A Anatomia do Estado

A Anatomia do Estado Murray N. Rothbard

Resenhas - A Anatomia do Estado

Icarooneiro 22/01/2023

Mais um Manifesto
Apesar do título o livro mantém a racionalidade e construção de um pensamento coeso sem perder-se em um pensamento revolucionário ou partidário. Pelo contrário. Acredito que o autor não tinha a intenção de contribuir para uma radicalização do discurso em prol de um movimento político.

No fim é uma crítica mais reformista do que anárquica.

Caio 31/05/2021

Bom, apesar de ser um livro pequeno e de certa forma muito simplório, Rothbard consegue chocar o leitor acerca da própria noção do estado e suas consequências.

camilossantos 22/07/2021

Ótimo compilado sobre as diversas carácteristicas do Estado e o seu modo de ação para se manter no poder e também ampliá-lo em detrimento da liberdade do indivíduo.
As críticas sobre a atuação do Estado são bem válidas mas senti falta de uma exposição de alternativas a ele (talvez nem seja a proposta do livro)

Reidacapoeira 02/09/2021

Uma crítica forte ao Estado
Rothbard foi provavelmente um dos maiores intelectuais que criticaram o Estado.
Seu livro consta com uma análise da criação do Estado, a interação entre os Estados de diferentes países e como ele se mantém, além de mostrar a verdadeira face do Estado. Uma escrita didática e fácil de entender é bem leve, da pra ler facilmente o livro de uma vez só.
Mas eu recomendo ler 1 cap e ver um vídeo leitura comentada no YouTube do canal ideias radicais do Raphaël lima do próprio capítulo, ele faz uma otima explicação de cada capítulo com exemplos do que a gente vive aqui no Brasil e outras coisas que ajudam a entender melhor o livro e a sua mensagem.

Boa sorte e uma ótima leitura de um livro incrível como esse.

Fagundes 13/10/2021

Um livro que, sem dúvidas, será bem indigesto aos que ainda acreditam que é o Estado é que vai resolver seus problemas

André Ricardo 28/11/2021

Leitura Rápida
Leitura rápida que nos leva a abordagem da figura Estado, como implicação na vida social da população.

Rafael1905 20/01/2022

Livro ácido
Uma leitura do que é o Estado muito crítica e ideológica. Rothbard defende sua visão com argumentos ácidos que deixaria qualquer comunista enraivecido. Não sou libertário, mas esse livro com certeza é um dos pilares do libertarianismo.

soso 04/02/2022

Anatomia do Estado é um livro muito bom sobre libertarianismo, recomendo. É um livro introdutório mas mesmo assim tem tudo que alguém precisa saber. Acho que foi meu primeiro livro do famoso Rothbard, e pretendo ler mais, como "A Ética da Liberdade".

Bruh 14/04/2022

Um excelente livro!
É um livro extremamente pequeno que dar para ler em apenas um dia. Rothbard escreve de forma simples e acessível para a pessoa menos letrada em política.

Para quem é curioso nos assuntos políticos, é um ótimo livro para se começar a ler.

É a segunda vez que leio ele e é incrível como mesmo em um livro pequeno tem muito o que se extrair dele. Realmente é um bom livro!

Lucas 20/05/2022

Anatomia do Estado
Um livro introdutório ao pensamento libertário, iniciado na década de 30 e fundador da escola austríaca.
Leitura rápida e fácil, que sintetiza e resume bem a forma como o Estado se forma e mantém, segundo a visão de Rothbard e diversos outros autores para fundamentar essa tese.

Henrique 30/05/2022

Dissecando o Estado
Rothbard conseguiu ser certeiro no modo como definiu o que é o Estado e todos os males que ele causa ao indivíduo.

Lets 15/07/2022

Um colega me recomendou esse livro para eu começar a entender sobre política. Confesso que não esperava que o livro fosse assim, achei que seria algo mais impessoal e objetivo, mas muito pelo contrário, o autor não tem papas na língua e aborda todos os pontos de forma dura e revolfada. Achei o livro muito útil pra começar do básico. :)

JCarlosPC 14/03/2023

Síntese de um sentimento
Esse livro sintetiza tudo que muitos de nós sentimos e não conseguimos descrever em palavras. Sentimos que há algo de errado, que somos parasitas por uma classe de burocratas que só querem privilégios. Leitura fácil, rápida e muito edificante.