião.
mpettrus 22/10/2023minha estante
???????? no mais #PalestinaLivre

ANDER CELES 28/10/2023minha estante
Neste caso, o autor até disse sobre as pessoas que questionavam ele a respeito do "outro lado" da história (o que torturava, encarcerava e humilhava o lado fraco e pobre), mas ele disse que esse outro lado já tinha muita representação, enquanto o lado que ele decidiu representar tinha pouca ou nada.

90invencao 05/12/2023minha estante
Ótima resenha e reflexão! Estou ansiosa para ler esse livro. A educação e divulgação da informação é crucial para uma Palestina livre! ??

Richard O. Silva 16/12/2023

Outro lado da História
Indo em contramão de grande parte da imprensa internacional, Joe Sacco expõe o ponto de vista dos civis que vivem na região da Palestina, pessoas que só querem ter uma vida normal mas conta da querra, ficam impedidas até de conseguirem emprego ou de terem condições mínimas de moradia.
AndrAa58 17/12/2023minha estante
Quero muito ler

Rech_ 28/01/2023

A complexidade da situação da Palestina
Quando se começa a compreender os conflitos existentes entre palestinos e judeus sionistas, além de ser um tema extremamente complexo, se começa também a ser atingido por uma mídia pautada no capitalismo e colonialismo, que pinta os palestinos, corriqueiramente, como terroristas e abafa o comportamento do exército de Israel.
Justamente por essa abordagem da mídia que o autor, Joe Sacco, traz a proposta de um quadrinho baseado em relatos do povo palestino e toda a violência que enfrentaram desde a criação do Estado de Israel, até os dias de hoje. Por isso a HQ é sofrida de se ler, mesmo quando se tenta esquecer que aqueles relatos são de pessoas reais que não possuem um perspectiva de melhora em suas vidas. A única coisa que me incomodou durante a leitura foi a constante busca de Joe Sacco por horrores e acontecimentos desumanos, frisando que isso faria com que a HQ fosse um sucesso, e não por ter uma preocupação real para com aquelas pessoas.
Gabriel.Medeiros 29/01/2023minha estante
Maceta mais gatona!!

Luisa 08/05/2022

Perfeito!!!
Uma obra de arte essa edição!! Amo os detalhes dos desenhos e como as histórias são contadas. Muito bom pra quem deseja conhecer mais sobre o povo palestino.
Julinhafox 08/05/2022minha estante
Muito bom esse livro! Adorei também, todos deveriam ler!

Igor 15/12/2012

Uma grande surpresa.
Comprei este livro sem ter ideia do que encontraria, apenas porque o vi em uma promoção na internet e tive curiosidade. De fato, nem ao menos sabia que se tratava de uma história em quadrinhos. E que história em quadrinhos!

Joe Sacco conseguiu o que eu, obviamente preconceituoso, não acreditei que seria possível: falar de tragédias e descrever horrores reais em uma história em quadrinhos. E o mais incrível? Sem ser sensacionalista.

O autor relata fatos e opiniões de um povo sofrido, mostrando aspectos de sua cultura e alterando a imagem estereotipada que temos dos árabes. Usando-se de ironias e sarcasmos, além de, muitas vezes, uma linguagem fria e jornalística, Joe Sacco consegue nos dar uma ideia do quão corriqueira é a violência sofrida pelos palestinos. Em um momento estamos vendo uma pessoa sendo torturada, em outro, uma mãe relatando a morte de seu filho, e logo, estamos conversando e tomando chá, transições tão naturais quanto trocar de estação no rádio.

O único ponto fraco de Palestina é que muitas vezes queremos saber como continuam algumas das histórias contadas, ou um pouco mais sobre o que aconteceu e como aconteceu, detalhes esses que, desconfio, foram suprimidos justamente para nos mostrar o quão banal é a violência sofrida por eles.

Em contrapartida, justamente por se tratar de quadrinhos, somos expostos a outros detalhes bastante gráficos os quais seriam perdidos em um livro comum, tais como as casas mal construídas, as ruas cheias de lama e lixo, as pessoas torturadas e até, quem diria, as expressões nada amigáveis nos rostos dos militares israelenses.

Definitivamente um livro que recomendo!

Anna Araújo 26/04/2024

Chocante
Demorei bastante pra finalizar essa história de tão cruel que é, muitas das coisas relatadas pelo autor tanto tempo atrás ainda acontecem hoje, estão acontecendo nesse momento.

Jung Angel 15/05/2013

Resenha Palestina
Para quem gosta de estórias com fundo histórico, Palestina é mais que uma boa opção. E não somente para quem se interessa pelo tema, mas para todos que um dia tiveram curiosidade a respeito, e claro para fãs de quadrinho, ela não deixa de ser um opção reacomodadíssima!

Penso que usar o termo FANTÁSTICO para encerrar o quanto está obra foi ao meu ver, ainda é pouco! Um trabalho meticuloso, caprichado e de uma importância incalculável. Quem ainda não leu Palestina, leia (...) leia, pois não se arrependerá!

Revelador, Triste e emocionante. Palestina trás uma estória que se deve conhecer!

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Gláucia 07/06/2014

Palestina - Joe Sacco
Joe Sacco é jornalista formado nos EUA e essa HQ é resultado do que presenciou nos dois meses que passou em 1996 nas áreas de ocupação israelenses. Ele andava desconfiado da realidade divulgada pela mídia e quis ver in loco o que se passava por lá.
A HQ é basicamente um documentário jornalístico onde ele expõe o drama vivido pela ocupação: ataques com mortos e feridos fazem parte da rotina desse povo sem terra, assim como prisões injustificadas, torturas, toques de recolher, desapropriações, moradias insalubres, falta de trabalho e oportunidade, etc. A HQ acaba sendo repetitiva pois as situações vividas pelos palestinos são praticamente as mesmas.
Aqui ele retrata o lado fraco e oprimido da história mas, em minha opinião o ser humano é o mesmo, independentemente de etnia ou origem, tem o egoísmo na sua essência. Não existe mocinho ou bandido, depende de quem detem o poder. Mas foi muito bom ter acesso ao relato mais aprofundado de quem viu o lado menos divulgado na mídia.
O livro traz um prólogo imperdível do jornalista José Arbex onde ele fala da manipulação midiática.

site: https://www.youtube.com/watch?v=9s9odO0nHCg

Fernando Tôrres Campos 04/09/2015

Palestina como nunca visto
O autor demonstra sua trajetória na Palestina por meio de desenhos que considero verdadeiras obras de arte por seu rico detalhamento.

Sandro 31/12/2019

Jornalismo de qualidade
Terminei de ler dia 31/12/19, e nada melhor que terminar o ano com uma HQ de qualidade. O autor gera uma intimidade com os acontecimentos tão real e pessoal que ao terminar ler eu sentia que conhecia alguns personagens, que tinha conversado com eles.

Mari 02/02/2021

Um livro tocante, essencial para entender ?o outro lado?
Joe Sacco possui uma sensibilidade incrível em descrever, através de palavras e imagens, a situação dos palestinos nos anos 1990, após a Segunda Intifada.
Mesmo para os entusiastas/sionistas, é um livro essencial para entender o outro lado, que sempre é tão mal retratado na grande mídia. Acabamos ouvindo apenas o lado dos israelenses, e deixando de ver os sofrimentos, dificuldades e problemáticas de quem está vivendo todos os dias com batidas policiais, muros, violência e segregação.

Marisol 18/05/2021

Palestina, de Joe Sacco
Gosto de livros-reportagem – e isso é nada novo. A novidade, aliás, foi ter lido um livro-reportagem em formato de quadrinhos. Joe Sacco, obviamente jornalista, acompanhou no início dos anos 1990 o confronto entre Israel e Palestina.⁣

Sacco resolveu mostrar a vida dos palestinos, conforme ele explica nesta edição especial, pela “opressão a que eram sujeitos os palestinos”. Outros fatores que o motivaram a evidenciar o povo palestino foram a ajuda financeira dos Estados Unidos a Israel (bem maior comparada a outras nações, segundo o autor), a absoluta vitimização de Israel, a brutalidade do exército israelense, a parcialidade na cobertura jornalística e, consequentemente, a imagem de terrorista associada aos palestinos. ⁣

“Posteriormente, desisti do jornalismo escrito – não por conta de uma desilusão com a profissão, mas, simplesmente, porque não consegui encontrar um trabalho jornalístico que me satisfizesse minimamente. Voltei a me dedicar aos quadrinhos, a paixão da minha vida, e tentei ganhar a vida com eles”, declara no livro.⁣

Por conta própria, decidiu viajar a Israel e aos Territórios Ocupados, onde passou dois meses e meio. “Palestina foi uma tentativa de retratar um pouco da experiência dos palestinos durante a ocupação na primeira Intifada. Desde então, já aconteceu uma segunda Intifada, na qual o conflito agravou-se terrivelmente, com centenas de israelenses e milhares de palestinos mortos.”⁣

Sendo assim, a narrativa está repleta de diálogos que o autor (ele aparece caricutarizado na história) e relatos que ele ouviu, com diversas pessoas anônimas que presenciaram e sofreram com a guerra. Sacco ilustrou com traços fortes e dramáticos, trazendo consigo o impacto daquela dura realidade. Esta edição é excelente e conta com textos de apoio, incluindo o processo criativo dele, que contextualizam e reforçam a temática.⁣

site: https://www.instagram.com/marisoldeandrade/

1 | 2 | 3 | 4