O Estranho Mundo de Tim Burton Paul A. Woods

Resenhas - O Estranho Mundo de Tim Burton

Mateus 25/04/2012

Desde o início de sua carreira, ao produzir os curtas Vincent e Frankeenwinie, Tim Burton já dava sinais de que seria um grande diretor. Após seus dois primeiros filmes, As Grandes Aventuras de Pee-Wee e Os Fantasmas se Divertem, tão aclamados e comentados no mundo todo, este fato foi confirmado: Burton é um sucesso. Após mais de 30 anos de carreira, com uma grande lista de filmes espetacularmente dirigidos, nada mais provável do que um livro sobre o diretor e seus filmes ser lançado. E como grande fã do diretor que sou, é claro que não poderia perder a obra.

O Estranho Mundo de Tim Burton reúne entrevistas, resenhas, críticas e reportagens dos filmes do diretor, escritas na época do lançamento de seus filmes. Muita gente se surpreendeu com a narrativa do livro, o que acabou levando a diversas críticas negativas. Para quem assistiu apenas A Fantástica Fábrica de Chocolate e Alice no País das Maravilhas e se diz fã número um do diretor, sem dúvida será uma leitura muito monótona. Mas para quem assistiu a todos os filmes de Burton, os está sempre revendo e sente prazer em conhecer os detalhes por trás de grandes produções, mesmo com críticas e ideias repetitivas, o livro é mais do que interessante. É fascinante.

Foram pequenos detalhes que me fizeram gostar tanto livro, e acredito que são esses mínimos detalhes que deram vida a ele. Como saber que Marte Ataca! foi inspirado em cards de chicletes; ou que Tim Burton ganhou toda a fama de O Estranho Mundo de Jack, mesmo sendo Henry Selick o responsável por quase toda a animação; e A Noiva Cadáver ser baseada em um conto do folclore russo. Mas e a vida de Tim Burton? Fora pequenos detalhes de que ele era uma criança sem amigos, fascinada por filmes de terror sobre monstros e que queria passar longe dos animais fofinhos da Disney, nada mais é dito. Mas quer uma narrativa biográfica melhor do que suas atitudes e ações durante seus filmes? Na verdade, nada melhor do que seus filmes para contar sobre sua vida, pois seus filmes são sua vida.

Apresentando diferentes reportagens de diferentes autores, O Estranho Mundo de Tim Burton realmente acaba soando um tanto cansativo no início. Mas quando nos acostumamos com esse estilo tão singular, a repetição não importa. Nos tornamos ávidos por detalhes e pormenores e queremos tirar proveito de tudo. No fim, não senti falta de muita coisa. Acredito que apenas de mais fotografias dos filmes, que poderiam ser mais numerosas. Mas o mundo de Tim Burton é tão sombrio e macabro, com personagens psicologicamente desequilibrados e de histórias surpreendentes, que a espiral na capa do livro é hipnótica, e só irá te soltar no final da última página. Mas lembre-se: só leia O Estranho Mundo de Tim Burton se conhecer a maior parte dos filmes do diretor. Se não, você ficará perdido na espiral e não conseguirá passar dos primeiros capítulos.
Cláudia 03/05/2012minha estante
Ótima resenha Mateus. Vou dar uma pesquisada, conheço mais da metade dos filmes dele então seria uma boa aquisição para conhecer melhor, parece uma leitura para ser feita aos poucos.

Mateus 04/05/2012minha estante
Se gosta dos livros do diretor, tenho certeza que irá gostar muito do livro, Cláudia. É uma leitura muito prazerosa e que vale muito a pena.

Gláucia 06/07/2012minha estante
Resenha clara e objetiva, como sempre. Ninguém melhor que vc para conseguir sintetizar tão bem sem spoiler, parabéns.

JuliaGTavares 07/05/2013minha estante
Adorei a resenha. Uma amiga minha me influenciou a ver os filmes do Tim Burton, e eu assisti a quase todos em uma semana. Me apaixonei e me identifiquei muito com o estilo dele! Então, achei esse livro na livraria e tive que comprar. Foi muito interessante ler sobre as curiosidades e entrevistas. Realmente achei o livro ótimo!

bruna.garcia.79 09/12/2014minha estante
Mateus, como faço para conseguir esse livro em pdf? Preciso urgente, e não acho para comprar. Muito Obrigada!

v1gn2r 12/02/2012

Podia ser melhor.
Confesso que fiquei um pouco decepcionado com o livro, achei que seria mais sobre Tim Burton [Biografia] e na verdade é sobre seu processo criativo.
O livro é basicamente feito por criticas e reviews da época para seus filmes, o que torna a leitura um pouco massante, já que [os críticos] repetem sempre as mesmas coisas sobre o diretor. O destaque mesmo, fica para o projeto gráfico do livro, e as fotos belíssimas.
elenmika 01/07/2012minha estante
Eu também achei a leitura massante e acho que faltou imagens. Tem uma capa tão linda e NADA quase de imagens!
Acho bacana as curiosidades que estão dentro dos reviews, mas sinto que se explorou mais certas obras do Burton e as outras ficaram meio "esquecidas". Os capítulos dos filme do Batman são longos, mas dos filmes mais recentes não tem sequer 5 páginas! Podiam manter uma coerência quanto ao número de páginas dedicadas a cada filme porque alguns reviews ficaram muito superficiais.

geovane 16/11/2012minha estante
esta resenha me deixou com mais fome de ler o livro!

jackdracon 03/04/2012

Ótima referência
Como uma biografia é interessante, mas em quesito narratividade, muito cansativo.
As opiniões dos jornalistas em quase todos os momentos se repetem, como se fosse reforçar que o cara não sai do passado.
Não recomendo afins de uma leitura com toda a motivação de 'conhecer a cabeça do cara', mas afins de conhecer o trabalho, e do por quê de ter preferido se manter nesse mundo, vale a leitura.

Israel 20/11/2012

O Estranho Mundo de Tim Burton
O Estranho Mundo de Tim Burton é um livro que deve ser lido apenas por admiradores do trabalho de Tim, pois esse é o assunto abordado em primeiro plano durante todo o livro.

O livro é bastante interessante e é uma leitura que flui de uma forma bem rapida em todas as suas mais de 330 páginas, as fotografias são belissimas e a capa dispensa comentários.

Não tenho muito o que dizer sobre o livro, apenas o achei fascinante e recomendo para amantes do cinema.

Jaque Muniz 10/04/2013

O Estranho Mundo de Tim Burton
Vejo muitas pessoas reclamando desse livro,mas a maioria por uma interpretação errônea, O Estranho Mundo de Tim Burton,não é uma biografia,não espere descobrir muita coisa sobre a infância de Tim,como seus amigos,seus pais-há apenas uma leve pincelada em cada página-, o livro é na verdade uma cinebiografia,que aliás peca bastante.
Você vai ter um apanhado de resenhas,críticas,notícias e ás vezes entrevistas com Tim,sobre cada filme que ele já tenha feito. É tudo muito superficial,parece uma grande cocha de retalhos,onde foram-se colando todas as notícias interessantes e possíveis sobre as produções.
Peca também no quesito material gráfico,se é uma cinebiografia,creio eu que no mínimo deveria ter mais imagens sobre os filmes,contentando-se apenas em mostrar uma foto preto e branco de cada filme,ás vezes de apenas um personagem,deixou o aspecto da produção pobre,sem destaque,ás vezes você passa pela foto sem nem perceber.
A capa da editora Leya também é de um matérial muito ruim,um papel fraco,quase o mesmo das folhas do conteúdo,poderiam ter feito uma capa mais duram,menos flexível e que não fosse tão fácil de se estragar como ela.
Enfim,se você quer saber um pouco sobre os filmes que Tim fez ao longo de sua carreira,procure na internet,se bobear,encontrará a maioria dos textos que foram selecionados no livro.

Suiany 08/08/2013

O Estranho Mundo de Tim Burton, de Paul A. Woods
Esta obra, não é uma biografia. Ela é – na verdade – composta de entrevistas e curiosidades voltadas aos trabalhos de Burton. O livro inicia com um capítulo dedicado à Tim. Falando sobre sua infância, primeiros trabalhos e assim por diante. Mas seu grande foco encontra-se nos capítulos seguintes, todos dedicados às suas obras.

O primeiro deles chama-se Curtas, e destaca a fase Disney de seu trabalho, onde, como bem destaca, Paul A. Woods: "Burton se mostrou um visionário do inusitado ao forçar os limites do bizarro, cujo apelo acabou se apoiando na enorme capacidade que possuía de transformar o barato e brega em algo interessante."

Desta maneira, mesmo com os escassos orçamento e espaço na Disney, Burton conseguiu produzir Vincent, João e Maria, Frankenweenie (que transformou-se em um longa no fim de 2012), entre outros. Esta fase de seu trabalho, mesmo lhe gerando pouco reconhecimento, trouxe-lê uma grande experiência.

Os capítulos seguintes, abordam desde As Grandes Aventuras de Pee-wee (1985), até Alice no País das Maravilhas (2010).

Enquanto fã do diretor, minhas expectativas foram – parcialmente – atendidas com a aquisição de O Estranho Mundo de Tim Burton. A pequena decepção deu-se porque o marketing entorno do lançamento – realmente – deixou a entender que seria uma espécie de biografia.

Já quanto ao material gráfico, esse trouxe-me alegria de sobra. Cada página de O Estranho Mundo de Tim Burton é L-I-N-D-A. As imagens parecem ter sido cuidadosamente escolhidas para ilustrar cada capítulo, o papel é ótimo e a sensação ao abrir o livro não pode ser outra senão de admiração. A ideia que a editora passa ao leitor é que, por tratar-se de um trabalho voltado aos fãs de cinema, o grande destaque da publicação é – sim – a parte visual.

site: http://divinaleitura.wordpress.com/

Júh ^^ 10/09/2014

Voltado pra fãs... mas vale a pena.
Realmente como até li em uma resenha por aqui, é um livro mais voltado pra quem é fã mesmo. Não esperem encontrar uma biografia do Tim Burton ou muitos detalhes sobre sua vida pessoal. Os capítulos vão focando em todas as obras do Tim, até o ano em que ele foi lançado. Então filmes mais recentes como Sombras da Noite não entraram. Vale a pena ir assistindo os filmes e depois ler os capítulos correspondentes. Aproveitei bem mais a leitura assim. Serviu também pra desmitificar algumas coisas, como por exemplo, o tão cultuado O estranho mundo de Jack teve muito pouca participação do Tim Burton, ele estava bem mais ligado ao projeto do Batman e por isso deixou que o Henry Selick cuidasse do grosso da coisa (talvez por isso muita gente confunda Coraline como sendo um filme de Burton, mas na verdade é do Selick). Outro estigma que se tem sobre os filmes de Burton e que eu sempre discordei, e estava certa, foi a questão do humor. Já ouvi pessoas falando que os filmes de Burton são sempre sombrios e sem humor algum. E eu digo pra essas pessoas, vão assistir As grandes aventuras de Pee Wee e me digam se Tim Burton também não sabe fazer humor hunf... E tem algo também chamado humor-negro, que a maioria das pessoas infelizmente não é capaz de captar ou aceitar e que Tim trabalha magistralmente em seus filmes. Também deu pra captar o quanto Edward Mãos de Tesoura tem um aspecto quase biográfico pra Burton... Enfim, vale a pena, mas não esperem grandes revelações, é mais como um livro de curiosidades sobre esse brilhante diretor que sempre consegue imprimir um pouco de si em seus filmes.

Samantha 12/02/2015

O Estranho Mundo de Tim Burton
O Estranho Mundo de Tim Burton é um livro organizado por o Paul A. Woods.
Tem uma capa roxa muito linda, 344 páginas e as divisões entre os capítulos são feitas com formas geométricas em preto e branco. É um livro bem ilustrado, com muitas fotos também em preto e branco. Todo o visual do livro é muito a cara do Tim. Ficou um luxo...

Sinopse: “Tim Burton é um dos diretores mais bem-sucedidos dos últimos vinte e cinco anos e também um dos mais polêmicos. Quase todos os seus filmes, de Os Fantasmas se Divertem a Alice no País das Maravilhas, arrecadaram milhões, foram visualmente impactantes e geraram controvérsias. Você talvez o ache um cara estranho; afinal, Burton só se veste de preto, faz filmes estranhos e desenhos com monstros. Mas ele, na verdade, é apenas um adulto com cabeça de criança, ainda tímido, que adora expressar em seus filmes tudo que se passa em sua mente criativa. O Estranho Mundo de Tim Burton é uma reunião de textos e entrevistas sobre (e com) Burton, dissecando seus filmes e o próprio em ordem cronológica e fazendo com que entendamos a "estranheza" do genial diretor. Você descobrirá que ele era um garoto isolado, que uma vez seus pais fecharam a janela de seu quarto com tijolos, que a maioria de suas produções tem referências a filmes antigos, que ele trabalhou na Disney, que uma de suas namoradas salvou sua vida e muito mais.”

Como já deu pra perceber, se você está esperando por uma biografia, este não é o seu livro. Ele começa contando um pouco de como foi a vida de Burton desde criança até iniciar no mundo do cinema, mas este é um trecho curto [19 páginas]. Daí em diante o livro se divide em capítulos que abordam obra por obra de Burton, através de reportagens, artigos e entrevistas, até Alice no País das Maravilhas, que foi o último filme lançado até a data em que o livro foi publicado, em 2011.
É um livro tanto para fãs, como pra quem tem interesse em conhecer e entender melhor toda a obra do diretor.

site: www.prosasdemenina.com.br

Raffafust 17/07/2016

Amo Tim Burton. Cada filme do cineasta é pra mim uma obra-prima de toda sua genialidade, mesmo que excêntrica, dividida conosco. 2016 certamente foi um ano em que falamos muito dele. A vinda da super exposição para SP com objetos que rodaram o mundo em fevereiro e até mesmo a visita dele ao Brasil fizeram com que a procura por títulos do diretor e obviamente por livros dele sumissem da prateleira.
Esse O Estranho Mundo de Tim Burton é uma viagem a cada um de seus filmes. Há uma introdução onde se fala um pouco de sua infância para entendermos o que leva Burton a ser Burton, apesar de que não há explicações, ele ama a estranheza, o que para muitos é bizarro para ele é lugar comum e merece ser notado.
Assim filmes como Batman e Batman O Retorno que nas filmagens sofreram muitas críticas, chegaram aos cinemas desacreditados mas bateram recordes de bilheteria, e até mesmo o criticado Michael Keaton foi elogiado no papel do morcego. Como não lembrar de Jack Nicholson como Coringa? Ou de Danny De Vitto como Pinguim? Algumas curiosidades dos stes de filmagem como Sean Young substituída por Kim Bassinger fazem parte das páginas e muito mais do que poderíamos imaginar.
Para os fãs como eu fica a certeza de que estamos revivendo clássicos do diretor. Filmes que marcaram toda uma geração como Os Fantasmas Se Divertem ou Edward Mãos de Tesoura. Cenas que até hoje são consideradas ímpares no cenário mundial. Não há como esquecer todos dançando ao redor da mesa no primeiro filme, ou o amor entre o estranho Edward e a mocinha vivida por Winona.
Desmembrando filme a filme do diretor, até chegar em Alice No País das Maravilhas de 2010. Arrisco aqui dividir com vocês meu Top 5 de filmes desse homem incrível:
1- Os Fantasmas se Divertem;
2- Edward Mãos de Tesoura;
3- Sweeney Todd;
4- Batman
5- O Estranho Mundo de Jack

Sim, há as animações, e não são qualquer animação. O Estranho Mundo de Jack foge dos padrões para nos levar um mundo único, e A Noiva Cadáver é tão adulto que impressiona. Seus bonecos não tem nada de puro, são sinceros e vilões quando tem que ser. A atmosfera de exageros visuais de Tim é uma das coisas que o diferencia, como imaginar um Chapeleiro estilizado como o vivido por Johnny Depp se não tivéssemos visto ele em ação nos dois filmes de Alice?
Para quem conhece bem o diretor sabe que trabalhar com Depp é quase que uma obrigação agradável, ele ama pensar em personagens para seu amigo. E sua ex esposa Helena Bonham Carter é outra premiada com personagens inesquecíveis. O público agradece aos dois por terem mantido a amizade e que com isso a parceria não tenha finalizado.
O livro também traz entrevistas com o diretor feitas por diferentes veículos, até mesmo por atores famosos, e o resultado é nada menos do que sensacional.
Eu mudaria o Estranho do Título para Maravilhoso, não tem como não se encantar com Burton.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2016/07/resenha-o-estranho-mundo-de-tim-burton.html

Victor 01/08/2016

Uma leitura que quem é fã, mas não muito mais.
Legal, mas não passa sendo um compilado de críticas, resenhas, artigos, entrevistas e notícias, sobre os filmes de Tim Burton, o que acaba fazendo com que tenha em algumas partes muitas informações repetidas, e que já lemos em um artigo anterior, fazendo com que a leitura fique um pouco arrastada e monótona em alguns momentos. Além de as informações sempre apresentadas de forma bem superficial, mas como um compilado de coisas sobre os filmes do diretor. Mas ainda sim é uma boa leitura para quem é fã do trabalho de Tim Burton

C. Aguiar 23/05/2017

Nessa leitura vamos acompanhando uma pequena viagem por cada um dos filmes de Tim Burton, mas no começo temos uma introdução a vida do diretor para o conhecermos um pouco melhor.
A história do livro vem de forma cronológica, contando um pouco de cada uma das suas obras cinematográficas e vamos percebendo um pouco mais sobre sua estranheza e genialidade.

Há quem diga que Tim não é nada normal porque ele prefere mostrar o lado estranho, o bizarro, o incompreendido e isso nem sempre agrada algumas pessoas. Descobrimos algumas coisas difíceis sobre a vida dele, porém o livro é bem mais focado em suas obras.

Engana-se quem acha que o livro trata-se de uma biografia. É uma obra feita para fãs e quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do diretor, mas não vai tão profundamente na vida dele. Apenas é mostrado o básico para conhecermos um pouco mais sobre seus gostos peculiares e sua personalidade.

O livro é repleto de imagens e tem uma excelente diagramação. É perceptível o cuidado que tiveram com a obra, e com certeza vale muito a pena adquirir um exemplar desse livro.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Poesia na Alma 08/06/2017

figura mítica do cinema Tim Burton
Escrito por Paul A. Wood, o livro nos traz uma pequena amostra da figura mítica do cinema Tim Burton, de sua estranheza desde a infância até o estrelato em que assina obras como O estranho mundo de Jack, A noiva-cadáver e Sweeney Todd. Ao longo dos anos como diretor, firmou parcerias com nomes importantes como Danny Elfman, vocalista do Oingo Boingo, que compôs a trilha sonora de vários de seus filmes. Johnny Depp é outro nome que figura entre os trabalhos de Burton, dando vida a personagens icônicos que entraram para a história da sétima arte, entre eles Edward Mãos de tesoura, O chapeleiro louco da nova versão de Alice no país das maravilhas e Ed Wood, ode ao diretor considerado por muitos como o pior diretor de Hollywood...

continue lendo - http://www.poesianaalma.com.br/2017/06/resenha-o-estranho-mundo-de-tim-burton.html