Amazona

Amazona Sérgio Sant'Anna
Sérgio Sant'Anna

Resenhas - Amazona

Ederson 13/06/2020

Narrativa poderosa, humor ácido e críticas socias e políticas
Amazona é um livro publicado em 86 e que parece ter sido escrito em 2020, não fosse o contexto do Brasil saindo da ditadura militar. Em formato de folhetim, com capítulos relativamente curtos e apresentando títulos, Sérgio Sant´Anna mostra com muito humor a história de Dionísia, típica mulher brasileira, que causa turbulência política a nível nacional ao fazer um ensaio sensual para uma revista e se relacionando com o fotógrafo Jean Valjean.

Dionísia é esposa de um famoso bancário, vive entre o alto escalão da sociedade e começa a se emancipar como pessoa e mulher depois do ensaio. A partir deste enredo, o autor tece, com humor ácido, um panorama do elitismo do Brasil, da sociedade machista e moralista, e da insistência de nossos políticos flertarem com o autoritarismo e ditadura. O autor não deixa barato também para a esquerda festiva, aqui representada pela Organização dos Bancários Anarquistas (OBA, trocadilho maravilhoso com a interjeição de festa), assim como retrata os homens como sujeitos estúpidos ante ao poderio das mulheres nas tramas.
A narrativa do livro é uma delícia, já que apresenta um narrador onisciente que traz detalhes de todos os personagens, digressões que nos deixam ainda mais fisgados na história ou que servem de alívio cômico, como o capítulo do gato, faz uma interferência na história em uma brilhante metalinguagem no final do livro, e termina com chave de ouro trazendo a linguagem cinematográfica para fechar a história com simbolismos e palavras que se transformam em imagens na nossa cabeça.

Nathalie.Murcia 31/12/2019

Atemporal
Fechando 2019 com chave de ouro. Esse livro foi publicado pela primeira vez no ano de 1986 e a Companhia da Letra o reeditou, felizmente. Transgressor e audacioso para a época, mas ainda atemporal. Trata de questões políticas do período da ditadura, da censura da imprensa, do poder dos banqueiros, conchavos, extorsões, corrupção das instituições estatais e emancipação sexual feminina. A história principal gira em torno de duas mulheres, Dionísia e Silvia, esposas de homens importantes no cenário econômico, e muito diferentes entre si, mas que, devido a uma paixão ardente pelo mesmo fotógrafo francês, se enveredam num triângulo amoroso e iniciam uma cadeia de acontecimentos que reverberam além do esperado. Livro muito bem escrito e desenvolvido.

Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-brum