Crash

Crash Alexandre Versignassi

Resenhas - CRASH

Digão Livros 15/02/2016

É a economia estúpido!
A economia pode ser um tema muito chato em nossas vidas, mas o fato é que ela está presente na hora em que você vai comprar o pão, pagar o cobrador do ônibus, ou fazer a sua feira.
E não adianta vir dizer que seu dinheiro fica guardado em segurança na boa e velha poupança. O ‘fantástico’ ex-presidente Color de Mello entrou para a história do país, entre outras coisas, para nos lembrar de que não há segurança nem na poupança. Nenhuma opção é completamente segura.
Bem fez a melhor economista que eu conheço, a minha mãe! Sentindo o cheiro da tragédia, ela correu para o banco e retirou TODAS as suas economias, escondendo-as debaixo do colchão. Logo após a tragédia anunciada – o resgate da poupança, minha amada mãe correu para a loja e comprou sua tão sonhada máquina de lavar roupa.
Nessa época, eu era garoto e não entendia muito o que estava acontecendo. Tinha acabado de arrumar meu primeiro emprego, e estava feliz demais com isso para me preocupar com os problemas do mundo. Rs
O tempo passou, eu cresci, acabei me formando em Ciências Econômicas e, 15 anos após o Plano Collor, perguntei à minha mãe como ela tinha tido aquela sacada, que a livrou de perder as economias. Eis que ela disse: filho, não se pode confiar em um homem que nunca sujou as mãos para trabalhar!
Bem, nos 2 primeiros anos da Dilma como presidente do Brasil, minha mãe disse que essa presidenta iria levar o nosso país ao buraco. Naquele momento, o país não estava na situação atual (hoje está fácil chutar cachorro morto. Rs), e eu novamente fiquei intrigado com a observação da minha mãe.
Ao questionar novamente o por quê dessa opinião, escutei: uma mulher que não consegue segurar o preço do tomate não merece o meu respeito!
Bingo! Grande mãe! A melhor economista que conheço! Detalhe – minha mãe tem o ensino fundamental e trabalha como diarista até hoje.
E o que tudo isso tem a ver com esse livro? Tudo!
Porque a economia, acima de tudo, é a soma dos esforços de cada indivíduo; é a soma das percepções de cada um, e a forma como cada um enxerga o todo.
E quando muitos enxergam da mesma maneira, isso cria um movimento, não programado, mas organizado, ocasionando um efeito que pode ser virtuoso ou simplesmente... o caos.
E para mim, o grande mérito desse livro, é mostrar isso de forma simples, divertida e cativante. .
É mostrar como os acontecimentos se repetem sem épocas diferentes, com os mesmos efeitos, só que em amplitudes diferentes.
Curti muito o livro! Há detalhes históricos muito interessantes, que refletem até hoje, seja no nome da moeda de um país, seja no sistema econômico.
O que posso dizer é que, com toda a sua complexidade, o sistema econômico é basicamente a soma da confiança de todos nesse sistema e, se você, querido leitor, não possui essa percepção apurada da minha mamãe, independente da sua área, leia esse livro!
Vai ser inspirador!
Vai ser instrutivo!
Vai ser útil!
Leia!

Celaro 23/01/2016

Vale a leitura para quem não busca rigor
O livro conta partes da história econômica mundial sem seguir uma sequência cronológica nem conta com um mínimo de rigor acadêmico. Escrito em uma linguagem informal e por vezes cômica, ainda assim traz comhecimento para o leitor, quase de forma jornalística.

Thiago41 10/01/2016

Excepcional
Estava procurando um livro para entender melhor os princípios econômicos quando me indicaram esse livro, que é simplesmente perfeito. O autor dá uma aula de história, explicando como e quando os principais conceitos econômicos foram criados e a sua relação com o nosso mundo atual. A leitura é leve e divertida, é daqueles livros que você nem vê o tempo passar enquanto está lendo. Indicado para leigos em economia que querem entender melhor esses fatores que afetam tanto a nossa vida.

Luquetucho 17/11/2015

Enquanto um livro sobre noções básicas de economia, ele é bom, divertido e bastante didático. Mas o autor tem um viés, que ele não admite com clareza, e faz de tudo pra defender essa viés, mesmo que ás vezes ele precise ser intelectualmente desonesto.

Vitor Hugo 24/06/2015

O autor bate de 7x1 em qualquer Economista!!!
Já li e recomendo. O livro poupa tempo e dinheiro de 4 anos em uma faculdade de economia... O autor mistura economia sem qualquer tipo de jargão econômico com pitadas de humor, o que torna o livro excepcional.

Bernardo 20/11/2014

Prosa no estilo da revista Superinteressante
Escrito pelo atual Redator-chefe da Superinteressante (novembro de 2014), utiliza uma linguagem típica da revista. Muito didático e divertido.

Digão Livros 18/02/2014

Ótimo livro!
Para aqueles que acham a economia chata, o livro simplifica diversos conceitos, tornando a leitura prazerosa e acessível aos leitores não habituados ao assunto.
Aos economistas, o livro pode agradar por apresentar curiosidades históricas, e comparações interessantes, como, por exemplo, a origem das grandes corporações do mundo contemporâneo, ou a comparação econômica entre diversas épocas da história – tal como a de uma época do Império Romano com a do Plano real no Brasil, nos dando a dimensão de como a economia, e a história podem ser cíclicas.
O livro apresenta diversos maneiras de como a economia impactou o mundo de todos nós, e instiga o leitor a curiosidade sobre temas que a maioria considera chato ou incompreensível.
É certo que não é um livro acadêmico, mas é um livro que inspira a leitura do tema, de maneira simples e transparente, e só por isso, já possui grandes méritos.
Recomendo!

Luan Poppe 01/02/2014

Incrível. O tipo de livro que todos sem exceção deveriam ler.
Geralmente, acho que as pessoas acreditam que só quem deve conhecer certas coisas são aquelas que trabalham diretamente com essas coisas. Eu poderia citar tanto a política, como a economia. Assim, às vezes, ao comentar que estou lendo um livro sobre economia, pessoas geralmente acham estranho, e no geral, dizem que economia é um assunto muito chato. Porém, acho que a grande ideia do livro é dizer o contrário para as pessoas. Que a economia não é chato. Talvez a forma como ela seja dada academicamente sim, cheia de gráficos complicados e equações, mas a ideia da economia, essa que é mostrada no livro, o que realmente importa no fim e influencia nossas vidas, não é chato de forma nenhuma, mas sim extremamente interessante. Até porque, podemos ver como coisas que nós praticamente não tínhamos nem ideia de que existiam no mundo da economia, influencia nossas vidas todos os dias de forma direta. Por isso, acho que esse é o tipo de livro que todos, como cidadãos, deveriam ler, para ter uma ideia melhor de como o mundo funciona, como a economia realmente funciona e no fim, perceber, assim como eu percebi, que a economia é realmente muito interessante e possível de se entender. E isso, o autor, Alexandre Versignassi faz de forma brilhante, pois ele explica vários assuntos de forma descontraída, dando exemplos do dia a dia que tornam tais assuntos fáceis de serem entendidos e com uma narrativa muito fácil de se ler e que não cansa. É como se ele realmente estivesse conversando com os leitores. Enfim, por isso tudo, recomendo a TODOS esse livro, sem exceções, e gostaria também de agradecer ao Alexandre por ter aberto as portas do mundo da economia pra mim de forma tão brilhante :).

Jan 23/01/2014

Para entender como "(dis)funciona" a Economia
Um ótimo livro com uma linguagem simplificada e com humor. O autor compara exemplos da antiguidade e da época medieval com situações mais recentes (século XX e XXI) da história brasileira, europeia e americana. Sempre tive dificuldade em entender como funciona a economia e o mercado financeiro, assim como as crises, e o Alexandre Versignassi facilita muito a compreensão de situações como, por exemplo, a crise de 2008 dos títulos imobiliários (EUA). É um livro fantástico, pra se ler mais de uma vez pelo gosto que a escrita do autor deixa, é muito bom mesmo.

Rafael Soares 05/01/2014

História com a leveza da literatura
Um livro com narrativa leve e instigante a lê-lo mais e mais. Até mesmo quem não se sente atraído por economia, irá sentir um prazer incomensurável ao ler.

Fatos bastante interessantes como o surgimento da expressão "salário", o nascimento do mercado de capitais com o financiamento das grandes navegações e, ao meu ver, a parte mais excitante. O mercado de tulipas na Holanda. Um flor com o mesmo preço de um Rolex.

Um capítulo interessante é a relação física x eletrônica do dinheiro. Como o próprio autor define: A física quântica do dinheiro. Para aqueles que acham que o seu dinheiro, no banco, fica guardadinho no cantinho do cofre.

Enfim, um livro muito informativo e muito divertido de ser lido.

Alexandre foi genial ao escrevê-lo

Bruno 09/12/2013

APRENDER ECONOMIA NUNCA FOI TÃO DIVERTIDO!
Na faculdade e no ensino técnico, “Economia” sempre foi uma das matérias que mais tive aversão.

Termos técnicos, índices, neologismos linguísticos, planilhas, gráficos...: ASCO!

Após ler "Crash" tive a impressão de que este livro, naqueles tempos, poderia mudar toda minha percepção sobre o tema.

Com os pés no chão, olhos nos olhos do leitor, o autor desencanta e explica de forma descontraída, fluida e coesa tópicos como inflação, deflação, debêntures, dividendos, Taxa SELIC, Banco Central, Câmbio e por ai vai...dando conceito, origens e consequências!

Vale registrar também que os exemplos e as comparações com situações do dia a dia são destaque e tornam prazerosa a "narrativa" (isto mesmo, narrativa! Os capítulos são dispostos em forma narrada, nada de capítulos cheios de subdivisões sem fim! Você lê a obra do início ao final como se estivesse lendo um romance).

Recomendado - ao menos para leigos no tema como eu.

BrunoLagoela 05/12/2013

Muito Bom de ler.
Simplesmente é incrível quanta informação Alexandre consegue te passar sem que você perceba. Livro extremamente recomendado para qualquer pessoa que deseja aprender o básico de economia e não consegue se entender muito bem com livros muito técnicos.

site: http://livrismos.wordpress.com/2013/12/04/crash-breve-historia-economia/

WallanS 02/11/2013

Disparado um dos melhores livros que já li. Uma forma inacreditável de aprender sobre economia. Resumido e introdutório, obviamente, mas uma introdução pelo qual todos deveriam passar. Se aprofundar nos assuntos cabe a cada um, mas o autor nos apresenta conceitos econômicos de forma tão casual e interessante, que terminar o livro e já procurar por assuntos antes abordados será uma consequência natural.

Kadu 26/10/2013

Fantástico
Livro fantástico! Para mim, que sempre gostei de economia e sempre quis entender como esse mundo complexo funciona, este livro abriu minha mente. Não esperava menos, e superou todas as minhas expectativas. Alexandre Versignassi falou de algo tão complexo com uma clareza impressionante, que ao final do livro, deu aquele sentimento de "poxa... acabou..." rs

Paulo Silas 16/06/2013

Excelente!
O autor conta a história da economia de uma forma cativante e arrojada, com uma escrita que prende a atenção do início ao fim.

Livre de jargões, o livro faz com que o leitor tente entender (ou pelo menos chegue perto disso) o caótico e confuso mundo da economia, elucidando o funcionamento do sistema financeiro, política monetária e vários fatos históricos marcantes, como a Grande Depressão de 1929, a Crise de 2008, o Período de Grande Inflação no Brasil, entre muitos outros.

A análise, num estilo próprio, sobre fatos e acontecimentos do mundo da economia, resulta numa melhor compreensão de como essa ciência inexata funciona.

Recomendadíssimo!