O Estrangeiro

O Estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

Maara51 08/05/2024

"(...) Como se esta grande cólera me tivesse purificado do mal, esvaziado de esperança, diante dessa noite carregada de sinais e de estrelas eu me abria pela primeira vez à terna indiferença do mundo."

RaquelSales17 07/05/2024

Atitudes bobas com consequências desastrosas
Trata-se da história de um homem que a mãe faleceu, tratou de se despedir tal qual estava se sentindo, se envolveu em uma situação boba e por fim seus atos tiveram consequências devastadoras.
Muito triste

paula1735 06/05/2024

Escrevendo sobre algum absurdo
Tem algo sobre o mundo que não conhecia antes de ler camus, o fato do absurdo condizente, harmonioso....
sobre como hoje podemos estar adentrados na natureza bela, em todas suas cores, texturas e formas e sobre como amanhã, que se tornara o hoje, poderemos estar adentrados em nossa mente, cinzenta, formada por 4 paredes incolores. este é o absurdo? tão repentino.... e mesmo com esta situação imprópria, ainda podemos não estar infelizes de alguma forma. acredito que está aí o absurdo, não condizente, não harmonioso
mas absurdo, da mesma maneira.

Galardo 05/05/2024

Mas todos sabem que a vida não vale a pena ser vivida
Meursault é a encarnação da apatia, um completo estrangeiro ao mundo, nada lhe interessa desde casar ou não casar até a morte da própria mãe.
Camus através do absurdismo consegue nos trazer uma personagem tão distante da realidade que nos faz mergulhar sem volta na história, a apatia cativa e o texto flui com maestria.
O estrangeiro é mais que tudo um convite ao pensar e nos permite inúmeras reflexões, uma potência enorme dentro de poucas páginas.

phdeandrade 04/05/2024

Li esse livro há um tempo. Peguei ele na biblioteca da escola. Me surpreendi com a escrita nos primeiros capítulos. Achei a vida aparentemente monótona de Mersault muito legal de se acompanhar. Sempre gostei da filosofia de Albert Camus sobre o absurdo e ele a exemplificou em forma de romance neste livro. Certamente, preciso de uma releitura e comprar um exemplar próprio.

AntAnio130 03/05/2024

A história segue a vida de Meursault, um homem indiferente à moralidade convencional, cujas ações e atitudes desafiam as normas sociais. A narrativa cativa com sua prosa concisa e sua exploração profunda da alienação e do absurdo da existência humana. Camus oferece uma reflexão penetrante sobre a condição humana, destacando a busca por significado em um mundo aparentemente sem sentido. É uma obra essencial do existencialismo, escrita por Albert Camus.

Cafe_Fili 03/05/2024

Ótimo, para pensar nos nossos conceitos
É muito interessante perceber quanto o diferente pode ser mal compreendido, e quanto geralmente o julgamento das pessoas deixa de ser parcial quando é perde o foco quando o diferente está sob escrutínio.

Giulia29 01/05/2024

Absurdismo e Camus tem meu coração
Em livros como este, encontramos personagens determinantes que agem de conformidade em cenários onde fogem do comum, mas mesmo assim, tais personagens não lamentam ou fogem de seu sua racionalidade, agindo como se aquele fosse apenas mais um dia de sua pacata vida. esse tipo de maneira de encarar situações ruins são muito comuns em personagens kafkanianos, e encontrei o mesmo acontecimento em o estrangeiro de albert camus, determinado pela forma em que se deu o pressuposto no seu iniciar: ?Hoje, mamãe morreu. Ou talvez ontem, não sei bem.[?]? e mais a frente: ?Pedi dois dias de licença a meu patrão e, com uma desculpa destas, não podia recusar. Mas não estava com um ar muito satisfeito. Cheguei mesmo a dizer-lhe ?A culpa não é minha?. [?]?

Vinicius.Caselato 01/05/2024

Entendi por que é um clássico, apesar da falta de identificação com o protagonista é difícil n se prender a leitura

andrecaztro 30/04/2024

Sensacional
Acompanhar a história pela lente de um protagonista apático, que nunca realmente se envolve com as coisas ao seu redor, torna a experiência de leitura muito única. Nos sentimos distantes do mundo e de seus acontecimentos, simples espectadores, ao mesmo tempo em que inevitavelmente Meursault está diretamente envolvido com a trama, o que cria uma imersão estranha, mas fascinante.
Fiquei muito interessado em ler outros livros do Camus.

Paulo de Carvalho 29/04/2024

O Estrangeiro
"Assim, quanto mais pensava, mais coisas esquecidas ia tirando da memória. Compreendi, então, que um homem que houvesse vivido um único dia poderia sem dificuldade passar cem anos em uma prisão. Teria recordações suficientes para não se entediar".

joaovictor 29/04/2024

O estrangeiro de Albert Camus
Oque dizer sobre esse livro?
Um livro curto mas que fala mais do que 1000 paginas
Simplesmente incrível
Nem consigo descrever essa obra de arte chamada:O estrangeiro

MarcosK 28/04/2024

Adeus, Albert Camus
Certos acontecimentos só se clarificam mais perto do fim. Estar no mundo e vivenciar o absurdo é ser no nada. Só é possível ser no nada. Qualquer elogio que se faça ao trabalho se Camus é desnecessário, então deixo apenas o registro de que foi uma das obras mais avassaladoras que li em toda minha vida, profundamente impactante e capaz de mudar os rumos de certas posturas deste leitor que agora escreve.

"Enquanto meu advogado continuava a falar, eu ouvi o ecoar da buzina do vendedor de sorvetes. Assaltaram-me as lembranças de uma vida que já não me pertencia, mas encontrara as mais pobres e as mais tenazes das minhas alegrias: cheiro de verão, o bairro que eu amava, um certo céu de entardecer, o riso e os vestidos de Marie"

Sabendo que perdemos tudo, tenhamos a paciência de acreditar que o melhor caminho é se rebelar contra o absurdo, É preciso imaginar Sísifo feliz.

Losankaskas 28/04/2024

Raiva, desgosto, choque e a sensação que eu poderia morrer no instante em q eu li a última palavra. Tão absurdo q me esqueci de qm eu era, queria ler dnv como se fosse a primeira vez.

Juliana (Ju/Jubs) 28/04/2024

Acho que eu vivia a filosofia absurdista mesmo antes de saber o que ela é. Conforme as páginas passavam, eu só me identificava mais e mais com o protagonista. E o último capítulo só consolidou isso ainda mais. Só posso dizer que achei que a conversa com o padre é cinema.

Chega a ser interessante ver que todos os personagens estão em sintonia nesse livro. Todos têm uma convenção do que é um comportamento normal, e o protagonista apenas não está interessado nisso, ele tem a forma de pensar dele, que é diferente dos outros, e seu comportamento acaba sendo incompreendido. Mas ao mesmo tempo que as pessoas não buscam entender, o protagonista não se importa em explicar, geralmente ele está muito cansado para se dar ao trabalho. E mesmo que tentasse explicar, não adiantaria, porque só faz sentido para ele.

Por isso o título do livro, "O estrangeiro", é perfeito. É como se o personagem fosse estrangeiro na vida, ele simplesmente não se encaixa. Isso fez eu pensar que o final seria completamente diferente do que foi. O fato de ele sentir medo no final foi a chave que me conquistou, porque ele é indiferente a tudo, mas ele ainda é humano.

A grande questão desse livro é: A vida é um absurdo completo, então por que queremos viver?