Cartas a Um Jovem Poeta

Cartas a Um Jovem Poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Matheus Redig 29/01/2024

Lições preciosas sobre paciência e solidão
?Em tudo o que o senhor tiver de viver e fazer, ela [a solidão] agirá ininterrupta e silenciosamente como uma influência anônima, assim como o sangue dos antepassados se movimenta em nós constantemente, misturando-se ao nosso e formando com ele a coisa única e irrepetível que somos em cada curva de nossa vida.?

souphiss 28/01/2024

Bom!
Gostei bastante das cartas, mas queria ter lido as do Kappur. Vai saber se elas foram publicadas alguma vez também.

?Leia os versos como se fossem alheios, então sentirá de maneira mais íntima o quanto são seus??

maria gabriela 27/01/2024

Grandioso e único.
Fantástico. Sem dúvida alguma essa é a palavra. Rilke foi, nesse livro, fantástico. Já li, reli e com certeza irei ler e reler mais milhares e milhares e milhares de vezes. Pequenas páginas, preenchidas por grandes lições. Cartas que carregam conselhos que vão além da escrita. Impossível mensurar tamanho talento. Pensei em deixar meu trecho favorito por aqui, mas são tantos que não caberiam nessas linhas finitas. O que posso dizer é que finalizei essa leitura carregando uma certeza: os poetas sabem ser sábios como só eles sabem.

hobbitusille 21/01/2024

Sempre seu, Rainer Maria Rilke
Esse livro estava na minha tbr há muito tempo, e fico feliz que finalmente o li. honestamente eu não sei se concordo com alguns conselhos do rilke, mas acho que o livro é menos sobre concordar com ele ou não, e mais sobre essa amizade que ele cultivou com o jovem poeta e sua sincera honestidade e carinho por ele.

facilmente eu leria mais cartas.

Rogersique 15/01/2024

O que um poeta pode nos ensinar sobre a vida? Tudo.
Muito mais que um coach, ou um autor de auto ajuda. O poeta é aquele sempre atento a tudo, a natureza, ao homem aos sentimentos. Dotado de uma sabedoria e uma sensibilidade diferenciada, o poeta transmite para o papel aquilo que vê e sente, do mundo, da vida, das relações.
Nesse livro um jovem aspirante a poeta pede conselhos à Rainer Maria Rilke, sobre suas poesias e sobre ser poeta. Em suas respostas (as 10 cartas que formam esses livros) o poeta acaba ensinando como viver, como sentir, como esperar. E seus conselhos se estendem a todos. Para mim, serviram como uma luva.

marinatrindade 14/01/2024

Singular
A magia das palavras não é para qualquer um mas o gênios capazes de traduzir sentimentos e reflexões em palavras são grandes demais para esse mundo perverso

Gabi 13/01/2024

Profundo
Rilke discute temas como a importância da solidão na jornada criativa, a necessidade de viver as perguntas em vez de buscar respostas imediatas, e a capacidade de encontrar beleza mesmo nas experiências mais difíceis. Suas palavras transcendentais destacam a importância de uma abordagem profunda e contemplativa à vida, encorajando o leitor a se conectar com sua própria essência e a abraçar o processo de autodescoberta.

rafaelladelua 12/01/2024

Amei, mas não o livro inteiro
Fiquei bastante impressionada com esses textos escritos no século XVIII, pelo tanto que mexeram comigo e me ensinaram não só lições aplicáveis à escrita, como também à vida. desde a primeira carta, rainer maria rilke se mostra alguém muito sábio e eu me sinto muito grata a kappus, o jovem poeta interlocutor, por ter publicado postumamente suas cartas. dentre muitos ensinamentos que eu absorvi, listo aqui os que me foram mais impactantes:
1. as obras de arte são efêmeras e quaisquer tentativas de definí-las são, portanto, vãs.
2. para quem se considera escritor, escrever deve ser uma necessidade.
3. diante da ausência de inspiração, a ninguém se deve culpar a não ser a nós mesmos, por não enxergarmos na vida rotineira algo sobre o que escrever.
4. não é mal deixar-se levar pela luxúria, mas sim abusarmos da experiência que ela nos proporciona.
5. é importante que nós nos acostumemos à dor da solidão e sabermos conviver com ela, pois, desse modo, saberemos também unirmos uns aos outros e vivermos relacionamentos plenos.
6. deve-se buscar a realização do que parece difícil, porque muitos itens que nos são naturais e/ou inatos são essencialmente difíceis: a solidão e o amor, por exemplo.
7. o amor deve ser um processo de constante aprendizagem. rilke o classifica como ?tornar-se algo em si, tornar-se um mundo para si mesmo?.
8. para viver, é necessário apenas ser corajoso diante do inexplicável com o qual nos depararmos.
9. ao encararmos uma grandiosa tristeza, devemos reconhecer que sentí-la é um sinal de que algo grandioso está acontecendo dentro de nós. que não fomos esquecidos pela vida.
10. a arte é também uma maneira de viver a vida. as profissões do meio artístico são falsas, pois essas causam a ilusão de uma proximidade da arte, enquanto negam e atacam a sua existência.

apesar de eu ter gostado MUITO de cada uma das cartas, a partir da página 75 o conteúdo do livro deixa de ser epistolar. a partir daí, registra-se uma prosa de rainer maria rilke que eu não gostei (talvez por causa da tradução). no fim, o posfácio é bem interessante.

Bianca 12/01/2024

Um quentinho no coração?
?O senhor olha para fora, e é isso sobretudo que não deve fazer agora. Ninguém pode aconselha-lo e ajudá-lo, ninguém. Há apenas um meio. Volte-se para si mesmo.?
Rainer com certeza era um existencialista. Eu amei esse livro, e fiquei com vontade de ler mais obras do autor, e com certeza vou reler Cartas a um jovem poeta em outro momento da minha vida. É como o Kappus falou: ?Quando fala alguém grandioso e único, os pequenos têm de se calar.?, e isso é o que resume a leitura, tentar sorver a sabedoria do Rainer, alcançá-la, toca-la, esperar vivê-la? imagina-la.

isabelle. 11/01/2024

Caso possua terrores, são nossos terrores; caso surjam abismos, esses abismos pertencem a nós; caso existam perigos, então precisamos aprender a amá-los. se orientarmos a nossa vida segundo aquele princípio que nos aconselha a nos aferrarmos sempre ao que é difícil, o que agora nos parece ser muito estranho se tornará o que há de mais familiar e confiável.

Thai 10/01/2024

Sabedoria e humildade.
Conselhos que todo observador atento da vida precisa escutar. Ele nos fala como um irmão, um tio, alguém que se liga a nós pelo carinho e consideração de um ser sensível a outro. Silenciar os excessos, o externo, os padrões e tudo o mais que interferir na nossa sensibilidade, sem medo. Um investimento no nosso verdadeiro Eu. Amei. Recomendo fortemente.

izabelly 10/01/2024

Cartas a um jovem poeta
O compilado de cartas escritas por Rilke presentes nesse livro são, sem sombra de dúvida, um presente aos artistas e solitários.

Uma obra curta mas com um impacto enorme, recomendo para qualquer um que necessite de um ?empurrãozinho? para seguir por algum caminho que seja fora de sua zona de
conforto.

? Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas.?

Izabel.Reinaldo 08/01/2024

Primeira leitura de 2024
Este livro já preenchia a minha lista de leitura há algum tempo, antes mesmo de ler outras obras de Rilke. Não sei dizer bem a razão pela qual adiei tal leitura.

Confesso que, inicialmente, o que me atraiu foi o título. Gosto de escrever cartas e gosto de escrever e ler poesia. Então, a ideia de trocar cartas com um poeta pode sim ter sido o que me levou a incluir este livro em minha lista e por fim, tê-lo como minha primeira leitura do ano.

Tenho buscado inspirações para escrever desde a publicação do meu primeiro livro, e, em razão disso, tenho lido muita coisa. Desde as obras mais renomadas às mais desconhecidas. E os conselhos de Rilke ao jovem poeta parecem ter sido direcionados a mim.

É possível absorver muitas mensagens encorajadoras tanto para o aperfeiçoamento da escrita, quanto para a reflexão sobre temas tão complexos e ao mesmo tempo tão comuns.

Apesar de ser um livro curto que contém apenas as respostas de Rilke às cartas de Kappus, o conteúdo é de uma riqueza imensa. Nota-se em cada conselho e reflexão a experiência do autor em relação à escrita e à vida de um modo geral.

Estou muito contente por finalmente ter lido esta obra e principalmente por ter sido a primeira leitura do ano.

Recomendo!

P.S: se você gosta de poesia ou prosa poética, considere comprar "Dizeres quase íntimos", de Izabel Reinaldo. ?

Deyvson2 08/01/2024

Esperava mais?
Sem muito o que dizer. Simplesmente não me pegou/cativou. As cartas tinham em si um conteúdo reflexivo, porém, na maior parte do livro, achei a leitura arrastada e repetitiva.