Cartas a Um Jovem Poeta

Cartas a Um Jovem Poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

MoonAmon 24/10/2023

Para caso algum dia você leia
Estou revisando esta resenha para registrar os sentimentos que uma pessoa incrível trouxe à minha vida. Em um curto período, ela conseguiu reacender emoções que eu julgava perdidas, e agora, enquanto edito estas palavras, mantenho minha esperança de que um dia ela as leia.

Há poucos meses, essa pessoa cruzou o meu caminho, quebrando todas as minhas expectativas. O primeiro encontro foi como descobrir um capítulo de um livro que eu não sabia que existia. Conversamos sobre nossas afinidades, especialmente sobre livros, uma paixão que compartilhamos desde o início.

Ao sairmos pela primeira vez, fiquei encantado com a beleza de seu sorriso. Cada palavra que ela proferia era acompanhada por uma risada que iluminava todo o ambiente. O sentimento de borboletas no estômago, que eu acreditava estar apenas na lembrança distante, voltou à vida. Quando ela me presenteou com este livro, meu sorriso refletiu a sinceridade do meu encantamento. Fiquei sem palavras, algo que não acontecia há muito tempo.

Sua aparência era tão encantadora quanto seu sorriso. Cada detalhe, desde a expressão nos olhos até a forma como ela se expressava, tornava cada momento mágico. Mas a realidade da vida diária, repleta de responsabilidades e desafios, tomou conta da rotina. A frequência das mensagens diminuiu, e a incerteza pairou no ar. Talvez eu tenha sido excessivamente emocionado, ou talvez as circunstâncias tenham mesmo interferido.

Mesmo assim, o desejo de conhecê-la mais profundamente ainda prevalece. Se um dia ela decidir explorar meu perfil no Skoob, espero que essas palavras cheguem até ela. Quero que saiba que, em poucos meses, ela transformou minha vida de maneiras que eu nunca imaginei.

Acredito que Rilke tenha razão ao dizer: "...não pode fazer nada além de esperar...". Então, eu esperarei, e mesmo que o futuro tome um rumo inesperado, serei eternamente grato por ela ter trazido a esperança de que é possível romantizar um pouco a vida, de que existe alguém digno de se apaixonar, assim como nas páginas de um livro de romance.
tori. 27/11/2023minha estante
Tomar no cu, Thiago!! Q carai fofo pqp

gabi 22/10/2023

Esse livro deveria ser obrigatório pros adolescentes
Eu li esse livro com o objetivo de melhorar a minha escrita e aprendi muuuuito mais.
Aprendi que a solidão não é tão feia assim, que todos seus sentimentos são válidos e o ser humano não é composto por várias crises ele é uma crise e quando você aceita isso tudo se torna mais fácil.

A tradução foi impecável, a escrita é envolvente e Poética.

Adorei ler esse livro. Recomendo pra todas as pessoas na face da terra.

Fabkathleen 15/10/2023

Um livro de formação
O senhor é tão jovem, tem diante de si todo começo, e eu gostaria de lhe pedir da melhor maneira que posso, meu caro, para ter paciência em relação a tudo que não está resolvido em seu coração. Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas.

Especie.estranha 14/10/2023

Uma nova visão
Amor, solidão, arte e muito mais. Em poucas páginas tudo é abordado de um jeito que deixa o leitor fascinado. A cada nova frase do livro, um pensamento diferente surgia junto. A cada carta escrita, um novo aprendizado.

Se você busca um livro curto e que te faça pensar e refletir bastante, esse é a melhor recomendação. Fácil de se ler e muito, mais muito interessante!

Babs 13/10/2023

?Pergunte a ela, cada vez que quiser estragar algo seu, por que algo é feio, exija provas dela, teste-a.? Esse livro é a materialização de uma brisa de fim de tarde. Um pouco complicado em algumas partes, sim, mas muito esclarecedor em relação a vida.

lele 11/10/2023

Atemporal, que leitura linda. queria eu poder ter tido uma oportunidade de trocar cartas com o rilke.

vikpaiv 11/10/2023

Rilke e a arte de dar bons conselhos.
Ler estar livro é como se você estivesse em uma sessão de terapia.
Rilke dá conselhos de como viver, como acolher sua angústia e transformar ela em poesia.
São incríveis as observações que ele oferece.
Cativante, simplesmente cativante.

Com toda devoção e toda simpatia,
Vitória

Gabi 09/10/2023

Pretendo reler pois não acho que aproveite bem a leitura, nos aspectos que eu aproveitei mais me fizeram pensar

juliarib_f 08/10/2023

Há apenas um meio.
"Volte-se para si mesmo. Investigue o motivo que o impele a escrever; comprove se ele estende as raízes até o ponto mais profundo do seu coração, confesse a si mesmo se o senhor morreria caso fosse proibido de escrever. Sobretudo isto: pergunte a si mesmo na hora mais silenciosa de sua madrugada: preciso escrever?"

evellyn 06/10/2023

meio que o reinar é um dos homens mais mulher viad0 que tive a chance de ler. todas as cartas, com exceção da primeira, terminando com "seu, rilke" e a última terminando com "sempre seu, rilke" me pegaram.
acho que kappus realmente terminou a vida da maneira mais realizada possível. eu me sentiria assim caso pudesse conversar com algum autor favorito.

as vezes em que ele menciona a solidão e as ações da vida e como tudo pode acontecer e precisamos entender isso, me lembrou bastante a frase de uma querida numa review de um filme aleatório "um filme pra lembrar quanto traumas fazem pessoas inteiras." e mesmo que o rilke não tenha colocado essas palavras, eu consegui entender assim. e pra mim, a vida é definitivamente isso.

Vivi 05/10/2023

O livro é interessante, tem trechos muito bons, apesar de não ser muito o meu estilo de livro preferido, é uma boa leitura se você quiser pensar a literatura, a escrita ou até nas teorias da área.

samguimas 05/10/2023

De cabeceira
Que coisinha maravilhosa! Dá pra ser devorado numa sentada, mas recomendo que apreciem cada carta devagarinho. Deixem-o na cabeceira e leiam uma cartinha por dia.