O Complexo de Atlântida

O Complexo de Atlântida Eoin Colfer

Resenhas - Artemis Fowl e o Complexo de Atlântida

BernardoM 03/01/2012

Muito bom, mas muito diferente (possíveis spoilers)
Não é que diferente seja ruim, porque o livro é muito bom, mas certas coisas mudaram e nem todos vão ficar satisfeitos com a mudança, ou pelo menos acho eu.
É característica de todos os livros da série do Artemis Fowl que ele sempre tenha algum plano secreto que se desenrola durante o livro e sobre o qual o leitor só tem conhecimento no final.
Não é o caso aqui.
Em O Complexo de Atlântida, Artemis sofre da tal doença que dá nome ao livro, causada por exposição exagerada á magia das criaturas do subterrâneo, que faz com que ele conte coisas, não aguente desarrumação e outros sintomas que se assemelham a TOC. Ele também cria uma personalidade chamada Órion, que é basicamente um Artemis bonzinho, poético e pamonha.
Todo o humor dos livros anteriores está de volta (e na verdade bem melhorado, acho eu), e a história é no geral muito boa, e você nunca para de torcer para os personagens (as vezes até para os que não estão planejando fazer nada de bom).
Só tive problema com as descrições do livro (e isso já aconteceu antes): muitas coisas de pouca relevância na história são detalhadas por parágrafos a fio, sistemas eletrônicos e outros tipos de coisa assim são praticamente desmontados na sua frente, e ás vezes você se pergunta porque diabos algum personagem decidiu detalhar todos os componentes de uma máquina de fazer neve ao invés de simplesmente apertar a droga do botão de "ligar".
Mas sei lá, vai ver sou eu.
Enfim, o livro é ótimo, merece totalmente ser lido, mas tem certas descrições problemáticas.

A.Z.Cordenonsi 29/12/2011

Mas o que deu no autor...
... pra escrever isso? Sempre achei a série Artemis Fowl interessante; nunca a considerei a oitava maravilha do mundo, mas sempre dei muitas risadas com os livros. E daí, do nada, me aparece "isso". História sem nexo, narrativa sem nexo. Sei lá, acho que foi algum filho ou sobrinho que escreveu... alguém que não completou ainda o ensino fundamental. Ou o autor tá precisando de grana, vá saber.

Cia do Leitor 23/11/2011

Artemis Fowl – O Complexo de Atlântida
Posso dizer que, de todos da série, este foi o livro mais fora dos padrões “Artemis” lido até hoje.
Bem, Não estou dizendo que foi ruim, estou dizendo que tive que olhar por outro ângulo. Artemis sempre foi um gênio, com um humor ácido e pose de menino durão.
Neste sétimo livro ele... Perdeu o controle!!

Ao contrário do que li pela net, onde alguns leitores reclamaram do livro por conta desse desequilíbrio de Artemis, eu pensei em tirar o melhor disso e achei que ficou bem legal. Artemis também pode ser engraçado! hehehe

A história começa com uma revelação que a princípio achei cômico, Artemis, sofre de uma doença rara chamada “Complexo de Atlântida”, apenas pessoas que tem contato com o “Povo” subterrâneo e a magia pode adquiri-la. Complexo de Atlântida pode-se comparar com o nosso transtorno obsessivo-compulsivo e pra acrescentar, no caso de Artemis, ainda passa a ter dupla personalidade.

Daí começa a confusão.

Butler, o fiel guarda-costas de Artemis esta no México pra salvar sua irmã Juliet que passa por apuros, mas sem saber da verdade por trás da viajem de emergência.

Enquanto isso na Irlanda Holly e Potrus tem que suportar, a nova personalidade de Artemis que é de matar de rir para uns e/ou matar de raiva para outros. No meu caso, como levei na esportiva, achei muito hilário. Órion (nome do outro eu de Artemis) irrita todos com seu jeito, meloso, dramático e frágil ...

Holly sem contar com a ajuda do amigo gênio que está ausente, terá de salvar Potrus, Artem... er... Órion e sua própria pele de um novo inimigo mortal. Um inimigo tão cruel quanto Opala, tão descontrolado quanto Órion e com um segredo por trás de toda crueldade.

O ponto alto acontece quando todos os amigos juntos (Artemis, Holly, Butler, Potrus, Palha e Juliet) resolvem lutar contra o mal. A união faz a força e confusão! hehehe

Não leiam Artemis - O Complexo de Atlântida - querendo encontrá-lo do jeito que era, como já diz a própria sinopse, se ele sofre de um transtorno compulsivo e dupla personalidade, inevitavelmente será outra pessoa. Apenas tire o melhor proveito disso tudo, relaxe e divirta-se!

Bom livro, boas expectativas!!

site: http://www.ciadoleitor.com/2011/11/artemis-fowl-o-complexo-de-atlantida.html

Felucy 12/09/2011

Decepção
Adoro Artemis Fowl, mas engolir seu alter ego foi dureza.
Metade do livro foi sem seu personagem principal, com seu humor seco, seus planos mirabolantes.
Só não coloquei ruim porque gostei dos momentos de lucidez do Artemis que foram poucos.
Praticamente um filler!

Andi 09/09/2011

.-.
Estava morrendo de saudade do nosso ex-genio do crime,mas ainda e sempre um genio. O livro começa um tanto estranho,mas a narrativa e rapida e cheia de emoção,narrativa q te prende do começo ao fim.
Fiquei com raiva,frustrado,ri e ri denovo,é um livro divertido,menos viajante q o paradoxo do tempo,mas O complexo de atlantida me irritou,o Artemis normal,frio e calculista e mto mais FODA,mas justamente esse complexo q me irritou q deixou o livro mais engraçado e divertido,e o Artemis ainda usou isso, dá pra acreditar husah. enfim recomendo.
Ander 09/09/2011minha estante
Logo vou ler *-*