A Anatomia do Estado

A Anatomia do Estado Murray N. Rothbard

Resenhas - A Anatomia do Estado

soso 04/02/2022

Anatomia do Estado é um livro muito bom sobre libertarianismo, recomendo. É um livro introdutório mas mesmo assim tem tudo que alguém precisa saber. Acho que foi meu primeiro livro do famoso Rothbard, e pretendo ler mais, como "A Ética da Liberdade".

Bruh 14/04/2022

Um excelente livro!
É um livro extremamente pequeno que dar para ler em apenas um dia. Rothbard escreve de forma simples e acessível para a pessoa menos letrada em política.

Para quem é curioso nos assuntos políticos, é um ótimo livro para se começar a ler.

É a segunda vez que leio ele e é incrível como mesmo em um livro pequeno tem muito o que se extrair dele. Realmente é um bom livro!

Baianagem 16/03/2021

Uma visão incomum, mas verdadeira
Anatomia Do Estado é curto, em horas é possível terminar esse livro. É com certeza um dos primeiros que uma pessoa que quer se aprofundar no libertarianismo deve ler,e é um principais livros sobre libertarianismo, por mostrar a visão libertária do Estado e o que de fato é o Estado.

Midnight Zuck 13/01/2021

perca de tempo lol
Existem várias teorias de como e por que o Estado surgiu, o cara pega uma que convém com a ideologia dele, fala que aquilo é a verdadeira forma de como o estado surgiu sem mostrar evidências, ignora todas as outras teorias e com base nisso fala de como o estado é malvadão e ilegítimo.

Ao invés de ler isso, leia qualquer outro livro sobre teoria geral do estado. Provavelmente vai ser muito mais produtivo

Gabriel 20/09/2020

Falou pouco, mas disse tudo
O legado de Rothbard é monumental, profundo e impactante. Neste livro, porém, seu foco foi responder com muita objetividade e sem rodeios questões como "O que é o estado?" e "Como ele mantém seu poder?"

Para um libertário, os ensinamentos deste livro servem como um guia, pela clareza e simplicidade da argumentação. No entanto, para quem se depara com esta obra sem ter conhecimento da filosofia libertária, as palavras do autor chocam, soam como loucura ou simplesmente causam estranheza, e por esta razão o livro deve ser tratado como uma introdução.

Seja como for, recomendo a leitura para todos!

Thiago 17/11/2022

Interessante
Um livro que consegue expôr os problemas do estado com argumentos e fatos. Uma análise mais profunda torna-se necessária para um compreendimento sobre a política estatal, ideologia e economia. M. Rothbard traz uma visão que faz o leitor pensar e abrir os olhos perante a face dos governos e ações estatais.

Pedro 13/11/2022

Anatomia da ?anatomia do estado?
Leitura breve e bem básica, ótima para quem quer ter um panorama de como funciona o Estado, e qual é a visão anarcocapitista sobre ele. O livro é jogo rápido, simples e direto, sem lenga lenga e encheção de linguiça.

giu 17/03/2020

Ótimo livro introdutório.
Livro incrível para aqueles que desejam compreender melhor mundo em que se vive e começar a passos de bebê a conhecer a ideia de libertarianismo.

HenriqueFlorentino 05/03/2020

Sucinto
Boa introdução a visão de como o estado se estabelece

Polly 09/02/2020

Analisando o Estado
Neste livro, Rothbard expõe seus argumentos sobre a visão que ele tem do Estado. As ideias são interessantes, o livro é curto e de leitura fácil.

Renan 10/01/2020

O que é o Estado?
Neste livreto, Rothbard ensaia e ensina o que é o estado, o que não é o estado, como ele se forma, como ele se mantém, dentre outras coisas.

O estado, na visão de Rothbard, é algo totalmente autoritário que visa tirar a liberdade das pessoas em prol de alguma casta (ou categoria de pessoa) específica. Além disso, o estado se mantém através dos intelectuais que detêm cargos estatais e que disseminam a ideia de que o Estado é algo bom e que protege os cidadãos.

Além disso, algo muito interessante neste livreto, é a ideia de Rothbard acerca da guerra. Rothbard afirma que a Guerra não é a defesa da liberdade e proteção do estado para os cidadãos. A guerra é algo que o Estado usa com vistas a proteger o próprio Estado, ou seja, para manter aqueles que estão no Governo no Governo, evitando, assim, a possível retirada por algum outro país. E que não é o Estado que protege os cidadãos, mas sim os cidadãos que protegem os estados, visto ser aqueles que lutam, não estes.

O livro, apresenta várias ideias interessantes sobre o Estado. E a frase mais brilhante que existe no livro, ao meu ver é a seguinte: "O maior perigo para o estado é a crítica intelectual independente"

Luiz 22/03/2019

A crítica ao poder estatal em "A Anatomia do Estado"
A Anatomia do Estado é uma pequena síntese escrita por Rothbard, um dos mais respeitados e conceituados intelectuais do pensamento anti-estado, tal qual do movimento anarcocapitalista mais especificamente. Nesta rápida leitura, sao tecidas as bases das ideias e preceitos do pensamento rothbardiano, principalmente em relação ao estado e sua existência (e abolição). Um ótimo estudo para os entusiastas da área, ainda mais por se tratar de uma obra tão bem escrita e formulada, que traz bons ensinamentos do ponto de vista libertário.

DoulgH11 03/01/2019

A melhor introdução para o antiestatismo
Livro extremamente curto mas que apresenta de uma forma certeira uma visão que a grande massa não está acostumada: como a ideia de se existir um Estado é algo ruim. O autor nos mostra isso muito bem, quebrando paradigmas que existem por volta do assunto e explicando como as coisas realmente funcionam. É difícil não causar uma boa reflexão em quem o lê.
Contrapartida, quem já está acostumado com o pensamento antiestatista/libertário/anarcocapitalista não terá muita surpresas, mas mesmo assim, vale muito a pena gastar um pequeno tempinho para lê-lo.

Suellen.Montenegro 18/12/2018

Didático
Em poucas páginas Rothbard descreve, de maneira clara, objetiva e talvez por isso, irrefutável sobre a forma como o Estado foi criado e como ele poda a liberdade do indivíduo.

Henrique 30/05/2022

Dissecando o Estado
Rothbard conseguiu ser certeiro no modo como definiu o que é o Estado e todos os males que ele causa ao indivíduo.