Anatomy of the State

Anatomy of the State Murray N. Rothbard

Resenhas - A Anatomia do Estado

Dread loks 26/05/2022

Essencial para todos !
Com essa obra você abre sua mente a respeito do Estado, e para de acreditar em suas mentiras.
O Estado não soluciona problemas, porque ele precisa dos problemas para existir, sendo assim as pessoas ficam refém das políticas públicas
e se acham incapazes de viver sem o Estado de forma livre. Infelizmente.

Esse Livro é Muito Bom, Recomendo!

Lucas 20/05/2022

Anatomia do Estado
Um livro introdutório ao pensamento libertário, iniciado na década de 30 e fundador da escola austríaca.
Leitura rápida e fácil, que sintetiza e resume bem a forma como o Estado se forma e mantém, segundo a visão de Rothbard e diversos outros autores para fundamentar essa tese.

Carlos531 09/05/2022

O estado usurpador
Como o estado usa de ferramentas "legais" para se apoderar do que não lhe pertence com anuência de seus próprios cidadãos e, principalmente, com o apoio e cumplicidade interesseira dos intelectuais. Livro trata da economia mas interessa a todos e principalmente aos estudantes no momento atual que nosso país atravessa. Livro curtinho, didático e fácil de ler.

Bruh 14/04/2022

Um excelente livro!
É um livro extremamente pequeno que dar para ler em apenas um dia. Rothbard escreve de forma simples e acessível para a pessoa menos letrada em política.

Para quem é curioso nos assuntos políticos, é um ótimo livro para se começar a ler.

É a segunda vez que leio ele e é incrível como mesmo em um livro pequeno tem muito o que se extrair dele. Realmente é um bom livro!

Gio 26/03/2022

Não concordo com muita coisa, mas é algo para se refletir. Provocou dúvida sobre alguns pontos, de formas que não havia pensando antes.

Gonçalves 17/02/2022

É bom questionar as coisas que inconscientemente achamos normais, boas ou inevitáveis, como o estado, e enxergar a realidade com outros olhos.

Victor Dzarmushev 10/02/2022

Rothbard sendo Rothbard, excelente livro!
Já li faz bastante tempo mas não poderia perder a oportunidade de apresentar uma resenha para vocês.
Se você não leu nenhum livro sobre ética ou economia, este livreto sempre será uma ótimo opção para iniciar, é ótimo!
Talvez o jeito brutalista e fatalista do Murray Rothbard te deixe assustado, ou melhor, maravilhado com a lógica argumentativa. Ele pega os pontos cruciais, a base do Estado, como ele se perpetua sem ser alvo de grande boicote, as batalhas culturais entre libertários e estatistas e como o Estado é inaceitável tanto moralmente como eticamente.
Se você possui algum posionamento político não alinhado com o libertarianismo/anarcocapitalismo recomendo uma leitura mais madura, ler os pontos tentando entende-los(não leia tentando discordar, isso não é uma recomendação somente para este livro mas para todos os outros. Tente primeiro entendee o livro para depois tentar refutar o autor.) e ter mente aberta, talvez seja um "back" para estatistas.
Tenha uma boa leitura.

soso 04/02/2022

Anatomia do Estado é um livro muito bom sobre libertarianismo, recomendo. É um livro introdutório mas mesmo assim tem tudo que alguém precisa saber. Acho que foi meu primeiro livro do famoso Rothbard, e pretendo ler mais, como "A Ética da Liberdade".

Rafael1905 20/01/2022

Livro ácido
Uma leitura do que é o Estado muito crítica e ideológica. Rothbard defende sua visão com argumentos ácidos que deixaria qualquer comunista enraivecido. Não sou libertário, mas esse livro com certeza é um dos pilares do libertarianismo.

pedro.pisa 07/01/2022

Classico para se questionar sobre dogmas que sempre tivemos
O livro questiona a existência do Estado, apresentando sequências lógicas sobre o porque de existência e como começam todos os governos. Com uma leitura rápida e direta, é um ótimo primeiro contato para quem acabo de refletir que imposto é roubo.

Marvko 29/12/2021

"O mais perigoso dos homens é aquele que pensa por si só"
Os argumentos apresentados nesse livro são bons. De fato, a grande maioria dos Estados-Nações são compostos por políticos que só estão preocupados com o próprio interesse, e que fazem de tudo para roubar a população e se perperturar no poder (você que mora no Brasil deve saber isso melhor que ninguém).

Contudo, considero que é impossível aplicar na prática o modelo de sociedade "anárquica" que este e outros livros de Rothbard pregam. É um utopia, assim como o comunismo. Por mais bonito que possa parecer na teoria, uma sociedade sem Estado irrealizável. Rothbard e os outros acadêmicos da escola austríaca podem até ser bons economistas, mas não tão bons filósofos e sociólogos: eles falham em compreender a natureza "política" do homem (como diria Aristóteles), em sua totalidade, e vejo esta como sendo a razão pelo qual eles propõem soluções demasiadamente utópicas.

Não sou um especialista em ciências políticas e sociais para propor uma solução melhor, mas creio que Platão e Aristóteles já demonstraram a necessidade da existência de um Estado para reger os homens. Inusitadamente, tanto estes quanto os libertários têm um ponto em comum, e até por motivos similares: ambos concordam que a democracia é nociva (e eu, particularmente, concordo). O motivo é simples: a população não sabe fazer escolhas. Prova disso é que não há corrupção somente em tiranias e ditaduras; o que não falta é políticos torpes em regimes “democráticos”, justamente por tal forma de governo propiciar que o povo “legitimamente” eleja líderes corruptos.

Enfim, mesmo que você não seja um adepto do anarco-capitalismo, essa ainda é uma leitura interessante de ser feita, principalmente por sua defesa do livre mercado e a crítica à democracia. Mas estes últimos pontos podem ser encontrados e melhor desenvolvidos em outras obras. Quanto ao ponto principal, que concerne ao Estado, já emiti minha opinião.

Cezar Souza 29/12/2021

Livro fantástico do Rothbard, que mostra o como é o estado existe apenas para coagir as pessoas e rouba-las. Mostra que o estado é formado por um bando de parasitas que só pensam em mais poder e como coagir mais as pessoas.

André Ricardo 28/11/2021

Leitura Rápida
Leitura rápida que nos leva a abordagem da figura Estado, como implicação na vida social da população.

Marcelo Duarte 21/11/2021

Estado: Herói ou Vilão?
Em "A Anatomia do Estado" o autor trabalha, nos seis primeiros capítulos, seis perguntas que propõe responder, conforme disseca essa entidade. As seis questões são:

1. O que o Estado não é?
2. O que o Estado é?
3. Como o Estado se preserva?
4. Como o Estado transcende seus limites?
5. 6. O que o Estado teme?
6. Como os Estados se relacionam uns com os outros?

O autor demonstra como o Estado funciona, quem financia, como ele perpetua seus monopólios, como se vale da ignorância e manipulação, e quem paga a conta de toda essa máquina estatal.

O autor enfoca no capítulo três o uso que o Estado faz dos intelectuais para manipular o povo e suas vidas. O que me lembra o livro "Os Intelectuais e a Sociedade, por Thomas Sowell".
Menciona o uso da religião para manipular, até o momento onde a ciência entra em cena. Nesse contexto a ciência é usada como balizadora da autoridade e necessidade do poder estatal.

O autor torna cristalino o fato de que o Estado não protege a sociedade. E mesmo quando tenta passar essa ilusão, é evidente que o fim último de todo esse "cuidado" é a propria permanência e proteção corporativista.

Por causa da predação ao indivíduo e a propriedade privada pelo poder de Estado - e todos os malefícios perpretrados por ele - o autor chega a conclusão que o Estado é anticapitalista por natureza. Mas deixa esclarecido que tal conclusão é por definição diametralmente oposto ao dito marxista, que afirma que o Estado é o "comitê executivo" da classe dominante atual, supostamente capitalista.

Realmente, conforme dito previamente no prefácio à edição brasileira, este pequeno livro é "pura dinamite intelectual".