Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Jeferson.Ribeiro 08/03/2021

Cartas a um jovem poeta
Acho que devo começar explicando que, esse foi o primeiro livro que li, com a intenção de terminá-lo e consegui.
Dito isso, com a pouca habilidade que tenho em compreender os textos não quero deixar uma opinião crítica, mas, quero expressar a minha felicidade em conseguir concluí-lo.
Isa Enoré 08/03/2021minha estante
Parabéns, um passo de cada vez, quando você assustar estará devorando vários livros, o importante é nunca deixar de ler, nem que seja uma página por dia! ?

Jeferson.Ribeiro 08/03/2021minha estante
Obrigado Isa, e eu achava que o mundo da leitura era solitário. Não imaginava que encontraria comunidades como esse App.

Era solitário mesmo ?
Mas a comunidade está crescendo ??

Jeferson.Ribeiro 08/03/2021minha estante
Que bom, qual estilo você gosta mais de ler ?

Isa Enoré 08/03/2021minha estante
Eu leito de tudo um pouco maaaas eu tenho uma queda gigantesca por romances independente de qual época, fantasia amo também, ficção e por aí vai ??

Jeferson.Ribeiro 08/03/2021minha estante
Legal. Qual me indicaria começar ?

Isa Enoré 09/03/2021minha estante
Vixi, se eu for indicar todos que eu gostaria não saio mais daqui ??
Mas recomendo começar por livros curtos e com a escrita mais fácil e de acordo que você for pegando o hábito da leitura você passa para os mais complexos, tipo romances a escrita da Júlia Quinn é muito fácil romances de época, Teto para Dois Beth O?Leary também a linguagem é muito fluida, agora a questão é ver com qual gênero você se identifica mais para deslanchar?

Jeferson.Ribeiro 09/03/2021minha estante
Obrigado, eu tenho alguns livros em casa que me interessei.

Rosangela Max 18/11/2023

Leitura rápida, mas marcante.
Tem um excelente conteúdo referente a vida e obra do autor (a apresentação feita pelo Pedro Süssekind é muito boa) e este conteúdo ocupa um espaço considerável do livro. As cartas em si são poucas, mas isso não impacta na nossa percepção em relação a quão bela, clara, inteligente e elegante é a escrita de Rilke.
A forma amigável e educada que ele se corresponde com Franz Kappus, mesmo sem nunca tê-lo conhecido pessoalmente, mostra um pouco como ele deve ter sido como pessoa, assim como seus textos profundos e eloquentes mostra a riqueza da sua obra.
Recomendo a leitura.
Vania.Cristina 18/11/2023minha estante
Rosangela, voce viu que tem uma edição a venda que traz as cartas também do jovem poeta. Acho que é a primeira vez que publicam assim no Brasil. Uma capa feinha mas...

Vania.Cristina 18/11/2023minha estante
Tem as cartas do poeta e as cartas do Rilke em resposta

Rosangela Max 18/11/2023minha estante
Olá, Vania! Vi sim essa nova publicação e fiquei interessadíssima em adquiri-la para uma releitura. Mas, como sou cliente Prime e esta versão que eu li estava no catálogo da Amazon de forma gratuita, acabei optando por ela nesse primeiro momento. Achei excelente para este primeiro contato com a obra do autor.
Mas já estou de ? na nova versão. ?

Vania.Cristina 19/11/2023minha estante
Ainda não li, mas tenho vontade

Alan kleber 22/11/2023minha estante
No livro "O Mundo de Ontem" Stefan Zweig escreve de sua amizade com Rilke. E de como a grande guerra destruí um tempo que era maravilhoso.

Alan kleber 22/11/2023minha estante
*Destruiu

Rafaela 07/08/2010

Sua poesia provocava a reflexão existencialista!
Este livro é um daqueles em que você jamais se interessaria ao entrar em uma livraria e do tipo que fica localizado em um lugar onde nunca iriamos notar sua existência. A capa nos dá a impressão de que a história é antiga, de um século passado ou coisa do gênero. E normalmente, nos ligamos a exemplares contemporâneos e que estejam na lista "dos mais vendidos", com excessões, claro.
No entanto é aí que eu tenho que concordar com o clichê de que: "Os melhores perfumes estão nos menores fracos".
Cartas a um jovem poeta trata-se basicamente de cartas correspondidas entre Rilke (um escritor magnífico, maduro) e um jovem chamado Kappus, um novato na arte das palavras.
Em poucas páginas passamos a conhecer nossos medos interiores, alias, a entender mais sobre o amor, a saudade, os sonhos, A VIDA EM SI.
A tradução desta obra foi muito bem feita, de fácil acesso (A TODOS), mesmo a escrita original sendo de um século antes.
Recomendo para aqueles que almejam encontrar o melhor que há em seu interior e para quem se inicia ou já é veterano como escritor(a).

Rainer Maria von Rilke (1875 - 1926) foi um dos mais importantes poetas de língua alemã do século XX. E ainda escreveu em francês.
Simplesmente APAIXONANTE.

VALE A PENA!
leandro 07/11/2013minha estante
Bela resenha, também!

Dan 10/01/2018minha estante
Sua resenha é muito sincera e convincente, parabéns.

mrcs' 23/11/2021minha estante
Interessante... E o que fez vc comprar o livro, só a sinopse ou compulsão por compras? ?? Tenho esse hábito tb... Boa resenha... ??

Victoria.Rossini 09/05/2024minha estante
Eu gostei, mas principalmente do começo, onde ele reflete sobre a criação de alguma obra, quando chegou ao fim já achei massacre.

Massante ***

Massante ***

pietra m gonzalez 18/06/2020

argumentos caíram por terra
trata-se de um romance gay com ctz e quem discordar é homofóbico!!!
Maurisco 18/06/2020minha estante
ridicula

pietra m gonzalez 18/06/2020minha estante
homofobica

Bigu 05/09/2021minha estante
Eu pensei a mesma coisa kakkaksjd

pietra m gonzalez 05/09/2021minha estante
hahaha só não vê quem não quer!!

Henrique Fendrich 28/07/2022minha estante
hahaha, toda a filosofia do livro resumida a "um romance gay", pqp.

Alberto 03/06/2022

Reflexões de um veterano
Procurando por indicações de obra poéticas, eu me deparei com o nome de Rainer Maria Rilke, e resolvi conferir seus livros, até porque alguns estão inclusos no Kindle Unlimited.

Essa obra está entre as mais conceituadas do autor, mesmo se tratando de cartas que ele enviou sem a intenção de publicá-las. Ele fala de muitas coisas ao jovem candidato a poeta Franz Kappus, com o qual ele se correspondeu por alguns anos. Rilke discorre sobre diversos temas além da poesia, como amor, relacionamentos e solidão, mas também dá dicas de viagens e livros, por exemplo.

O autor não fala do ponto de vista de um poeta, e sim como uma pessoa com experiência de vida a alguém mais jovem. É por vezes como ler um livro de autoajuda, já que em geral o Franz estava sempre com alguma aflição; já em outros momentos, parece uma conversa que qualquer um teria por e-mail.

É uma leitura fácil, ao contrário das complexas poesias do autor que estou lendo, e com boas reflexões.
Roberta 25/06/2022minha estante
Esse parece acessível.

Alberto 25/06/2022minha estante
É bem acessível :)

Roberta 25/06/2022minha estante
Sua resenha me animou.

Alberto 25/06/2022minha estante
Que bom. Espero que goste. ;)

literatriz 03/01/2023

Volte-se para si mesmo
Estou muito satisfeita de ter escolhido esse livro pra minha primeira leitura do ano, é lindo, poético e tranquilo. A recorrente menção e dissertação sobre a solidão me faz pensar muito na vida em que levamos atualmente, sempre fugindo de nós mesmos.
SihNeurótico 03/01/2023minha estante
Penso muito em ler!

Jaciclea 03/01/2023minha estante
Deve ser lindo esse livro. Nunca li nada dele mas inesquecível foi o poema que ele dedicou a Lou Andreas-Salomé que mostra no filme "LOU".
No Livro das horas, ele dedica esse poema a ela:
"Apaga-me os olhos: ainda posso ver-te,
e sem pés posso ainda ir para ti,
e sem boca posso ainda invocar-te.
Quebra-me os braços, e posso apertar-te
com o coração como com a mão,
tapa-me o coração, e o cérebro baterá
e se me deitares fogo ao cérebro
hei de continuar a trazer-te em meu sangue".

literatriz 03/01/2023minha estante
Recomendo muito a leitura, Amanda!

literatriz 03/01/2023minha estante
Que lindo esse poema, não sabia desse filme, fiquei curiosa para assistir

Douglas Finger 25/07/2021

Leve como poesia
Leitura agradável e bela! Cartas com cara de encantadora poesia. Inacreditavel a sensibilidade de Rilke ao escrever essas cartas com diversos conselhos e reflexões sobre a vida, a morte, o amor, solidão e sofrimento.
Somente lamento por ser um livro tão curto, embora cheio de riqueza. Da vontade em morar em algumas dessas cartas. Leitura recomendada!
Henrique0 25/07/2021minha estante
Vou comprar

Douglas Finger 25/07/2021minha estante
Eu comprei e li no celular mesmo! Livro curto mas muito bonito

Alanna Fernandes 08/11/2021minha estante
??

Jade 10/02/2017

livro bom é o livro que te lê
Primeira vez que eu peguei este livro para ler foi em 2011, e eu tinha lá pelos meus 13 anos. Na época eu desisti e abandonei a leitura, parecia um idioma novo de tão estrangeiro a mim. Afinal, não conta uma história. Conta as maiores sabedorias de vida quase que de modo digressivo. Cá estou com meus 18 anos, aspirante à poetisa e sabia que esse livro seria um manual de boa escrita e um sábio amigo conselheiro, não me enganei. Leitura obrigatória, recheado de sensibilidade, conhecimento, poesia e principalmente paixão.
Menardi 12/02/2017minha estante
Miga, quero emprestado

Jade 14/02/2017minha estante
empresto sim, tá inteiro grifado kkkkkkkk

Menardi 14/02/2017minha estante
Ligo não, obrigado

Francine122 30/04/2024

"O futuro permanece firme, caro senhor Kappus, mas nós nos movemos no espaço infinito."

Demorei para terminar de propósito (mentira, estava sem concentração para ler). O livro é obrigatório para todos os poetas e poetisas iniciantes e receosos. Eu o li no momento certo. Talvez algumas coisas eu absorva com 40 anos, mas o que tive que sentir agora, senti. E doeu ler e reler os trechos. Tudo eu sentia que era para mim. Rilke me compreende como ninguém e eu nunca vi o cara na vida. Essa coisa de voltar a si mesmo, sozinho, e saber se preferiria morrer ou deixar de escrever foi de arrepiar. Tudo que senti lendo é mais do que posso manifestar. Largar o tradicional, o convencional e aceitar o indizível, o inexplicável, sem medo, pobreza, indolência e monotonia. Meu DEUS! É o tipo de livro que traz uma tranquilidade duvidosa, restituindo a saúde da gente. Que o livro não se torne apenas ressonâncias da lembrança! Preciso viver as perguntas que ele me traz, sem pressa para colher as respostas! A visão do autor sobre o amor, a solidão, a tristeza, a sexualidade, a arte e a espiritualidade é arrebatadora!!!!!! LEIAM!!!

Obs.: quase tive um treco quando apareceu uma poesia do Kappus!
jAlia372 01/05/2024minha estante
sou doida p ler esse

Francine122 01/05/2024minha estante
LEIA!!!! bem sua cara (papo profundo com poucas palavras viajando pelo mundão)

maviis_ 07/05/2024minha estante
linda da vó

lendocombeatrizz 28/12/2022

??morreria se lhe fosse vedado escrever??
A reposta para essa pergunta é e sempre vai ser um ?sim?, claro e escancarado. Eu sei o que é sentir, mas sem conseguir falar, apenas escrever; Rilke muito antes se sentira da mesma forma, o que traz uma sensibilidade enorme para essa leitura.

Esse livro é uma viagem para o autoconhecimento, assuntos como Deus e amor são recorrentes. Me apaixonei pela forma com que ele leva esse temas, é como se fosse um soco no estômago, mas sem a dor.

São 128 páginas, ou seja, é um livro que dá para ler no fim de tarde, até para te tirar da ressaca literária. Veio em uma boa época para mim, que estava com dúvidas sobre a vida, mas Rilke me acalentou e disse: ?Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia sem perceber, viver as respostas.?. Foi um conselho e tanto.
Duda Batista 30/12/2022minha estante
Tem alguma diferença essa edição para edição de bolso que tem menos págs?

lendocombeatrizz 30/12/2022minha estante
creio eu que só não tenha a canção de amor e de morte

Duda Batista 30/12/2022minha estante
@Beatriz Obrigada

Dri Ornellas 17/12/2019

Antigamente, eu tinha o hábito de escrever a data de compra na última página de cada livro, costume que se perdeu com o tempo. Por isso, sei que comprei Cartas à um jovem poeta em 2013 e não faço ideia de qual foi a teia de raciocínio que me levou a ele (fato que acontece com pelo menos uns 70% dos meus livros). Em O segredo das coisas perdidas, o autor, Rainer Maria Rilke, é citado em algum momento e me trouxe a lembrança desse livrinho na minha estante. Fiquei surpresa e feliz com a leitura: pelo autor ser mais conhecido (pelo menos por mim) por escrever poesias e buscar uma aproximação entre homem e natureza, eu tinha a ideia de que seria uma leitura pesada e melancólica, com pitadas de pessimismo. E a minha impressão foi que ele em nenhum momento foge desses traços, mas os aceita e os subverte de uma maneira até otimista e alegre. Não uma alegria risonha, mas aquela alegria calma e confiante de saber que somos solitários e inseguros e que são justamente esses fatos que podem nos fazer crescer e que não é preciso estarmos em um estado de negação de suas existências para vivermos bem.

O livro é a compilação de 10 cartas que o autor escreveu em resposta para um leitor de suas poemas. Ele não traz as cartas do rapaz, apenas as respostas de Rilke, mas acredito que seja apenas isso que interessa mesmo e em nenhum momento a falta da leitura das perguntas do remetente atrapalha a leitura. Rilke percorre vários assuntos e se mostra muito cordial e gentil em todos os momentos. Como o rapaz, aparentemente, deseja também ser escritor ou artista, Rilke fala sobre a importância da originalidade e da necessidade de não se ouvir críticas, que o que precisamos é nos voltarmos para nosso interior e pesquisar nossa motivação. Isso é nossa garantia de que qualquer consequência advinda desse processo será o nosso melhor. E que é preciso ser paciente, muito paciente! Não apenas para gerar uma obra artística, mas para viver.

Quando fala de amor, diz que este é o trabalho mais difícil que temos, mas que isso não é ruim, o fato de ser difícil é mais um motivo para o fazermos e que apenas com o tempo aprendemos a amar. "O amor constitui uma oportunidade sublime para o indivíduo amadurecer, tornar-se algo, tornar-se um mundo, tornar-se um mundo para si mesmo por causa de uma outra pessoa; é uma grande exigência para o indivíduo, uma exigência irrestrita, algo que o destaca e o convoca para longe." Ao trazer o sexo para o assunto, não o trata como algo que se interpõe de forma negativa, mas como uma experiência que, como todas as outras, deve fazer parte do nosso viver bem: "não é ruim o fato de a aceitarmos [a volúpia corporal]; ruim é o fato de que quase todos abusam dessa experiência e a desperdiçam, usando-a como um estímulo nos momentos cansados de sua vida, como uma distração, em vez de uma concentração para alcançar pontos mais altos."

Mas o ponto que percorre tudo isso e que é mais central nas cartas é a solidão, porém sem sombras ou pessimismos. Ela é apenas um fato que devemos aceitar e, principalmente, preservar pois ela é a base do nosso amadurecimento e no encontro com nossa essência individual: "Essa solidão permanecerá e atuará, de modo decisivo e sutil, em tudo o que o senhor tem a experimentar e a fazer, como uma influência anônima, como o sangue de antepassados que percorre as nossas veias continuamente, compondo com o nosso próprio sangue o que somos de único e irrepetível a cada nova guinada de nossa vida." E, sendo o amor uma oportunidade de amadurecimento, é imprescindível preservarmos nossa solidão quando amamos, seria opressivo entregar-se ao amor sem respeitarmos nossa solidão: O amor e a solidão devem andar juntos, não por formarem uma contradição e serem excludentes do outro, mas porque é nesse hiato que acontece o amadurecimento do indivíduo. "E esse amor mais humano (que se realizará de modo infinitamente delicado e discreto, certo e claro, em laços atados e desatados) será semelhante àquele que nós prepararmos, lutando com esforço, portanto ao amor que consiste na proteção mútua, na delimitação e saudação de duas solidões"

É um livro de leitura fácil, mas eu li alguns capítulos duas vezes, porque é cheio de frases simples que você tem que se demorar mais um pouco para apreender todo o significado escondido. Aproveitando que estamos perto do Natal, é um presente perfeito (e, realmente, tem uma carta escrita perto do Natal em que o autor pincela a questão de que vários sentimentos que brotam durante essa época). Aquele pequeno grande livro para se ler e reler, ler trechos e frases sempre que precisar
Letícia 18/12/2019minha estante
Eu gostei muito desse livro!

Dri Ornellas 19/12/2019minha estante
Também!!!!!

josué 15/12/2018

As cartas do Rilke carregam conselhos essenciais para todo jovem; sua valorização do autoconhecimento e de abraçar a vida justamente por ser difícil. tudo com uma camada poética e metafórica linda, escrito numa fluidez capaz de transmitir uma sensação de conforto.
o poema final é simplesmente uma das obras mais incríveis que já li na vida, sem mais!!
IsaacRoberto1 26/01/2023minha estante
Você leu esse livro na disciplina de Henrique?

josué 26/01/2023minha estante
na verdade, Prof. Diego quem me recomendou, lá no IF ainda

Thay 27/06/2020

"Um mundo se abrirá para o senhor, a felicidade, a riqueza, a grandeza inconcebível de um mundo. Viva por algum tempo nesses livros, aprenda com eles o que lhe parecer digno de aprendizado, mas sobretudo os ame. Esse amor lhe será retribuído milhares e milhares de vezes, de modo que, seja qual for o rumo tomado pela sua vida, tenho certeza de que ele percorrerá o tecido de seu ser como um dos fios mais importantes entre todos os fios que compõem a trama de suas experiências, decepções e alegrias."

É Rilke, habitei nessa leitura e agora termino com uma sensação de que preciso regressar a ela muitas outras vezes, pois em qualquer momento da vida terá muito a me dizer; levo comigo lembranças dessa passagem, e estou certa de que suas palavras sempre farão parte da trama estranha, maravilhosa e inexplicável que é minha existência!
Alê | @alexandrejjr 27/06/2020minha estante
Lindo texto! ?

Thay 27/06/2020minha estante
Fui ler esse livro tão despretensiosa e ele me acertou em cheio! ?

Viih Macêdo 08/01/2023

Muito bom!
"aprendo em meio a dores às quais sou grato: a paciência é tudo!"

Rilke escreve com mistério, sinceridade, profundidade, leveza, tudo ao mesmo tempo.
Trás com maestria e de forma poética conselhos, reflexões, sobre como em meio aos desconfortos da vida, através da permissividade e autoconhecimento, você se encontrará e encontrará as respostas que busca para si. As cartas são direcionadas ao jovem poeta Kaapus, mas, fala muito bem a quem as lê nos dias atuais.

"De resto, deixe a vida acontecer. Acredite em mim: a vida tem razão, em todos os casos."
QUEIJO460 17/08/2023minha estante
Muito interessante.

Viih Macêdo 17/08/2023minha estante
É bem interessante sim, indico a leitura.

caroliny 10/01/2023

definitivamente, eu não estava preparada pra esse livro.
já havia visto ele mas não cheguei a me interessar, me sinto uma grande idiota, ele virou com toda a certeza meu livro favorito.
Nathany 10/01/2023minha estante
É bom mesmo?

caroliny 10/01/2023minha estante
ele é bem curtinho, trata sobre solidão, sentimentos, em especial do carinha pra quem ele escreveu as cartas, eu realmente precisava dessa visão dele das coisas sabe,mas vai de cada um kkk