A Anatomia do Estado

A Anatomia do Estado Murray N. Rothbard

Resenhas - A Anatomia do Estado

Mr. T. 09/04/2023

Uma introdução modesta a ideias fenomenais
Já foi dito do brasileiro que ele “odeia o governo, mas ama o Estado”. Por mais simplista que a frase possa parecer, a verdade é que, com um conjunto limitadíssimo de perguntas, verá que a frase é desconcertantemente precisa, mesmo para brasileiros em qualquer camada da sociedade – de médicos a ambulantes, professores e motoristas de caminhão, policiais, políticas e filósofos.
A noção de que o Estado não é uma entidade benigna, se não ineficiente e inutilizada por corrução governamental – quanto mais a mera sugestão de ser algo fundamentalmente imoral – é considerada tão absurda, tão inconcebível, que na melhor das hipóteses se ganha sobrancelhas levantadas na Academia, e ostracismo intelectual e filosófico, e sabe-se lá mais o que, na pior. Mas é disso que trata esse livro.
A verdade é que existe um certo misticismo ao redor de Estados nacionais e democracias modernas, e não se permitem críticas ou – repito – a mera proposição de que são sistemas moralmente falhos (e sem futuro), ou, ao menos, exauridos do seu potencial como sistema de organização política.
A esmagadora maioria defende com afinco a existência que arrogou para si o monopólio da sua educação, regurgitando argumentos formulados por pessoas que tem interesse na existência do Estado, e que deles se beneficiam. Naturalmente, a existência do Estado parece, a priori, algo reconfortante, a epítome da organização social e civilidade, um defensor da ordem e da lei. Mas com um pouco de honestidade e uma dose ainda menor de bom senso, pode-se estacar e formular algumas perguntas importantes.
O quanto, de fato, conhecemos da natureza do Estado? Defende ele, de fato, qualquer coisa além da própria existência? Seria ele, de fato, o pináculo da evolução social? Você está certo de que conhece o organismo que controla sua vida? Por que nenhuma discussão do assunto passa além de clichês e argumentos com a solidez de castelos de areia? O que acontece se estivermos errados sobre a natureza de uma instituição cujas mãos detém o leme da história humana, e a alma de bilhões?
O que você acha?

Lucas1429 06/04/2023

Porta de Entrada para o Anarcocapitalismo
Pra quem tem ou quer desenvolver suas idéias sobre o pensamento libertário é uma boa dica de leitura. É breve e direta ao ponto, é o grande problema de ter uma visão geral sobre o Estado é que vc é pouco detalhista, mas o autor consegue construir bem as suas idéias. No entanto, eu defendo muito mais um estado mínimo do que a ausência de Estado.

Cicero26 30/03/2023

Revoltante
Esse livro é curto, quase um ensaio. Mas entrega exatamente aquilo a que ele se propõe: uma crítica feroz à existência do Estado. Em capítulos curtos ele explica como ele se deu, como se eterniza, como sempre cresce, transcendendo seus próprios limites, e um final inteligentíssimo com a História como uma batalha entre o ?poder social? é o ?poder estatal?.
É o manual de bolso do anarquista!

Yuri93 29/03/2023

Viva a Ruritania do Sul!
Rothbard escreve um livro detonando o estado e seu modus operandi, aqui faz-se várias citações a outros autores e destaca muitas referências de livros. Um ótimo compilado e excelentes questões levantadas. A obra é bem rasa, não aprofunda muito e simplifica o argumento de forma conveniente, porém é um bom ponto de partida para os estudos libertários.

JCarlosPC 14/03/2023

Síntese de um sentimento
Esse livro sintetiza tudo que muitos de nós sentimos e não conseguimos descrever em palavras. Sentimos que há algo de errado, que somos parasitas por uma classe de burocratas que só querem privilégios. Leitura fácil, rápida e muito edificante.

Gabrielli 12/03/2023

Boa introdução ao libertarianismo
É uma porta de entrada para entender o libertarianismo, ideologia que faz sentido em muitos pontos. O grande problema, a meu ver, é a falta de resposta à pergunta: o que colocar no lugar do Estado com a ruína deste?

Rafaella 13/02/2023

Cansativo e decepcionante.
Escrita maçante e desenvolvimento fraco. Parece que o autor só escreveu qualquer coisa fictícia e vendeu como se fosse a realidade.
Quando comecei o livro pensei que fosse um livro bom, mas o anarcocapitalismo é sempre ruim e sem sentido.

Aninha 25/01/2023

Minha opinião
O livro é muito ruim, primeiro que o nome é anatomia do estado e em nenhum momento o autor explica o que é estado, fora que a escrita é muito pobre. "vale a pena" para entender o pensamento anarcocapitalista

marxboro 24/01/2023

lixo.
livro lixo, porco, arqueroso de ruim, infantil.
se qualquer professor de redação e literatura ver esse livro infarta de tao ruim que eh.
cria um espantalho e bate nesse espantalho, a conclusão eh errada e a premissa do livro mais ainda. nao tem nenhum rigor científico, eh apenas uma obra literária que serve como combustível pra fogueira ou pra limpar o bumbum. ainda bem que tenho senso crítico pq não consigo entender como tem pessoas que leram isso e acharam bom ou "genial" (aliás, aspas eh a paixão dele ne? so usa isso nessa 🤬 #$%!& de lixo em versão escrita)
um livro que bruto tem 50 páginas eh uma piada, o manifesto comunista tem mais que isso

Icarooneiro 22/01/2023

Mais um Manifesto
Apesar do título o livro mantém a racionalidade e construção de um pensamento coeso sem perder-se em um pensamento revolucionário ou partidário. Pelo contrário. Acredito que o autor não tinha a intenção de contribuir para uma radicalização do discurso em prol de um movimento político.

No fim é uma crítica mais reformista do que anárquica.

Marcos Caio 12/01/2023

A Anatomia do estado percorre justamente por esse corpo que é o governo, descrevendo algumas partes do seu funcionamento.
Tá na lista de livros que se devem ter fisicamente

Gogoboy.paraibano 09/01/2023

Capaz
Capaz que após concluir a leitura da obra você esteja melado da incapacidadade estatal, isso pode gerar duas impressões gerais.

1- você se revolta
2- você se sente impotente
3- ambos

Enfim, leia para construir consciência e não tentar derrubar o Estado após isso???
Maria11408 09/01/2023minha estante
Claro, se você se deixar banhar-se com discursos do liberalismo e livre comércio de gente safada da escola austríaca que nem o Murray Rothbard você só pode se sentir assim mesmo, ou que nem eu

Olha e fala: nota dó

Gogoboy.paraibano 09/01/2023minha estante
Escutar opinião alheia não te torna dela um seguidor.

Maria11408 09/01/2023minha estante
De fato não te torna, mas a concordância com a incapacidade estatal é discurso neoliberal pra descentralização de estatal, são vínculos diretos

Giovanna.Pereti 16/12/2022

Dúvidas que todos deveriam ter
O que é o Estado? Quais suas funções DE FATO? O que o delimita? São dúvidas que todos deveriam ter, as quais Rothbard responde - através de um viés atiestadista, afinal como um anarcocapitalista.