A Anatomia do Estado

A Anatomia do Estado Murray N. Rothbard

Resenhas - A Anatomia do Estado

Jonnas0 27/04/2024

Coercitividade
Tirado do trecho de um livro do mesmo autor, Rothbard detalha com uma rebeldia e uma massificação, como o estado tem seu surgimento por meio opressor. Podemos até chamar isso de coerção, visto que em sua própria anatomia, o estado precisa crescer à custa de seus cidadãos!

Outro ponto forte da anatomia, é a importância que os "intelectuais" têm para o estado diante da massa, graças aos pensamentos "trapaceiros" de tais intelectuais, a grande e acéfala sociedade, agem como um gado, de forma a coagir todos fora de tal bolha!

Joao366 17/04/2024

Leitura boa e de fácil entendimento, mesmo discordando em alguns pontos é um bom livro, me considero mais anarquista e mesmo sendo um livro ancap me ajudou muito.

nicosnek 28/03/2024

As falácias do poder estatal.
"O risco supremo para o governo é o desgosto e uma sensação de revolta disseminada pela população e a perda de autoridade moral pelo governo como tal, por mais que isso seja contido por força ou inércia, ou pela falta de uma alternativa interessante ou imediatamente disponível."

"Anatomia do Estado", de Murray H. Rothbard, expõe as falácias do estado com tanta veemência que chega a ser filosófico. Em poucas páginas, ele define, destrincha e combate o ideal parasitário que é o estado e sua natureza destrutiva.

É uma leitura agradável e sucinta. Todos deveriam ler.

Zoray 19/02/2024

Fraco e Falsário
Disparadonum dos piores livros na qual já li.
Fora seu conteúdo "técnico" mal redigido e cheio de conversões populares neoliberais que, numa falha tentativa, tentam empurrar uma ideia tendenciosa embutida de falácias sobre o desenvolvimento "natural" da sociedade como sendo a aquisição de propriedade privada na lógica do "livre mercado".

Fui aguardando algo decente, desconhecendo o autor, apenas pela sinopse (essa sim bem feita).

Mas não... esse livro se mostrou uma falha... uma falha convincente (sobretudo aqueles já envoltos em tal lógica), mas ainda sim, uma falha.

Jub's 04/02/2024

Um livro importante para o cidadão
É impressionante pra onde a ignorância leva o homem: ao fim do poço. Em todos os capítulos, em cada descrição que o autor escreveu para explicar como um Estado funciona, enxergava o Brasil. Nosso país é perfeitamente um exemplo do que acontece quando o poder estatal é superior ao poder social. Esse livro é um pontapé inicial pra quem quer entender melhor o Estado e/ou iniciar estudos no liberalismo (oque já não é muito meu caso). É um livro que vai direto ao ponto e sem rodeios para o seu objetivo: sem pressa mas direto aos fatos. Pena que por mais que seja um livro tão pequeno, que apenas tira um tempinho do seu dia pra lê-lo, não é algo tão chamativo assim para o próprio cidadão, que com certeza abriria os olhos para muitas coisas. Esses sim deviam ler esse livro!

Mujin 31/12/2023

Pedrada seguida de pedrada
O Rothbard é extremamente direto em seu posicionamento e sua argumentação é concisa e persuasiva, ele apresenta algumas ideias que nós aceitamos como normais e corretas são na verdade um discusso raso que a própria máquina estatal quer que acreditemos, recomendo muito principalmente se você tem uma posição política mais voltado a esquerda, é um livro que vai de encontro com o que você acredita e pode ser uma excelente forma de testar seu posicionamento

Matheus.Infante 26/10/2023

Bucha
Péssimo. Rothbard já é ruim, mas aqui ele se supera. Cheio de sentido figurado, cheio de falácias e suposições.

Mateus Morales 25/10/2023

Introdutorio
Livro bem básico introdutório mas importante infelizmente há pessoas que ainda precisam aprender a anatomia do Estado

Luiz Miguel xD 28/09/2023

É um ótimo livro para ter a consciência de como o estado te esmaga,te usa e te oprime todos os dias,desde o início de sua construção como soberana sob a população.

AlanBorel 31/07/2023

Bom ponto de vista
A existência do Estado, sua característica e seu relacionamento são abordados em uma leitura secular que pode servir de fundamento ao cenário atual.

Isac.FeijAo 21/07/2023

Ficção, só ficção
Quando li pela primeira vez por indicação de grupos libertários, concordei com tudo sem questionar. Me parecia lógico e racional todos os argumentos aqui apresentados e, apesar de abrir meus olhos para uma literatura mais séria e "sociolológica", aqui nada dá pra se levar muito a sério. Os argumentos sao bem cínicos e embasados em nada, apenas opiniões sem prova científica para serem sustentadas. É liberal masturb4and0 liberal.
Conrudo, ainda sim não me arrependo de ter lido. É uma introdução diferente à literatura intelectual, mas é uma introdução.